5 Mistérios Sobre os Cogumelos

Os cogumelos estão no centro de pesquisas e tratamentos em saúde mental


Coluna da Vivi



Por que falar de cogumelos? Depois da sugestão de uma amiga resolvi ver o documentário Fungos Fantásticos, disponível na Netflix, e recomendo muito que você faça o mesmo. Esse filme é um ótimo exemplo de boa divulgação científica: fala sobretudo sobre as propriedades psicodélicas de certos cogumelos, trazendo boas entrevistas com autoridades no assunto (pessoas com diferentes backgrounds e áreas de atuação, mas muito sérias e comprometidas em dar boas informações). Junta-se a isso uma boa edição de dados e um tipo de roteiro que evita armadilhas como alarmismo ou moralismo mal disfarçado, tudo com muita responsabilidade.

Há muitas coisas interessantes nesse documentário, mas vou destacar aqui a que me deixou mais surpresa. Não é exatamente uma novidade, nem mesmo pra mim, mas é como se fosse porque notei que nunca havia pensado nisso dessa forma. Às vezes uma mudança de perspectiva, um novo arranjo de ocasião e palavras e boom! Cai uma ficha, brota do conhecido uma grande mudança de percepção. Estou falando de como o filme explica que os cogumelos e alguns de seus parentes, como bolores e leveduras são parte do reino Fungi,e que esse reino é bastante peculiar. Até aí, ok. Segue que, e essa é a coisa mais maluca pra mim, as criaturas desse reino estão geneticamente mais próximos dos animais que dos vegetais, sem se identificar totalmente com nenhum dos dois reinos.

Os fungos, incluindo os cogumelos, são algo de entre, nem uma coisa nem outra em termos de nem vegetais nem animais. Isso embora tenham algumas características de ambos, sendo essa proximidade maior com o reino animal. Isso deu um nó na minha cabeça, tentei pensar quando foi que eu tinha esquecido dessa informação, desse perfil transicional desse reino tão vasto e misterioso, ainda pouco catalogado.

Tenho um certo fascínio pessoal pelos cogumelos desde que encontrei alguns em uma das notas de rodapé mais famosas da Psicanálise. Trata-se de uma passagem do clássico e ainda tão relevante A Interpretação dos Sonhos, marco inaugural do pensamento freudiano:

“(..) Existe pelo menos um ponto em todo sonho ao qual ele é insondável – um umbigo, por assim dizer, que é seu ponto de contato com o desconhecido. (p. 145) E no segundo trecho há, ao que nos parece, um aprofundamento essencial: Mesmo no sonho mais minuciosamente interpretado, é frequente haver um trecho que tem de ser deixado na obscuridade; é que, durante o trabalho de interpretação, percebemos que há nesse ponto um emaranhado de pensamentos oníricos que não se deixa desenredar e que, além disso, nada acrescenta a nosso conhecimento do conteúdo do sonho. Esse é o umbigo do sonho, o ponto onde ele mergulha no desconhecido. Os pensamentos oníricos a que somos levados pela interpretação não podem, pela natureza das coisas, ter um fim definido; estão fadados a ramificar-se em todas as direções dentro da intrincada rede de nosso mundo do pensamento. É de algum ponto em que essa trama é particularmente fechada que brota o desejo do sonho, tal como um cogumelo de seu micélio. ”

Fungos Fantásticos faz uma apresentação belíssima do micélio, esse enredado subterrâneo cuja capacidade de comunicação é nada menos do que extraordinária. Assistam e me digam se estou mentindo. A metáfora escolhida por Freud para falar desse ponto de não-saber sonho, argumentando que em alguma medida esse micélio não pode ser totalmente desvendado ou interpretado (por exemplo, no caso de um sonho contado ao analista), como se ali nenhum sentido se deixasse capturar, ser contornado.

Muito complicado? Talvez, mas podemos ler essa metáfora de forma mais geral, pensar, por exemplo, em termos de conexão, de que, assim como aquele cogumelinho que parece sozinho no meio do bosque, jamais estamos isolados, que se brotamos, é porque há por aí micélios que nos conectam em diferentes sintonias.

Os cogumelos têm sido cada vez mais pesquisados e, seguindo uma promissora e já bastante bem sucedida linha de descobertas, cada vez mais usados no campo da saúde mental. A safra mais nova de pesquisas impulsionou um boom de interesse na literatura relacionada, na gastronomia, nos atalhos místicos, e colocou os cogumelos até entre as tendências de moda, tanto nos shapes quanto na estamparia que reproduz suas variedades mais fotogênicas. Sendo assim, resolvi reunir 5 coisas que você deve saber sobre esses seres tão intrigantes, incluindo dicas de textos, livros, curiosidades e dois poemas:

1 – Evoluídos & Chapados

Era uma vez um etnobotânico que certa vez bateu um recorde: pessoa que tomou a maior dose conhecida de cogumelos com propriedades psicodélicas. A década eram os anos 1960, e a máquina de ignorância do governo dos EUA ainda não tinha fechado totalmente o ainda muito recente espaço para pesquisa com essas intrigantes criações da natureza, que seriam bastante celebradas pela contracultura e por grandes artistas e escritores da geração hippie. O autor da façanha,Terence McKenna, não era nenhum doidão sem propósito, mas um pesquisador sério que elaborou, baseado no que observou com os efeitos sinestésicos intensos dos cogumelos no cérebro, a hipótese do ancestral “chapado”.

Os fungos são os habitantes mais antigos desse planeta, e sabe-se que os hominídeos tinham os cogumelos como parte consistente de sua alimentação. O que McKenna e outros pesquisadores acreditam é que a ingestão prolongada de certos cogumelos tenha expandido limites do cérebro o que teria, em conjunto com outros fatores, tido um papel importante em um salto evolutivo relacionado ao aparecimento da linguagem humana.

2 – Eram os deuses cogumelos?

Os fungos enteógenos (palavra grega que em tradução livre seria “manifestação interior do divino”) foram têm sido usados por povos das Américas muito antes de sua popularização midiática nos anos 60 e de sua sintetização via LSD (dietilamida do ácido lisérgico). Na edição de junho da revista Lacuna, dedicada à Psicanálise, os pesquisadores Daniel Kazahaya, Rodolfo Olivieri e Luís Fernando Tófoli fizeram um artigo excelente sobre a relação entre experiências psicanalíticas, linguagem e os cogumelos psicodélicos, especificamente os Teonanácatl, “nome dado a uma ou mais espécies dos cogumelos Psilocybe na língua nativa dos povos astecas”.

O início do artigo faz um breve histórico desse fungo e lembra que os povos nativos ameríndios cultuaram divindades cogumelo. “Um artefato muito intrigante, por exemplo, é a “Efígie de pedra da divindade Maia do Cogumelo”, datada do ano 300 a.c., tendo 33,5cm de altura. Foi encontrada em El Savador e atualmente está no museu Rietberg, em Zurich. A figura, provavelmente feminina, comunga elementos humanos e do Reino Fungi. (…)[Em 1953 o arqueólogo Stephan Borgheyi iniciou uma série de descobertas com estatuetas em formatos que mesclavam cogumelos, animais e humanoides no sítio arqueológico de Kaminaljuyu, na Guatemala. As impressionantes pedras cogumelos de Borgheryi datam de 1000-500 a.c.”. Leitura recomendadíssima.

3 – Fungos Aliados
Os cogumelos “mágicos” são protagonistas de uma série de estudos na área da saúde mental. E não estão sozinhos. Os chamados psicodélicos_ categoria que inclui psilocibina, dietilamida de ácido lisérgico (LSD), ayahuasca, mescalina e algumas outras substâncias que alteram a consciência_ estão cada vez mais caminhando para ganhar credibilidade como alternativas viáveis e auxiliares no tratamento de quadros de depressão e ansiedade, inclusive os muito graves e resistentes a outras alternativas.

A administração é feita por profissionais, de forma controlada, em microdosagens, e já começa a ser regulamentada ao redor do mundo. Em muitas experiências com cogumelos, eles chegaram a substituir com sucesso antidepressivos e outros medicamentos que hoje dominam o mercado. É preciso não só incentivar essas pesquisas super qualificadas mas também garantir que seus frutos sejam acessíveis à população de forma responsável e bem organizada. Saúde não é mercadoria nem pode ser privilégio, e a informação de qualidade e bem comunicada tem muita importância nesse contexto.

4 – Maria Sabina, palavras de uma xamã
Maria Sabina foi uma xamã e curandeira do povo mazateca, nascida no México, na zona de Oaxaca, em 1894. Toda a sua vida e atividade foi dedicada aos rituais e cerimoniais feitos com cogumelos psicodélicos. Seu encontro com o micologista amador e banqueiro Robert Gordon Wasson, nos anos 1950, possibilitaram que parte de seu conhecimento ganhasse o mundo com a publicação da experiência 15 anos depois.

Wasson ganhou notoriedade a partir desses registros, e ela se transformou em uma espécie de “celebridade” para a geração flower power, o que lhe trouxe ganhos financeiros mas também uma série de problemas em sua comunidade. As palavras de Maria Sabina estão em uma série de escritos reunidos, em uma biografia organizada por um integrante de seu povo, e também em seus poemas.

As traduções são um pouco desencontradas no sentido de haver divergências sobre os originais. Mas segue aqui um trecho bem bonito, que traz a ideia, aplicada a ela, do potencial de movimento desses cogumelos no sentido da percepção do mundo e de suas possibilidades. Vejam como as palavras dela conversam com a citação de Freud sobre os sonhos que eu trouxe no início do texto, sobre, por exemplo, o fluxo de registros do micélio que não se consolidam em um só sentido ou interpretação:
“Sou a mulher da brisa.
Sou a mulher do orvalho fresco.
Sou a mulher da alvorada.
Sou a mulher do crepúsculo.
Sou a mulher que brota.
Sou a mulher arrancada.
Sou a mulher que chora.
Sou a mulher que assobia.
Sou a mulher que faz soar.
Sou a mulher tamboreira.
Sou a mulher trompetista.
Sou a mulher violinista.
Sou a mulher que alegra
porque sou a palhaça sagrada.
Sou a mulher pedra do sol.
Sou a mulher luz do dia.
Sou a mulher que faz girar.
Sou a mulher do céu.
Sou a mulher do bem.
Sou a mulher espírito
porque posso entrar e posso sair
do reino da morte.”

5 – Cogumelo poético
Meu poema preferido sobre cogumelos foi escrito por Emily Dickinson. Ele se chama “The Mushroom is the Elf of Plants” e tem uma tradução assinada por Augusto de Campos. Aqui,seguindo meu pensamento, diria que as palavras de Emily, Sabina e Freud conversam entre metáforas e além delas. O cogumelo de Emily é transicional, essa presença de movimento misterioso, cuja superfície é parte de uma trama complexa, algo que bota em jogo a própria ideia de Natureza. Uma preciosidade esse poema,esse encontro cogumelístico de poesia e psicanálise. Tenho uma grande paixão pela obra de Emily, por sua criatividade selvagem, seus amores (inclusive por outra mulher, embora as biografias caretas insistam em apagar essas passagens) e suas visões .Seguem aqui a tradução única de Augusto e o original.

O Cogumelo — à Noite —
É o Gnomo da Floresta — e
De Dia, Trufo-Travesti,
Estaca, um Toco.

Como se lentamente
Em toda a sua Saga
Mais lento que a Serpente
Mais breve que uma Praga —

Malabar vegetal —
Gente do Álibi — tal
Uma Bolha antecede
E, Bolha, se despede —

Como se visse a Grama
Interromper sua trama —
Um sub-reptício enxerto
Do verão circunspecto.

Se a Natureza a um Traidor
Quisesse descompor —
Se Apóstata tivesse —
O Cogumelo — é esse!

The Mushroom is the Elf of Plants –
At Evening, it is not
At Morning, in a Truffled Hut
It stop opon a Spot
As if it tarried always
And yet it’s whole Career
Is shorter than a Snake’s Delay –
And fleeter than a Tare –

’Tis Vegetation’s Juggler –
The Germ of Alibi –
Doth like a Bubble antedate
And like a Bubble, hie –

I feel as if the Grass was pleased
To have it intermit –
This surreptitious Scion
Of Summer’s circumspect

Had Nature any supple Face
Or could she one contemn –
Had Nature an Apostate –
That Mushroom – it is Him

___ Risco ___

Não é porque os gênios fizeram que a gente também não pode se arriscar, tentar criar um outro entendimento mexendo com as palavras. Segue aqui uma tradução minha para o poema da Emily.

O cogumelo é o gnomo da Floresta –
De noite não dá pala
De dia, Furta-Trufa
Estaca em toca, Estala

Estaciona por manobra
Mas todo esse Capiroto
Não dura um Bote de Cobra
E é mais breve que o Broto –

Ilusionista do Mato
Fungo do poeta –
Antecede a Bolha
E Bolha se aboleta –

Sinto que à Grama agrada
Entremear sua trama –
Do verão marrento
Sorrateiro rebento

Se da Natureza um ator
Levantasse o seu libelo –
Se apontasse um desertor
Lá vai ele _ o Cogumelo!

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