Fina e descolorida: conheça a sobrancelha gótica

Desvendamos o hype por trás dessa nova tendência que já tem adeptas famosas como Kylie Jenner, Bella Hadid e Willow Smith.


KYLIE JENNER USANDO SOBRANCELHA DESCOLORIDA



Separe suas pinças, tesourinhas e lâminas e, na próxima ida à farmácia, não esqueça de colocar na cesta um pó descolorante. É que, depois da era da sobrancelha cheia e natural, ela está sumindo dos rostos. 

Quem está usando a sobrancelha descolorida?

Celebridades como Kendall e Kylie Jenner, Willow Smith, Miley Cyrus, Mia Goth e Lady Gaga, entre tantas outras, descoloriram os fios, fazendo com que eles quase desaparecessem. As modelos Bella Hadid, Amelia Grey e Gabriette Bechtel, por sua vez, deixaram as sobrancelhas bem fininhas, parecidas com as usadas nos anos 1990.

Por que a sobrancelha descolorida bombou?

De acordo com a pesquisadora de tendências Nina Grando, ambos os looks evocam uma energia vampiresca, misteriosa e sombria – bem como a estética da protagonista da série Wandinha (2022), hit da Netflix. Confira aqui uma entrevista com Jenna Ortega na ELLE View deste mês!

“A geração Z, que é a maior adepta da trend, tem um conforto com o gótico e com o gênero do terror em filmes, séries e jogos. Acredito que seja uma resposta a esses tempos perversos e de futuro incerto em que estamos vivendo – com guerras, recessão econômica e crise climática. A estética dark reflete esses tempos sombrios”, comenta a expert. 

MODELO DE SOBRANCELHA DESCOLORIDA

Foto: Reprodução / Instagram: @isamayaffrench

 

Esse movimento não é de agora: o emo, o indie sleaze e até, infelizmente, o heroin chic voltaram a fazer sucesso no pós-pandemia. Na beleza, todos tem como característica principal a maquiagem borrada, o cabelo bagunçado e, agora, as sobrancelhas finas ou descoloridas

“É uma estética imperfeita – pense na imagem de uma garota do fim do mundo que precisa viver tudo intensamente. São as festas, o cigarro e a bebida. É sobre chorar e dormir com a maquiagem borrada. É uma antítese à perfeição da ‘clean girl‘”, explica Nina. 

Apesar do hype, a beauty artist Brigitte Calegari acredita que esse não é o fim das sobrancelhas naturais. “Há alguns anos, percebemos a importância de mantermos nossas particularidades e isso inclui as sobrancelhas. Por isso, sinceramente, acho que essa tendência não vai chegar para todo mundo – é muito mais um hype da internet e vai acabar ficando apenas com um grupo muito específico de pessoas”, opina. 

Como fazer a sobrancelha descolorida sem correr perigo?

ATENÇÃO: Antes de sair correndo para aderir à trend, Brigitte lembra do que aconteceu nos anos 1990 e 2000, quando muitas pessoas precisaram recorrer à micropigmentação ou fazer tratamentos para os pelos crescerem de novo. 

Sobrancelha não é maquiagem, que a gente pode brincar e depois só tirar, caso canse ou não goste. Dependendo do que você faz, ela não volta mais a ser como era antes e aí pode bater o arrependimento”, alerta Brigitte. 

Truques de make para apagar a sobrancelha:

  1. 1. “O primeiro passo é deixar os pelos bem colados na pele. Para isso, use um sabonete de glicerina e penteie-os para cima até que fiquem bem grudadinhos.”
  2. 2. “Depois, aplique um pó translúcido para deixar tudo bem seco. Então, é só fazer a pele normalmente, com corretivo, base e pó, dando uma atenção especial para a região”, ensina Brigitte. 

3. A dica da expert para quem quer as sobrancelhas fininhas é fazer o desenho do zero, usando lápis ou delineador, depois de apagar os pelinhos.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes