Beleza

Slugging: a tendência de skincare que explodiu no TikTok

Depois de ser popularizada em alguns fóruns sobre cuidados com a pele no Reddit, a técnica da máscara noturna de vaselina ganhou o aval da rede social chinesa. Mas, o que os dermatologistas pensam sobre ela?

PUBLICIDADE

Calma, se você nem sabe o que é o Reddit, sem pânico: eu também mal sabia o que era antes de escrever esta reportagem. Trata-se de um site cujos internautas até o apelidaram de "marco zero da internet". Isso porque a maioria das tendências que aparecem nas redes sociais que você está mais acostumado (Instagram, TikTok, Twitter, Facebook, etc.) surgem em algum fórum da plataforma. O slugging, por exemplo, está vivendo um momento de alta popularidade no TikTok (a hashtag com o nome da técnica conta com mais de 1,5 milhões de visualizações), mas antes disso, ele já estava sendo largamente discutido na página SkincareAddiction do Reddit.

"É uma técnica inventada na Coreia do Sul para a contenção da hidratação na pele; o termo 'slug' significa lesma em inglês. Essa técnica utiliza petrolatos como hidratante ao final da rotina de pele noturna, o que deixa a pele com aspecto gosmento como se uma lesma tivesse passado sobre ela", explica o dermatologista Daniel Cassiano. Sim, parece estranho, mas as pessoas estão fazendo máscaras de vaselina e dormindo com elas. Segundo o também dermatologista Felipe Ribeiro, vaselina é o nome comercial da geleia de petróleo. Ela faz parte de um grupo de substâncias chamadas de "agentes de barreira", que tem a função de formar um filme ao redor da pele, impedindo assim a perda de água.

PUBLICIDADE

"Vaselina é o nome comercial da geleia de petróleo e faz parte de um grupo de substâncias chamadas de "agentes de barreira", que tem a função de formar um filme ao redor da pele que impede a perda de água", Felipe Ribeiro

O que parece ótimo, a não ser pelo fato de que, de uns anos para cá, o petrolato se tornou um dos maiores inimigos do skincare. Isso aconteceu porque, na maioria das vezes, os produtos derivados da desparafinização do petróleo cru são vendidos como agentes hidratantes sendo que sua ação não faz jus a esse título. "Os hidratantes da pele têm três ingredientes principais: umectantes, emolientes e oclusivos. Classicamente, o petrolato, representado pela vaselina, é o ingrediente oclusivo mais utilizado nessas fórmulas. Ele inibe a evaporação da água formando uma barreira hidrofóbica sobre a pele", diz Daniel. Ou seja, ao apostar no slugging, você potencializa apenas um pilar dessa tripé. "Não se tem comprovação científica alguma que essa técnica aumente a eficácia dos ativos aplicados na pele e essa não é necessariamente a melhor técnica de hidratação", adverte a dermatologista Monalisa Nunes que ainda dá sinal vermelho para quem tem pele oleosa e incidência de acne: "Como se trata de um oclusivo, a técnica pode obstruir poros e agravar o quadro." O mesmo vale para quem tem rosácea uma vez que a geleia de petróleo pode acabar aumentando a temperatura da pele e gerando mais rubor.

PUBLICIDADE

Não dá para escapar: a vaselina é um produto bastante controverso. Existem acusações de que ela pode conter Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HPAs) que segundo o IARC (International Agency for Research on Cancer) estão ligados ao surgimento de alguns tipos de câncer. Fora isso, o processo de extração não é dos mais ecologicamente conscientes: quem trabalha diretamente com o material tem a sua saúde comprometida pelo ambiente tóxico e nocivo para o meio-ambiente por tratar-se de exploração mineral.

Em entrevista à Byrdie, os representantes da marca Vaseline negaram ou desviaram da maioria dos ataques e reforçaram a pureza do produto que fazem, uma vez que a contaminação de HPAs pode acontecer exatamente no processo de refinamento do petróleo: "Ela é triplamente purificada para remover qualquer material carcinogênico. Não há risco algum de causar câncer. É a única geleia de petróleo com este selo." Quem ainda assim quiser investir na técnica, vale a pena procurar pela nomenclatura "petrolato branco" ou "white petrolatum", que é usada para designar os produtos livres de HPAs.

No TikTok, as transformações de antes e depois impressionam apesar de, por vezes, ignorarem o fato de que a vaselina tem suas contraindicações e polêmicas. No limite, é fundamental entender se esse reforço da barreira oclusiva da sua pele é algo necessário para ela. Para Daniel Cassiano, apenas peles muito secas ou que passaram recentemente por algum processo abrasivo. "Geralmente funciona bem para mulheres de pele madura na pós-menopausa. A utilização de vaselina sobre a pele também é frequentemente empregada pós-procedimentos como peelings médios/profundos ou laser de CO², para diminuir o downtime." De acordo com Monalisa, a democratização da informação sobre cuidados com a pele na internet tem o seu lado bom, "mas o consumidor precisa procurar comprovação científica das coisas que vê online. A pele é o maior órgão do corpo humano, então precisamos tomar muito cuidado com ela." Consulte sempre o seu dermatologista!

O CBD, derivado da maconha, está se transformando em um dos ingredientes mais celebrados do mercado de cuidados com a pele devido a sua potente ação anti-inflamatória.



Dos grandes e já renomados ingredientes usados nos cosméticos às novas promessas da indústria, eis aqui seu novo guia de ativos para uma rotina com a sua cara!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE