• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Beleza

Maquiadoras comentam truques de beleza do TikTok

Soap brow, blush como corretivo, esponjinha congelada: faz sentido ou é tudo caça-like? Veja o que as especialistas têm a dizer sobre técnicas que fazem sucesso na plataforma.

Ilustração: Mariana Baptista
PUBLICIDADE

Se você é um aficionado por beleza, já deve ter tropeçado em alguma dica “infalível” no TikTok. A rede social tem se mostrado nos últimos tempos um point de tendências do mundo da beauté, com os mais variados truques e testes de produtos.

Entre as tendências que pipocam por lá, aparecem vídeos que ensinam a colocar a esponjinha (ou Beauty Blender) no congelador antes de passar no rosto, sobrancelhas modeladas com sabonete de glicerina (técnica batizada de ‘soap brow’) e ainda usos inusitados de ferramentas diversas na aplicação de maquiagem.

Para desvendar a real eficácia de algumas técnicas, convidamos duas maquiadoras profissionais para analisarem diferentes hacks. São elas: Piu Gontijo e Caroline da Mata. Confira as impressões da dupla abaixo:

Preparação em camadas


@rikkisandhuu by far one of the BEST contouring and highlighting techniques I have everrrr used!! 💗💗 #beautyhacks#makeuptips#contouring101#foryou♬ original sound - ꧁𝐅𝐞𝐧𝐝𝐢𝐢 𝐀𝐮𝐝𝐢𝐨𝐬꧂

Nesse vídeo, a tiktoker Rikki Sandhu mostra a aplicação de blush, corretivo, contorno e iluminador. Ela deposita todos os produtos em bastão na pele, em diferentes traços e camadas, joga um spray, e depois mostra o rosto esfumado perfeitamente. “Esse é um daqueles que é mais uma questão de apresentação feita para viralizar, do que algo prático para ser utilizado”, diz a maquiadora Piu Gontijo. “Se a pessoa está com pressa, quer fazer um monte de traço e depois esfumar, e isso funciona para ela, não vejo nada errado, porém maquiagem pode ser usada de maneira mais pontual.”

PUBLICIDADE

Esponjinha congelada


@briana.pelaez#stitch with @gwmakeup I like ittt.. but You won’t catch me going to the freezer every time 🤣 #frozenbeautyblender#foryoupage#makeuphacks#makeup♬ original sound - brii

A tiktoker Briana Pelaez testa, nesse vídeo, colocar sua esponjinha (ou Beauty Blender) no congelador por 1 hora, após umedecê-la com água. Em resenha na rede social, ela diz que o resultado é mais suave. “Eu vejo uma vantagem que é de ter algo gelado no rosto, que ajuda a desinchar e na circulação”, diz Piu Gontijo. Apesar de nunca ter testado esse hack, a maquiadora Piu disse que é normal umedecer a Beauty Blender antes do uso. “De fato, não tenho experiência com a esponjinha congelada com maquiagem e para espalhar (produtos), mas não consigo imaginar que seja algo tão diferente que valha a pena. Porém, se quiser tentar, you go, girl.”

Corretivo vermelho


@stxph.h i thought this would make my dark circles look worse and was fully prepared to redo my makeup…I AM SHOCKED 🤯 ib: @ALISSIA #blushtrend#blushhack#blushchallenge♬ Under Eye Blush - SPENCER

A tiktoker Stephanie Hui mostra a aplicação de blush vermelho na área das olheiras, antes de passar o seu corretivo. “Faz super sentido”, disse Piu. “Elas misturam uma coisa rosada ou avermelhada com corretivo, e isso faz uma cor salmão.”

Segundo a expert, ao atingir esse tom alaranjado, os tons azulados e arroxeados na pele serão amenizados. “Existem produtos para isso, mas se a pessoa está com pressa e é o que ela tem, eu acho que vale.”

PUBLICIDADE

Contorno bolinha


@meganlavallie sometimes a straight line from your ear can look a little intense #contourhacks#contour#makeup♬ Elevator Music - Bohoman

Megan Lavallie mostra uma forma sutil de iniciar o contorno nas maçãs do rosto a partir do desenho de uma bolinha, que é esfumada de forma suave. A maquiadora Piu aprova. Ela conta que é comum encontrar pessoas com contorno iniciado próximo a orelha, mal esfumado, com aparência de mancha. “Se a pessoa não precisa dar uma escurecida na lateral do rosto, fica mais minimalista e dá um efeito mais preciso e, muitas vezes, mais elegante, explica.

Delineado na fitinha


A tiktoker Kate Longoria exibe uma forma de fazer um delineado superpreciso, com o auxílio de fitas colantes no rosto. Segundo a maquiadora Caroline da Mata, usar fitas para marcar o traço não é novidade, porém existem métodos mais simples. “Uma dica que eu acho legal é ficar de frente para o espelho, com olhos abertos, e marcar o final do seu olho, com um pincel, que você já consegue enxergar o formato certinho”, disse. “Tem pessoas que acham mais fácil colocar fita e eu não vejo problema, mas colocar uma tão grande, até chegar ao nariz, eu acho chatinho.” Ela também sugere iniciar o delineado usando um lápis marrom ou até sombra, como base, antes de aplicar o delineador preto.

PUBLICIDADE

Soap brow


@blueyedcai Eyebrow tutorial ✨ using @benefitcosmetics eyebrow pencil and Pears soap to sculpt! ✨ #fyp#foryou#eyebrows#soapbrows#makeuptutorial#makeup♬ streets x needed me by adamusic - Adam Wright

Nesse vídeo, a tiktoker Caitlin Lawson reproduz um dos maiores virais de beleza dos últimos tempos: a “soap brow”. Essa técnica consiste em modelar a sobrancelha com auxílio de um pincel e sabonete de glicerina. “Eu acho incrível, tanto que tem muito maquiador que em semana de moda usa bastante”, diz Caroline. “A gente pega esse pincel para sobrancelha, umedece com água termal ou normal, e vem penteando com um pouco mais de pressão, para cima e para o lado”, explica. “Além de ser prático, rende bastante.”

Contorno de sombra


Contornos escuros nos lábios seguem em alta e, nesse vídeo, a tiktoker Makiya Robale ensina a fazer o efeito usando sombra. Segundo Caroline da Mata, essa é uma boa ideia e exemplo de como é possível usar produtos de maquiagem em diferentes funções. “Além de ter ficado lindo nos lábios dela, eu acho muito legal pegar um produto e usar de várias formas”, aprova. “Tem que tirar um pouco da cabeça essa coisa de ‘Ai, sombra nos olhos, contorno é só para contorno e o blush é só para blush’”, diz. “Acho que na maquiagem existe essa possibilidade de ter um produto e usá-lo de várias formas e, além de usar nos lábios, dá para fazer também contorno com sombra no nariz e na bochecha.”

Roller base


@avonnasunshine GAME CHANGER!!!! @Maybelline New York ♬ original sound - Avonna Sunshine

A tiktoker Avonna Sunshine mostra um jeito inusitado de aplicar base no rosto: em vez de esponja ou pincel, ela usa um rolinho de massagem facial, o que, segundo ela, cria uma camada bem uniforme, ajuda a suavizar os poros aparentes e ainda economiza produto, já que o rolinho não é absorvente. Para a maquiadora Caroline da Mata, no entanto, apesar de dar um efeito lindo, a técnica não é nada prática. “Você tem que ter muita paciência para poder esfumar bem essa base, ou seja, acho que deve ser para uma mulher com tempo livre, que costuma fazer toda uma rotina de skincare, coisa que, hoje em dia, é um pouco complicado.”

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.