• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI

horóscopo de dezembro de 2021

PUBLICIDADE

Finalmente dezembro! O sol está em Sagitário e nós queremos saber de boas notícias, bons planos e bons drinks. O porém é que nem sempre a realidade colabora. Coisas continuam acontecendo e ninguém aguenta mais mas seguimos aguentando.

A temporada de Sagitário até dá uma animadinha e traz aquele fogo necessário para dar conta de tudo que é demanda que surge no fim do ano. Foco!!! Mas com Vênus prestes a formar uma conjunção com Plutão e depois retrogradar, pode até bater uma ansiedade bem no meio do shalalá social… Fique de boas pois te garanto que você não é a única pessoa que está nessa situação. Esse período pode até trazer uma esperancinha mas ainda assim é complicado, incerto e talvez um tanto esquisito.

Há quem esteja lidando com mil conflitos internos, tentando negociar um tantinho de liberdade num mar de receios, demandas externas e autocobranças. Vontade de sair correndo gritando, vontade de mudar tudo, vontade de fugir, vontade de um carnaval, vontade de se esconder, tantas vontades… E assim se desenrola a temporada sagitariana. A lunação que começa no dia 4/12 tem como mote exatamente isso: nossas vontades e desejos.

Essa lunação do dia 4/12 é marcada por um eclipse solar que só será visível na Antártida, parte da África do Sul e no sul do Oceano Atlântico. A maioria das tradições astrológicas só considera que os eclipses se relacionam com os eventos nos locais onde sejam visíveis, revelando sempre processos coletivos que se desenrolam por um longo período de tempo. Mas como no mundo globalizado tudo está hiperconectado, o que acontece lá pode trazer grandes impactos para cá.

PUBLICIDADE

Nesse último ano, os caminhos se mostraram um tanto arrastados. No eixo do signos fixos, tivemos Saturno e Júpiter ditando a lentidão dos processos coletivos e de reorganização social que estamos desenrolando nesse meio de pandemia. É isso, a pandemia ainda não acabou. Mas agora contamos com o fundamental acesso a vacinação, já nas segundas e terceiras doses, o que movimenta reencontros e um certo sentimento, às vezes bem esquisito, de um retorno à “normalidade”.

O que traz uma pitada de alívio é perceber que podemos contar com a ciência para atenuar a gravidade da pandemia. Vacinas funcionam e salvam vidas. E só dá certo quando todo mundo se vacina – todo mundo mesmo, não apenas um ou dois estados ou países mais ricos. Já entendemos que o que acontece no outro lado do mundo nos afeta também. A vacinação é uma estratégia coletiva, algo que exige organização e solidariedade, inclusive internacional. Vivenciando isso encerramos o ciclo de Júpiter em Aquário e iniciamos o trânsito de Júpiter em Peixes.

PUBLICIDADE

Em Aquário, tudo toma proporções imensas. Coletividade e organização são palavras-chave. Em Peixes, as proporções também se estendem ao infinito. Mas enquanto Aquário é racional e calculado, Peixes é o mistério dos sonhos, do mundo espiritual, dos sentimentos e da percepção de que, no fim das contas, tudo está meio junto e misturado. Júpiter, o planeta que rege o signo de Peixes desde a astrologia antiga, é considerado o grande benéfico. Esse planetão fala de consensos sociais, ordem coletiva e redes de apoio e proteção. Mas, até Júpiter entrar em Peixes, ainda estaremos lidando com as travas de seu trânsito no signo de Aquário. Durante esse mês, Marte em Escorpião estará fazendo uma quadratura complicada com Júpiter. Esse aspecto indica tensões coletivas e possíveis conflitos em relação a segurança pública, consensos sobre a vacinação e cooperação internacional.

No dia 19/12, é a vez de Vênus iniciar seu movimento de retrogradação no signo de Capricórnio. Essa retrogradação será importante no astral do fim de ano e vai se desenrolar até o fim de janeiro. Nesse processo de andar para trás, Vênus estará revendo suas escolhas, afinidades, afetos, desejos e valores. Para muitas pessoas, esse será um fim de ano sensível de intensidades e reencontros. Sentimentos de medo, aversão e vazio também podem dar as caras. Isso pode gerar uma infinidade de experiências, das mais positivas às mais esquisitas. Vênus é o planeta que fala da sociabilidade e dos relacionamentos. Ao andar para trás, seus assuntos passam por idas e vindas, nada é muito definitivo, e os afetos tendem a se reorganizar até o fim de janeiro de 2022.

PUBLICIDADE

No dia 21/12, o sol ingressa em Capricórnio, marcando o início de uma nova estação. No mapa de ingresso do Sol em Capricórnio, Áries está ascendendo no horizonte, com o Sol ocupando a nona casa e Júpiter ocupando a décima primeira casa. Esses são aspectos de força, pois tanto Sol como Júpiter estarão em locais de influência e poder. Esses dois astros regem a vitalidade, energia, visão de longo prazo, sabedoria e a clareza de ideias. Mercúrio estará conjunto ao Meio do céu, indicando um período de movimento e negociações internas e externas. O desafio fica por conta de Vênus, já retrógrada, em conjunção a Plutão. Essa Vênus recebe uma oposição da lua em Câncer, indicando um período de olhar para trás e encarar o que nos causa medo. Ou seja: forte processo de reavaliação pra gente que passou por tantas nesses dois últimos anos.

No céu da virada, apenas a escuridão e as estrelas e constelações. Nenhum planeta visível a olho nu estará acima do horizonte. Júpiter já estará transitando em Peixes, mas não poderá ser observado. A Lua na fase minguante traz um tom de despedida esperançosa. Transitando em Sagitário na décima terceira casa, a Lua se fortalece mesmo quando não está sendo vista. Faz bem fazer nossos rituais de fim de ano, nutrir sentimentos e acolher o estranhamento do momento. A gente bem tenta organizar a vida de forma linear, mas o processo é cheio de idas e vindas e vírgulas e parênteses. O último mês do ano não é um ponto final. É apenas a continuação de mais um capítulo.

Trânsitos astrológicos do mês:

4/12 - Eclipse solar e Lua nova em Sagitário

13/12 - Marte ingressa em Sagitário

13/12 - Mercúrio ingressa em Capricórnio

19/12 - Lua cheia em Gêmeos

19/12 - Vênus inicia movimento retrógrado

21/12 - Sol ingressa em Capricórnio

29/12 - Júpiter ingressa em Peixes

Confira a leitura para o seu signo. Pode ler Sol, ascendente e/ou Lua, se quiser.

HORÓSCOPO DE ÁRIES


Horoscopo do mes de dezembro signo de aries

Amore, esse é um mês para você celebrar suas amizades e conquistas. Algo merece ser comemorado. Esse é o último mês que Júpiter transita em Aquário, um trânsito que foi forte e benéfico para você. O último mês de um trânsito lento costuma ser memorável e tende a consolidar um processo de longo prazo. Aproveite as boas experiências desse período.

O desafio do mês fica por conta da retrogradação de Vênus conjunto a Plutão. Esse movimento de andar para trás pode indicar que você está repensando suas escolhas e objetivos de longo prazo. Esse pode ser um período favorável para parar, revisar e reavaliar suas metas, parcerias e trabalhos. Não é tão interessante começar coisas novas, mas se for o caso deixe fluir. Uma retrogradação também pode representar um resgate de algo até então esquecido ou dado como perdido. Atenção especial para obsessões e desejos que lhe desestabilizam. Se comparar com os outros não vai lhe ajudar. Foco no seu caminho. Validação social, relacionamentos, reencontros e finanças: tudo isso pode estar passando por um momento de altos e baixos. É preciso reorganizar os afetos e talvez as suas finanças.

A lunação de Sagitário inicia um período para abrir a mente a novas ideias. Fique de olho nas conversas desse período pois bons aprendizados podem surgir. A lua cheia na semana do dia 19/12 vem intensa, ótimo para fazer rituais, escrever, se expressar e trocar ideias.

Sincerona, independente, competitiva e cheia de energia: se há uma pessoa de Áries por perto, não há desânimo que dure. Arianos amam ser o número 1 em tudo – e abrem a nossa série que vai esmiuçar todos os 12 signos astrológicos.

HORÓSCOPO DE TOURO


Horoscopo do mes de dezembro Signo de Touro

Taurines ainda estão passando por um momento intenso de reorganização mental. As coisas estão mudando, talvez mais rápido do que você esperava. Esse é um mês para consolidar realizações e direcionar seus esforços para coisas que realmente sejam significativas e verdadeiras para você. O trânsito de Júpiter em Peixes promete ser bonzão, então confie na sua intuição e faça o que você sente que precisa fazer agora… Não tenha medo de crescer, deixe as coisas renderem. Claro, nem tudo são flores. Marte ainda transita no seu signo oposto, indicando que você precisa ter cautela nas parcerias e relações. O maior desafio astrológico do mês fica por conta da retrogradação de Vênus em Capricórnio. Essa Vênus remexe nos seus ideais. Talvez seja uma boa hora para reavaliar certos posicionamentos e repensar convicções. Você pode acabar percebendo que certos caminhos não são do seu melhor interesse. Esse é um trânsito que lhe pede para dar dois passos para trás e repensar planos. É também um período para se repensar e se enxergar com outros olhos. Tem a ver com o lugar que você ocupa no mundo e como você se coloca. A lunação de Sagitário indica um período para encarar certas coisas talvez desconfortáveis ou trabalhosas e fazer uma boa faxina no que não lhe serve mais. Certos pesos, culpas e travas já podem ser liberados. Um capítulo está se encerrando. Faça suas despedidas e abra espaço para novidades.

Taurinos amam conforto e sabem o que é bom nessa vida. Também são amigos fiéis e conseguem ser calmos e pragmáticos em momentos críticos. Touro é firmeza!

HORÓSCOPO DE GÊMEOS


Horoscopo do mes de dezembro Signo de Gemeos

No fim de novembro, seu planeta regente, Mercúrio, passou por uma renovação completa ao transitar em alinhamento exato com o sol. Fritação pouca é bobagem! Principalmente quando a fritação vem de outras pessoas… Pois é, você que lute! A temporada de Sagitário evidencia suas relações: de trabalho, amor, amizade. É possível que nesse período você precise lidar com demandas um tanto atropeladas e confusas que vêm de fora. Respire três vezes e se concentre. Essa confusão toda vai passar, nem que seja por cima de você!

Com a retrogradação de Vênus em Capricórnio, tudo o que for compartilhado com outras pessoas estará em balanço para uma reavaliação. Esse pode ser um período de encerramentos necessários, mas como Vênus só retoma o movimento direto no final de janeiro, podemos esperar idas e vindas. Vênus é também o planeta do prazer, das artes e de tudo o que gostamos e valorizamos. É possível que você esteja passando por um processo de renovar suas escolhas e afinidades.

Mas chega de treta, vamos focar nas boas notícias: Júpiter está encerrando seu trânsito em Aquário. Esse foi um ano para abrir a mente e encontrar um novo sentido para seu conhecimento e suas experiências. No dia 29/12, Júpiter ingressará em Peixes, e esse trânsito promete muita expansão e crescimento na vida. Mas isso já é conversa para o mês que vem. Aproveite esse fim de ano para guardar na memória (ou em algum lugar mais confiável) coisas que são importantes para você e que talvez seu eu do futuro precise ler de tempos em tempos. Faça esses lembretes antes do ano acabar. Júpiter em Aquário estará especialmente inspirado e cheio de visões de longo prazo.

Divertida e curiosa, a geminiana pode não ser a pessoa mais focada do mundo, mas com sua agilidade e criatividade ela se sai bem nas mais diversas situações.

HORÓSCOPO DE CÂNCER


Horoscopo do mes de dezembro Signo de Cancer

Estamos no último mês do trânsito de Júpiter em Aquário. Do ponto de vista canceriano, esse foi um trânsito complicado, denso e um tanto trabalhoso. Você precisou encarar algumas verdades sobre si e sobre suas relações. Isso pode ter transformado a maneira como você se relaciona com términos, despedidas e encerramentos. A partir do dia 29/12, Júpiter transitará em Peixes num posicionamento muito mais leve, inspirador e facilitador para você.

Com Marte em Escorpião, o fogo na raba pode estar pegando, mas conforme os dias forem passando, e Marte ingressar em Sagitário (no dia 13/12), esse fogo todo pode se concentrar em coisas mais produtivas. Esse é um mês para resolver pendências e tomar uma atitude mais ativa para lidar com tudo o que surgir no seu caminho. Com a lunação de Sagitário, processos de rotina e trabalho são enfatizados. Esse pode ser um momento positivo para trabalho, mas tente não se sobrecarregar. Algumas demandas podem ser muito vantajosas para outras pessoas, mas nem sempre serão o melhor para você.

O desafio do mês fica por conta da retrogradação de Vênus no seu signo oposto. Em Capricórnio, Vênus faz uma conjunção com Plutão e depois começa a andar para trás. Esse movimento pode indicar reencontros intensos, idas e vindas. Pessoas do passado podem ressurgir das cinzas. Você acredita em mudanças? Como está o seu nível de confiança nos relacionamentos? Não se pressione a tomar decisões rápidas. Deixe as coisas se desenrolarem no seu próprio ritmo.

Planeta da ação, ele mostra como você utiliza sua força e age diante de desafios. Saiba como a posição desse astro no mapa astral pode influenciar sua vida.

HORÓSCOPO DE LEÃO


Horoscopo do mes de dezembro Signo de Leao

A temporada de Sagitário vem para animar e trazer boas notícias. O foco é no seu prazer, na sua expressão e em tudo o que faz a vida valer a pena. Aproveite para descansar o máximo que puder e se permita viver bons momentos, bons drinks e boas conversas. Além dessa parte mais relax, o Sol em Sagitário pode indicar um momento de muita criatividade e motivação nos seus projetos pessoais. Se você tá na pilha empreendedora, aproveite esse mês para renovar as ideias.

O desafio do mês fica por conta da quadratura que Marte em Escorpião faz com Júpiter em Aquário. As coisas vêm mudando aos trancos e barrancos, e talvez você possa estar vivenciando uma tensão entre seus padrões do passado e relacionamentos do presente. Esse é o último mês que Júpiter transita em Aquário, seu signo oposto. Esse trânsito marcou um ano intenso nas relações amorosas e também nas parcerias de trabalho. Agora encerramos esse ciclo. Observe quem está na sua vida e tente enxergar os padrões que estão movimentando esses encontros. Para além de positivo ou negativo, experiências importantes para o seu crescimento pessoal podem estar rolando.

Por fim, teremos a retrogradação de Vênus em Capricórnio a partir do dia 19/12. Esse movimento de voltar para trás pode partir de um cansaço ou de coisas que estão lhe sobrecarregando sem contudo lhe dar um retorno à altura da incomodação. Agora pode ser um bom momento para avaliar onde você está colocando a sua energia, a serviço do que e de quem? Os próximos dois meses podem ser favoráveis para tudo o que envolver uma renovação nas suas rotinas de trabalho e produtividade.

Aprendendo mais sobre a Lua, você entende como cuidar de suas feridas emocionais e também passa a compreender mais as pessoas à sua volta.


HORÓSCOPO DE VIRGEM


Horoscopo do mes de dezembro Signo de Virgem

A temporada sagitariana vem com tudo para virginianes. O Sol transita em Sagitário até o dia 21/12, período em que você provavelmente terá vontade de se esconder do mundo e curtir um momento de silêncio e introspecção. Sagitário é um signo animado mas é também um signo reflexivo, que gosta de se aprofundar e vivenciar seus processos de forma livre e espontânea, longe de pressões e convenções sociais.

A partir do dia 21/12, o Sol ingressa em Capricórnio, o que é óóóótimo do ponto de vista virginiano. Esse trânsito ativa momentos de prazer, descanso e autoexpressão. O desafio fica por conta da retrogradação de Vênus que também se desenrola no signo de Capricórnio. Podemos esperar idas e vindas nos nossos projetos pessoais e tudo que depende da nossa visão criativa. Vênus só retoma o movimento direto no fim de janeiro. Até lá, escolhas e afinidades estarão passando por mudanças. O melhor é não se emocionar e ir com calma em novos interesses que possam surgir nesse período. Projetos e interesses do passado podem ser retomados, o que indica um lado mais positivo dessa retrogradação, pois você pode se reconectar com coisas que lhe faziam bem e que por algum motivo foram deixadas de lado.

Esse também é o último (e talvez o mais significativo) mês do trânsito de Júpiter em Aquário. Em Aquário, Júpiter encontrou a ajuda que você precisava para lidar com demandas e cansaços de rotina, saúde e trabalho. A partir do dia 29/12, Júpiter ingressará em Peixes, seu signo oposto, indicando um próximo ano de abertura para novas relações e parcerias, e expansão das parcerias já existentes. Aproveite esse mês para descansar e se tratar com muito carinho. Aceite ajuda. O resto vai se desenrolar no seu devido tempo.

Vênus carrega a fama de ser o astro que comanda o amor, mas ele é muito mais do que isso. Ele tem a ver com os acordos, a beleza e a forma que cada pessoa tem de se relacionar com tudo que a cerca, inclusive o dinheiro.


HORÓSCOPO DE LIBRA


Horoscopo do mes de dezembro Signo de Libra

A lunação de Sagitário se inicia no dia 4/12 e promete ser bem especial do ponto de vista libriano. Assuntos lunares estarão fortalecidos. Isso significa que esse pode ser um bom período para organizar as ideias, renovar sua rotina e se dedicar a coisas que lhe fazem bem. Pode ser um momento mais sensível para reencontrar pessoas queridas e movimentar sua vida social mais íntima e afetiva. Atenção especial para conversas desse período. Boas ideias podem surgir.

O desafio do mês fica por conta da retrogradação de Vênus no signo de Capricórnio. Esse é um trânsito que vai se desenrolar pelos próximos dois meses indicando reencontros intensos e possíveis mudanças no que diz respeito à sua casa e vida íntima. Talvez você esteja fazendo uma reforma ou mudança na sua casa, algo poderá estar passando por um processo de renovação, o que pode ser um tanto estressante, mas também bem recompensador. Além disso, questões do passado podem surgir para serem ressignificadas. Vênus fala das nossas escolhas, do que nos dá prazer e do que nós valorizamos. E isso estará na sua balança.

Por fim, esse é o último mês do trânsito de Júpiter em Aquário. A próxima vez que Júpiter transitará por esse signo será daqui a 12 anos. Em Aquário, Júpiter expandiu sua autoexpressão e pode ter trazido de volta atividades que você não fazia há anos. Esse foi um ano para resgatar coisas boas e expandir novos interesses criativos e prazerosos. No dia 29/12 Júpiter ingressará em Peixes, um trânsito marcante de 2022. Tem a ver com pedir ajuda e receber! Mas isso já é conversa para o próximo ano…

Costuma-se dizer que é melhor deixar contratos, aquisições e decisões importantes de lado durante esse período de movimentação "desfavorável". Mas será que é mesmo necessário dar uma pausa na vida?

HORÓSCOPO DE ESCORPIÃO


Horoscopo do mes de dezembro Signo de Escorpiao

Existe um tom de fechamento de capítulo nos trânsitos do mês. Marte está nos graus finais de Escorpião, assim como Júpiter também já está encerrando seu ciclo em Aquário. É como se houvesse uma disputa de forças internas, mas que juntas formam uma estrutura poderosa. De um lado, você, seus desejos, suas vontades e suas atitudes. Esse é um mês para ativamente ir atrás do que você deseja. De outro lado, a consciência de que precisamos de ajuda, rede de apoio e sustentação. Mesmo pra assumir riscos e meter o louco, é preciso ter uma base e um ponto de partida.

No último ano, Júpiter transitou em Aquário. Esse trânsito se encerra no dia 29/12, quando então Júpiter ingressará em Peixes. A próxima vez que Júpiter estará em Aquário será daqui 12 anos. O último mês de um trânsito lento costuma ser mais memorável. As próximas semanas favorecem que você entre em contato com o seu passado, sua história e tudo o que for importante para você se relacionar com a vida de um jeito mais genuíno.

O desafio do mês fica por conta da retrogradação de Vênus em Capricórnio. Vênus faz uma conjunção com Plutão e começa a voltar para trás a partir do dia 19/12. Esse movimento de reavaliação vai até o final de janeiro de 2022. Esse trânsito indica um período para reencontrar pessoas e lugares já conhecidos e pode sinalizar dificuldades na rotina. Tem a ver também com retomar conversas, ideias e projetos que estavam parados, principalmente se envolver parcerias e outras pessoas. Esse é um movimento para trabalhar sua sensibilidade e sua comunicação. Se escute falar e tente entender quais travas e assuntos lhe trazem insegurança. A retrogradação de Vênus mexe com algumas fantasias, noias e uma certa carência por validação social. Um prato cheio para levar na terapia.

O ascendente é a primeira impressão que você causa nas pessoas, antes delas te conhecerem de verdade. Confira abaixo o que cada signo ascendente significa.

HORÓSCOPO DE SAGITÁRIO


Horoscopo do mes de dezembro Signo de Sagitario

Finalmente chegamos à melhor temporada do ano! Com o Sol e a lunação de Sagitário, todos os olhos se voltam para você. Esse é um momento de se enxergar e fazer as pazes com o que você vê. No dia 4/12, teremos uma lunação bem intensa no seu signo. Tente não forçar a barra nessa primeira semana do mês e entenda que certas sementinhas já estão sendo plantadas, mas precisam de tempo para florescer.

Além disso, temos o último mês do trânsito de Júpiter em Aquário. Júpiter é o seu planeta regente e por isso é importante acompanhar os passos desse paizão para entender os grandes temas de cada ano. É que esse planeta tem um trânsito lento, e por isso ele demora cerca de um ano em cada signo. Até o dia 29/12, Júpiter estará ainda transitando em Aquário, como fez durante boa parte desse último ano. Em Aquário, Júpiter ampliou sua voz e trouxe muitos aprendizados. A partir do fim do ano, Júpiter ingressará em Peixes, um trânsito que também promete ser bem especial, mas isso já é conversa para 2022.

O desafio fica por conta da retrogradação de Vênus em Capricórnio. Vênus é o planeta que rege os frutos do seu trabalho e a maneira como lida com as demandas de trabalho. Esse é um planeta que traz uma visão positiva e colaborativa para seus assuntos, mas tudo isso agora estará passando por uma necessária reavaliação. A partir do dia 19/12, Vênus começa a andar para trás, num movimento retrógrado que se segue até o final de janeiro de 2022. Fique de olho nas suas finanças e não seja louca! De qualquer forma, Marte estará transitando no signo a partir do dia 13/12, então sim, teremos loucurinhas e muita atitude. Mas pega leve, coração.

Acreditando ou não no fenômeno, o fato é que aquelas semanas antes do aniversário costumam dar uma canseira na gente. Saiba mais sobre esse período de turbulência e confira dicas para sobreviver a ele.


HORÓSCOPO DE CAPRICÓRNIO


Horoscopo do mes de dezembro Signo de Capricornio

A lunação de Sagitário antecede o ingresso do Sol no seu signo. Essa lunação se inicia no dia 4/12, juntamente com um eclipse solar não visível no Brasil mas que é suficiente para indicar que esse é sim um período mais tenso. O melhor a fazer é se priorizar e se poupar de incomodações que não tem urgência nesse momento. Esse período favorece o encerramento de assuntos pendentes e o fechamento de um ano solar.

No dia 19/12, teremos uma Lua cheia em Câncer, seu signo oposto, e o início da retrogradação de Vênus no seu signo. Esses trânsitos apontam para questões de relacionamento, amor, sexualidade, prazer, confiança e reavaliação de escolhas e afinidades. Tem a ver com sexo, expressão corporal e a maneira como você dá e recebe atenção. Com a Lua em Câncer, as coisas tomam uma proporção mais emotiva e sensível. É possível que outras pessoas ativem em você uma necessidade de se enxergar de novo, de reavaliar valores e prioridades. Além de falar de amor, Vênus também vai falar da sua personalidade, da sua relação com autoestima, corpo e mente. Como Vênus faz uma conjunção com o poderoso Plutão, vale a pena investigar o que incomoda, o que causa insegurança e onde você sente que perde o controle. Nos próximos dois meses, todos esses assuntos estarão passando por uma necessária reavaliação.

Também em dezembro temos o encerramento do trânsito de Júpiter em Aquário. A partir do dia 29/12, Júpiter transitará em Peixes, e esse trânsito pode ser muito benéfico para você. Tem a ver com a ampliar sua voz e propiciar um maior entendimento sobre coisas do seu interesse. Mas isso já é assunto para o ano que vem…

Está se sentindo meio sem rumo, em dúvida sobre sua carreira e suas prioridades? Tem entre 25 e 33 anos? Hummm, tem cheiro de retorno de Saturno aí! Saiba mais sobre esse momento e como lidar com ele da melhor forma possível.


HORÓSCOPO DE AQUÁRIO


Horoscopo do mes de dezembro Signo de Aquario

Finalmente estamos no último mês do ano e o último mês do trânsito de Júpiter no seu signo. A próxima vez que Júpiter retornar ao signo de Aquário será daqui 12 anos. Como tem um trânsito lento, Júpiter passa cerca de um ano em cada signo. Em 2021, foi a vez do seu signo. Esse movimento indicou algum tipo de crescimento, expansão e um maior cuidado para sua saúde e vitalidade. Júpiter é considerado o grande benéfico, e por onde passa traz ajuda e proteção. Esse planeta também se relaciona com nossa visão de mundo, questões de ética e nosso compromisso com a verdade. Aproveite esse mês para reconhecer tudo o que você desenvolveu nesse último ano. No dia 29/12, Júpiter ingressa em Peixes, ampliando rendimentos, gastos e sua relação com trabalho, mas isso já é assunto para o ano que vem…

Enquanto isso, teremos a lunação de Sagitário ativando um eclipse solar não visível no Brasil no dia 4/12. A temporada sagitariana coloca em evidência suas amizades e sua relação com grupos de pessoas e tudo o que é feito em união de esforços pensando no futuro. Sagitário tem sua flecha apontada para algum lugar lá na frente, então esse pode ser um bom mês para fazer planejamentos e balanços de fim de ano. Bons conselhos e boas ajudas podem surgir nesse período, ainda que conflitos também estejam presentes. É importante reconhecer limites, mas também faz muito bem colaborar com o que acreditamos.

O desafio do mês fica por conta do trânsito de Marte em Escorpião em quadratura com Júpiter em Aquário. Esse pode ser um período de novidades e iniciativas, mas você pode se sentir pressionada a tomar alguma atitude que vai contra seus valores. Negociar será preciso, mas como estamos no eixo dos signos fixos, a coisa pode emperrar. De qualquer forma, vale a pena trabalhar o jogo de cintura sem deixar de definir seus limites e lutar pelo o que você acredita. Lutar é algo que tem muito a ver com esse trânsito. Escolha suas brigas com sabedoria!

Você tem dúvidas em relação à carreira ou ao seu propósito de vida? Conhecer melhor o seu Meio do Céu na astrologia pode ajudar a achar um norte nessa jornada.

HORÓSCOPO DE PEIXES


Horoscopo do mes de dezembro Signo de Peixes

A temporada sagitariana chega com tudo pra agitar a nossa vidinha. No dia 4/12 teremos o início da lunação de Sagitário com direito a eclipse solar (não visível no Brasil, mas ainda assim intenso). Essa lunação renova sua relação com trabalho e abre novos caminhos e possibilidades. No dia 13/12 é a vez de Marte ingressar no signo de Sagitário, indicando um período para tomar iniciativa e ter uma atitude mais ousada para lidar com seus desejos, planos e objetivos. A Lua cheia do dia 19/12 ilumina um eixo importante da sua vida. Para seguir em frente e crescer é preciso ter uma boa base e enraizamento. Esse é um mês para se nutrir de coragem e se preparar para as mudanças que estão por vir.

O desafio do mês fica por conta da retrogradação de Vênus em Capricórnio. Um forte impulso de mudança pode tomar conta dos seus desejos. É mesmo uma necessidade emocional para movimentar as coisas. É importante que você tome uma atitude para ir em direção ao que deseja, mas para isso é preciso chamar coragem e não ter medo de encarar o que for preciso. Vênus inicia seu movimento retrógrado depois de fazer uma conjunção com o poderoso Plutão. É um processo bem profundo de repensar suas prioridades, valores e tudo o que te faz paralisar na hora de ir atrás do que você quer. Vênus anda para trás até o fim de janeiro, quando então retoma seu movimento direto. Até lá, você estará reavaliando escolhas, afinidades, prazer, amor, amizade e tudo o que você deixou de fazer por medo de falhar ou por não receber apoio. Esse pode ser um período para recuperar oportunidades dadas como perdidas e também para se reconectar com atividades que lhe fazem muito bem mas por algum motivo foram deixadas de lado.

Por fim, as mudanças que estão por vir se relacionam com o trânsito de Júpiter em Peixes, que se inicia no dia 29/12. Aproveite as próximas semanas para fazer as pazes com seus conflitos internos e também com alguns medos. Encare esses processos e isso poderá lhe ajudar a encontrar mais liberdade de ação mesmo diante de cenários desconhecidos e incertos. Esse final de ano promete ter uma virada de chavinhas!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.