PUBLICIDADE

O início de 2020 teve muito glitter, maquiagem colorida, pedraria e animação na maquiagem – pelo menos por aqui no Brasil. Embalados pelo Carnaval, pudemos explorar toda a alegria das referências fora da caixinha que o movimento estético liderado pelas maquiagens absurdas (e incríveis) da série Euphoria nos deixou no ano anterior. Porém, logo tivemos que nos recolher, ficar isolados e incluir a máscara de proteção como item fundamental das nossas saídas de casa.

Com isso, teve o grupo de pessoas que deixou a maquiagem de lado e, sem acesso aos salões, deu liberdade total ao próprio cabelo para crescer como bem entender – sem tintura, sem corte e sem química – e a turma dos que se arriscaram nas tesouradas por conta própria e partiram para experimentações tanto no cabelo quanto na make. Há quem diga que 2020 é um ano a ser esquecido no quesito beleza e outros que enxergam minirrevoluções na nossa forma de lidar com ela como resultado desse tempo em casa.

O fato é que novos caminhos se abrem agora com a chegada de 2021 e estamos ansiosos para saber as tendências de beleza que devem contribuir para termos um ano mais animado e inspirador. Abaixo, profissionais da beleza compartilham o que aprenderam nos últimos meses e fazem as suas previsões de beauty trends para 2021.

PUBLICIDADE

Camila de Alexandre

O que eu aprendi sobre beleza em 2020 foi...

"Que maquiagem não tem regras e que o primeiro passo é cuidar da pele de dentro para fora. Que maquiagem é para se divertir e criar e não para se esconder ou seguir um padrão impossível que nos deixam artificial e desconfortável."

O hit de 2021 será...

"Usar menos maquiagem, acreditar na beleza mais natural... Acho que esse caminho vai ser sempre tendência! E, claro, cores, muito glow e liberdade."

Uma grande tendência que não seguirá para 2021 é...

"A pele com alta cobertura e com textura matte. Eu, particularmente, acho artificial e que não orna com a pele do nosso corpo, que sempre tem um brilho, um viço. Acho que o cuidado deve seguir e cobrir marcas e irritações deve sair. Ah, e cílios em excesso também poderia cair em desuso! Cílios postiços exagerados, não curto."

Em 2021, eu vou usar...

"Máscara de cílios e gloss, esperando que que a vacina chegue e que a gente consiga exibir a nossa beleza por aí de novo. Mas em campanhas e trabalhos, vou manter as massagens faciais com um bom hidratante, pele super leve e boquinhas esfumadas, amo para sempre."

PUBLICIDADE

Como reflexo de um retorno cada vez mais forte ao cabelo natural, o volume dos fios volta a ser celebrado. Corte em camadas, mullets, shaggy hair e franjas prometem brilhar nos próximos meses.


Helder Rodrigues


O que eu aprendi sobre beleza em 2020 foi...

"Que tudo é possível. E que autocuidado e autoconhecimento são essenciais."

O hit de 2021 será...

"Aposto em blush e boca em tons terrosos. E o retorno de olhos de "bonita", levemente esfumados em tons de marrom."

Uma grande tendência que não seguirá para 2021 é...

"Boca aumentada na cor da boca com lápis. Eu sou totalmente contra usar a maquiagem para mudar algo no rosto, acho um excesso. Espero que essa boca fique pra trás, que todas sejam livres como deveriam."

Em 2021, eu vou usar...

"Muitas sombras secas e opacas em tons de marrom e vermelho."

Gabriel Watoniki


O que eu aprendi sobre beleza em 2020 foi...

"Que foi um ano em que a relação das pessoas com a maquiagem mudou bastante, passando mais tempo em casa, com reuniões online, usando máscara ao sair... O uso rotineiro de cosméticos acabou dando espaço a experimentações mais ousadas e artísticas como forma de entretenimento nesse período de pandemia. O grande crescimento de plataformas como o TikTok levou à produção de diversos conteúdos caseiros como mini tutoriais, desafios, pílulas de vídeos que propagam essa ideia de maquiagens e looks mais descontraídos e divertidos.

O hit de 2021 será...

Sinto que não vamos escapar da volta da estética dos anos 2000, que cada vez mais toma uma forma mais definida. Com foco no contraste entre delineados pesados e formas mais agressivas com cores vibrantes e brilho, cabelos com cortes e cores ousados e chamativos. Uma mistura entre o kitsch e o intrigante.

Uma grande tendência que não seguirá para 2021 é...

"Em 2020, tivemos alguns exemplos de maquiagens literais de cunho político como as do Black Lives Matter e das queimadas na Amazônia que viralizaram e receberam muitas críticas. A maquiagem pode sim ser um instrumento de discussão político social, mas espero que este ano as pessoas sejam mais empáticas, menos egocêntricas e reflitam na mensagem de elas querem transmitir – e se cabe a elas abordar os assuntos em seus rostos através de mídias como a maquiagem."

Em 2021, eu vou usar...

"A minha intenção para esse ano é experimentar fórmular diferentes e descobrir produtos novos dos que não estou acostumado a usar, como bases cushion, face e body paints, pancakes. Também pretendo focar mais no skincare e encontrar uma rotina que funcione pra mim."


Vale Saig

O que eu aprendi sobre beleza em 2020 foi...

"As massagens faciais e cuidados com skin food e tratamentos mais holisticos vieram forte ano passado e acho que vão vir mais em alta em 2021, sem falar no uso de produtos veganos, cruelty free e limpos."

O hit de 2021 será...

"Ousar mais nos olhos. Como estamos vivendo uma pandemia mundial e, com isso, o uso de máscaras vai se prolongar mais um tempo, acredito que vai ser um ano para apostar na criatividade dos delineados coloridos e em formas diferentes de maquiar os olhos. Não necessariamente precisam ser só gráficos, apostar em delineados com flores, stickers, abstratos, delineados casados, cut crease, combinação de cores mais saturadas, tons pastel..."

Uma grande tendência que não seguirá para 2021 é...

"Esconder espinhas é algo que gostaria muito que mude. Acho que precisamos começar a aceitar que nossas peles, muitas vezes, sofrem alterações pelo estilo de vida que levamos. Reflexo da nossa alimentação (o Brasil é um dos países que mais consome agrotóxicos no mundo) e dos produtos cheios de ingredientes tóxicos para nossa saúde. Temos que quebrar com o padrão da perfeição. Por mais rotinas possíveis e gentileza com a nossa pele."

Em 2021, eu vou...

"Combinar maquiagens mais divertidas com minha mascara anti-covid19, ou mesmo com as roupas que vou usar."


Welida Souza

O que eu aprendi sobre beleza em 2020 foi...

"Sobre autocuidado. O que talvez pareça clichê é somente óbvio. Então a chave virou e escolhi me alimentar de tudo que me trouxesse benefícios saudáveis, tomar mais água (com toda a dificuldade que é beber algo sem gosto), me exercitar por mim e para mim e – boom! – o corpo se transformou eu me transformei a disposição melhorou. Minha pele mudou, agora basta uma gota de base e a pele está como? Glowing!"



O hit de 2021 será...

"Skinimalism, com toda certeza. Amo que 'menos é mais' virou uma trend! Imagine só uma pele bem cuidada sem a necessidade de tanta cobertura? Sim é possível e ainda é possível ver textura de pele o que acho chiquérrimo. Dar atenção total ao maravilhoso skincare."



Uma grande tendência que não seguirá para 2021 é...

"Tudo que for tie-dye pode ficar em 2020"

Em 2021, eu vou...

"Abusar de lenços como acessório de cabeça, bermudas e calças de alfaiataria e também quero abusar de água termal para deixar minha pele sempre fresquinha."



Difundidas pela Geração Z, as últimas tendências de beleza incorporam elementos não tradicionalmente belos e questionam o papel social da maquiagem.


Os apresentadores de Praia dos ossos, Mamilos, Vidas negras, Um milkshake chamado wanda e do nosso Pivô contam quais são os programas que não deixaram de escutar em 2020.


Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE