Horóscopo junho: as previsões completas para cada signo
Lidando com a ressaca pós-eclipse.
Junho é um mês para lidar com a ressaca do pós-eclipse e do Mercúrio retrógrado. Maio foi um mês de astral caótico, a temporada de Touro veio pesada em suas movimentações. Mas agora já estamos na lunação de Gêmeos, esse signo mutável que nos lembra das misturas doidas, das mil nuances e das mil possibilidades que podem se abrir. No dia 3/6, Mercúrio já retoma o movimento direto e aos poucos vamos nós também retomando um outro sentido para nossas vidinhas.
O início do mês ainda conta com o lema do devagar & sempre de Mercúrio em Touro. Esse Mercúrio ainda está ruminando o que precisará ser dito. A primeira semana do mês favorece ações assertivas e bem pensadas. Muito já foi ponderado. Agora convém não pensar demais para não bloquear o fluxo da ação.
Vênus também transita em Touro, o que me faz pensar que esse pode ser um bom momento para fazer escolhas pé no chão. Em Touro, Vênus tem muito poder de amor e atração. É uma vibe sensorial, carinhosa e acolhedora. São pautas dessa Vênus o descanso, a saúde do corpo, a boa comida e tudo o que nos alimenta. Vênus em Touro é ativista do sono, do sexo e do prazer. Essa é também uma Vênus muito materialista, terrena e apegada.
Para além e comer e amar, esse é um período marcado pelos trânsitos de Marte e Júpiter em Áries. Se Vênus está fortalecida, Marte está mais ainda. Em conjunção com Júpiter, Marte amplia seus poderes de ação, iniciativa e foco. Foco nas suas prioridades, sangue nos olhos! Esse céu também está repleto de raiva, mas de uma raiva que pode ser organizada e construtiva.
E sobre Mercúrio retrógrado: essa última retrogradação foi foda. Mercúrio retrógrado em Touro arrastou geral e muita gente pode ter sentido a sensação de se sentir bloqueada. Esse trânsito nos pede para fortalecer nossa proteção espiritual, cuidar da nossa cabeça e entender nossos gatilhos, traumas e padrões já internalizados. Nada vai ser resolvido da noite para o dia, Touro é um signo lento e muito apegado, inclusive aos seus desconfortos. Mas aos poucos Touro consegue superar muitas barreiras, pois esse é também o signo da obstinação.
No dia 3/6, Mercúrio finalmente retoma o movimento direto. No dia 13/6, Mercúrio ingressa novamente em Gêmeos. Agora sim podemos ativar toda nossa ligeireza, leveza, jogo de cintura e criatividade para amarrar todas as pontas soltas e resolver nossas pendências. Estamos na temporada de Gêmeos, com Júpiter em Áries abrindo caminhos com muita ousadia e liberdade de se experimentar, e isso combina muuuito com Gêmeos. Esse é um signo que não se leva tão a sério, se permite experimentar e é guiado pela curiosidade. Em junho, ativamos em nossa vida essa energia inteligente, engraçada e cheia de surpresas! O segredo é não ter medo de nossas próprias contradições. Com jogo de cintura, podemos acessar um outro lado – mais leve e mais livre – da vida.
Saturno retrógrado: freios e contrapesos. Enquanto Mercúrio voa as tranças, Saturno puxa o freio, como se estivesse nos lembrando das contradições da realidade e de universos que coexistem. As coisas não estão 100% bem no mundo, e nem poderiam estar. Temos trabalho a fazer! Mas isso também não significa que não possamos ter momentos bons no dia a dia. A diferença entre veneno e remédio é a dose. Essa retrogradação de Saturno em plena temporada geminiana mistura o pesado com o leve e nos pede para dosar melhor nossas exigências e esforços.
No dia 21/6, é a vez do Sol ingressar em Câncer, marcando o solstício. Câncer é um signo que abre estações e também abre caminhos. Tem uma energia protetora, carinhosa, criativa e cheia de vida pra dar e vender. A temporada de Câncer desperta em nós a necessidade de buscarmos nosso pertencimento e enfatiza as redes de apoio, as boas amizades e a nossa imensa capacidade de mudança. Câncer é regido pela Lua, o luminar que rege os ciclos, os humores do dia, os finais e os recomeços. E da temporada de Gêmeos aprende e leva consigo a sabedoria do desprendimento ao mesmo tempo que ensina Gêmeos a entrar em contato com as suas emoções, sem medo de sentir e se aprofundar.
Se Gêmeos fala de trocas, conversas, negociações, aprendizados e redes sociais, Câncer fala de sentimentos, memórias afetivas, vulnerabilidade e intimidade. Somado a isso, temos a energia de Marte em Áries colocando um tanto de fogo nessa equação, enquanto Vênus em Touro nos lembra da importância do prazer, do corpo e dos apegos materiais. É bem possível que esse seja um mês mais equilibrado. Mas equilíbrio realista, sabe? Aquele que contempla contradições, nuances, fases e modulações. Tudo está em movimento! Esse é o grande lembrete da astrologia.
Acompanhe os trânsitos astrológicos do mês:
3/6 – Mercúrio retoma o movimento direto
4/6 – Saturno inicia sua retrogradação
12/6 – Lua cheia em Sagitário
13/6 – Mercúrio direto ingressa em Gêmeos
21/6 – Ingresso do Sol em Câncer, Solstício
22/6 – Vênus ingressa em Gêmeos
HORÓSCOPO DE ÁRIES
O mês começa com Marte e Júpiter transitando no seu signo, ou seja, é sobre você. Foco em você. Esse é um momento para cuidar da sua saúde e para mudar hábitos, o que é fortalecido pelo trânsito do Sol em Gêmeos. É também um bom momento para iniciar novos projetos, se mostrar mais, fazer as coisas do seu jeito. Tem a ver com você deixar a sua marca, assim como agir de forma mais independente, com mais iniciativa e atitude. Agora é você quem manda!
Maio foi um mês muito focado em sustentação, segurança e mudança de valores e prioridades. Agora o foco passa a ser numa socialização mais equilibrada. Isso tem a ver com a temporada de Gêmeos, mas também se relaciona com a retrogradação de Saturno em Aquário, que acontece a partir do dia 4/6.
Tudo o que envolve mais pessoas, projetos de interesse em comum e amizades estará passando por uma reavaliação nos próximos meses. O que é amizade para você? E como anda a sua relação com intimidade? Isso vai ficar mais em foco com o ingresso do Sol no signo de Câncer, no dia 21/6.
Câncer é um signo que ama Júpiter, e Júpiter está no seu signo! Junho vem para você acessar um lado mais generoso seu, consigo mesme e com as pessoas ao seu redor. O que você pode fazer para ajudar? Agora é hora de se voltar para o outro com mais empatia.
Também pode ser uma boa hora para dar um pontapé inicial em algo que você estava adiando. Mercúrio retoma seu movimento direto no dia 3/6 e no dia 13/3 ingressa em Gêmeos. Agora é hora de ativar sua inteligência para fazer e acontecer.
HORÓSCOPO DE TOURO
Maio foi um mês de muitas mudanças, idas e vindas. Com Mercúrio retrógrado no seu signo e eclipses rolando no eixo Touro-Escorpião, imprevistos podem ter tomado conta do cenário. Não é nem só o mundo que anda meio doido, é você que está mudando de ideia e enxergando as coisas de uma forma diferente.
Junho vem para assentar as mudanças e colocar em prática as visões do último mês. A melhor notícia é que, no dia 3/6, Mercúrio finalmente retoma o movimento direto, transitando no seu signo até o dia 13/6. Especialmente a primeira metade do mês favorece negociações, mudanças positivas, assertividade, poder de fazer e acontecer.
Agora que muitas coisas já foram reavaliadas e você teve um tempinho para refletir, é hora de colocar as novidades em prática. Seu poder de movimento e de fazer as coisas darem certo vem com tudo, por isso, aproveite para ir atrás do que você deseja.
Com Vênus transitando no seu signo até o dia 22/6, essas são semanas para você fazer as pazes consigo mesme, cuidar mais de si, dar uma boa moral na autoestima, talvez até mudar o visual. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para suavizar sua vida, melhorar sua saúde e se sentir bem. Vênus em Touro está muito conectada com corpo, prazer, sexo, saúde, descanso e criatividade.
Mas se por um lado temos Mercúrio voltando ao movimento direto logo no início do mês, também teremos Saturno iniciando sua retrogradação no dia 4/6. Mas Saturno é bem diferente de Mercúrio e, do ponto de vista taurino, as questões que serão remexidas serão outras. Se Mercúrio focou em você, no valor do seu trabalho e na sua postura, Saturno foca nos seus objetivos de longo prazo. O que você está construindo? O quanto você precisa se dedicar e se doar para que algo aconteça? O que de fato faz sentido para você e vale o esforço?
Nem tudo precisa ser difícil, essa é a mensagem de Vênus em Touro. Mas tem coisas que demandam mais tempo, mais atenção e trabalho, e essa é a ponderação de Saturno. Vênus e Saturno fazem uma quadratura, como se houvesse uma contradição interna entre trabalhar e descansar. Do jeito que as coisas andam, é difícil descansar, relaxar, se permitir… Mas se nos entregamos totalmente às exigências de Saturno e do mundo lá fora, é a nossa saúde – física/mental/espiritual – que sai prejudicada.
É preciso encontrar brechas e tentar proteger seus momentinhos de autocuidado, lazer e descanso a todo custo. Saturno é o não que a gente escuta e que a gente precisa falar. E às vezes dizer não para os outros é dizer sim para a gente. Isso também tem a ver com foco. Não podemos ter ou ser tudo. Temos que fazer escolhas. Essa quadratura Vênus-Saturno também fala de fazer escolhas com estratégia, pensando nas consequências de longo prazo.
Pense se existe algum jeito de conciliar trabalho e prazer. Pense em acordos que você pode fazer que conciliem e acolham suas necessidades mais sensíveis e delicadas com a frieza de saber se movimentar no jogo da realidade.
HORÓSCOPO DE GÊMEOS
Chegou a temporada de Gêmeos! Momento de renovar o carisma. Mais um ciclo está apenas começando. Os frutos da sua inventividade e capacidade mental entram em expansão. Com Júpiter transitando em Áries Mercúrio retomando o movimento direto, esse é o empurrãozinho astral que você precisa pra pegar no tranco.
A questão é que você pode influenciar mais seus círculos sociais e isso pode te encorajar a ficar mais falante, mas convém dar uma segurada na emoção e ir com calma. Mercúrio volta ao movimento direto no dia 3/6, mas só volta a transitar no signo a partir do dia 13/6. Até lá, pode ser uma boa descansar a cabeça e equilibrar seu mental. Esvazie as ideias para abrir espaço para quando as novidades chegarem.
Também em Touro, transita Vênus em quadratura com Saturno. Esse aspecto fala do sentimento de envelhecer e de se ver mudando nos desejos e afinidades. Apesar disso, Gêmeos é o signo das eternas crianças. Curiosidade, abertura para experimentar novidades, capacidade de conversar com quem quer que seja, isso é Gêmeos no seu melhor momento.
Para ajudar, temos Júpiter transitando em Áries e, do ponto de vista de Gêmeos, isso é sinal de bons encontros e boas conversas. Significa também que amizades, rede de apoio e tudo o que for feito em grupo pensando no futuro está mais do que favorecido. Não faça apenas por você, ajude e aceite receber ajuda. Esse pode ser um lindo aniversário para marcar um ano de expansão, crescimento e boas amizades.
Mas é claro que nem tudo é mil maravilhas. Temos Saturno iniciando sua retrogradação para nos lembrar da nossa própria insignificância e efemeridade. Nem tudo é sobre nós (e ainda bem!). Saturno passa alguns meses andando para trás e nem de longe isso pode ser comparado com Mercúrio retrógrado. Essa retrogradação é bem diferente, e se relaciona com assuntos mais distantes da sua realidade local, mas não menos importantes para a sua visão de mundo.
Pode ser uma boa hora retomar leituras, estudos e reflexões. No dia 13/6, Mercúrio retorna para Gêmeos, espelhando um sentimento de voltar para si, se encaixar e se entender. As ideias começam a fluir de forma mais suave e bem mais leve. Gêmeos é um signo de leveza, Gêmeos precisa de leveza!! Mas até o dia 13/6, Mercúrio transita em Touro, um signo pesado e denso. O que parece leve para os outros exige um trabalho de esforço para você.
Quem vê de fora, quem vê de longe, pode não entender. Mas Gêmeos anda precisando exercitar um balé muito sutil mas extremamente exigente. Entendendo isso, você começa a dançar com mais desenvoltura e depois de um certo tempo de prática e imersão em si próprio, começa a se soltar mais, a improvisar mais. Isso é espelhado por Mercúrio e, a partir do dia 22/6, Vênus transitando no seu signo. Entenda seus pesos e suas sombras para se permitir viver sua versão mais leve e iluminada. Gêmeos, melhor do que ninguém, reconhece suas dualidades e sabe acolher suas próprias contradições e paradoxos.
HORÓSCOPO DE CÂNCER
Este mês o Sol entra no seu signo, iniciando um novo ciclo solar e um novo ano pessoal para canceriangels. Hora de renovar o carisma! Mas não é preciso esperar o Sol entrar no seu signo para já iniciar uma nova fase e ir atrás do que você deseja. Júpiter em Áries abre os caminhos, nem que seja na força do ódio.
Esse tende a ser um período de inquietação necessária para que as coisas aconteçam. Pode estar rolando um foco no trabalho, nas oportunidades e no seu crescimento profissional. A animação é importante para que você agarre tudo o que puder, mas pode ir com calma, coração.
Vênus transitando em Touro quer que você se permita relaxar. Dedique um tempo de qualidade com amizades e amores. Juro que o trabalho não vai fugir se você tirar uma folga. Marte está ativando seu Meio do céu: correria, foco, competição? De um jeito ou de outro, o astral estimula uma ação mais enérgica e proativa no mundo. Não espere acontecer. Vá atrás do que você quer! Vá agora! Mas não deixe que isso te consuma. Um pouquinho de repouso e suavidade vai equilibrar o fogo de Marte.
Além disso, esse é um momento para ganhar confiança nos seus processos profissionais e nas suas decisões de vida a longo prazo. Hora de colocar em prática desejos antigos, hora de se testar! Mas toda essa empolgação também precisa ser ponderada. Com Júpiter em jogo, tudo tende a sair dos limites, principalmente as nossas expectativas. Não se emocione, mas também não deixe de ir atrás e acreditar no seu potencial. Na medida certa, esse pode ser um período muito construtivo.
HORÓSCOPO DE LEÃO
Júpiter e Marte vêm inflamando seu lado mais foguentinho dono da razão. Esse é um momento para reconhecer o que você sabe e o que ainda precisa aprender. Estimule sua mente, mas cuidado para não perder a linha com tanta informação.
Ainda no começo do mês, Mercúrio estará retrógrado em Touro, nos fazendo parar e pensar para onde mesmo que a gente estava indo. Essa retrogradação pode ter sido um tantinho arrastada, pois além dela tivemos os eclipses no eixo Touro-Escorpião, espelhando um momento de quadratura/tensão para todos os signos fixos, incluindo Leão. Mas depois de tanto andar para trás, Mercúrio finalmente retoma o movimento direto na sexta-feira, dia 3/6.
Aos poucos, tudo vai fazendo mais sentido e as coisas vão se realinhando. A questão é que precisamos de um tempo para digerir mudanças e nos adaptar a um novo cenário. Mesmo que na sua vida em especial as coisas não estejam mudando tanto assim, na vida de outras pessoas – provavelmente pessoas que você se relaciona – mudanças estão acontecendo.
Com Saturno entrando em movimento retrógrado a partir do dia 4/6, vale a pena exercitar a compreensão para entender o tempo do outro, suas necessidades, faltas e falhas.
Isso tem a ver também com a quadratura que Vênus em Touro faz com Saturno em Aquário. Vênus em Touro movimenta o seu Meio do céu, dando ênfase e importância para as suas relações e para a necessidade de chegar a um acordo em comum. Já Saturno entra em sua retrogradação, remexendo nos seus assuntos de casa 7. Essa é a casa das relações, do amor e das parcerias.
Reavaliações de contratos, compromissos e acordos podem se fazer necessárias. A questão é que esse não é um processo linear e tampouco pode ser reduzido ao “certo” e “errado”. Tudo é questão de amadurecer, conversar e ponderar as possibilidades de cada contexto. Vale a pena exercitar mais jogo de cintura e flexibilidade para não cair em extremismos e ideias fixas. Abra a mente.
O bom é que o Sol está em Gêmeos nos lembrando de que nada é tão absoluto assim, e Júpiter está em Áries, trazendo uma nova dimensão para suas ideias. Esse é também um momento de muito aprendizado (e, inclusive, é ótimo para estudos, reflexões e espiritualidade). Contexto é tudo para entender as nuances, contradições e dualidades que existem em todas as pessoas. Que o Sol em Gêmeos possa expandir nosso senso de tamo junto, apesar dos perrengues saturninos da vida. Você não é a única pessoa lidando com a ressaca do pós-eclipse. Se precisar, converse com seus amigos, veja o que está rolando ao redor. Talvez você perceba que mudanças são inevitáveis.
HORÓSCOPO DE VIRGEM
Com Mercúrio retrógrado e Marte em Áries – e todas as preocupações da vida –, é fácil estar à beira de um ataque de nervos. Mas calma que se tem algo que a astrologia nos ensina é que tudo na vida é temporário, inclusive o nervoso que a gente passa no dia a dia. A notícia que alivia é que Mercúrio retoma seu movimento direto no dia 3/6, logo no início do mês. Esse movimento de voltar a andar para frente nos avisa que o tempo de redefinir a rota já passou.
De tempos em tempos a gente precisa parar e pensar. Mas pensar demais estressa e emperra nossa ação no mundo. E foi justamente a questão dos nossos bloqueios, travas e medos que essa retrogradação de Mercúrio em Touro trabalhou. Esse é um momento para retomarmos nossa autoconfiança e firmarmos compromissos com nós mesmas, com nossos planos e ideais.
Também em Touro transita Vênus: precisamos definir certos parâmetros que nos ajudem a tomar decisões. Essa Vênus se encontra com Saturno por quadratura. Esse aspecto serve como lembrete dos nossos compromissos, do porquê fazemos o que fazemos, e do porquê escolhemos nos dedicar a certas coisas. Na prática, qualquer escolha vai envolver alguma recusa. Não se pode ter tudo e nem se pode estar em todos os lugares.
Nessa temporada de Gêmeos, o importante é ter clareza sobre nossas possibilidades, sem nos diminuirmos por medo de não dar conta. Não é questão de abraçar o mundo, é questão de nos permitir abraçar nossos desejos. No dia 12/6, a Lua cheia em Sagitário ilumina as possibilidades e você consegue entender melhor tudo o que já construiu e o que já está consolidado. Mercúrio entra em Gêmeos no dia 13/6, logo depois da lua cheia, como se pronto para agir, negociar, fazer e acontecer depois desse tempo de reflexão, pausa e contratempos. Quando sentir que entendeu o que precisa ser feito, apenas faça. Não deixe para depois.
HORÓSCOPO DE LIBRA
Chegou o momento da bonequinha sair da caixa, se tornar mais sociável e mostrar do que é feita a libriane. Com Júpiter transitando no seu signo oposto, o assunto do momento é relacionamentos, amor, aberturas, trocas sinceras e envolvimento.
Esse também pode ser um ótimo momento para trabalhar em colaboração e se unir com boas parcerias. Claro que no meio disso algumas tretas podem sair, isso é inevitável. Marte também está transitando em Áries, então cabe a você definir seus limites e não dar folga pro povinho abusado.
Libra é um signo venusiano que tende a colocar muita coisa na balança e ponderar muito antes de se posicionar. Mas uma vez que você entende o que quer e do que precisa, a assertividade se faz presente. A partir do dia 3/6, Mercúrio já retoma seu movimento direto e as ideias vão se encaixando, e tudo vai fazendo sentido.
Libra é também um signo que exalta Saturno, ou seja, exalta a sabedoria do tempo. Se dar um tempo para absorver mudanças e novas informações se faz necessário. Não deixe que a pressa alheia te atropele. O tempo do outro não pode ditar o seu tempo. Proteja seu espaço pessoal e não se dobre para forçação de barra do mundo lá fora.
A partir do dia 13/6, Mercúrio estará transitando em Gêmeos, um signo de agilidade, com muito poder para expressar ideias. Aliás, a temporada geminiana é importante para Libra. Sabe aquele momento que você entende as coisas sob um outro ponto de vista? Use sua visão magia para fazer bons planejamentos. Não hesite em buscar ajuda, se precisar. Esse é o momento para receber bons conselhos, boas terapias e boas aulas. Esse é um mês para expandir as ideias.
HORÓSCOPO DE ESCORPIÃO
Maio foi um mês astrologicamente bem desafiador. Tivemos um eclipse lunar no seu signo, Mercúrio retrógrado voltou para Touro e Marte entrou em Áries. Mudanças podem ter rolado, mas você ainda precisa de mais um tempo para absorver as novas infos. Não à toa, Mercúrio entrou em retrogradação como se estivesse buscando revisar e entender de novo.
Mudança de planos, mudança de tom, mudança nas outras pessoas… Agora o tempo de retrogradação de Mercúrio chega ao fim. No dia 3/6, Mercúrio retoma o movimento direto. Agora, sim, talvez seja possível definir com mais tranquilidade o que foi movimentado nas últimas semanas.
Também em Touro transita Vênus, o planeta do amor e da sedução. Amorosamente, esse pode ser um período interessante para dar e receber muito carinho, escutar as diferenças, resolver tudo na suavidade. Vênus fala de empatia, entendimento, trocas gostosas e boa vontade. Tente entender para quem você está direcionando isso. Talvez você entenda alguns afetos que antes podiam até passar despercebidos ou ignorados.
No dia 21/9, o Sol ingressa em Câncer e, para Escorpião, esse será um momento de abrir a cabeça e enxergar as coisas com outra perspectiva. Diferente de Mercúrio retrógrado, que trouxe mais dúvidas do que respostas, a passagem de Sol pelo signo de Câncer vem para se concentrar nas suas convicções, naquilo que você enxerga como verdadeiro e importante na sua vida.
O desafio do mês é lidar com o início da retrogradação de Saturno (sim, eu sei, é um vai e vem nesses trânsitos astrológicos, é difícil de acompanhar). Mas esse vai e vem espelha nossas próprias contradições e nossos processos que não são nada lineares.
Saturno fala de padrões. Podem ser padrões herdados da infância, podem ser padrões que se solidificaram para proteger sua sobrevivência, pode ser um desconforto que acabou virando seu aliado, mas que agora já está fazendo hora extra. A retrogradação de Saturno dura várias semanas e espelha um processo de reavaliação e ressignificação do passado.
Saturno com sua foice arranca fora o que já cumpriu sua função e, assim, limpa terreno. Para honrar Saturno, é preciso honrar o passado, o que é velho e a nossa trajetória toda, inclusive aqueles momentos em que gostaríamos de ter agido diferente. De um jeito ou de outro, mesmo o mais sofrido faz parte de quem nós somos hoje. E, assim, respeitosamente escolhemos não repetir mais a mesma história. Ela já aconteceu. Nada vai mudar. Ela já tem o seu lugar. Agora podemos abrir outros espaços para novas histórias.
HORÓSCOPO DE SAGITÁRIO
Já faz um tempinho que eu ando falando que Sagitário está sendo tentado a viver intensamente. Com Júpiter transitando em Áries, esse pode ser um momento para se conectar com sua criança interior e brincar mais, se soltar mais e apenas experimentar coisas para ver no que vai dar.
Esse Júpiter em Áries tem uma energia focada, decidida, bem-humorada, safada e cheia de motivação. Se essa motivação já não estiver batendo na sua porta, vá você atrás de recuperar seu fogo. Faça algo para despertar seu lado sagita mais incontrolável.
Aliás, chega de se segurar tanto. A retrogradação de Mercúrio em Touro espelhou preocupações, rotinas, trabalho e compromissos. Tem certas coisas que a gente precisa fazer mesmo não sendo tão agradáveis ou inspiradoras. Tem coisas que testam nossa vontade de viver.
Compromissos podem dar aquele sentimento de confinamento e obrigatoriedade que Sagitário detesta. Esse é o signo que está entre mundos, e por isso mesmo pode ter uma certa dificuldade em súper se comprometer com um lado ou outro. Essa dualidade nas relações é inclusive bem ressaltada nessa temporada de Sol em Gêmeos.
Mas com Saturno iniciando sua retrogradação em Aquário, questões de rotina, organização e relacionamentos mais íntimos estarão passando por uma necessária reavaliação. Pode ser que você perceba que se comprometer é algo que também pode ser bom, e que a estrutura pode trazer liberdade. Tudo isso ressoa diretamente para você, seu bem estar e sua personalidade com a Lua cheia que acontece no seu signo, no dia 12/6.
No dia 13/6, Mercúrio ingressará em Gêmeos e, no dia 22/6, Vênus entra nesse mesmo signo. Gêmeos é o seu signo oposto e se relaciona com as pessoas que passam pela sua vida. Agora em junho retomamos assuntos que foram iniciados em maio para completar o trânsito de Mercúrio, agora finalmente direto. Vamos aproveitar, vamos viver, vamos amar, sem medo das idas e vindas. É assim mesmo. Mudar de ideia faz parte, e conforme conseguimos expressar o que sentimos podemos resolver tudo tendo boas conversas.
HORÓSCOPO DE CAPRICÓRNIO
Com Marte e Júpiter transitando em Áries, esse é um momento de se voltar para suas necessidades mais íntimas: casa, família, aconchego, silêncio, proteção, descanso, intimidade mesmo. Júpiter é um planeta que representa melhorias, facilitações e expansão, e agora ele ativa sua casa 4, a casa astrológica que fala da casa em que vivemos e das coisas mais fundamentais na nossa vida.
Já Marte é o planeta que impõe sua vontade e fala de rupturas necessárias para o nosso crescimento. Talvez você esteja vivendo um momento de buscar mais liberdade, e de buscar essa liberdade de qualquer forma. Talvez você esteja louca para se fazer de doida e ir atrás de uma vida mais leve, em que tenha mais espaço para você ir atrás do que te faz bem.
Para além de trabalho e obrigações, Júpiter quer inspiração e piração. Esses trânsitos trazem uma boa dose de ousadia, o que para Capricórnio, um signo tão responsável que chega a ser chato, pode até fazer bem. Esse também pode ser um bom momento para desapegar de coisas, fazer uma faxina, romper ciclos do passado.
A vontade de buscar mais liberdade é fortíssima. Para ajudar, Vênus, o planeta do prazer, está mais do que fortíssima transitando em Touro. Esse é pra ser um período gostoso, sensual, sensorial, divertido – mesmo que na realidade do dia a dia tudo esteja uma loucura. Vênus é o nosso desejo e ela também sabe ser bem inconsequente. Essa Vênus em especial pode até ter uma tendência a mais para o escapismo, o que não é necessariamente ruim.
Capricórnio é um signo saturnino muito ligado à realidade e às responsabilidades e compromissos. Mas compromisso e racionalidade demais matam o prazer. É preciso conciliar o ser adulto que existe em você sem sufocar sua criança interior. Se divertir também é importante. Fazer algo apenas porque é bom, sem grandes utilidades, é importantíssimo. Além disso, Saturno entrará em movimento retrógrado no dia 4/6. Essa retrogradação vai durar por muitos meses, mas ela é diferente da retrogradação de Mercúrio. Para Capricórnio, será um momento para repensar suas prioridades e táticas de defesa e sobrevivência.
HORÓSCOPO DE AQUÁRIO
Maio foi um mês intenso. Tivemos um eclipse lunar bem no seu Meio do céu. Esse eclipse pode ter indicado uma mudança de prioridades, desejos para o futuro e paradigmas que norteiam o presente. Mas como em todos os eclipses, as coisas se desenrolam por mais alguns meses, as mudanças vão surgindo e abrindo brechas aos poucos.
Você está nesse período de transição, o que combina com a temporada de Gêmeos, um signo mutável que desperta em nós a capacidade de desprendimento e jogo de cintura. Esse é um momento para se guiar pela curiosidade e agir com leveza, apenas para se experimentar e ver no que vai dar.
Ainda estamos tentando digerir as mudanças do último ciclo de Touro. Mercúrio ainda está retrógrado nesse mesmo signo, mas no dia 3/6 já retoma seu movimento direto. Depois de tanto revirar o passado, agora é hora de seguir em frente e construir algo novo a partir do que já existe. No dia 13/6, Mercúrio ingressa em Gêmeos, e tudo tende a ficar ainda mais divertido. Esse é um trânsito para que você se expresse de forma mais leve e criativa.
Enquanto isso, Vênus lentamente suaviza o terreno que foi revirado pelos eclipses. Aos poucos, as coisas vão se pacificando e se acalmando. O foco dessa Vênus é em reordenar de maneira mais bonita e confortável a sua vida na intimidade. Mas é claro que isso é um processinho, e um processinho que não vem de hoje. Melhor dizer que é um processão mesmo: Saturno continua transitando no seu signo, exigindo trabalho, esforço, desapegos e amadurecimento.
A partir do dia 4/6, Saturno inicia sua retrogradação. Naturalmente, mudando suas prioridades e a sua relação com a sua própria história, a sua postura no mundo, a sua personalidade e o seu senso de identidade também passam por uma necessária reavaliação. As coisas mudam, nós mudamos, e nada disso acontece de forma linear. O processo é doido, mas você é mais ainda. Só confie e não tenha medo de dar voltas e voltas. O que tem que acontecer já está acontecendo.
HORÓSCOPO DE PEIXES
Se maio foi um mês bagunçado, em junho tentamos colocar ordem nesse caos e entender as mudanças. Mas com tudo revirado, pode dar trabalho organizar as coisas de novo. No dia 3/6, Mercúrio finalmente retoma o seu movimento direto, mas ainda segue em Touro, um signo lento, apegado e cheio de ideias fixas.
Parece que a coisa começa a se movimentar mais, com portas se abrindo e uma maior liberdade, a partir do dia 13/6, quando Mercúrio direto ingressa em Gêmeos. Podemos aproveitar para organizar tudo de um jeito mais inteligente. Seja para manter, seja para mudar, junho vem com esse fluxo de colocar as coisas no lugar.
Depois dos eclipses, agora estamos enxergando as coisas sob outra luz, outro ponto de vista. Talvez ainda estamos reconhecendo situações que antes passavam despercebidas. Existe uma mudança de percepção, é bem mental e tem a ver com as nossas ideias e aprendizados. Esse pode até ser um bom momento para retomar estudos, ou pelo menos fazer boas leituras e ter boas conversas.
A temporada de Gêmeos mexe com o seu passado e sua vida na intimidade do dia a dia. Questões de pertencimento, isolamento e sacrifícios que já fizemos ou precisamos podem estar pegando, principalmente com Saturno ativando seus assuntos de casa 12. Essa é a casa onde lidamos com os nosso resíduos emocionais, com a experiência da tristeza e outros sentimentos mais profundos.
A partir do dia 4/6, Saturno inicia a sua retrogradação lá na sua casa 12. Essa é também a casa das transformações mais profundas, do desapego e da nossa espiritualidade. A retrogradação nos lembra que a busca pela liberdade – seja de padrões mentais/emocionais/culturais, seja de situações concretas da vida – se dá por processos nada lineares. Idas e vindas são esperadas, e talvez até necessárias.
Pra te ajudar, Vênus em Touro vem para lembrar da nossa capacidade de aprendizado e traz uma maneira suave e delicada para conversar sobre qualquer coisa. Não importa o peso da conversa, Touro consegue acessar lugares profundos com muita sutileza. Esse é um lembrete para que você se expresse e se trate de forma mais gentil.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes