Horóscopo maio: as previsões completas para cada signo
Maio de 2022: uma bagunça maravilhosa.
Maio é o mês da bagunça: precisamos desorganizar a ordem supostamente segura e supostamente confortável que nos embala nessa temporada taurina para só então visualizarmos o que estamos perdendo de nós mesmos e da nossa relação com o mundo lá fora. Não é que dentro e fora sejam tão separados assim, com limites tão bem definidos, mas a maneira como nos apegamos a determinadas verdades e convicções faz com que linhas divisórias (e alienantes) se fortaleçam. Essas linhas dividem tudo numa grande fictícia binariedade, colocando muita luz sobre uma parte e luz alguma sobre outras (a totalidade em si é um mistério). Este é um mês de eclipses, de apagar de luzes: um tempo para se colocar em dúvida, para se enxergar sob outros pontos de vista, abrindo espaço para outros ângulos. Tudo isso pode trazer a ideia de caos e confusão, mas eu gosto mais de olhar pelo lado do caos libertador e da confusão maravilhosa, ao mesmo tempo assustadores e muito esperados.
Eclipsou
Eclipses trazem a imagem do apagar das luzes, o que reflete uma confusão momentânea e uma reorganização que se desenrola lentamente pelo tempo (estamos no eixo dos signos fixos, quadratura entre Urano e Saturno, tudo aqui é denso, imenso, lento). Esse é um período de adaptação a uma nova visão, as coisas ainda não estão claras. Antes precisamos nos acostumar com essa escuridão de um luminar que se apaga. Primeiro o eclipse solar, no dia 30/4. Depois o eclipse lunar, na madrugada do dia 16/5. É como se nosso olhar já estivesse cansado e pudesse, agora, se regenerar no poder da escuridão. Fechamos os olhos (já tão viciados nos mesmos padrões tela/captura de atenção) para ativar outros sentidos.
É preciso dar um tempo. É preciso abrir espaço. É possível se dar uma chance, uma fuga do previsível, uma oportunidade. O conforto é superestimado: conforto de não se arriscar, conforto de não se mexer, conforto de deixar tudo do jeito que está, conforto de se manter apenas no que é conhecido, conforto de não se permitir abalar por dúvidas e abstrações (e se algo fosse diferente? E se as coisas mudassem?). Esse conforto todo tem um peso e um custo. Essa imobilidade é trabalhosa para ser mantida. Uma hora a gente cansa.
Deixar tudo imóvel no seu “devido lugar” tem um preço. Talvez agora seja um bom momento para trocar as coisas de lugar, correndo o risco de quebrar algumas peças, mesmo as consideradas mais valiosas. Talvez agora seja um bom momento para consertar coisas, relembrar que elas existem, e desviar a atenção que foi capturada para apenas uma parte e redistribuí-la para outras. É preciso abrir espaço, dentro e fora. E enxergar o valor que existe também em outras possibilidades.
Marte no comando, Vênus em fúria
Outra novidade astrológica de maio é o ingresso de Vênus e Júpiter em Áries. Vênus já abre o mês focada, sem tempo para enrolações, frufrus e aulas de etiqueta. Já Júpiter espera até o dia 10/5 para entrar no signo de Áries. Nos próximos meses, Júpiter entra em movimento retrógrado e volta para Peixes para consolidar e finalizar assuntos pendentes. Isso dura até o fim do ano. Só no ano que vem é que teremos a experiência completa de Júpiter em Áries. Mas como esse Júpiter tem pressa e gosta de alimentar nossas ansiedades, já teremos um pequeno spoiler do que vem por aí.
No dia 24/5, Marte ingressa em Áries e faz uma conjunção com Júpiter. Em termos astrológicos, esse período traz pistas sobre o astral do próximo ano – e aqui no Brasil coloca mais fogo no parquinho das eleições (leis, justiça, coletividade estão em pauta). O tom é ativo, furioso, impositivo e repleto de disputas. Vênus cansou da beleza tediosa, ela está dando um belo foda-se. E parece que Júpiter se cansou das brisas de união, paz e amor. Agora ele está pronto para lidar com o que vier. Nem tudo precisa ser assimilado, absorvido e acolhido, como acredita Júpiter em Peixes. Júpiter em Áries valoriza as disputas e protege seu espaço, sua energia, suas vontades e sua força para fazer valer sua visão.
Mercúrio retrógrado ri na cara do caos
A vida não tá nem aí para nossos planos. E Mercúrio sabe disso. Talvez seja justamente por isso que ele traduz a boa malandragem, o jeitinho genioso de revirar as coisas do avesso, de se virar nos trinta, de dar seus pulos. Mercúrio sabe negociar com o destino, pois é o planeta que mais entende sobre dualidades e contradições. Nada é só uma coisa. Existe poder em saber navegar na imensa superficialidade que existe no mundo. Andando para trás, Mercúrio vai contra a corrente, e volta no tempo do futuro do passado para mudar o presente. Sem compromisso com certezas ou presunções, tudo pode se tornar uma grande piada para Mercúrio em Gêmeos. Mas é rindo que ele espeta lá fundo, vai vendo… Mercúrio anda para trás do dia 10/5 até 3/6. De Gêmeos, volta para Touro. Observe suas inquietações e dúvidas. E não fuja das contradições e de uma boa confusão, elas até que podem ser divertidas.
Acompanhe os trânsitos do mês:
10/5 – Júpiter ingressa em Áries
10/5 – Mercúrio inicia seu movimento retrógrado
16/5 – Na madrugada, rola eclipse lunar em Escorpião, visível no Brasil
20/5 – O Sol ingressa em Gêmeos
22/5 – Mercúrio retrógrado volta para Touro
24/5 – Marte ingressa em Áries
28/5 – Vênus ingressa em Touro
A seguir, um horóscopo mais objetivo dividido por signos. Pode ler ol e ascendente, se quiser 🙂
HORÓSCOPO DE ÁRIES
Astral de maio: com Júpiter entrando no seu signo, esse é um mês para ocupar mais espaço, soltar as emoções estagnadas, encontrar novos jeitos de estar presente e se mostrar mais para o mundo :))))
O que muda: Júpiter ingressa em Áries no dia 10/5. Antes disso, porém, Vênus já estará transitando no seu signo. Com os dois benéficos passando por Áries, maio é um mês para focar no prazer, na paz interior e no contentamento. Mesmo que o contexto não esteja 100% pacífico (e nunca estará), esses trânsitos aconselham a buscar uma estabilidade emocional que vem de dentro, uma pacificação interna. Calmaria.
Desafios & tretas: Mercúrio inicia sua retrogradação no dia 10/5, mesmo dia em que Júpiter ingressa em Áries. Talvez esse possa ser um bom momento para retomar planos do passado ou coisas que foram deixadas para trás. Você até pode sentir uma urgência de correr e fazer tudo para ontem, agenda ocupada, mil coisas. Mas, se conseguir controlar a ansiedade, vai perceber que o tempo e a lentidão podem lhe favorecer agora.
O que mais você precisa saber sobre os trânsitos do mês: teremos dois eclipses no eixo Touro-Escorpião, o que indica processos cíclicos que envolvem coisas que estão fora do seu controle. Conflitos internos são inevitáveis mas é possível estar em paz diante das próprias contradições. Vênus em Áries quer que você entre em contato com um outro lado seu, que você se permita mais suavidade, o que pode ser difícil para arianes viciadas em estresse. A gente se acostuma com tudo, inclusive com o desconforto. Agora você precisa se desacostumar.
HORÓSCOPO DE TOURO
Astral de maio: Touro está num momento de fugir da previsibilidade, tentando se abrir mais para experiências e novidades. Questões de segurança pessoal e autoconfiança podem estar pegando, mas parece que o desconforto já não assusta tanto. No seu ritmo, você pode estar encontrando novos jeitos de se sentir em segurança, o que traz liberdade. Isso porque Touro é o signo mais desconfiado do zodíaco e, para conseguir se soltar completamente, precisa estar se sentindo muito seguro. Tudo isso tem a ver com a lunação de Touro em conjunção com Urano e o nodo norte.
O que muda: a temporada de eclipses já começou. O primeiro eclipse solar do ano aconteceu na Lua nova em Touro, no dia 30/4. Eclipses têm significados mais coletivos, indicam momentos em que mudamos nossa perspectiva e passamos a olhar coisas que antes passavam despercebidas. Na madrugada do dia 15 para 16/5, teremos outro eclipse, dessa vez, lunar no signo de Escorpião. Esse eclipse tem muito mais a ver com as pessoas que você se relaciona (profissionalmente, amorosamente etc) do que com algo que esteja no seu controle. Aliás, desapegar da falsa sensação de controle é uma chave para entender esses eclipses. Exige desprendimento, algo talvez difícil para taurines mais apegadas.
Desafios & tretas: esse é também um momento para estruturar planos e projetos de longo prazo. A lunação de Touro está em quadratura com Saturno, o que nos traz uma ideia de coisas que se formam lentamente, às vezes com muito trabalho e esforço, às vezes de forma mais fácil do que parecia inicialmente. Seja para acrescentar novas realizações ou hábitos, seja para se desfazer de determinados padrões ou situações, algum tipo de comprometimento é necessário. Por mais contraditório que possa parecer, assumir alguns compromissos e planejamentos pode trazer mais liberdade. É como se você estivesse aprendendo a lidar com o tempo, o seu tempo e o tempo das outras pessoas.
O que mais você precisa saber sobre os trânsitos do mês: esse novo ciclo te faz sentir com mais ênfase a passagem do tempo. Sabedoria, amargura, desencanto, reencanto, tudo isso faz parte desse processo. Você pode se permitir vivenciar mais as suas nuances e, assim, ficar mais de boas com as nuances e contradições de outras pessoas.
HORÓSCOPO DE GÊMEOS
Astral de maio: esse é o mês que Mercúrio fica retrógrado no seu signo. A partir do dia 10/5, Mercúrio passa a andar para trás. Em Gêmeos, esse planeta indica uma expressão muito positiva, boa de improviso, criativa, cheia de recursos e habilidades para se virar e fazer o que precisa ser feito. Com Mercúrio transitando no seu signo, as coisas parecem mais fáceis, e a sua expressão pessoal se torna mais afiada, bem articulada e até mais prazerosa. A retrogradação não diminui isso, mas indica um período em que as coisas ficam mais lentas, a vibe se torna mais introspectiva e coisas que você gostaria de falar parecem sair de um jeito meio esquisito. Quando anda para trás, Mercúrio nos aconselha a também dar dois passos para trás. Revisar planos ou retomar coisas que estavam paradas pode ser uma boa.
O que muda: no dia 20/5, o Sol ingressa no seu signo e inicia um novo ano pessoal para quem tem Sol em Gêmeos. Se você tem ascendente em Gêmeos, esse também tende a ser um momento de renovação, leveza e lucidez. A retrogradação de Mercúrio vai falar sobre um momento em que a dúvida estará muito presente, mas isso não é algo necessariamente ruim. Tem que colocar certas coisas em dúvida mesmo. Se permitir mudar de ideia, reavaliar, escolher outra direção.
Desafios & tretas: Mercúrio inicia sua retrogradação no dia 10/5. Volta para Touro no dia 22/5, ainda retrógrado. Retoma seu movimento direto no dia 3/6 e só volta para Gêmeos direto no dia 13/6. Até lá, processos nada lineares de idas e vindas tomam conta. Tente entender o que pode estar te prendendo, o que está impedindo que você avance.
O que mais você precisa saber sobre os trânsitos do mês: outros trânsitos importantes para esse mês são Vênus e Júpiter em Áries. Vênus já começa o mês transitando em Áries, depois é a vez de Júpiter, no dia 10/5. Esses trânsitos formam bons aspectos com Mercúrio em Gêmeos e indicam momentos gostosinhos com amigues. A energia da introspecção existe, sim, este mês, mas não é a única. Socializar pode te ajudar a ficar mais leve e a colocar as coisas em perspectiva. Conte com a ajuda dos de fé.
HORÓSCOPO DE CÂNCER
Astral de maio: astral foguetinho, cheio de amor para dar. Podemos esperar intensidade com um eclipse lunar (visível no Brasil) na madrugada do dia 15 para o dia 16/5. Com Júpiter e Vênus transitando em Áries, força de vontade, iniciativa e motivação ganham aquele empurrãozinho dos astros.
O que muda: em abril tivemos conjunções importantes rolando entre Vênus, Júpiter e Netuno em Peixes. Esses trânsitos trouxeram um astral de sonho e encantamento. Também falaram sobre inspirações, bons conselhos, estudos e viagens marcantes. Isso pode ter mexido com suas expectativas e aspirações. Agora, em maio, Vênus já está transitando em Áries, e a partir do dia 10/5, é a vez de Júpiter entrar nesse mesmo signo. No fim do mês, Marte também vai entrar em Áries, fazendo uma conjunção com Júpiter no seu Meio do céu. Se em abril tivemos um astral mais sonhador e brisado, agora em maio o mood se transforma com fogo nos olhos e mais ousadia. É como se você caísse na real sobre o que precisa ser realizado, e talvez isso traga um senso de urgência.
Desafios & tretas: acontece que o astral não favorece urgências e nem ansiedades. As coisas vão acontecer no tempo certo. A partir do dia 10/5, Mercúrio inicia sua retrogradação. Esse período de dar para trás, com atrasos e mal entendidos, vai até junho. Mercúrio inclusive volta para Touro para resolver assuntos pendentes. Pode ter a ver com amizades ou com grupos ou situações que pedem união de forças, confusão e gritaria.
O que mais você precisa saber sobre os trânsitos do mês: no fim de abril, no dia 30/4, tivemos o primeiro eclipse solar do ano. Esse eclipse aconteceu na Lua nova em Touro. Na madrugada do dia 15 para o dia 16/5 (no horário de Brasília) teremos outro eclipse. Será um eclipse lunar em Escorpião. Eclipses se relacionam com eventos coletivos e situações que estão fora do nosso controle individual. Mas por influência do nosso contexto, podemos começar a enxergar coisas que antes passavam despercebidas. É que eclipses trazem esse simbolismo do apagar das luzes, o que reflete uma confusão momentânea e uma reorganização que se desenrola pelos próximos seis meses. Esse é um período de adaptação a uma nova visão, as coisas ainda não estão claras, é melhor não se jogar em conclusões precipitadas que poderão ser nocivas lá na frente. Nada de extremismo ou rigidez vai ajudar. É preciso desapegar!
HORÓSCOPO DE LEÃO
Astral de maio: depois do eclipse solar do dia 30/4, o primeiro do ano, as coisas podem estar um tanto confusas e você pode até estar se sentindo desnorteada. Normal cair em confusões às vezes, mesmo que na hora pareça um tanto desagradável. A melhor coisa é desapegar. Inclusive porque teremos um outro eclipse, só que lunar, na virado do dia 15 para o dia 16/5. Esses eclipses se relacionam com transformações para os signos fixos. Falam de lunações intensas, viradas de chave e mudanças nas prioridades.
O que muda: maio já começa com Vênus transitando em Áries, seguido por Júpiter, que também entra em Áries no dia 10/5. Em abril, Vênus e Júpiter fizeram uma conjunção em Peixes, o que do ponto de vista leonino pode soar um tanto incompreensível e até sem sentido. Mas agora os dois benéficos transitam em um signo que fala a sua língua: o fogo. O fogo da convicção, o fogo da paixão, o fogo da motivação. Bom momento para buscar um centramento para a cabeça e uma nova direção. Mesmo com mudanças e imprevistos, é possível se localizar e se entender de forma mais tranquila e segura.
Desafios & tretas: o eclipse da Lua cheia em Escorpião pode trazer significados bem intensos. Do ponto de vista de Leão, a Lua cheia é eclipsada na sua casa 4, se relacionando com situações do passado, memórias, família, casa, vida doméstica e intimidade. Talvez você sinta que trabalho e vida pessoal andam se misturando mais do que deviam, mas a verdade é que realmente esses limites são sutis e as coisas andam cada dia mais misturadas. É um home office que não acaba nunca, é a necessidade de mostrar a cara para vender seu peixe. Esse é um momento para você entender como você se sente com esse contexto, e talvez ressignificar uma coisinha ou outro a respeito do que significa intimidade, vulnerabilidade, exposição e pertencimento. Talvez as coisas possam ficar mais fáceis, talvez você desista de algo, ou talvez você apenas faça o que precisa fazer, se desprendendo de uma ilusória sensação de controle. Deixe ser, deixe estar.
O que mais você precisa saber sobre os trânsitos do mês: Mercúrio inicia sua retrogradação no dia 10/5. Volta para Touro no dia 22/5, ainda retrógrado. Retoma seu movimento direto no dia 3/6 e só volta para Gêmeos direto no dia 13/6. Até lá, processos nada lineares de idas e vindas tomam conta. Tente entender o que pode estar te prendendo, o que está impedindo que você avance.
HORÓSCOPO DE VIRGEM
Astral de maio: o mês está cheio de trânsitos nada básicos. A começar pela retrogradação de Gêmeos que se inicia no mesmo dia que Júpiter ingressa em Áries. Como Mercúrio é o planeta que rege o seu signo, é importante acompanhar o desenrolar dessas idas e vindas. Mercúrio é o planeta que representa nosso jogo de cintura, nossa capacidade de negociar, de articular pensamentos e conversar. Mercúrio é muito lógico e, ao mesmo tempo, contraditório. Ele mais do que ninguém traduz as nossas nuances e incoerências fundamentais. Nessa retrogradação, Mercúrio remexe nas suas aspirações, no que você deseja e está realizando. Pode ter a ver com trabalho, mas não só. Meio do céu é tudo aquilo que almejamos na vida, e o que gostaríamos de oferecer ao mundo. Esses assuntos estarão em reavaliação, revisão e retomada. Pode haver mudança, mas também pode rolar apenas a confirmação de algo que você já sabia mas por algum motivo se esqueceu ou deixou em segundo plano.
O que muda: maio já começa com Vênus transitando em Áries, seguido por Júpiter, que também entra em Áries no dia 10/5. Em abril, Vênus e Júpiter fizeram uma conjunção em Peixes, seu signo oposto. Se abril abriu seus olhos para suas relações e vida amorosa, agora a atenção se volta para tudo o que você pode construir em parceria com outras pessoas. Novos projetos e iniciativas podem agora se mostrar bem vantajosos, mas vale a pena ir com calma e não se atropelar. Defina seus limites e não deixe que outras pessoas ditem o ritmo que você precisa se guiar.
Desafios & tretas: além da retrogradação de Mercúrio, teremos também um eclipse lunar em Escorpião. No horário de Brasília, esse eclipse será visível no Brasil na madrugada do dia 15 para o dia 16/5, de domingo para segunda-feira. Eclipses se relacionam com eventos coletivos e situações que estão fora do nosso controle individual. Mas por influência do nosso contexto, podemos começar a enxergar coisas que antes passavam despercebidas. É que eclipses trazem esse simbolismo do apagar das luzes, o que reflete uma confusão momentânea e uma reorganização que se desenrola pelos próximos seis meses. Esse é um período de adaptação a uma nova visão, as coisas ainda não estão claras, então, é melhor não se jogar em conclusões precipitadas. O negócio é seguir seu instinto, que vai estar afiadíssimo, mas proteger sua energia contra sugações. Não seja uma esponja, filtre bem o que atrai sua atenção.
O que mais você precisa saber sobre os trânsitos do mês: as primeiras semanas do mês contam com o trânsito do Sol em Touro, o que do ponto de vista de Virgem é maravilhoso para estudos, viagens e também para expressar sua visão de mundo com clareza e objetividade. Depois do dia 20/5, o Sol ingressa em Gêmeos, o que traz luz e sucesso para suas realizações, vida social e tudo o que você pode oferecer ao mundo.
HORÓSCOPO DE LIBRA
Astral de maio: esse é um mês agitado na astrologia. Teremos eclipse lunar visível no Brasil, retrogradação de Mercúrio e conjunção de Marte e Júpiter no seu signo oposto. O tom desses trânsitos é de socialização, iniciativas conjuntas e colaboração. Você poderá até estar se sentido mais competitiva, com vontade de se jogar em projetos que exijam seu envolvimento. Aliás, envolvimento é uma palavra-chave para o mês que já começa com Vênus transitando em Áries. Esse é o momento para você entrar em contato com um outro lado seu, um lado mais criativo, feroz e pirigótico.
O que muda: em abril, tivemos conjunções entre Vênus, Júpiter e Netuno em Peixes. Esses trânsitos indicaram um momento mais romântico em que você quis se doar mais para outras pessoas. Foi possível também encontrar ajuda para resolver antigos problemas e facilitações na sua vida profissional. Agora o tom de Júpiter e Vênus mudam e se tornam até mais presentes na sua vida. É como se você conseguisse visualizar suas relações com mais brilho e profundidade. Agora você entende o que te faz ter vontade de se envolver e se apaixonar ou, ao contrário, ficar longe de sugações e incomodações. Tudo vai depender do seu contexto.
Desafios & tretas: Mercúrio inicia sua retrogradação no dia 10/5. Volta para Touro no dia 22/5, ainda retrógrado. Retoma seu movimento direto no dia 3/6 e só volta para Gêmeos direto no dia 13/6. Até lá, processos nada lineares de idas e vindas tomam conta. Tente entender o que pode estar te prendendo, o que está impedindo que você avance. No fim desse processo, você estará entendendo melhor suas prioridades. Esse trânsito também pode indicar mudança de planos e viagens inusitadas.
O que mais você precisa saber sobre os trânsitos do mês: na madrugada do dia 15 para o dia 16/5 (no horário de Brasília) teremos outro eclipse. Será um eclipse lunar em Escorpião. Eclipses se relacionam com eventos coletivos e situações que estão fora do nosso controle individual. Mas por influência do nosso contexto, podemos começar a enxergar coisas que antes passavam despercebidas. É que eclipses trazem esse simbolismo do apagar das luzes, o que reflete uma confusão momentânea e uma reorganização que se desenrola pelos próximos seis meses. Do ponto de vista de Libra, esse eclipse não é tão impactante assim. Vale mais a pena focar no ingresso do Sol no signo de Gêmeos, no dia 20/5, quando tudo começa a fazer mais sentido, iniciando um bom ciclo para estudos, viagens e aprendizados.
HORÓSCOPO DE ESCORPIÃO
Astral de maio: este é um mês doidinho. Pra começar, teremos um eclipse lunar com a Lua cheia no seu signo. Eclipses se relacionam com eventos coletivos e situações que estão fora do nosso controle individual. Mas, por influência do nosso contexto, podemos começar a enxergar coisas que antes passavam despercebidas. É que eclipses trazem esse simbolismo do apagar das luzes, o que reflete uma confusão momentânea e uma reorganização que se desenrola pelos próximos seis meses. Essa confusão tem muito a ver com seu autoconhecimento e como você tem lidado com a sua personalidade, sua identidade e questões que envolvem sua presença. Podemos dizer que esse é um momento para se reinventar, fazer um rebranding pessoal, inventar uma nova personalidade, testar novos lookinhos e novos problemas.
O que muda: em abril, tivemos conjunções entre Vênus, Júpiter e Netuno em Peixes. Foi um astral bem sonhador, delirante e gostosinho de se viver. Agora que já despertamos nosso lado mais lúdico, mais fofo, mais safado, é hora de voltar a atenção para o trabalho, mas não num sentido de disciplina e sofrimento. Agora é hora de se apegar ao confortinho e facilitar sua rotina.
Desafios & tretas: Escorpião é um signo que tende à rigidez e a um certo extremismo. Com Sol e Urano transitando em Touro, o eclipse lunar no seu signo e a quadratura com Saturno em Aquário, a tendência é ir para os extremos e apresentar grande resistência a mudanças. Mas as mudanças são inevitáveis e inclusive desejáveis, a depender do que está rolando na sua vida. Tente dar um primeiro passo para fazer algo diferente, para mudar sua relação com algumas pessoas ou para enxergar as coisas sob outro ângulo. Apenas experimente e talvez portinhas possam se abrir na sua vida e na sua intimidade.
O que mais você precisa saber sobre os trânsitos do mês: também neste mês teremos a retrogradação de Mercúrio, que vai do dia 10/5 até o dia 3/6. Mercúrio fica tão retrógrado que volta para Touro, indicando também um período de reencontros e desencontros. Além de Mercúrio retrógrado, teremos também Marte finalizando seu trânsito em Peixes e ingressando em Áries no dia 24/5. Em Áries, Marte se fortalece, iniciando um ótimo período para resolver pendências, burocracias e trabalhos mais cansativos. Aproveite enquanto você tem disposição para fazer certas coisas. Depois que a vontade e a paciência são gastas, é inútil se forçar. Escorpião não consegue esconder o ranço.
HORÓSCOPO DE SAGITÁRIO
Astral de maio: esse é um mês para seguir seu coração, se sentir mais leve, se divertir mais e apenas deixar as coisas serem o que elas tem que ser! Esse é um mês para confiar no que você é capaz de fazer. Esse é um mês para levantar sua autoestima. Sagitas se sentindo gostosas e de bem com a vida é a missão a ser cumprida. Problemas no mundo? Dificuldades financeiras? Tretas na família? Aluguel pra pagar? Nada disso importa. O que importa é voltar a ser criança de novo, se envolver naquelas brincadeiras bobas e gostosas e só pensar nos problemas no exato momento em que eles baterem na sua porta. O otimismo sagita está me contagiando, por isso espere um horóscopo bem delirante.
O que muda: esse otimismo todo vem do trânsito de Vênus em Áries e do ingresso de Júpiter em Áries no dia 10/5. Em Peixes, Vênus, Júpiter e Netuno dissolveram mágoas do passado, abriram espaço na sua vida e lhe reconectaram com um propósito mais alinhado com a sua visão de mundo. Se você teve coragem para fazer as mudanças necessárias, esse pode estar sendo um momento de comemoração e de abertura para uma nova fase. Depois de um tempo curtindo uma boa introspecção, agora chegou a hora de voltar a se jogar no mundo no bom estilo sagita de ser, sem medo de ser feliz.
Desafios & tretas: claro que nem tudo é perfeito, mas é claro. Sempre vai ter uma tretinha ou outra pra trazer equilíbrio à sagrada ordem do caos. Dessa vez, é Marte transitando em Peixes que deixa um resíduo de estresse e ansiedadezinha. Do ponto de vista de Sagitário, Marte em Peixes movimenta assuntos de casa 4, ou seja, família, casa, intimidade, conforto. Esse é um momento que favorece mais aventuras do que conforto. O que pode até ser mais interessante e menos tedioso.
O que mais você precisa saber sobre os trânsitos do mês: calma que ainda tem mais treta! A partir do dia 10/5, Mercúrio inicia sua retrogradação no seu signo oposto. Podemos esperar reencontros, desencontros e alguns mal entendidos. Nada que não possa ser resolvido depois. Mercúrio retoma o movimento direto no dia 3/6. Esse período também pode favorecer retomadas e conversas que tragam entendimento sobre situações do passado. Antes do mês acabar, Mercúrio retrógrado volta para Touro, indicando que pode ser uma boa dar uma extra revisada em burocracias e questões chatinhas que podem pegar no seu pé. Quem avisa amigo é. Seja doida, mas seja doida consciente. Leia os contratos, revise seus docs, faça uma lista de tudo o que precisa ser lembrado. Em períodos de Mercúrio retrógrado, listas e checagem dupla são nossas aliadas.
HORÓSCOPO DE CAPRICÓRNIO
Astral de maio: um tom mais otimista toma conta das capriquinhas de Sol e ascendente. Com Vênus e Júpiter transitando em Áries, esse mês promete melhorias na vida íntima e no conforto do seu lar. E a gente sabe que, quando estamos bem na nossa vidinha, todo o resto melhora. Esse é um período para buscar paz interior e contentamento. Tente reconhecer o que existe de bom e o que pode ser melhor aproveitado. Prazer, propósito e crescimento são palavras-chave. Mas é claro que nem tudo são flores, então, já se preparem para eclipse lunar em Escorpião e Mercúrio retrógrado.
O que muda: a principal mudança é o ingresso de Júpiter no signo de Áries. Júpiter é um planeta de trânsito lento, e agora em maio nos dá um breve spoiler do que poderá ser melhor desenvolvido no ano que vem. Até o momento, Júpiter estava transitando em Peixes, e ele volta para Peixes nos próximos meses. Mas teremos um tempinho para entender as dinâmicas desse trânsito, que favorece Capricórnio em processos de crescimento, independência e segurança pessoal. Júpiter ingressa em Áries no dia 10/5. Seguindo a onda, Marte também ingressa em Áries no dia 24/5, fazendo uma conjunção com Júpiter. Essa conjunção não é exatamente pacífica, mas pode ser muito transformadora e trazer um impulso para uma maior independência na sua vida emocional.
Desafios & tretas: o próprio trânsito de Júpiter em Áries é interessante e treteiro ao mesmo tempo. Isso porque Áries é um signo regido por Marte, colocando o planetinha da tensão e dos desafios no comando. Pra facilitar, também temos Vênus transitando em Áries, trazendo um senso de suavidade para escolher as brigas certas. Além disso, também teremos um eclipse lunar em Escorpião na virada do dia 15 para 16/5. Do ponto de vista de Capricórnio, esse eclipse traz uma mudança de perspectiva em relação às suas afinidades, hobbies, lazer, amor, tesão e amizade. Pode ser meio confuso no começo, mas com o tempo tende a desenrolar novidades importantes para seus projetos pessoais, capacidades criativas e abertura para envolvimentos amorosos e sensuais, ui.
O que mais você precisa saber sobre os trânsitos do mês: com o Sol transitando em Touro, esse é um momento muito fértil, cheio de possibilidades para que você se experimente em situações novas. Junto com o Sol, também temos Urano transitando em Touro, dando um caráter mais experimental para suas paixões e atividades que você faz por prazer. O foco do Sol em Touro não é o trabalho, mas pode se refletir no trabalho, já que estimula criatividade nos seus projetos pessoais. Além disso, teremos a retrogradação de Mercúrio em Gêmeos a partir do dia 10/5. Ao longo das semanas, Mercúrio volta para Touro, trazendo questionamentos se o que anda consumindo sua energia é realmente interessante para você. Quem está se beneficiando do seu trabalho? A que custo? Por qual razão? Talvez seja uma boa hora para rever os termos de contratos e entender uma forma de usar seu tempo de forma mais construtiva para seus interesses pessoais, ou pelo menos para destinar sua energia para coisas que realmente façam sentido.
HORÓSCOPO DE AQUÁRIO
Astral de maio: esse é o mês da gritaria silenciosa. Abril terminou com o primeiro eclipse solar do ano, no dia 30/4. Esse eclipse aconteceu no signo de Touro, um signo angular a Aquário, indicando movimentações estruturais na sua vida. Isso pode estar se refletindo nas suas questões mais íntimas, de família, casa, vida doméstica e sentimento de pertencimento. Onde você se sente em casa? Isso pode estar mudando, mas com Saturno transitando em Aquário, as mudanças podem vir difíceis. É importante avaliar se a sua rigidez não está dificultando as coisas. Certas mudanças são inevitáveis, mas é preciso também que você se permita e se abra para aproveitar tudo da melhor maneira possível. Saturno acaba pensando muito no futuro, preso em ansiedades e inseguranças. Mas coisas boas já estão acontecendo e já podem ser usufruídas no aqui e no agora. Pode ser clichê, mas esse é um momento para tentar viver no presente, o que pode estar sendo um tanto desafiador.
O que muda: além do eclipse solar que rolou no dia 30/4, teremos um eclipse lunar em Escorpião que acontece na virada do dia 15 para o dia 16/5. Eclipses trazem o simbolismo do apagar das luzes, o que reflete uma confusão momentânea e uma reorganização que se desenrola pelos próximos seis meses. Coisas que antes pareciam muito importantes acabam sendo apagadas, e coisas que antes passavam despercebidas tomam uma importância maior. Essa mudança de prioridades pode estar rolando em algum momento. Esses eclipses estão movimentando as coisas para os signos fixos, envolvendo Leão, Aquário, Touro e Escorpião. Vale a pena dar uma segurada na rigidez e se observar para não cair em extremismos. Tente preservar um meio termo.
Desafios & tretas: também este mês teremos a retrogradação de Mercúrio em Gêmeos, a partir do dia 10/5. Essa retrogradação dura até o dia 3/6, e Mercúrio chega a voltar para Touro. Em Touro, temos Sol e Urano trazendo clareza sobre sua história, suas necessidades emocionais e materiais e também em relação a seus apegos. Parece que essa retrogradação de Mercúrio tem o sentido de retomar coisas importantes para você, mas que por alguma razão podem ter sido esquecidas. Essa retomada pode ser de alguma atividade que dê muito prazer ou que fez parte da sua formação.
O que mais você precisa saber sobre os trânsitos do mês: ainda em maio, teremos o trânsito de Vênus em Áries e o breve ingresso de Júpiter nesse mesmo signo. Até então, Júpiter transita em Peixes, mas a partir do dia 10/5 vai estar dando um spoiler do que vamos estar desenvolvendo no ano que vem. Do ponto de vista aquariano, esse Júpiter em Áries traz muitas ideias, muita criatividade, e muitas oportunidades para lotar sua agenda com trabalhos interesses e bem valorizados. A partir do dia 24/5, Marte também vai estar transitando em Áries, fortalecido, cheio de foco e energia para dar e vender. Sim, o ódio pode ser um combustível incrível. O desafio é saber lidar com a carga explosiva desses trânsitos. Mas Aquário faz bem em receber um pouquinho de fogo de motivação. Vamos lá, galera mulheres!
HORÓSCOPO DE PEIXES
Astral de maio: este é um mês para respirar, se aliviar e se sentir mais leve! Finalmente aquele bando de planeta aglomerando no seu signo está seguindo viagem! No início de maio, já teremos Vênus transitando em Áries, sendo seguida por Júpiter e depois por Marte. Além disso, este mês também conta com o poder de transformação de um eclipse lunar bruxônico em Escorpião, na virada do dia 15 para o dia 16/5. Boa hora para fazer suas magias, seus rituais ou qualquer atividade que você sinta que regenera suas energias e guia sua cabeça. Mas, atenção, tente não fazer muita doidera no dia do eclipse. Faça algo especial antes ou depois. No dia, apenas descanse e medite, se esse for o seu rolê. Esse eclipse trabalha muito com o desapego e com transformações de crenças vistas como limitantes para seu crescimento pessoal.
O que muda: a partir do dia 10/5, Júpiter passa a transitar em Áries. Nos próximos meses, Júpiter vai ficar retrógrado e voltar para seu signo, mas podemos dizer que uma primeira parte desse ciclo de Júpiter em Peixes já foi cumprido. Mas para consolidar as mudanças que esse Júpiter traz para sua vida, isso só vai acontecer no fim do ano mesmo, quando Júpiter encerrar de vez sua visita a Peixes pelos próximos 12 anos. Aproveite esses próximos meses para tirar uma folguinha do autoconhecimento. Se esqueça um pouco, se estranhe!
Desafios & tretas: Marte continua no seu signo, o que pode indicar que irritação está sendo sentida e raiva está sendo passada. Faz parte. Tente canalizar essa raiva, expressar de alguma forma, não guarde tudo em você. Esse trânsito de Marte em Peixes também pode indicar objetividade e assertividade. Se você precisar brigar e se defender, armas não faltarão! Marte transita no seu signo até o dia 24/5.
O que mais você precisa saber sobre os trânsitos do mês: para coroar este mês cheio de trânsitos intensos, teremos a retrogradação de Mercúrio em Gêmeos. Mercúrio inicia sua retrogradação no dia 10/5 e segue andando para trás até o dia 3/6. Sentimento de voltar para trás pode ser marcante nessas semanas. Esse andar para trás pode ser sentido como uma volta ao tempo, uma revisitação de algo do passado, ou um reencontro que pode até ser melhor do que era antes. Períodos de Mercúrio retrógrado nos aconselham a prestar atenção nas nossas dúvidas e oscilações. Esse período tende a ressaltar nossas incoerências fundamentais. Se precisar, não resista a mudar de ideia. Mas pense com cuidado antes de tomar qualquer decisão precipitada. Tudo vai acontecer no tempo certo 🙂 É bom lembrar que nessas próximas semanas você já vai estar passando por um período pós-Júpiter em Peixes. Esse período tende a testar suas decisões. Tem a ver com você sustentar suas mudanças, sustentar sua postura, sustentar sua liberdade. Segura a coroa, gata! Testa na prática o que você sonhou em fazer. Se joga, mas se joga com carinho!
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes