Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

✿.。.:* ☆:**:. Mais um mês começa, dessa vez em plena temporada virginiana. Pelo menos astrologicamente, setembro tem tudo para ser um mês mais desenrolado e suave, mas mesmo assim ainda vivemos no Brasil 2021, por isso é de bom tom - um tom virginiano - manter as expectativas próximas da realidade e maneirar no otimismo. Na real, eu já nem sei mais quem tem coragem de falar em OTIMISMO em pleno Brasil 2021, e também nem quero saber. Um ceticismo saudável é mais do que bem vindo, eu diria que é o novo normal. Vem comigo nesse choroscopinho que eu vou te explicar tudo sobre o astral de setembro .:**:.☆*.:。.✿

Os trânsitos do mês reforçam esse olhar mais pragmático e a busca pelo equilíbrio – algo tão almejado tanto por Virgem como por Libra. No momento temos o Sol transitando em Virgem, e no dia 6/9, a Lua nova inicia a lunação de Virgem. Setembro começa com o fim da lunação de Leão. Esses últimos dias não estão sendo fáceis! Na sexta-feira, dia 3/9, a Lua faz uma oposição a Saturno, entregando que o cansaço delas não é desse mundo (totalmente desequilibradas!!). Mas como a astrologia nos ensina, tudo é passageiro. No dia 6/9 um novo ciclo começa e a promessa é de ser mais leve e desembaraçado. Já a partir do dia 22/9, o Sol ingressa em Libra, iniciando uma nova estação, um momento importante na astrologia. A temporada de Libra também nos aconselha a manter a ponderação e os pés no chão. Devagar e sempre se vai longe, mesmo que no momento pareça que não estamos indo a lugar algum.

PUBLICIDADE

Mas vamos falar um pouquinho sobre Virgem, esse signo que é tão mal compreendido. Virginianes podem surpreender quando fogem dos clichês de uma suposta organização neurótica. Para além do senso comum, Virgem é o signo da adaptação, e está sempre em movimento, sempre aprendendo algo novo, sempre atento com seus olhinhos vidrados nos detalhes, nas vírgulas e nas menores letras. Virgem é um signo que sabe focar na sutileza dos números quebrados e sabe que um pingo a mais pode fazer toda a diferença. Talvez por isso seja um signo popularmente associado à saúde. Virgem é investigador, questionador e gosta muitíssimo de solucionar problemas – seus e das outras pessoas. Virgem se preocupa em ser útil, em prestar um serviço, em consertar o que está torto e quebrado – Virgem quer oferecer algo ao mundo, justificar sua existência, racionalizar seus desejos. Racionalizar os desejos é inclusive um dos problemas de Virgem, pois essa coisa de querer entender tudo e pensar demais corta qualquer brisa e disseca qualquer possível ilusão. Não sobra muito espaço para a fantasia, ao contrário do que acontece com o seu signo oposto, Peixes. Mas uma vida sem encantamento não tem graça. É preciso abrir mão do controle da mente. A subjetividade pode ser assustadora, mas ela é parte fundamental da experiência ridícula que é ser humano. E isso Virgem precisa aprender para poder canalizar toda a sua inteligência questionadora em terrenos mais férteis e de forma mais construtiva.

PUBLICIDADE

Virgem também está relacionado aos processos de cultivo e desenvolvimento do trabalho. Mais importante do que entregamos ao mundo, é como entregamos. Especialmente em 2021, os assuntos de Virgem passam por uma necessária reavaliação. Com Júpiter e Saturno transitando em Aquário (e no momento ambos estão em movimento retrógrado), assuntos de sobrecarga de trabalho, excesso de responsabilidades, exaustão, síndrome do burnout e outros problemas bem atuais são colocados sob uma lente de aumento. Pois é exatamente isso que Virgem faz: coloca tudo sob uma lente de aumento, e às vezes até se cobra para resolver os problemas do mundo. Não à toa, Virgem é um signo muito associado ao serviço e aos estudos. Esses estudos podem ser tanto num formato tradicional acadêmico como numa perspectiva mais experimental, pragmática e autodidata. O importante é que Virgem quer entender como as coisas funcionam.

Virgem é também um signo que aprende muito com tudo aquilo que buga a sua cabeça. Esse signo tem um fetiche pelo mistério e por tudo o que é complicado. E de complicação o momento atual está cheio! Como exercitar a virginianice (e a librianice, a escorpianice e todos os demais signos que falam de jeitinhos de se estar no mundo…) quando vivemos num momento tão radicalmente desequilibrado? Trabalho em excesso, grana em falta, tudo ficando mais caro, o trabalho cada dia mais precarizado, desigualdade alarmante. Tá foda mesmo, e tudo isso afeta nossa saúde de formas extensas e complexas. Se Virgem é também a busca pela cura, é necessário incluir nessa equação o custo de um contexto social em crise como é esse que estamos passando.

No feed do Instagram, é comum ver que a busca e o incentivo por uma vida mais saudável é colocada totalmente como responsabilidade individual – "você precisa acordar mais cedo, meditar, praticar exercícios, tomar o tal do suco verde, ter um planner, fazer terapia e outras receitas para uma suposta vida de sucesso e bem estar..." Essas recomendações descontextualizadas da realidade passam a impressão de que os problemas do mundo só existem dentro da nossa subjetividade, o que torna tudo uma questão de mera rotina, disciplina e inteligência emocional. O que essa visão ignora é a própria objetividade dos problemas econômicos, políticos, ambientais e coletivos, que são a causa de grande parte do nosso sofrimento. Sem uma mudança sistemática, qualquer terapia individual é mero paliativo, o que pode ser bem lucrativo para o capitalismo do bem-estar.

A noia do autoaperfeiçoamento constante e a eterna busca da "melhor versão de si mesma" pode ser um cilada, bino. Nessa matéria da Elle, se fala sobre ortorexia psicológica (um assunto que eu acho que combina muito com os temas suscitados pelos simbolismos de Virgem e Libra, os dois signos que mais se preocupam com equilíbrio). Vale a pena ler se você já se sentiu culpada por não conseguir manter a positividade e a resiliência na hora de seguir as recomendações bem intencionadas de diversas páginas que falam sobre bem-estar. Muitas vezes, o que era pra nos ajudar a nos fazer sentir melhor acaba piorando tudo, trazendo mais ansiedade e novas neuras. "Na busca pelo nirvana, o foco está no eu. A obrigação é apenas sua de se fazer confortável e bem nutrida. O fast-food emocional é vendido sob a promessa de se conhecer para se relacionar com mais harmonia consigo e com o outro, além de produzir melhor (sempre). Mas acaba digerindo pessoas sobrecarregadas, egoístas e que se culpam." (Busca por equilíbrio e harmonia está acabando com nossos nervos)

Mas vamos ao que nos interessa aqui nesse choróscopo: os trânsitos astrológicos de setembro. Abaixo, tudo o que você precisa saber sobre os principais babados astrológicos desse mês:

- A partir do dia 6/9, a primeira semana de setembro é a mais tranquila em termos astrológicos e indica um bom momento para retomar oportunidades e atividades que são benéficas a longo prazo. Mercúrio fará um trígono com Saturno, o que indica um bom momento para entender o que precisa ser repensado e reestruturado. É possível negociar com certos limites e se reconciliar com o tempo. Talvez dar dois passos para trás seja uma boa ideia para reorganizar as suas prioridades. Também na primeira semana do mês, Vênus em Libra faz um trígono com Júpiter em Aquário. Boa hora para acessar coisas que possam ter sido esquecidas, deixadas de lado ou mal entendidas.

- Já na segunda semana teremos uma mudança de status: Vênus ingressa em Escorpião no dia 10/9. Essa Vênus rompe com o senso comum e contraria expectativas do que é considerado o padrão. Essa Vênus em Escorpião vem para causar! Ela faz uma quadratura com Saturno em Aquário no dia 17/9, afrontando tradições. No dia 30/9, essa mesma Vênus faz uma quadratura com Júpiter, remexendo nas nossas concepções sobre o que é considerado bom, justo e desejável. A ordem das coisas pode ficar meio invertida. Existe, sim, uma necessidade de reorganizar valores e prioridades, mas isso não precisa ser feito do dia para noite. Escorpião é um signo lento e bem estratégico. Vênus transita em Escorpião até o dia 7/10.

- Também teremos mais uma mudança de status com Marte ingressando em Libra no dia 14/9. Libra é um lugar bem desconfortável para Marte. Imagine uma guerreira em roupas de princesa. Ela precisa aprender a usar outras ferramentas, mais sutis e indiretas, o que pode ser um tanto desastroso. Além disso, esse Marte está invisível sob os raios do Sol, o que pode indicar coisas prejudiciais sendo realizadas longe da consciência ou de um olhar mais consciente e público. As coisas não são o que parecem ser. Temos uma inversão das coisas: Vênus está num signo marcial e Marte está num signo venusiano. É preciso desconfiar das aparências e do que parece ser bom demais para ser verdade. Marte transita em Libra até o dia 30/10.

- No dia 22/9, temos o início de uma nova estação com o ingresso do Sol no signo de Libra. Este ano, Libra está passando por um momento de expansão, reconexão e reestruturação que tende a ser bem positivo a longo prazo. Finalizando o mês, temos a retrogradação de Mercúrio em Libra a partir do dia 27/9. Preste muita atenção ao que vai rolar a partir do dia 17/9, pois no mês de outubro tudo isso estará em reavaliação. Mas isso já é conversa para o próximo mês…

Acompanhe os trânsitos de setembro:

6/9: Lua nova em Virgem.

10/9: Vênus ingressa em Escorpião.

14/9: Marte ingressa em Libra.

22/9: Sol ingressa em Libra.

27/9: Mercúrio fica retrógrado em Libra.

ღ(¯`◕‿◕´¯) ♫ ♪ ♫ a seguir confira a leitura para o seu signo. Pode ler Sol, ascendente e/ou Lua, se quiser♫ ♪ ♫ (¯`◕‿◕´¯)ღ

HORÓSCOPO DE ÁRIES


Hor\u00f3scopo do m\u00eas de setembro Signo de \u00c1ries

Setembro é um mês para ver as coisas sob outro ponto de vista. Com Marte entrando no seu signo oposto, as coisas parecem mesmo viradas de ponta cabeça. Convém não forçar a barra e observar seus limites. Seu planeta regente se encontra numa zona delicada em que a confusão pode reinar. É preciso ir com calma. Nem tudo é o que parece ser. Talvez você sinta que esse não é o auge da sua assertividade. O que acontece agora é algo cíclico, é aquela confusãozinha básica que rola de tempos em tempos. Para entender essa confusão e passar por esse momento é necessário descansar, colocar as pernas pra cima e visualizar as coisas sob outro ponto de vista. Existe um potencial bem precioso nessa bagunça organizada da temporada virginiana.

Mas é claro que nem sempre é fácil apenas ~relaxar. São mil ansiedades, demandas e complicações. Já faz algum tempo que Quíron anda transitando no seu signo, enfatizando processos individuais e coletivos que nos questionam sobre nossos limites e atitudes às vezes mal direcionadas, às vezes excessivas e autodestrutivas. Contra o que estamos nos revoltando? O que tentamos reprimir e não conseguimos? Será que reprimir é a resposta? E será que nós realmente podemos tudo o que queremos? Outro assunto que os trânsitos do período suscitam são as disputas de poder. Pode mais quem manda mais? Como somos quando temos poder em nossas mãos? E como isso interfere nas nossas relações pessoais?

No astral do mês, o mais aconselhável é observar, silenciar e não agir no impulso. Preste atenção nos desconfortos desse período e veja o que eles dizem sobre você, sua vida e suas relações. De modo geral, setembro tá bom para dar vazão aos sentimentos. O astral já está um tanto seco, é preciso adicionar água nessa equação. Talvez você se sinta impaciente consigo mesme ao se perceber incorrendo nos mesmos erros e padrões. Talvez você se sinta impaciente tendo que lidar com a confusão dos outros e como essa confusão respinga em você. Esse não é o melhor mês para agir bem louca. Apenas observe. Não precisa fazer nada muito radical, nem se cobrar tanto nem tomar atitudes precipitadas. Respeite o ritmo das coisas e as próprias situações vão lhe mostrar o caminho. Esse é um período para se deixar guiar.

Vai com tudo: passe um tempo só, proteja a sua Solidão.
Vai com calma: nas noias de controle. Não é você que vai resolver os problemas dos outros num passe de mágica.



HORÓSCOPO DE TOURO


Hor\u00f3scopo do m\u00eas de setembro Signo de Touro

Setembro é um mês para realizações e desenvolvimento do seu potencial criativo. Boa hora para focar em projetos pessoais e em tudo o que tem a sua cara, seja em algo profissional ou apenas pela diversão. Com a lunação de Virgem, seus processos criativos não são à la louca (apesar de você andar um pouco louca!). Longe dos clichês que romantizam o mito de um gênio criativo, seus processos são fruto de dedicação, experiência prática e, sobretudo, repetição. Talvez você se veja concluindo um capítulo, sintetizando experiências dos últimos tempos, entregando algo mais redondinho, íntegro e coerente com a sua visão de mundo atual. Por tudo isso, esse é o momento para tomar as rédeas da sua vida e não ter medo de tomar decisões, dirigir e organizar as coisas de acordo com a sua visão e experiência. Você sabe o que precisa fazer. Apenas faça. Faça de forma organizada, planejada e racional.

Também em setembro temos uma mudança de status: Vênus, seu planeta regente, sai de Libra e ingressa em Escorpião no dia 10/9. Em Libra, Vênus indicou um momento para resolver pendências e encontrar soluções para perrengues que talvez estivessem consumindo sua energia. Por onde passa, Vênus facilita e suaviza. Transitando em Escorpião, Vênus estará ativando seus assuntos de casa 7: relacionamentos, amor, clientela e tudo que for de encontro com outras pessoas. Por isso, esse é um bom momento para manter uma abertura maior em relação a outras pessoas e encontros. Touro adora se isolar, mas quando Vênus está passando pelo seu signo oposto é de bom tom aproveitar o momento e ver no que vai dar.

Com Júpiter e Saturno transitando em Aquário, seus caminhos estão passando por uma reavaliação, resgate e reabertura aos poucos. Esse é um ano importante para taurines de Sol, ascendente e Lua. Depois de altos e baixos, depois de encarar a real, se perder, se encontrar, agora é hora de se reestruturar de forma mais verdadeira ao que é importante para você. Algumas coisas estão finalmente se consolidando e se cristalizando. Esse processo vai levar mais um tempo ainda, especialmente até o fim do ano. Não podemos esquecer também do trânsito de Urano em Touro, ativando de forma mais acentuada as mudanças e rupturas desse momento. A sua bússola é o seu desejo e tudo aquilo que faz seu olho brilhar. Setembro é um mês para colocar a mão na massa, se envolver, se desafiar.

Vai com tudo: não tenha medo de dar um grande salto. Se joga!
Vai com calma: na agressividade das tauras. Tente canalizar sua raiva em situações mais construtivas.


Vênus carrega a fama de ser o astro que comanda o amor, mas ele é muito mais do que isso. Ele tem a ver com os acordos, a beleza e a forma que cada pessoa tem de se relacionar com tudo que a cerca, inclusive o dinheiro.


HORÓSCOPO DE GÊMEOS


Hor\u00f3scopo do m\u00eas de setembro Signo de G\u00eameos

Diga ufa aí pois esse mês vai ser melhor! Setembro vem com tudo e pode ativar um lado mais leve e divertido do jeitinho geminiane de ser. Esse é um período bom para recuperar coisas esquecidas, reacender paixões e resgatar projetos pessoais, hobbies e qualquer interesse que te faça bem. Os trânsitos do mês estão no grau, mami: Mercúrio, seu planeta regente, transita em Libra, signo onde ele ficará retrógrado no fim do mês. Mas diferente de outros momentos, essa retrogradação promete ser mais construtiva. Confusa, porém construtiva. Durante esse mês e outubro, Mercúrio vai encontrar Júpiter por trígono – um aspecto de facilitação e crescimento. Esse aspecto indica fertilidade de ideias e fertilidade na vida… Se liga, hein.

Esse é um mês para andanças, idas e vindas, se acostume com isso. Não é o melhor momento para tomar decisões superdefinitivas. Com Júpiter transitando em movimento retrógrado até o dia 18/10, pontos importantes para o seu caminho estão sendo retomados, reavaliados e reestruturados. Mercúrio se comunica bem com esse Júpiter. Significa que você terá oportunidade de testar, reavaliar e, aí sim, decidir de vez se vai, se fica ou o que muda - se é que algo realmente precisa mudar. Tudo isso começa se movimentar com mais intensidade a partir do dia 20/9. Mesmo com essas flutuações, você terá chances de entender exatamente o que estará em movimento, então esse tende a ser um processo bem consciente.

Além disso, teremos a lunação de Virgem iniciada a partir da Lua Nova do dia 6/9. Esse ciclo lunar movimentará sua base pelo próximo mês, indicando um período favorável para mudanças no ambiente doméstico. O Sol também estará transitando em Virgem até o dia 22/9, o que significa que esse é um mês bom para abrir gavetas antigas e arrumar a casa de um jeito que você se sinta com mais energia e disposição. Esses trânsitos trazem assuntos muito íntimos para você, coisas que são importantes para você lembrar dos seus porquês, da sua história e onde você se encontra hoje. Setembro é um mês para se localizar a ponto de você se sentir segura o suficiente para arriscar caminhos desconhecidos e testar novas rotas nos próximos meses.

Vai com tudo: renove as ideias, tome um banho de cachoeira, vamos se empoderar!!
Vai com calma: seja louca, mas seja uma louca consciente.


Aprendendo mais sobre a Lua, você entende como cuidar de suas feridas emocionais e também passa a compreender mais as pessoas à sua volta.


HORÓSCOPO DE CÂNCER


Hor\u00f3scopo do m\u00eas de setembro Signo de C\u00e2ncer

Setembro é um mês total mix de emoções. Câncer que já é um signo regido pela Lua vai se sentir ainda mais lunático com os trânsitos doidinhos desse mês. Mas calma! Vou explicar qual trânsito é o mais complicado e você vai poder se preparar bem plena para o que der e vier (ou não). Então, vamos à raiz do problema: o trânsito de Marte em Libra, que começa no dia 14/9 e vai até 30/10. Esse período pode ser mais conturbado. Tretas de família, confusões, mal-entendidos… As coisas podem ficar mais nebulosas e você pode acabar no meio de um perrengue que sequer é seu. Por isso, esse é um período que vale a pena cortar o mal pela raiz e já definir bem os seus limites.

Câncer é um signo que tende a ser muito protetor e conectado com as pessoas. Às vezes, essa tendência a ser tão protetor pode o levar a comprar brigas que não são bem o que parecem ser de primeira. Sabe quando você se envolve numa questão e percebe que o buraco é mais embaixo? Pois bem, com Marte transitando em Libra, nem tudo é o parece ser. Antes de se deixar arrastar para uma confusão despropositada, tente entender para onde você está sendo levada e por quem (e para quê). Tem certas tretas que são apenas desgastantes e improdutivas. E tem certas tretas que valem, sim, o nosso envolvimento completo. Mas nem sempre temos elementos para discernir qual é o caso quando a merda é jogada no ventilador. Muitas vezes, um descuido ou uma atitude impensada podem dar uma dor de cabeça desagradável. Reforce sua atenção para esse tipo de coisa e não se precipite. Antes de chegar na voadora, tente entender a coisa toda com distanciamento e cabeça fria.

Para te ajudar, a lunação de Virgem é totalmente sua amiga. A Lua Nova em Virgem, no dia 6/9, inicia um novo ciclo que vem para fortalecer sua cabeça e suas relações mais íntimas. Eu disse, mix de emoções. Em Virgem, a Lua está localizada na terceira casa a partir do seu signo, e isso é importante na astrologia, pois a Lua se fortalece muito nesse ângulo. Uma Lua bem fortalecida indica um bom juízo, uma cabeça centrada e boas oportunidades de aprendizado e de socialização. Talvez você perceba que, sim, você tem muito a oferecer e pode ajudar as pessoas ao se redor. Mas não se emocione. Entenda seus limites, ok?

Vai com tudo: foco nas transições. Você está atravessando um processo que pode te levar looooonge.
Vai com calma: na calma. Fuja da procrastinação. Não deixe para depois o que você pode fazer amanhã!!



HORÓSCOPO DE LEÃO


Hor\u00f3scopo do m\u00eas de setembro Signo de Le\u00e3o

Finalmente encerramos a temporada leonina de 2021 – e ela veio intensa! Especialmente para quem tem Sol em Leão, as movimentações de agosto terão impacto nesse próximo ano, até o próximo aniversário. E vou te dizer, ser leonina em 2021 não é pouca coisa não, viu? O babado tá vindo com tudo. As movimentações de Saturno e Júpiter em Aquário em quadratura com Urano em Touro sugerem reestruturações importantes para leonines. Seus caminhos estão mudando, suas relações, seus padrões… Suavíssimo como um vulcão. Agora é hora de fazer seu destino. Mas vai com calma! Ainda estamos apenas no começo de um novo ciclo.

Setembro é um mês para entender seus sentimentos. Onde e quando você se sente mais livre? Liberdade é uma palavra-chave para os trânsitos do ano. Essas mudanças todas que estão no horizonte podem proporcionar uma vida mais livre, leve e verdadeira com quem você é. Mas isso tudo precisa passar por um processo. Não precisa acontecer de um jeito à la louca desgovernado. É preciso encontrar um equilíbrio entre emoção e razão, se permitir sonhar e planejar a longo prazo, mas mantendo os pés no chão. De um ponto de vista leonino, o principal trânsito astrológico do mês é o trânsito de Vênus em Escorpião. Esse trânsito fortalece a mensagem de manter os pés no chão, tanto num sentido metafórico, como também num sentido emocional (mantendo expectativas realistas sobre seus limites e necessidades emocionais) e também num sentido literal (pedindo maior conexão com a natureza, com a terra e com um jeito mais lento de se viver).

Vênus transita em Escorpião do dia 10/9 até 7/10, indicando um período favorável para organizar a casa e dar um destino a coisas que você vem varrendo pra baixo do tapete. Esse não é um trânsito dramático. Vênus é o planeta da facilitação, do amor, da beleza, do conforto e da suavidade. Mas, em Escorpião, seus temas passam por reflexões profundas. Escorpião subverte os temas de Vênus e faz perguntas desconfortáveis, porém necessárias. Olhando para trás, lembrando da sua história e da sua trajetória até aqui, que escolhas você deseja manter e o que você sente que precisa mudar? Não precisa agir no impulso. Vênus em Escorpião é lenta e bem calculista. Esse é um momento para ser racional e estratégica. Pense antes de agir. A hora de ser doida ainda não chegou.

Vai com tudo: proteja seus planos do olhar mais público. Guarda pra você!
Vai com calma: não vá com muita sede ao pote. Segura a emoção.

Costuma-se dizer que é melhor deixar contratos, aquisições e decisões importantes de lado durante esse período de movimentação "desfavorável". Mas será que é mesmo necessário dar uma pausa na vida?


HORÓSCOPO DE VIRGEM


Hor\u00f3scopo do m\u00eas de setembro Signo de Virgem

O Sol brilha no signo mais elegante do zodíaco e para virgnianes de Sol, ascendente e Lua um novo reinício está a caminho. Estão sentindo essa renovação? Esse momento é seu, meu amor! Todo seu! Momento de banho de sol, de renovação, de se enxergar, se sentir, se encaixar em si mesme. Agosto pode ter trazido boas novidades. Com Mercúrio transitando no seu signo, a inteligência estava afiadíssima. Na mesma medida que Virgem tem a capacidade de criar problemas, tem o potencial de criar soluções e resolver esses problemas todos (os inventados e os indesejados problemas reais). Agora Mercúrio transita em Libra enfatizando o que te sustenta, te traz firmeza e segurança pessoal.

De forma geral, podemos dizer que setembro é um ótimo mês para fomentar sua autoconfiança, principalmente porque até o dia 22/9 o Sol transita no seu signo e, no dia 6/9, temos o início da lunação de Virgem. Ou seja, o foco é em você mesmo, gatona. Mas cuidado para não confundir isso com autocrítica excessiva, ok? Só seja quem você é, não precisa provar nada para ninguém, não precisa demonstrar força ou poder. Esse foco todo em você reforça atributos de autonomia e poder de ação, mas, de novo, não dá pra exagerar. Aceite ajuda, não tome tudo como sua responsabilidade. Ninguém dá conta de tudo sozinha.

Com Mercúrio transitando em Libra, relações, principalmente de trabalho, estarão passando por um momento de mudanças, novidades, reajustes e reavaliações. Isso porque Mercúrio fica retrógrado no fim do mês num processo que se desenrola até o fim de outubro (especificamente do dia 27/9 a 18/10, mas com aspectos já sendo ativados a partir do dia 17/9). Passinho por passinho, essa retrogradação de Mercúrio tende a ser construtiva a longo prazo, ainda que possa ser bem cansativa num contexto de trabalho e produtividade. Aceite ajuda e faça seus planejamentos financeiros e profissionais. Esse é um mês que coisas novas podem render e abrir novas possibilidades.

Vai com tudo: proteja sua energia de interferências desnecessárias. Seja estratégica. Lembre que Mercúrio vai ficar retrógrado e, em períodos de retrogradação, o silêncio é rei!
Vai com calma: noias desnecessárias, desconfianças tolas e dificuldade para impor limites e dizer uns bons nãos.


Está se sentindo meio sem rumo, em dúvida sobre sua carreira e suas prioridades? Tem entre 25 e 33 anos? Hummm, tem cheiro de retorno de Saturno aí! Saiba mais sobre esse momento e como lidar com ele da melhor forma possível.


HORÓSCOPO DE LIBRA


Hor\u00f3scopo do m\u00eas de setembro Signo de Libra

Bons ventos sopram e setembro promete ser um mês mais suave e leve. Do ponto de vista libriano, muitas coisas estarão acontecendo este mês, num mix de emoções. Sorte a sua que Mercúrio estará ao seu lado, transitando no seu signo e a seu favor. Vamos falar do que é bom primeiro: Mercúrio transitando no seu signo é bom, porque esse planeta traz sagacidade, inteligência, criatividade, flexibilidade e rapidez mental por onde passa. É ótimo para movimentar as coisas, fazer e acontecer. Esse é um mês bom para ser mais ousada e testar umas loucurinhas. O negócio é tentar fazer as coisas do seu jeitinho, sem tentar se encaixar num padrão que não é seu. Abrace seu lado mais mercurinho/esquisito/só seu.

Agora vamos falar dos desafios: Marte entra no seu signo no dia 14/9, onde transita até 30/10. Marte está numa situação bem delicada, pois está muito próximo do Sol, o que na astrologia é chamado de combustão. Significa que as chances de fazer merda aumentam, pois a luz e o calor do Sol podem ser muitas intensos e fritar nossas ideias, prejudicando nosso discernimento e a perspectiva das coisas. Por isso, vale respirar fundo e usar toda a sua librianice para não se jogar em ações precipitadas. Os trânsitos desse período realmente pedem um equilíbrio bem delicado entre aproveitar as oportunidades e não meter os pés pelas mãos. Os dias mais críticos para esse trânsito de Marte serão em outubro, então, falaremos de novo sobre ele e de forma mais detalhada no próximo mês.

O importante para setembro é se jogar nos seus processos, ser cara de pau mesmo – ser cara de pau pode te levar muito longe!! – e aproveitar as novidades que possam surgir. Na sua vida pessoal, esse é um momento para você se surpreender com a sua capacidade de dar conta, de fazer bem feito e de conseguir lidar com elegância mesmo nas situações mais cansativas. Você está entrando num novo nível do jogo. E nem me venha com essa coisa de inferno astral, porque este ano os astros estão a seu favor. Aceite o desafio e veja até onde você consegue ir.

Vai com tudo: os astros estão servindo coisas boas! Aproveita pra pegar o que é seu.
Vai com calma: não se dê por vencida nem aceite a derrota! Este é um mês para você CONQUISTAR e VENCER.

Acreditando ou não no fenômeno, o fato é que aquelas semanas antes do aniversário costumam dar uma canseira na gente. Saiba mais sobre esse período de turbulência e confira dicas para sobreviver a ele.


HORÓSCOPO DE ESCORPIÃO


Hor\u00f3scopo do m\u00eas de setembro Signo de Escorpi\u00e3o

Setembro tem tudo pra ser mais leve e desenrolado. Em agosto, tivemos a lunação de Leão trazendo mudança de rumos. Agora estamos em plena temporada virginiana para consolidar algumas mudanças e dar uma folga na pressão do mês passado. Se agosto foi mais puxado, setembro pode ser mais relax. E assim é, principalmente, porque o Sol e a lunação de Virgem fazem bons aspectos em relação ao seu signo, com o bônus do trânsito de Vênus em Escorpião a partir do dia 10/9. Mas é claro, nem tudo são florzinhas. Este é uns mês que pode esconder complicações, por isso vale a pena ficar de olho e não agir de forma precipitada. Este é um ano de reestruturação para os signos fixos, e Escorpião não fica de fora desse movimento, mas no caso de Escorpião as mudanças vêm de fora e, nesse contexto, é preciso ativar muito jogo de cintura e rebolation.

Que o mundo tá um caos não é novidade pra ninguém. A questão é que não tem como se fechar numa bolha e se isolar de toda confusão do mundo lá fora. Dá vontade de dar uma fugidinha de tempos em tempos? Claro! Todo mundo precisa descansar. Mas hora ou outra o caos respinga na nossa cara. Quando isso acontece, jogo de cintura e rede de apoio são necessários. Estou falando isso porque, em setembro, o seu planeta regente, Marte, entra numa zona um tanto delicada. Bem próximo do Sol, Marte ingressa em Libra no dia 14/9, onde transita até 30/10. Nessa condição tão próxima do Sol, Marte se torna invisível. As coisas não são o que parecem ser, e motivações ocultas, ou padrões do inconsciente, podem nos influenciar fortemente. Por isso, vale a pena pensar duas vezes antes de tomar atitudes precipitadas e desconfiar do que é bom demais para ser verdade. Talvez não seja.

Os problemas mais prováveis desse trânsito é o desgaste de ações que podem se mostrar improdutivas e até prejudiciais. No fim do mês, Mercúrio fica retrógrado para acompanhar esse rolê todo que vai continuar a se desenrolar em outubro. Libra é um signo anterior a Escorpião, o que indica um período em que as coisas não estão muito claras e questões ocultas podem surpreender. Por isso, não é indicado bater de frente nem comprar brigas desnecessárias. Flexibilidade, jogo de cintura, escuta, observação, intuição, descanso, esses são atributos mais interessantes para os trânsitos desse período. Além disso, Vênus estará transitando no seu signo, garantindo que vibes mais receptivas, pacientes e tranquilas sejam priorizadas e recompensadas.

Vai com tudo: como diz a grande filósofa OLX: desapega! Deixa ir. Larga o osso.
Vai com calma: fritação, briguinha de ego, imaturidade, autocentramento exagerado. Não precisa levar tudo para o pessoal, pois nem tudo é sobre você, obviamenty.



HORÓSCOPO DE SAGITÁRIO


Hor\u00f3scopo do m\u00eas de setembro Signo de Sagit\u00e1rio

Setembro tem tudo para ser mais leve e desenrolado, mas não menos importante. Com o Sol transitando em Virgem e a lunação de Virgem a partir do dia 6/9, você pode sentir que esse é um bom momento para brilhar, se movimentar e entrar num fluxo que é importante para o seu caminho. A temporada de Virgem sinaliza um período cansativo, de muito trabalho, mas também indica que as coisas terão uma recompensa. Esse é um bom período para tomar o controle e direcionar as coisas de forma que contemple a sua visão e os seus desejos. Existem boas oportunidades que você pode aproveitar.

O desafio fica por conta do trânsito de Marte, que já anda num momento bem sensível. Cada vez mais próximo do Sol, Marte ingressará em Libra no dia 14/9, onde transitará até 30/10. Quando está assim tão próximo do Sol, Marte se torna invisível e representa problemas ocultos que podem nos surpreender. De um ponto de vista sagitariano, projetos que envolvem grupos de pessoas e equipes podem passar por perrengues e dificuldades. Para lidar com isso, a melhor coisa é limpar terreno, limpar as ideias e desapegar do que se mostrar inviável. A cilada é acreditar em propostas boas demais para ser verdade. Por isso, é melhor ficar atento e revisar bem os detalhes. Mercúrio já transita em Libra e no fim do mês ficará retrográdo, retomando assuntos pendentes que se desenrolarem a partir do dia 17/9. Esse Mercúrio faz aspectos de trígono com o seu planeta regente, Júpiter, que também está retrógrado. Isso indica que esse pode ser um bom período para recuperar oportunidades dadas como perdidas e retomar projetos que estavam parados. Mas essa retomada não vai acontecer do dia para noite. É um processo que envolve idas e vindas nos próximos dois meses.

Outro assunto que essa retrogradação de Júpiter e Mercúrio podem trazer à tona é a respeito das suas relações de amizade, das mais íntimas às mais casuais. Esse é um período que tende a ter muitos encontros, desencontros e reencontros. Eu disse: idas e vindas. Com Júpiter transitando em Aquário, suas amizades mais íntimas e pessoas do seu convívio social mais próximo também podem passar por uma reorganização necessária. Algumas mudanças podem rolar nessas dinâmicas sociais. Se precisar, tire um tempo apenas para si e tente entender que as coisas realmente estão mudando. Com a lunação de Virgem, novos rumos e possibilidades estarão se abrindo.

Vai com tudo: as coisas não são como antes. Reconheça o que mudou.
Vai com calma: nas projeções do que você acha que é o certo. O que serve para você talvez não sirva para o outro.


HORÓSCOPO DE CAPRICÓRNIO


Hor\u00f3scopo do m\u00eas de setembro Signo de Capric\u00f3rnio

Hello, capricas! Setembro é o mês do ROCK delas. Vou explicar: a primeira metade do mês tende a ser mais suave. A temporada de Virgem ativa um bom momento para entender as coisas sob um ponto de vista mais amplo, bom pra abrir a cabeça e visualizar possibilidades e caminhos favoráveis. Com Vênus transitando em Libra, as realizações tendem a se concretizar com mais facilidade. Digamos que Vênus em Libra ilumina seu Meio do Céu e indica que você está, sim, plena de carisma e sorte. A vibe de Vênus é bem receptiva e aberta a tudo o que for feito em colaboração e na parceria. É também um momento perfeito para tirar férias (sonho!). É bacana que você aproveite esse trânsito logo no início do mês. Vênus transita em Libra até o dia 10/9, quando, então, ingressa em Escorpião.

Não que uma Vênus em Escorpião seja ruim. Do ponto de vista capricorniano, o trânsito de Vênus pelo signo de Escorpião coloca luz nas amizades e em tudo o que for feito em equipe e comunidade. A questão da Vênus em Escorpião é que ela é bem diferentona, questionadora e nada tradicional. Até aí, tudo bem. A coisa fica mais delicada quando Marte ingressa em Libra, no dia 14/9. Capricórnio é um signo que gosta muito de Marte: foco, força, ação. Mas quando Marte transita em Libra, ele se expressa de um jeito bem peculiar, mais evasivo e indireto. Além disso, esse Marte vai estar bem próximo do Sol, indicando um período em que seus assuntos se tornam mais ocultos e confusos. Nada é o que parece ser e é fácil perder tempo, dinheiro e energia correndo atrás de furadas… Se liga, hein.

Vale ter uma atenção especial para as tretas que você compra, principalmente se forem coisas relacionadas a conflitos em redes sociais envolvendo grupos de pessoas e a doidera básica desses ambientes. Pense bem antes de tomar partido, se revoltar ou comprar qualquer história que surgir online. Convém manter a cabeça fria. Na dúvida, evite se envolver em tretas improdutivas e espere as coisas esfriarem para entender a história com mais discernimento. A partir da segunda semana do mês, a melhor coisa é proteger sua energia e concentrar sua ação para as suas prioridades. Tenha cuidado para não se desgastar com coisas que não vão te levar a lugar algum. Na pressa você pode tomar atitudes precipitadas e acabar se atropelando no processo. Respire fundo e tente desacelerar.

Vai com tudo: paz interior e casa ajeitadinha.
Vai com calma: será mesmo que você quer abrir essa porta? No impulso de fazer merda, você pode abrir sua vida para coisas indesejadas.

Você tem dúvidas em relação à carreira ou ao seu propósito de vida? Conhecer melhor o seu Meio do Céu na astrologia pode ajudar a achar um norte nessa jornada.


HORÓSCOPO DE AQUÁRIO


Hor\u00f3scopo do m\u00eas de setembro Signo de Aqu\u00e1rio

Vamos lá, Aquário, o astral de setembro promete ir melhorando gradualmente. O mês começa com o fim da lunação de Leão. Essa última lunação movimentou encontros na sua vida. Questões de relacionamentos e parcerias passaram por uma renovação. Agora, com a temporada de Virgem, você precisa lidar com algumas pendências, quem sabe até dar um tempo, recuperar as energias… Seu planeta regente, Saturno, está retrógrado já faz um tempinho, e esse período de reflexão e retomada ainda estão batendo forte no astral. O foco do mês é encontrar uma via de satisfação enquanto as coisas ainda parecem meio paradas. Como você pode se sentir bem hoje? O que você pode fazer pra se sentir melhor no momento presente? Essas são perguntas que Vênus lhe faz.

Desde o mês passado, Vênus vem transitando em Libra, o que é ótimo para você. O trânsito de Vênus em Libra dura até o dia 10/9, indicando um período favorável para buscar orientações, abrir a mente, entender os sentimentos, o que tá pegando, o que tá sendo abafado, quem sabe tirar umas férias. Aproveite a primeira semana de setembro para curtir essa Vênus. Depois, a Vênus ingressa em Escorpião, onde transita até 7/10. Nesse período, você precisará conciliar questões profissionais com necessidades particulares. Questão de priorizar sua saúde, entender suas prioridades, respeitar seus limites… Vênus quer dizer sim para tudo, e Saturno sabe que precisa dizer não para algumas coisas. Tem a ver com você entender seus limites e fazer suas escolhas com consciência do que está sendo valorizado, priorizado e deixado de lado. Não dá pra abraçar o mundo não. É preciso respeitar limites, impor limites e estruturar as demandas.

O desafio do mês é lidar com o trânsito de Marte no signo de Libra, a partir do dia 14/9 até 30/10. Marte já anda em situação delicada pois está muito próximo do Sol, o que indica que seus assuntos – ações, inícios, tretas, rupturas – estão passando por um momento nebuloso em que as coisas se confundem e é fácil se perder na perspectiva, o que pode nos fazer reagir de forma desproporcional. Sabe quando você vai pedir um conselho e sai mais confusa ainda? É mais ou menos isso. É preciso ter cuidado com esse trânsito, pois no fim do mês Mercúrio fica retrógrado também em Libra, e as coisas tendem a ficar mais confusas ainda e emboladas. Desconfie do que parece bom demais para ser verdade. Algumas coisas podem parecer maravilhosas a curto prazo, mas a longo prazo podem revelar problemas desagradáveis.

Vai com tudo: vai do jeito que dá! Não tenha medo de errar.
Vai com calma: na calma. não se enrole, cuidado com a procrastinação. Aproveite o início do mês para fazer seu rolê acontecer. Não seja boba. Quem sabe faz a hora.


HORÓSCOPO DE PEIXES


Hor\u00f3scopo do m\u00eas de setembro Signo de Peixes

A temporada virginiana segue a topo vapor, com Sol e Marte transitando no seu signo oposto. Esses trânsitos colocam luz em situações que podem estar sendo uma pedra no seu sapato. Mas entendendo os seus obstáculos você já sabe onde agir para fazer as mudanças necessárias. Seja cortar excessos, impor limites, contornar um problema ou mudar o que mais for preciso. No dia 6/9, teremos uma Lua Nova em Virgem, iniciando uma nova lunação que vai se desenrolar pelas próximas semanas. O foco dessa lunação é justamente essas relações que podem estar mais complicadas ou que de alguma forma precisam de algum tipo de mudança ou renovação.

A questão de Marte em Virgem é que ele está muito próximo do Sol, o que na astrologia configura uma situação delicada em que os assuntos do planeta próximo ao Sol são ofuscados e invisibilizados. Marte simboliza as tretas, a forçação de barra e também as iniciativas. Como Marte está transitando no seu signo oposto, essas tretas e problemas ocultos podem estar relacionados a coisas que vêm de fora, atitudes de outras pessoas, desencontros e uma pequena confusãozinha. No dia 14/9, Marte sai de Virgem e ingressa em Libra, onde transitará até o fim de outubro.

Também no dia 10/9, teremos uma mudança que pode ser interessante sob o ponto de vista pisciano. Vênus ingressa em Escorpião, onde transita do dia 10/9 até 7/10. Peixes e Escorpião são signos de água que se entendem bem. Essa Vênus indica um período bom para abrir a mente, se localizar nos seus propósitos e objetivos e escutar uns bons conselhos. É também um ótimo trânsito para viajar, refrescar os horizontes e tirar umas férias. O ideal é limpar a mente e o coração e organizar os sentimentos, pois as coisas podem estar um tanto bagunçadas, principalmente em relação a outras pessoas. Foque na sua independência emocional e fuja de situações em que você se sente muito presa ou sugada para os problemas das outras pessoas. É preciso impor limites e desapegar de algumas coisas. O foco de setembro é em ficar mais leve.

Vai com tudo: conte com a ajudinha da terapia e dos amigues para colocar as coisas em perspectiva.
Vai com calma: nessa coisa de ser esponja e absorver tudo para si. Saiba filtrar o que você deixa entrar.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE