PUBLICIDADE

Bolo de cenoura é daquelas receitas danadas: parece que é a coisa mais fácil do mundo, mas, na hora do vamos ver, fácil mesmo é o bolo dar errado. Day Bernardino, nossa maga das redes sociais, veio com esse problema e já apontou a solução: "pelo que entendi, você tem que pesar as cenouras". Está certa ela: cenoura não é que nem lata de leite condensado, com tamanho padrão. Quando a lista de ingredientes pede duas cenouras médias, sabe-se lá se a sua interpretação de "média" é a mesma do autor da receita.

Subjetividades à parte, há outro cuidado crucial para o bolo de cenoura não embatumar: nada de bater a farinha no liquidificador, me ensinaram duas boleiras de mão cheia, Mira Ramalho e Nete Cruz, que conheci no curso de gastronomia básica do Senac. Ou seja: você deve triturar bem a cenoura no liquidificador, junto com os ovos e o óleo, e depois incorporar essa mistura aos ingredientes secos peneirados numa tigela, mexendo com um batedor de arame. Nete, a autora da receita a seguir, diz que se tudo for batido junto, a cenoura vai soltar muita água e deixar o bolo pesado. Além disso, bater a farinha no liquidificador também estimula a formação da famosa rede de glúten, que é muito desejável quando você está fazendo pão (por isso a massa tem que ser sovada com vontade), mas não quando o objetivo é um bolo fofinho.

PUBLICIDADE

Se você não tiver uma balança para pesar os 300 g de cenoura que essa receita pede, pode se basear em outros parâmetros. A medida corresponde a aproximadamente duas cenouras de uns 18 cm de comprimento, nem magrinhas, nem grossonas. Ou duas xícaras de cenouras descascadas e cortadas em pedaços médios. Se passar ou faltar um pouco, também não vai ser o fim do mundo: fiz uma receita considerando 300 g de cenouras pesadas inteiras (que renderam cerca de 260 g de cenoura limpa) e outra com 300 g de cenouras já descascadas (que dão 2 ½ xícaras), e ambas deram certo. Mas meu orgulho foi ter conseguido finalmente acertar o ponto da cobertura durinha de chocolate: a receita é de outra superboleira, a Camila Dutra, do Feito com Amor, com medidas adaptadas para o tamanho desse bolo.

Dito isso, lembre-se: o primeiro passo de qualquer receita de bolo é ligar o forno para que ele preaqueça bem. Resista à tentação de abrir a porta para dar aquela espiadinha antes da hora e não se esqueça do cafezinho para acompanhar essa delicinha da vida.

PUBLICIDADE

pedacos de bolo de cenoura vistos de cima Foto Patricia Oyama


Bolo de cenoura

Rendimento 12 porções
Tempo de preparo 50 minutos

Ingredientes

Massa
300 g de cenoura*
3 ovos
100 ml de óleo de milho
260 g (1 ¾ xícara + 1 colher de sopa) de farinha de trigo
320 g (1 ½ xícara + 1 ½ colher de sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento químico
manteiga para untar a fôrma
farinha para enfarinhar a fôrma

*Equivale a 2 cenouras de uns 18 cm ou 2 xícaras de cenouras descascadas e cortadas em pedaços médios.

Cobertura
150 g (¾ de xícara) de açúcar
50 g (⅓ de xícara + 2 colheres de sopa cheias) de chocolate em pó
4 ½ colheres (sopa) de água
½ colher (sopa) de manteiga

Modo de fazer

Massa
1. Preaqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma assadeira de 22 cm por 30 cm ou uma fôrma de pudim média.

2. Descasque e corte a cenoura grosseiramente.

3. Coloque a cenoura, os ovos e o óleo no liquidificador. Bata até obter uma mistura bem homogênea.

4. Em uma tigela grande, peneire a farinha e o açúcar.

4. Despeje a mistura do liquidificador sobre os ingredientes secos e misture com um batedor de arame até incorporar tudo muito bem.

5. Adicione o fermento e misture delicadamente até que ele seja completamente incorporado à mistura.

6. Despeja a massa na fôrma e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos, dependendo do forno. Faça o teste do palito: se ele sair limpo depois de ser espetado na massa, o bolo já está pronto.

Cobertura

1. Misture todos os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver. Continue cozinhando por mais alguns minutos, misturando sem parar, até começar a desgrudar da panela.

2. Despeje sobre o bolo ainda morno e espalhe rapidamente com ajuda de uma espátula, antes que a cobertura comece a endurecer.


Bordas crocantes, macio por dentro, chocolate derretendo: veja como acertar de uma vez por todas a receita desse biscoito cobiçado.


Está na sofrência por causa do cancelamento das festas juninas? Afogue as mágoas nos quitutes típicos. Em sua coluna de estreia, Patricia Oyama revela os erros que cometeu até chegar ao sagu perfeito.


Helô Bacellar, dona do restaurante Lá da Venda, cozinheira, escritora e idealizadora do canal Na Cozinha da Helô compartilha sua receita de bolo de maçã.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE