Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

O mês de abril foi um verdadeiro teste de resistência. Tivemos que lidar com os desafios de uma quadratura formada por Saturno em Aquário, Urano em Touro e Lua cheia em Escorpião. Cada um puxava para um lado e nesse embate de forças tivemos que negociar com as nossas próprias fragilidades e conflitos internos. Rigidez, ressentimentos e padrões repetitivos se mostraram de forma mais evidente. Para ajudar, Marte já transitava em Câncer, coroando essas últimas semanas com uma intensidade difícil de se desvencilhar. São muitas emoções, Brasil. A vida nesse país é uma novela melodramática. E, quando estamos no fundo do poço, não nos resta nada a não ser decorar esse espacinho e conhecê-lo com mais intimidade. Certamente, este não é o momento mais pacífico do ano, mas ao mesmo tempo pode estar sendo muito construtivo.

Mas agora vamos analisar as novidades astrológicas de maio: no dia 13/5, Júpiter ingressa em Peixes, num breve trânsito bastante animador. Esse ensaio de Júpiter em território pisciano é só um gostinho do que está por vir em 2022. Júpiter ingressa em movimento retrógrado no dia 20/6 e retorna a Aquário no dia 28/7. Depois, só no dia 29/12 Júpiter ingressa de vez em peixes. Mas vale a pena ficar de olho nos acontecimentos desses próximos três meses e já ir se preparando para os assuntos que serão remexidos por esse trânsito lá em 2022. Onde Júpiter toca, a coisa rende e podemos nos preparar para crescimentos.
Indo na contramão, temos a retrogradação de Saturno, indicando uma área da nossa vida em que há retração e, de certa forma, uma diminuição dos assuntos envolvidos. A retrogradação de Saturno em Aquário pede uma reestruturação dos nossos planos e de questões relacionadas a trabalho e estruturas que articulam nossa vida. Esse planeta fala de limites, deveres, responsas e as coisas mais complicadinhas da realidade. Saturno retoma o movimento direto no dia 10/10. Até lá, vale a pena usar esse tempo para se reorganizar e resolver pendências.

PUBLICIDADE

Também vale a pena ficar atenta com o trânsito de Marte em Câncer. Nesse signo, Marte encontra a sua queda, e isso pode indicar dificuldades nas nossas iniciativas e no nosso poder de ação. Dominado pelas ondas dramáticas de Câncer, Marte pode perder a devida proporção das coisas e se confundir em subjetividades. Raiva, ira, feridas que nos ameaçam, tudo isso é assunto de Marte em Câncer. A possibilidade de reagir no presente a situações que aconteceram no passado fica mais próxima, então, vale a pena analisar mais de perto nossas condutas reativas e exageradas. Esse é um trânsito que nos aconselha a lidar com os nossos fantasmas, nossas inseguranças e vulnerabilidades. Marte transita em Câncer até o dia 12/6.

PUBLICIDADE

Também em maio teremos outro trânsito que indica a necessidade de dar dois passos para trás e reavaliar nossas estratégias. Mercúrio ingressa em Gêmeos no dia 3/5, o que é ótimo, pois Mercúrio é o regente de Gêmeos e se expressa muito bem nesse signo. No fim do mês, no dia 29/5, Mercúrio ingressa em movimento retrógrado, o que pode indicar que contratos, acordos e movimentos realizados em maio talvez precisem ser revistos em junho. A chave para passar por esses trânsitos é a flexibilidade e o jogo de cintura. No ano passado, Vênus ficou retrógrado nesse mesmo signo e nesse mesmo período. Inegavelmente, do ano passado pra cá muita coisa mudou na nossa vida, o que ativou nossa necessidade de adaptação. Mercúrio e Vênus são planetas pessoais, que falam sobre nossas relações do dia a dia, nossos afetos, acordos, contratos e parcerias. Vênus também estará transitando em Gêmeos, dessa vez em movimento direto, passando a limpo e consolidando mudanças que se iniciaram lá no ano passado.

Dando uma ênfase para essas questões de mudanças, flexibilidade e necessidade de adaptações, no dia 26/5, teremos um eclipse lunar num eixo de signos mutáveis. Com o Nodo norte em Gêmeos, existe uma mudança de foco que privilegia o crescimento de assuntos relacionados a Gêmeos (mais focado no compartilhamento de informações e nas trocas de ideia) em detrimento dos assuntos relacionados à Sagitário (palestrinhas, moralismos e os excessos relacionados a esse signo). Como o eclipse é lunar, essa pode ser uma oportunidade de visualizar questões do passado sob uma nova perspectiva e mudar de padrões e de direção. Se você quiser saber mais sobre os eclipses deste ano, confira este texto aqui. O principal é entender que a leveza e a capacidade de lidar com múltiplas complexidades de Gêmeos se amplia, enquanto as certezas e crenças de Sagitário são filtradas e transformadas. O melhor é abrir lugar para dúvida e não ter medo de mudar de ideia.

Nesse horóscopo, fiz leituras com o Neo Tarot para entender os principais trânsitos desse mês: a expansão de Júpiter em Peixes (a partir do dia 13/5), a retração de Saturno retrógrado (a partir do dia 23/5), a doiderinha de Marte em Câncer, as reavaliações de Mercúrio retrógrado (a partir da segunda metade do mês) e a passagem de Vênus pelo signo de Gêmeos (a partir do dia 8/5).

Você pode ler o signo solar, o ascendente e a Lua, se quiser. Eu recomendo que você monte a sua própria leitura, avaliando o que faz sentido para você e deixando de lado o que não faz. Lembrando que essa leitura é feita para ser um guia de autoinvestigação que te ajude a entender os caminhos possíveis de cada período analisado. A divisão por signos é meramente um recurso oracular e não substitui uma análise particularizada e integral do seu mapa.

Acompanhando a Lua:

2/5: Lua minguante em Aquário

11/5: Lua nova em Touro

12/5: Lua ingressa em Gêmeos e faz conjunção com Vênus

17/5: Lua crescente em Leão

19/5: Lua ingressa em Virgem e faz oposição a Júpiter

25/5: Lua ingressa em Sagitário

26/5: Lua cheia em Sagitário e eclipse lunar às 8:19 no horário de Brasília

Abaixo, a leitura para cada signo:

ÁRIES

O mês começa com o coração bombando. A vontade é só fazer as coisas boas e o resto que se f***, digo, que espere. O corpo implora por um tantinho de prazer. Com o seu planeta regente transitando nas águas de Câncer, esse não é o seu melhor momento na disciplina. Marte em Câncer é bem subjetivo, e as vontades e emoções podem se sobrepor à razão. Esse trânsito tem algo de subversivo. Se prepare para trazer um outro lado seu à tona.

No dia 20/5, o Sol ingressa em Gêmeos, renovando sua vitalidade. E no dia 26/5, haverá um eclipse lunar no eixo Gêmeos-Sagitário. Esse eclipse movimenta um jogo de luz e sombra, indicando crescimentos que surgem para te libertar de coisas que podem estar bloqueando a sua expressão mais espontânea. Assim, o que cresce é a sua disposição, a criatividade e o desejo. Se prepare para dar um bom direcionamento a essa energia. Você precisa se divertir mais e desapegar de tretas lá do passado. Você não está na mesma situação em que você estava antes. Agora você tem oportunidade de fazer diferente.

Em contrapartida, tudo o que oprime, pesa e te sobrecarrega tende a diminuir. Fique de olho em oportunidades para aliviar sua carga. Isso pode se relacionar com a pressão interna que você mesme se coloca ou com pequenas obrigações da vida que vão se acumulando e acabam passando por cima da gente. Mas tenha cautela para não sair de um extremo e ir para o outro. Busque o equilíbrio e sempre que puder faça aquela pausa estratégica para esfriar a cabeça e ponderar suas ações antes de tomar qualquer atitude precipitada. Respira, mulher!

Esse é um bom momento para reavaliar a maneira como você conduz seus objetivos, sua rotina e seu estilo de vida. Tente entender de onde vem o imediatismo e a pressa e o que esse hábito da correria pode estar lhe causando. Existe um jeito de ativar seu fogaréu sem se queimar no processo. O conselho do mês indica que você está finalizando um ciclo e que agora é uma boa hora para dissolver pendências e se resolver bem com certas coisas. O que é do passado, fica no passado. Você pode aproveitar as experiências e aprendizados de coisas lá do passado integrando isso tudo no que você está construindo agora. Estamos sempre mudando e trocando de pele. Vale a pena se entender, se aceitar e se acolher. Você é a mistura disso tudo.


TOURO

O mês começa com a cabeça a mil. O Sol já transita em Touro, e um novo ciclo está apenas no começo. Esse novo ano pessoal promete, os trânsitos estão bem fervidos. Mas tudo ainda está muito incipiente e o segredo é manter o foco e a organização em dia. Para começo de conversa, maio pode ser um excelente mês para colocar os sentimentos em ordem. Com Urano transitando no seu signo, estabilidade é algo que anda em falta. E se o mundo lá fora parece cada dia mais caótico e surreal, a gente precisa se centrar internamente e encontrar nosso eixo de sustento e estabilização. Touro precisa de terra firme para caminhar e se desenvolver. Esse é um signo que gosta de certezas e previsibilidade. E como não estamos tendo isso, precisamos encontrar novos jeitos de ancorar nossas energias em busca de centramento e estabilidade interna.

No dia 13/5, Júpiter ingressa brevemente em Peixes, o que pode ser algo bem interessante. Esse trânsito indica crescimento e ensaia o que está por vir em 2022. Do ponto de vista taurine, Júpiter em Peixes faz crescer e fertilizar os frutos do seu trabalho. Se segurança material e estabilidade é algo que você busca, os próximos três meses tem grandes chances de trazem prosperidade nesse sentido. Para ativar esse trânsito, é importante se abrir para trabalhar em equipe e distribuir bem as tarefas e responsabilidades.

Na contramão, temos os lentos movimentos de Saturno, reestruturando a maneira como lidamos com as nossas responsabilidades. A retrogradação de Saturno se inicia em 23/5 e vai até o dia 10/10, período em que você poderá reavaliar se seus esforços realmente valem a pena e se o curso de ação que você escolheu é de fato a melhor opção. Tem coisas que são caras demais e, por isso mesmo, inegociáveis. Sobrecarga de trabalho, falta de inspiração e de motivação… Preste atenção nesses sinais. Nesses próximos meses, você terá a oportunidade de diminuir a quantidade para priorizar a qualidade. E essa qualidade não se refere apenas ao seu trabalho e ao resultado de seus projetos, como também da sua qualidade de vida, saúde, bem estar e satisfação pessoal. Certas coisas não valem o alto preço que cobram.

Parece que questões de trabalho e produtividade são um foco importante neste mês. Com o trânsito de Marte no signo de Câncer, vale a pena ficar de olho na sua sobrecarga de trabalho e nas suas relações profissionais que podem estar em desequilíbrio. Faça os cortes necessários para recuperar seu tempo e sua energia. De certa forma, o que você precisa reavaliar tem relação direta com as estruturas que mantém a sua vida: métodos de trabalho, rotinas e prioridades. Esse pode ser um momento interessante para você recuperar seu poder de decisão na sua própria vida. Se você não se priorizar e não se posicionar de maneira assertiva, outras pessoas farão isso por você. Esse foco todo em questão estruturais se dá por conta dos trânsitos de Júpiter e Saturno em Aquário. Você está entrando numa fase de muitas realizações. E para aproveitar esse período da melhor forma possível, é importante que você esteja firme e bem organizada. Mas tome tento para que essa organização não se converta em pura rigidez e teimosia. Aceite os bons conselhos mesmo que você sinta que precisa fazer tudo ao contrário. Saiba conduzir seus assuntos com flexibilidade, pois isso será a chave para fazer a acontecer nos próximos meses.


GÊMEOS

Maio começa com boas oportunidades para você suavizar sua energia e se dedicar a recuperar seu equilíbrio interior. O signo de Gêmeos, regido por Mercúrio, sabe bem que o equilíbrio exige dinamismo, movimento e constantes trocas. É como respirar: o ar precisa entrar, circular, sair, se renovar e entrar de novo. Depois de semanas com Marte em Gêmeos, finalmente esse trânsito terminou e agora geminianes de Sol, ascendente ou Lua podem descansar a beleza. Mas é claro que essa paz é passageira. Coisas interessantes acontecem em território gemeniane esse mês, o que pode bagunçar as coisas mais uma vez. Mas vamos por partes.

No dia 13/5, Júpiter ingressa brevemente no signo de Peixes, indicando uma área da vida em que haverá um crescimento, ensaiando o que está por vir em 2022. Quem faz aniversário na temporada geminiana terá a presença desse Júpiter em Peixes na sua revolução solar, marcando um ano de abertura de caminhos e de boas oportunidades no trabalho. Se você pretende iniciar um projeto novo ou expandir seus planos, essa pode ser uma boa hora. Mas não adianta se jogar com tudo agora. Esse momento, que vai até o dia 28/7, pode ser melhor aproveitado como um teste estratégico para um bom planejamento futuro que será implementado no ano que vem. Você não precisa tomar nenhuma decisão definitiva agora, inclusive, isso nem é aconselhável astrologicamente, considerando que esse Júpiter fica retrógrado no dia 20/6 e no dia 28/7 retorna para Aquário. Então, se concentre em pesar os prós e contras e apenas não tenha pressa. Aproveite a chance de se planejar com carinho. Considere esses meses do trânsito de Júpiter em Peixes como uma espécie de estágio apenas para fins didáticos, sem grande pressão.

Vale muito a pena ter cautela com idealizações e ilusões. Se por um lado as coisas crescem com Júpiter em Peixes, por outro lado elas se retraem com a retrogradação de Saturno em Aquário. Isso indica que esse pode ser um momento difícil para agir com mais assertividade e objetividade, o que pode atrapalhar seu poder de ação e de realização. Além disso, Marte transita em Câncer e ativa seus assuntos de casa 2, ou seja, recursos conquistados com seu trabalho, grana e segurança material. Tenha uma atenção especial para não desperdiçar seus preciosos recursos (mentais, emocionais e financeiros) em coisas que prometem mais do que podem cumprir. Não vá com tanta sede ao pote. Segure a emoção, meu amor.

Nesse mês teremos uma aglomeração de planetas no seu signo: no dia 3/5, Mercúrio ingressa em Gêmeos. No dia 8/5, Vênus chega junto e, no dia 20/5, o Sol coroa esse encontro. Para fechar com chave de ouro, no dia 26/5, teremos um eclipse lunar no eixo Gêmeos-Sagitário. Esse eclipse traz surpresas e muda o foco da situação. Para entender bem essas transformações, Mercúrio fica retrógrado em Gêmeos a partir do dia 29/6, revisitando acordos e movimentações feitas a partir da segunda metade de maio. A retrogradação de Mercúrio se estende até o dia 22/6, mas isso já é assunto para o próximo mês. Aproveite esse período para se reconectar com coisas importantes para você, mas que por alguma razão podem estar dormentes ou esquecidas, deixadas de lado. Foco no pragmatismo e na objetividade! Gerencie bem seus recursos, seu tempo e sua atenção e aproveite essa mudança de foco para expandir seu crescimento pessoal. O objetivo é você se conectar com um outro lado seu.


Costuma-se dizer que é melhor deixar contratos, aquisições e decisões importantes de lado durante esse período de movimentação "desfavorável". Mas será que é mesmo necessário dar uma pausa na vida?

CÂNCER

Maio já começa sendo um ótimo mês para decorar o fundo do poço. A vida é cheia de altos e baixos, e as vezes a gente precisa conhecer o baixo do baixo, afinal, é da profundeza que se extraem os tesouros mais preciosos. Com Marte transitando no seu signo, as coisas podem ficar um tantinho doloridas. Como você tem lidado com as suas feridas? Esse trânsito enfatiza nossa vulnerabilidade. Como Marte está passando em cima da sua cabeça, pensamentos destemperados podem te fazer acreditar que você precisa correr para compensar alguma falta, frustração ou insatisfação, fazendo tudo às pressas. Não caia nessa. Não tem nada de errado com você, não deixe as notas assumirem o controle.

Ao mesmo tempo que você precisa lidar com algumas inseguranças, uma chama parece se renovar. Marte é também autoconfiança, fogo e poder de ação. O momento pede que você assuma o controle e mantenha uma postura mais assertiva. Sua força de vontade também está em alta, o que pode ser bom considerando que Júpiter ingressa em Peixes no dia 13/5, fazendo aspectos de fluidez com o seu signo e indicando períodos de crescimento pessoal. E enquanto a força de expansão cresce, precisamos lidar com nossos mecanismos de autossabotagem que tentam minar nossas possibilidades de real transformação. Este é um mês para colocar as noias em perspectiva e desmontar o que está armado para nos sabotar.

Do dia 23/5 até o dia 10/10, Saturno estará transitando na contramão, em movimento retrógrado. Esse pode ser um ótimo período para reavaliar suas prioridades, valores e onde você tem investido a sua energia. Se pergunte o porquê de certas ações, desejos e vontades. Tenha especial cautela com certezas inquestionáveis. Ainda não é hora de dar um ponto final para certos assuntos. Desconfie de perfeccionismos e pensamentos que dão a derrota como certa. Talvez não seja o caso de desistir, mas apenas ajustar o foco. Marte em Câncer pode desperdiçar energia em coisas que não dão em nada.

Cuide bem onde você coloca a sua atenção. Para tudo ficar melhor, confie nos trânsitos de Vênus em Touro (suas amizades e rede de apoio) e Júpiter em Peixes (sua capacidade de se entender, entender o mundo, aprender e se transformar). Devagar e sempre, as coisas vão se encaixando. Não é preciso ter pressa e tampouco é aconselhável parar. Mantenha a energia circulando, organize sua rotina e se concentre no que é palpável, objetivo e construtivo.


Vênus carrega a fama de ser o astro que comanda o amor, mas ele é muito mais do que isso. Ele tem a ver com os acordos, a beleza e a forma que cada pessoa tem de se relacionar com tudo que a cerca, inclusive o dinheiro.

LEÃO

Os trânsitos astrológicos desse início de mês são muito favoráveis para leonines de sol, ascendente ou Lua. Sol, Vênus e Mercúrio ativam o seu meio do céu e indicam momentos de fluidez, estabilidade emocional e situações que se desenrolam com afeto e colaboração. As próximas semanas são boas para resolver pendências, conectando as pontas soltas e deixando tudo bem redondinho. Os trânsitos desse período lhe convidam a refletir sobre o que é felicidade, contentamento e satisfação longe das idealizações e ilusões que fazem parecer que a grama do vizinho sempre é mais verde. Esse é um momento que pode ser melhor aproveitado com acolhimento e autoaceitação. Se investigando com honestidade, talvez você perceba que é hora de cortar certos laços e obrigações autoimpostas que estão fazendo hora extra na sua vida.

Com Júpiter transitando em Peixes, cresce em você a necessidade de mais espaço e de mais liberdade. Júpiter transita brevemente no signo de Peixes, mas no dia 28/7 retorna para Aquário, onde transita até o fim do ano. Em contrapartida, Saturno inicia seu movimento retrógrado no dia 23/5. Esse é um trânsito que durará vários meses, até outubro. Você pode encarar esse período como oportunidade para reavaliar suas iniciativas e os caminhos escolhidos. Os próximos meses podem ser ótimos para mudar de ideia e retomar o controle de situações que pareciam estar nas mãos de outras pessoas. Envolve lidar com obstáculos e desafios, mas se manter firme na direção dos seus objetivos. Exige um equilíbrio fino entre assertividade e flexibilidade.

Fique atenta com o trânsito de Marte em Câncer, que dura até o mês que vem. Marte é um planeta que representa nossas iniciativas e lutas. Faz parte da vida se armar e ir para o combate de tempos em tempos. No entanto, esse planeta fica extra-sensível e um tanto confuso quando transita no signo de Câncer. Por isso, é preciso ter cautela com as brigas que compramos nesse período, pois existe essa tendência de superestimar nossa força ou subestimar a complexidade de determinadas situações. Não é uma boa hora para agir na impulsividade. Evite tomar atitudes precipitadas.

Com esses trânsitos ocorrendo em signos de Água – Júpiter em Peixes, Marte em Câncer – é recomendado analisar como anda a nossa percepção da realidade. As emoções podem turvar nosso julgamento. Com Júpiter ingressando em águas netunianas, é fácil se embriagar com ilusões e se intoxicar por conta de coisas que não correspondem à realidade. Por isso, o melhor a fazer é dar dois passos para trás e tomar um distanciamento saudável. Se puder, dê um tempo da correria, diminua seu ritmo e proteja seu espaço pessoal até você ter certeza de que está se entendendo e entendendo as situações nas quais você se envolve. Segure a emoção! Curta um pouquinho da sua própria companhia e se preserve, meu amor. Se puder ir para perto da natureza e dar um tempo das redes sociais e das mil notificações, melhor ainda! Esse tempo de distanciamento pode te fazer muito bem.


VIRGEM

Parece que existem muitas coisas preocupando sua cabecinha. Não sem razão, afinal, vivemos em 2021 e a coisa tá braba. Essas preocupações podem estar tirando seu sono e lhe privando de descanso. Os trânsitos de maio não estão especialmente difíceis, mas o nosso contexto, sim, é delicado, e isso faz com que mesmo os bons aspectos sejam mais difíceis de serem alcançados. Não se culpe por estar passando por situações difíceis. Faz parte da vida, mas ao mesmo tempo é um saco. Nessas situações, não adiantam grandes conselhos ou palavras de motivação. Precisamos acolher nossas vulnerabilidades. O excesso de notícias ruins e a ênfase na dureza da realidade cobre nossos olhos de ceticismo e desesperança, fazendo tudo perder o seu brilho. É algo delicado estar por dentro da realidade sem perder a ternura.

Remediando essas dificuldades, temos as nossas relações que fazem a vida valer a pena. Quando não conseguimos nos reerguer por conta própria, são nossos amores e amizades que seguram a barra e nos fortalecem no apoio que tanto precisamos. Ninguém vive só, todo mundo precisa de alguém, e isso não é uma coisa ruim. O trânsito de Júpiter em Peixes movimenta as suas relações. Nos próximos três meses, Júpiter ensaia seu trânsito no signo de Peixes, antecipando algumas coisinhas. Preste atenção em quem estará presente na sua vida nesses próximos meses e terá uma pista do que está por vir em 2022. O foco realmente é na união de forças e nas trocas mais sinceras.

Indo na contramão, temos a retrogradação de Saturno que se inicia no dia 23/5 e vai até 10/10. Esse movimento aparente que Saturno faz para trás indica a necessidade de reavaliar a maneira como você conduz seu trabalho, sua rotina e como você conduz suas responsabilidades. Talvez exista aí um excesso de rigidez e até uma pontinha de autoritarismo (talvez de você consigo mesme). Pense em como isso pode afetar sua relação com outras pessoas, grupos, amigos e comunidades. Tente dar dois passos para trás e suavizar essa postura. Nem tudo precisa ser a ferro e fogo. A flexibilidade nos permite acessar coisas muito boas que nos são negadas quando já chegamos com uma atitude autoritária. O segredo desses trânsitos é a flexibilidade. Você tem que rebolar!

Tente entender o que o seu orgulho pode estar lhe privando. Será que vale a pena mesmo? As coisas que a gente faz para manter a pose nos cobram um preço às vezes alto demais. No fim do mês, o seu planeta regente também ingressa em movimento retrógrado. Essa retrogradação acontece no signo de Gêmeos e vai do dia 29/5 até 22/6. Como Mercúrio estará remexendo nos seus assuntos de casa 10, aproveite esse momento para fazer algumas mudanças nos seus rumos profissionais. Às vezes, a gente acha que dá conta sozinha, que faz melhor por conta própria, que não precisa da ajuda de ninguém. Será mesmo? Se puder, busque orientações e aconselhamentos, isso pode te ajudar mais do que você imagina. Talvez a grande aflição do momento seja por excesso de realidade e isolamento. Existem vários jeitos de se abrir para o mundo e se envolver com as pessoas. Aceitar o que vem de fora nos ajuda a abrir a mente, a ventilar as ideias e a nos inspirar. Sem encanto, a vida fica totalmente sem graça e sem propósito. É aquela coisa: vamos se iludir porque sem expectativa a gente nem sai da cama!


LIBRA

O mês começa fervido. O trânsito de Marte em Câncer em quadratura com o seu signo traz uma energia turbulenta à tona. Disputas e correrias, prazos e demandas que vem de fora podem irritar librianes de Sol, Lua ou ascendente. Libra é um signo regido por Vênus, totalmente diferente dos atributos de Marte. Essa vibe mais nervosa pode trazer dificuldades para pessoas venusianas que preferem a tranquilidade e o trabalho em colaboração. Mas quem tá na chuva é pra se molhar, então, esse trânsito de Marte em Câncer coloca como necessário certas atitudes e ações mais assertivas. Prepara-se para ativar seu lado mais fogo. É sobre atitude e força de iniciativa.

Em maio, também teremos o breve ingresso de Júpiter no signo de Peixes. Esse é um signo que exalta Vênus, ou seja, tem algumas coisas em comum com Libra. Quando Júpiter transita pelas águas piscianas, todos os assuntos de Vênus são de certa forma favorecidos e ampliados. Na sua vida, o que cresce é a autoconfiança, o poder de decisão e a sua capacidade para exercer liderança. O próprio entusiasmo tende a aumentar. Mas enquanto Júpiter expande o vigor, Saturno vai na contramão e indica um necessário retraimento para adequar as expectativas à realidade. Tente entender onde na sua vida você pode estar exagerando ou agindo em negação à realidade. Será que você está desperdiçando tempo e energia em coisas que não são do seu real interesse

De modo geral, podemos dizer que este é um mês mais de fogo – ação e assertividade – do que de água – expectativas e emoções. No entanto, é preciso ter cautela, pois Marte transita em Câncer e a coisa pode ficar complexa. Por isso, fique atenta para não exceder seus limites e se colocar em uma situação difícil de sair. Não vale a pena tomar decisões precipitadas, esse não é o melhor momento. Tente entender de onde vem essa pressa e lembre-se de ativar a clássica temperança libriana. Esse pode ser um bom momento para reavaliar suas insatisfações em relação aos frutos do seu trabalho. O importante é focar nos seus projetos pessoais e se dedicar ao que é palpável, objetivo e construtivo. Com pragmatismo, esse pode ser um mês de muito frutífero.


ESCORPIÃO

Mais uma vez encerramos um mês com uma Lua cheia em Escorpião. Essa luz toda te traz força, brilho, autoconfiança e poder de atração do que você deseja. Com Vênus transitando no seu signo oposto, o momento pode trazer muitas conquistas e reconciliações. Em maio, prepara-se para fortalecer seu foco e agir com a típica assertividade escorpiana. Vá direto ao ponto, não há tempo a perder. Quanto mais objetivo, melhor. Esse está sendo um ano importante para escorpianes de Sol, Lua e ascendente. Temos trânsitos intensos formando aspectos angulares: Júpiter e Saturno em Aquário e Urano em Touro. Você está reestruturando sua vida, renovando sua base e revigorando suas raízes. Mudanças repentinas podem estar rolando. Abrace esse movimento!

Também em maio temos um trânsito muito especial: o ingresso de Júpiter no signo de Peixes, formando um aspecto facilitador de trígono com o seu signo. Júpiter ensaia seu trânsito em Peixes nos próximos três meses. Em junho, entra em movimento retrógrado e em julho retorna para Aquário. Fique de olho no que estará crescendo nesse período. As águas de Júpiter em Peixes são muito férteis, criativas, abundantes e benéficas. Ativando sua casa 5, esse trânsito amplia sua vida amorosa, suas amizades, prazeres e tudo o que for da sua vontade. A casa 5 também inclui filhos, crianças e atividades de lazer e criatividade de modo geral. É sobre criar algo seu, algo com a sua cara.

Na contramão, Saturno ingressa no seu movimento retrógrado a partir do dia 23/5, indicando assuntos que se voltam mais para dentro, num sentido mais introspectivo, retraído e reflexivo. Tente entender onde você está depositando a sua energia e quais brigas você está comprando. Foque nos seus porquês. Esse pode ser um ótimo período para retomar seu foco e gerenciar sua atenção com mais autonomia e menos distrações. Com Marte transitando em Câncer, a coisa pode ficar complicadinha. Isso porque Marte fica um tanto confuso quando se encontra em território canceriano. Esse não é o melhor momento para impor certezas inquestionáveis. Não force a barra, nem tudo é do jeito que a gente entende como certo. Cuidado com a arrogância e com julgamentos precipitados. No fim das contas, você pode ser a pessoa mais prejudicada.

Aproveite esse mês para reavaliar escolhas e estratégias. Talvez esse não seja o melhor momento para avançar com tudo, mas existem sim possibilidades de crescimento. Com o trânsito de Júpiter em Peixes, as coisas podem ficar mais divertidas. Mas com Saturno fincado no seu fundo do céu andando para "trás", talvez seja bom acompanhar esse movimento e você também dar dois passos para trás. Não é uma boa hora para fritar. Em junho, as coisas vão estar bem mais animadas para você. Aproveite a energia taurina de maio para descansar a beleza. Evite cair na cilada da resistência dos signos fixos. Confie no fluxo e deixe as coisas se movimentarem, não precisa se esforçar tanto. Isso vai te ajudar a ganhar perspectiva para lidar com os caminhos que estão por vir.


Aprendendo mais sobre a Lua, você entende como cuidar de suas feridas emocionais e também passa a compreender mais as pessoas à sua volta.

SAGITÁRIO

O mês começa com um sentimento de fim de ciclo. Esse final pode ser feliz e bem resolvido ou pode ter deixado a desejar. Talvez paire no ar uma certa ambiguidade. Estamos nos aproximando da temporada de eclipses e, no dia 26/5, teremos um eclipse lunar no seu signo, a 5 graus de Sagitário. Eclipses são jogos de luz e sombra que alteram o nosso foco para coisas que antes passavam despercebidas e falam sobretudo de ciclos e padrões que se repetem. Com o eclipse lunar, oportunidades de superar o passado e transformar padrões desde a raiz podem se apresentar. Mas esse eclipse só vai acontecer no fim do mês, se relacionando mais com o mês de junho. Até lá, estaremos passando pela temporada taurina. Aterrar e se concentrar em tudo o que for mais pragmático e palpável pode ser uma boa para esse mês, que está repleto de trânsitos especiais. A melhor coisa a fazer é focar no que está ao seu alcance e não se deixar tomar pela ansiedade ou projeções mentais do futuro ou do que você gostaria de fazer. Mantenha os pés no chão e faça a sua parte!

Também em maio teremos um movimento muito especial do seu planeta regente, Júpiter. No dia 13/5, Júpiter ingressa em Peixes, abrindo caminhos para novos trabalhos e oportunidades. Com Júpiter movimentando seu fundo do céu, esse pode ser um momento especial para ter melhorias na sua vida íntima e fortalecimento das suas raízes. Com uma base sólida, uma árvore consegue crescer mais alta e frutífera. Júpiter transita em Peixes até o dia 28/7, quando retorna para o signo de Aquário. Resolvidas algumas pendências e ajustes na rotina e nos seus assuntos de casa 3, Júpiter entra de vez em Peixes no fim do ano. Observe as mudanças que surgirem nos próximos três meses, pois elas podem dar uma pista do que vem por aí em 2022.

No movimento contrário, temos a retrogradação de Saturno em Aquário. Esse movimento aparente de voltar para trás indica um período mais introspectivo e reflexivo. Enquanto Júpiter expande, Saturno retrai. Tente entender o que pode estar em excesso na sua rotina e no seu estilo de vida. Talvez você precise limpar terreno para receber as novidades que estão por vir. A retrogradação de Saturno começa no dia 23/5 e vai até 10/10. Nesse período, busque fazer cortes necessários e redefinir seus limites. Pense numa plantinha, você é uma plantinha com emoções. Se estiver sobrecarregada com tantas emoções, a planta pode se afogar. Saturno em retrogradação indica onde precisamos "secar" e restringir. Limites são fundamentais. E uma boa poda pode fazer uma planta crescer mais forte.

Vale a pena também ter uma especial atenção com o trânsito de Marte em Câncer. Fique atenta para não se deixar levar por expectativas furadas que só fazem você se iludir e atrasar seu caminho. Não seja ingênua nem boba! Ficar esperando passivamente as coisas melhorarem não vai te ajudar em nada. Você precisa ser mais proativa, pragmática e organizada. Chega de procrastinação. Talvez seja hora de sair de seu lugar de conforto. As coisas estão se movimentando para mudar, por isso vale a pena ser ligeira e aproveitar as oportunidades que surgirem no aqui e no agora. Vamo agir!!


CAPRICÓRNIO

O mês começa com a Lua transitando no seu signo, indicando um bom momento para buscar equilíbrio, movimentação e dinamismo, principalmente em assuntos de corpo, saúde e trabalho. Com Vênus, Sol e Mercúrio transitando em Touro, a vida parece estar sendo um pouquinho mais prazerosa nesses últimos dias. Talvez você tenha recebido boas notícias ou, quem sabe, bons resultados foram alcançados nos seus projetos pessoais. O foco desse momento é realmente no que te faz bem. Em maio, os trânsitos aos poucos vão saindo dos signos fixos e entrando nos signos mutáveis, o que sugere mais movimento e mudanças. Assim, o que parecia certo pode começar a se mostrar duvidoso. Talvez seja o caso de dar dois passos para trás e não alimentar grandes expectativas.

No dia 13/5, Júpiter sai de Aquário e ingressa em Peixes. Esse trânsito indica que os próximos três meses – período em que Júpiter transita em Peixes, depois ele entra em movimento retrógrado e volta para Aquário – são favoráveis para fazer planos, pesar os prós e contras, escutar conselhos e buscar orientações. Júpiter é o grande benéfico conselheiro, e a sua breve passagem ativando seus assuntos de casa 3 pode te dar pistas das mudanças que vão se consolidar no ano que vem. Fique de olho nas melhorias que possam surgir na sua rotina, no trabalho do dia a dia, nas ideias, nos aprendizados e também na convivência pessoal com outras pessoas.

Na contramão, Saturno, seu planeta regente, ingressa em movimento retrógrado. Do dia 23/5 até o dia 10/10, Saturno em Aquário dá alguns passos para trás e reavalia as situações com mais distanciamento. Boa hora para diminuir o ritmo e dar um tempo de certas coisas. Às vezes, estamos tão imersas em determinadas situações que não conseguimos enxergar a coisa toda com clareza. A distância traz perspectiva. Então, não esquente se as coisas parecerem mais lentas. Vai valer a pena mais tarde. Inclusive, é bom pensar em desacelerar, pois temos o trânsito de Marte no seu signo oposto, e isso pode trazer alguma dor de cabeça com forçação de barra, situações invasivas ou atitudes precipitadas. Tenha em mente que você realmente não é obrigada a nada e fique atenta para pessoas ou situações que tentam lhe convencer que você deve algo a elas ou que você precisa fazer coisas que não são do seu melhor interesse. Relações amorosas podem estar um tanto complicadas nessa fase.

Para finalizar, lembre-se de que você está suscetível a influências externas mas que também têm o poder de influenciar outras pessoas. Fique atenta para não querer impor o que você acha melhor para a vida do outro. Tampouco aceite que demandas de fora lhe tirem do seu poder de decisão. Você não é obrigada a nada. Esse pode ser um momento de mudanças nas relações, mas saiba reconhecer quando certas brigas são improdutivas e desnecessárias. Concentre sua energia no que realmente vale a pena e evite disputas de ego que não dão em nada. A força caprica é diabona e ela sabe bem se defender. Mas fique atenta para não exceder limites. O trânsito de Marte em Câncer exige uma cautela especial nas tretas em que nos metemos. Não passe do ponto, reflita bem antes de tomar qualquer decisão precipitada. Faça um bom uso da raiva e de outras emoções a seu favor.


AQUÁRIO

Aquarianes de Sol, ascendente ou Lua estão pessoalmente envolvidas nos principais trânsitos astrológicos do momento. Tivemos uma Lua cheia em Escorpião, Saturno está em Aquário e Urano, Vênus, Mercúrio e Sol estão em Touro, todos signos fixos que fazem aspectos angulares com o seu signo. Esse é um momento que um eixo estrutural da sua vida está em movimento. Você pode estar fazendo mudanças ou iniciando projetos importantes. Isso também pode se refletir nas suas relações. O foco na vida amorosa é reforçado com o trânsito de Vênus em Gêmeos, ativando seus assuntos de casa 5, onde também Mercúrio ficará retrógrado no fim do mês. Esses trânsitos versam sobre o seu desejo e as suas vontades. O que você realmente quer? O que (e quem) te atrai? Em quais atividades você consegue expressar a sua individualidade mais criativa?

De um ponto de vista mais amplo, temos os dois planetas sociais fazendo movimentos impactantes nesse mês. Júpiter transita no seu signo até o dia 13/5, quando ingressa em Peixes. Fique de olho no que estará rolando na sua vida nos próximos três meses, pois isso dará pistas do que será melhor desenvolvido no ano que vem. Em 20/6, Júpiter fica retrógrado e, no dia 28/7, retorna para o seu signo para resolver assuntos inacabados e te dar uma ajudinha nos seus processos de crescimento pessoal. Fique atenta com gastos, pois Júpiter passa a movimentar seus assuntos de casa 2, o que indica aumento de ganhos mas também aumento de despesas. O foco é em tudo o que te sustenta, te alimenta e te ajuda a se sentir em segurança no mais amplo sentido. Esse pode ser um bom período para você finalmente enxergar algumas riquezas suas que antes passavam despercebidas. Júpiter é considerado um grande benéfico, e ele traz uma ajuda extra por onde passa. Do ponto de vista aquariano, um Júpiter em Peixes pode trazer tranquilidade e estabilidade financeira.

Com a retrogradação de Saturno no seu signo, esse também tende a ser um momento mais introspectivo, em que você se volta para si mesma e se concentra no seu mundo interior. Saturno fica retrógrado do dia 23/5 até 10/10. Os próximos meses favorecem reavaliações e exames de consciência. Questões de corpo, saúde e autoexpressão também podem vir à tona para serem melhorados. Tudo isso se refere intimamente a você. Esse vai e vem de Júpiter e Saturno pode indicar mudanças de ideia e de caminhos. Por isso, fique atenta com o excesso de rigidez. Já estamos vivendo um período comandado por signos fixos, o que pode dificultar a mobilidade e a capacidade de fluir com as necessidades do momento. Busque ter atitudes mais flexíveis, e isso pode te ajudar a aproveitar o melhor desses trânsitos. Com Marte transitando em Câncer, dificuldades no trabalho decorrentes de falta de planejamento e de objetividade podem surgir. Ou talvez o excesso de planejamento pode acabar prejudicando o fluxo das coisas.

Você precisa abrir espaço para exercitar outros jeitos de lidar com as suas questões. Fuja de ideias fixas e de apegos. Com Urano transitando em Touro, em quadratura com o seu signo, do jeito que está as coisas não ficam. O céu astrológico aconselha a busca por mudanças e inovações. Tente reavaliar sua postura defensiva diante de certas situações que ameaçam sua rigidez e suas vontades. Nem tudo vai sair como o planejamento, mas isso não é algo necessariamente ruim. Se precisar desmontar toda a sua estrutura e se liberar para testar coisas novas, faça isso! Esse é um momento para ser criativa e não ter medo de se libertar do que te impede de experimentar um outro lado da vida. Se você se desprender e aprender a ser mais flexível, esse é um momento que pode ser muito libertador.


PEIXES

Se prepare, meu amor, porque logo em breve seu planeta regente volta para a sua casa. Em maio, Júpiter ingressa brevemente em Peixes, dando um gostinho do que está por vir no ano que vem. Júpiter leva 12 anos para dar a volta completa no zodíaco. No dia 13/5, Júpiter ingressa no seu signo, trazendo esse sentimento de abundância, resultados, generosidade e realizações para sua vida. Mas esse belíssimo trânsito vai durar pouco tempo, pois no dia 20/6 Júpiter inicia seu movimento retrógrado e, no dia 28/7, retorna para Aquário. A partir daí, Júpiter só retorna a ingressar novamente em Peixes no fim do ano, no dia 29/12. Então, fique atenta para as boas oportunidades que surgirem nesses próximos três meses. Elas te darão pistas de como se preparar para receber as melhorias que vão se consolidar no ano que vem. Como Júpiter é um planeta considerado social, suas movimentações são mais lentas e graduais. Então, a melhor coisa a fazer neste mês é focar em planejamentos e abertura de caminhos. Ainda não é hora de concretizar as coisas, mas já é um início promissor para processos que demandam tempo e paciência.

Fortaleça sua mente e concentre sua atenção no que realmente importa. Talvez você perceba que é o caso de cortar os excessos e abrir espaço na sua vida para receber as benesses jupiterianas. Equilíbrio, conquistas, realizações, reconhecimento e abundância: essas são as promessas de Júpiter. Se dedique ao seu autoconhecimento e a tudo que promova seu bem estar pessoal. Invista em você e no seu desenvolvimento. De outro lado, Saturno inicia sua retrogradação no dia 23/5, indicando um momento para reavaliar o que pode estar te bloqueando e sendo obstáculo para uma vida com mais leveza e liberdade. Pode ter a ver com apego, rigidez, medos e traumas que te impedem de sair da sua zona de conforto não tão confortável assim. Mas vá com calma!! Temos Marte transitando em Câncer, num momento meio atrapalhado e confuso. Quando em Câncer, Marte pode se perder em subjetivismos e as coisas podem facilmente sair de sua proporção. Não se deixe levar por pensamentos negativos de baixa autoestima. É possível ser realista sem cair num ceticismo paralisante. Você tem muitas preciosidades para desenvolver. Não deixe que forças externas te desmotivem. Tem coisas que só você pode saber! Se proteja de atitudes invasivas que tentam enfraquecer seu brilho pessoal.-> Maio pede que você reavalie o uso da sua força ao mesmo tempo que impõe seus limites. Com Júpiter ingressando no seu signo, você vai sentir um gostinho de ter uma aumento no seu poder pessoal. Esse trânsito te convida a refletir sobre sua autoconfiança e seu senso de liberdade. É sobre sua atitude perante o mundo. De qualquer forma, não se pressione a ter tudo resolvido agora. Você está apenas no início de um processo de longo prazo. Resultados já podem começar a aparecer, mas nada está consolidado ainda, e nem precisa estar! Use esse momento para se experimentar e tente encontrar seu caminho para longe do baixo astral.


O ascendente é a primeira impressão que você causa nas pessoas, antes delas te conhecerem de verdade. Confira abaixo o que cada signo ascendente significa.


Vênus carrega a fama de ser o astro que comanda o amor, mas ele é muito mais do que isso. Ele tem a ver com os acordos, a beleza e a forma que cada pessoa tem de se relacionar com tudo que a cerca, inclusive o dinheiro.


Aprendendo mais sobre a Lua, você entende como cuidar de suas feridas emocionais e também passa a compreender mais as pessoas à sua volta.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE