Colunistas

Horóscopo Junho: previsões completas para cada signo

2020 tem sido um ano difícil. Nesse cenário restritivo e introspectivo, podemos acessar nossos próprios recursos internos, seja para proteger o que já existe ou para romper com o que já está em vias de ruir.

PUBLICIDADE

Saudades do passado? Vontade de ligar para uma certa pessoa? Retomar contato, dar um oizinho? Vontade de sair correndo? De quebrar tudo? Vontade de mudar de planeta? De viajar no tempo?

Este horóscopo foi escrito com base nos trânsitos astrológicos de Mercúrio em Câncer, Vênus em Gêmeos e Saturno em Aquário, todos retrógrados neste mês de junho. O céu astrológico indica que este é um momento para dar dois passos para trás e reavaliar escolhas/interesses/valores e prioridades (tal qual a mutável Vênus em Gêmeos, dona das melhores perguntas).

2020 tem sido um ano difícil. E isso se traduz sobretudo pelas conjunções de Saturno e Júpiter, primeiramente no signo de Capricórnio e, a partir do fim do ano, em Aquário. Esse contexto saturnino, cheio de desafios e restrições, nos faz encarar nossas monstras com mais intensidade (e intimidade). Nesse cenário restritivo e introspectivo, a disposição para se conhecer pode virar chavinhas e abrir portas. É sobre acessar nossos próprios recursos internos, seja para proteger o que já existe ou para romper com o que já está em vias de ruir.

Junho sem festa junina será inevitavelmente um mês nostálgico. Mercúrio em Câncer resgata memórias, é sensível, oscilante e se comunica diretamente com o estômago. Passinho por passinho, vamos gerenciando as nossas crises de cada dia. Esse horoscopinho não promete verdades, certezas ou previsões infalíveis, é importante enfatizar.

Minhas ferramentas são limitadas. A ideia é propor uma conversinha sincera a partir dos tópicos e assuntos astrologicamente pertinentes para o mês de junho. Você pode ler o seu signo solar, Lua e ascendente, se quiser.

PUBLICIDADE

Palavras têm poder. Esteja atenta. Esse horoscopinho é também um encantamento para direcionar o foco. Um GPS brisado, um sussurro, um estalinho. Que seja sutil, que seja intenso, que venha junho. É bom estar de volta! - Madama Brona

Acompanhe as fases da lua e eclipses deste mês:
05/06: Lua cheia e eclipse lunar em Sagitário
13/06: Lua minguante em Peixes
21/06: Lua nova e eclipse solar em Câncer
28/06: Lua crescente em Libra


Áries

A retrogradação de Vênus retoma situações da sua história que agora podem ser melhor compreendidas. Essas situações se relacionam com a sua comunicação, padrões de pensamento, vida íntima e casos de família. As perguntas de Vênus são as seguintes: O que atrai a sua atenção? Com quem você se sintoniza? Como você expressa suas ideias? Quem te influencia? O que alimenta a sua cabeça? Agora é hora de pensar nessas questões e entender como elas podem estar afetando as suas relações mais próximas com amigues, familiares, amores, vizinhança e também na sua vida profissional.

Atenção para coisas que possam envenenar sua mente e intoxicar seu equilíbrio. Fique atenta para distorções que não refletem a sua verdade. Agora pode ser um bom momento para mudar de ideia, pedir desculpas e se perdoar por bobagens ditas no passado. Áries é um signo regido por Marte, e não tem saco para falsidades e alisamentos. Esse signo gosta de falar o que pensa e ser direto em suas colocações. No entanto, vale a pena pensar duas vezes antes de lançar a braba. Palavras também machucam, afastam pessoas e afetam nosso caminho. Palavras têm poder de inspirar e destruir. Agora que Marte (regente do seu signo) transita em Peixes, a melhor coisa é pensar bem antes de falar e se resguardar. Priorize a escuta. E descanse, meu amor. Não é hora de ditar o curso das coisas ou forçar a barra. Agora é hora de dar dois passos para trás e se deixar guiar.

PUBLICIDADE

Touro

Touro é o domicílio noturno de Vênus, donos de todos os apetites e desejos. Touro intimamente sente todos os movimentos de Vênus, sua mestra-regente. E quando Vênus anda para trás, as tauras fortalecem sua habilidade de se acautelar e zelar por tudo aquilo que valorizam. Se sentir segura é uma questão importante aqui (ou seja: estamos fudidas). O mês de junho favorece reavaliações e a retomada de questões que precisam ser melhor compreendidas. Essas questões se relacionam com tudo aquilo que nos sustenta nesse mundo. Materialmente, questões de grana e organização financeira podem exigir atenção. E, para além do lance material, essa retrogradação pode mostrar coisas que precisam ser reaprendidas ou ressignificadas. De certa forma, é sobre se valorizar e confiar nas próprias habilidades.

São perguntas de Vênus: O que te faz sentir mais segura? De onde vem seu apoio e a sua motivação? Talvez agora seja um bom momento para fazer um ajuste de contas. Ou quem sabe retomar uma parceria, resgatar projetos que foram deixados de lado, retomar contato. O importante é que você valorize o seu trabalho e acredite em si mesma. Não deixe ninguém desmerecer seus esforços ou te convencer de que você não é suficiente, seja lá do que for. Se observe para não cair nas ciladas da culpa. Responsabilidade é muito melhor. Ação constrói, culpa corrói. Ao final desse período, você poderá estar se sentindo mais bonita e competente. Vai, garouta!

Gêmeos

A retrogradação de Vênus no seu signo se relaciona com questões de autoestima, amor próprio, corpo, saúde, vitalidade, prazer e tudo o que diz respeito à sua relação consigo mesma. É sobre se entender e acolher as mudanças corporais, de adaptação e ambientação num momento em que estamos confinadas. O confinamento cobra seu preço em diversos níveis, no psicológico sobretudo. Claro, isso tudo dentro de um pequeno recorte na realidade do nosso país (muitas famílias sequer tem assegurado seu direito de moradia ou acesso a saneamento básico). Mas é fato que freiar um ritmo intenso de trabalho ou vida social e se confinar em casa mexe muito com a gente. Já internalizamos uma velocidade insana e agora uma pandemia (!!) nos faz parar por um tempo indefinido num cenário um tanto caótico e desgovernado (!!). Esse é um momento saturnino que reflete muito essa energia forte de reavaliação das retrogradações. É preciso dar alguns passos para traz e reajustar o caminho.

Nesse contexto, tudo que é coisa começa a pipocar. Incômodos envolvendo inseguranças e baixa autoestima podem surgir pra te encher o saco. O importante é perceber o que é noia e não dar moral para os encostinhos que rondam por aí. Estabeleça seu espaço de equilíbrio e proteja seu círculo sagrado. E se trate com gentileza, isso é importante. Ter paciência consigo mesme é fundamental. Realmente, esse momento não está sendo fácil. Por isso, cuide da sua saúde, se dê um desconto, e foque no que pode te trazer conforto. Respeite seu tempo. Mas entenda que esse também pode ser um momento frutífero. Agora é hora de acessar os próprios recursos internos, regenerando as forças vitais. Seu planeta regente, Mercúrio, anda pelas terras salgadas de Câncer, inundando os pensamentos. Para além da inevitável oscilação emocional, esse trânsito indica uma retomada de assuntos relacionados ao sustento, estrutura, segurança material, organização e planejamentos com pé no chão, se atentando em fortalecer as redes de apoio. É isso, amores. A coisa tá pegando, e a gente tem que encarar. Vamo lá!!

Câncer

A retrogradação de Vênus indica situações que estão fora do seu controle [impossível não falar em pandemia e isolamento social, e o caos todo desse momento. Isso tudo inevitavelmente gera impactos diversos]. Nesse cenário em que a sua casa 12 está ativadíssima, é preciso dar dois passos para trás, respirar, colocar as ideias em ordem, se possível, e se deixar guiar pelos acontecimentos. Noiar em controlar o futuro não vai dar certo, mas planejar pode te ajudar a caminhar de forma inteligente. Tenha em mente que tudo agora está envolto numa neblina, ninguém está conseguindo ter muitas certezas. Essa Vênus faz aspecto de quadratura com o Marte em Peixes [eu disse: caos], o que pode indicar conflitos de crenças, verdades e pontos de vista.

Conclusões precipitadas têm grande chance de estarem equivocadas. É preciso olhar uma segunda vez. Conferir as fontes. Checar com a realidade. Tudo isso nos faz duvidar de nós mesmas e pode ser bem desconfortável. Mas agora é hora de abraçar as vulnerabilidades. Essa Vênus retrógrada vem para resgatar recursos internos e lembrar de coisas esquecidas. O momento também favorece tudo que te aproxima do seu espírito: orações, seus rituais, cozinhar, rezar, cuidar das plantas, tomar banho, atividades meditativas no geral. Essa Vênus também indica um período para finalizar assuntos pendentes e mal resolvidos. Encarando seus incômodos, coisas podem vir a mudar para melhor. É sobre fortalecer a base, lembrar de onde você veio, dos seus porquês, nutrindo sua rede de apoio. Agora é um momento para se dar muito carinho!

Leão

A retrogradação de Vênus retoma situações que precisam ser melhor compreendidas. Essas situações dizem respeito aos seus amores e amizades, sobretudo. Mas também se referem a tudo que influencia seu caminho e traz incômodos dentro da sua própria bolha. É comum que Vênus retrógrada (ainda mais em Gêmeos) amplifique fofocas, burburinhos e conversaiadas. Ela se expressa em irritações, ranços e desgostos. Questões relacionadas à validação social, pertencimento, dinâmicas de grupo e outras situações esquisitas podem surgir para que você se resolva com mais firmeza e autoconfiança.

Nesse contexto de quarentena e isolamento social, estamos mais íntimas das nossas próprias sombras e projeções. É aquela coisa: tu não te moves de ti. E talvez agora seja o momento para encarar de vez essas monstras que nos habitam, conversar com elas, tomar um chá de espelho, sermos honestas. Talvez seja o caso de também se permitir curtir conquistas e usufruir do trabalho já feito. É preciso comemorar as pequenas vitórias, mesmo que dentro desse contexto tão desgastante no qual vivemos coletivamente. As coisas são mesmo contraditórias, múltiplas e, às vezes, isso pode soar um tanto incompreensível para um signo fixo como Leão. Acontece que certezas não estão disponíveis neste momento. É preciso trabalhar com a instabilidade, se deixando guiar. Respeite sua necessidade de descansar e acolha seus limites, minha rainha. Tudo está se movimentando.

Virgem

A retrogradação de Vênus em Gêmeos é importante para você, pessoa que tem um Virgem nervoso no mapa. Seu signo é, digamos assim, primo de Gêmeos. Ambos são regidos por Mercúrio, o planeta da perspicácia, da inteligência, do movimento e da adaptação. Agora é uma boa hora para ativar esse seu poder mercurial. Além de Vênus, Mercúrio também transita em movimento retrógrado no território de Câncer. Isso talvez te dê um tempinho para descansar, curtir os frutos de trabalhos já feitos e observar as novas dinâmicas sociais que estão se formando. Tudo ainda é muito incerto e você precisa confiar na sua intuição, observando os sinais desses tempos. Mas cuidado pra não ficar paralisada fritando. É importante ir fazendo o que se consegue, sem se pressionar para atingir um patamar fora da realidade.

Esse também pode ser um ótimo momento para retomar contatos e fortalecer sua rede de apoio. Você precisa nutrir seu coração. Reavaliando prioridades, vá fazendo do jeito que dá, deixando fluir, acompanhando as flutuações, se movimentando no ritmo do seu corpo, respeitando o tempo das coisas. Feito é melhor do que perfeito. A retrogradação de Vênus movimenta seu meio do céu, retomando assuntos que são significativos. É sobre encontrar prazer na vida, se acertar consigo mesma e se descobrir. Boa hora para retomar projetos, resgatar oportunidades, revisar planos e repensar escolhas/afinidades/valores. Marte anda transitando em Peixes, seu signo oposto, revelando disputas e urgências. Hora de se fortalecer e focar na sua parte, entendendo a importância de uma rede de apoio de confiança. Proteja sua energia e foque no que é construtivo. Certo? Certo!

Libra

A retrogradação de Vênus retoma incômodos para que eles sejam melhor compreendidos. Esses incômodos podem surgir a partir de uma reflexão mais profunda que desafie verdades prontas. Esse é um momento para se questionar e colocar o óbvio em dúvida. Questões relacionadas com validação social também podem surgir, e tudo o que envolver sistemas de crenças, afinidades e pertencimento. É preciso se autorizar para dar certos passos. Antes de seguir em frente, o momento pede cautela e revisão. Parar para pensar, retomar coisas esquecidas ou deixadas de lado, reavaliar escolhas e repensar onde você anda investindo a sua energia. Essa Vênus aplica quadratura a Marte em Peixes, trazendo assuntos de trabalho do dia a dia, organização da rotina e questões de saúde, que pedem uma atenção especial e uma cautela extra. Talvez essas mudanças na rotina e novas percepções coloquem em cheque "verdades" até então nunca questionadas.

Boa hora também para fazer certos ajustes no local de trabalho e no rumo que as coisas vêm tomado. Você precisa fazer o que você sente que é o certo para o seu momento. Essas reflexões podem lhe fazer entrar em contato com as suas sombras. É preciso se encaixar em si mesma. Isso pode alterar o que você mostra ou como se mostra para o mundo. Nos relacionamentos, é hora de dar a devida prioridade para suas escolhas, respeitando suas necessidades. Cuide de você com carinho e aceite receber ajuda. Agora é um momento para entrar em contato com a vulnerabilidade da vida, lembrando do que realmente importa.

Escorpião

A retrogradação de Vênus retoma questões profundas, lá do fundo da alma. É sempre assim, elas gostam mesmo é de intensidade. Mergulhos profundos são agora bem-vindos (eu diria inevitáveis?) — mas certifique-se de usar seus equipamentos de proteção. É preciso tomar fôlego para encarar certas coisas. Hora de dar uma espiada no fundo do baú, fazer uma boa faxina e conversar consigo mesma, regenerando suas forças e lapidando novas prioridades. Essa Vênus retrógrada faz aspecto com Marte em Peixes, movimentando assuntos da sua casa 5.

Como andam os seus desejos? Como você tem lidado com seus amores, amizades e a sua relação com o próprio prazer? O que você quer, o que você realmente precisa? O que é desculpa? E o que mais te motiva? Disputas um tanto confusas podem vir à tona para serem resolvidas de uma vez. Existem questões aí que não são de hoje e revelam incômodos de outros tempos. Pode mexer no ego. Fichas estão caindo para todo mundo. Hora de realinhar os caminhos. Não deixe que o ego bloqueie suas reais chances de transformação. Se possível, exercite a paciência e se deixe guiar. Esse tende a ser um momento de retomar aprendizados e ampliar a sabedoria de vida, além da óbvia reorganização geral dos rumos mais imediatos. De resto, muita energia acumulada, tesão guardado e irritação redobrada. A missão é canalizar tudo isso. Respira, vai na sutileza, foca na suavidade radical. Um pouquinho de surto, um pouquinho de salada. Estamos em adaptação, passinho por passinho.

Sagitário

A retrogradação de Vênus encara o seu signo e lhe intima para entender seus padrões de afeto e relacionamento de forma mais consciente e sincera. Estamos passando por uma situação muito saturnina, de restrição, preocupações e isolamento social, não temos muito para onde fugir: precisamos lidar com nós mesmas. Apesar das dificuldades do momento, boas reflexões e preciosos aprendizados podem estar rolando. Essa situação de pandemia intensifica e acelera questões que já estavam aqui. A retrogradação de Vênus mira na sua relação com o outro, com o diferente e com as múltiplas facetas e possibilidades que existe em cada pessoa. É sobre amor, companheirismo, carências, confiança e padrões de afeto.

O amor, assim como a Vênus em Gêmeos, tem várias facetas e se mostra de inúmeras formas. É sobre ponto de vista e saber ouvir, negociar. Aproveite esse momento para exercitar a escuta ativa e preste atenção nas pessoas com quem você se importa. Para quem você doa a sua atenção? Como você tem tratado seus amores, existe algum padrão já familiar sendo repetido? Existe algum desequilíbrio, algo que possa ser rearrumado, reestruturado, que esteja ao seu alcance? É que nem tudo depende de nós, é preciso respeitar o tempo do outro. Relações são mesmo muito complexas e uma boa comunicação faz diferença. É preciso reequilibrar essas conexões. Também é importante saber preservar a própria energia e voltar para si mesma. Marte transita em Peixes e pede controle de si, domínio das próprias ferramentas e acesso aos próprios recursos internos. Questão de adaptação, rotina e autocontrole.

Capricórnio

Este é um momento para dar dois passos para trás e reavaliar hábitos de rotina, métodos de trabalho e coisas que podem dar problema lá no futuro. Capricórnio já é um signo regido por Saturno e nós estamos vivendo um momento extremamente saturnino. Saturno ama planejamentos, estrutura e organização. Por isso, tudo o que for planejado com pé no chão tende a dar mais certo. Além disso, é preciso respeitar o tempo das coisas. Ter a consciência do seu tempo e do tempo das coisas ajuda a dimensionar as suas reais possibilidades. Agora pode ser uma boa hora para entender mecanismos de autossabotagem e procrastinação. Por que mesmo você tem deixado para amanhã o que você prometeu fazer hoje? O que exatamente tem te puxado para trás, restringindo sua ação? Talvez seja o caso de apenas reconhecer o que anda rolando e se permitir viver este momento, nos seus altos e baixos. Ao não lutar contra, muita coisa pode se revelar mais fácil do que você imagina.

Vênus é um planeta de suavidade, prazer e facilitações. Repensar a maneira que você lida com as dificuldades e desafios da vida pode trazer mudanças significativas para as suas relações, trabalho e satisfação pessoal. Com Marte transitando em Peixes, é preciso dominar a própria mente e filtrar os pensamentos. Agora é hora de se proteger e cuidar bem da cabeça. Mercúrio transita no seu signo oposto, nas terras úmidas de Câncer, e te aconselha a escutar o outro, escutar outras vozes e valorizar a diferença. Não tenha receio de se sensibilizar.

Aquário

Desejos, vontades teimosas que insistem em voltar, saudades, paixão e tudo o que movimenta o seu coração: é sobre isso que versa essa retrogradação de Vênus. O que você realmente quer? O que te faz sentir viva? E como você tem lidado com as suas frustrações? Essa situação caótica de pandemia restringiu nossos planos e confinou nossos corpos em casa.

O trânsito de Saturno no seu signo já nos dá algumas amostras do que vem por aí, evidenciando o jogo de forças que move coletividades. Aliás, isso que chamamos de eu é também uma comunidade. Temos um corpo formado por um todo que funciona em conjunto e se comunica. Nós somos essa soma de forças, esse campo de disputa, esse território que pode ser conquistado, dominado ou libertado (e todas as possibilidades que existem entrelaçadas com o desejo, a vontade e a sorte – em uma palavra: destino). Mas voltando dessa filosofia brisada, vamos focar nos fatos: dinheiro, recursos, possibilidades, compromissos, necessidades materiais de estrutura, trabalho, comida. O que tem te alimentado? Como você tem gerido seus recursos? Esses trânsitos também enfatizam essas questões primordiais. O que você banca fazer? Até onde você pode se arriscar? Como fica o planejamento daqui pra frente? De modo geral, o senso comum diria que essa não é a melhor hora para ousadia. Não seja loka. Mas às vezes ser loka funciona, e Aquário é um signo que sabe muito bem disso. Errar faz parte. Tudo vai ter seu preço. Ficar, ir, deixar pra depois, fugir. Nada pode trazer 100% de garantia. E isso não é exatamente uma novidade de agora. A diferença é que isso está muito mais evidente.

Peixes

A retrogradação de Vênus em Peixes conversa (e às vezes briga) com os planetas que estão em Peixes. No seu caso, questões de vida íntima, casa, assuntos domésticos, família e estrutura de base estão em foco. Mudanças de endereço e na configuração familiar podem estar rolando. Esse é um trânsito impactante para você pois se situa numa espécie de encruzilhada. Para onde ir? Que direção tomar? O que de fato depende de você e o que está além da sua vontade? Vivemos em tempos saturninos, de restrição, desafios e que nos exige responsabilidade social. Marte está andando no seu signo, e isso pode indicar uma vontade louca de simplesmente ligar o foda-se e fazer as coisas do seu jeito.

Talvez bata aquela inquietude: do jeito que tá não pode ficar. Mas as restrições do momento reduzem as possibilidades. Marte quer liberdade acima de tudo e de todos, e traz toda uma vibe inquieta-nervosa-um tanto perigosa e inconsequente. A partir desses trânsitos podemos dizer que esse não é um momento para ceder aos impulsos de Marte. Esse é um momento que exige autocontrole e domínio sobre si mesma. Estratégia. Ação bem pensada. A configuração astrológica desse período promete trazer mudanças e reavaliações nas ideias, na comunicação, nas relações mais íntimas e em tudo o que envolver recursos compartilhados. Talvez esse seja um momento para lembrar da sua história, de onde você veio, de quem te trouxe até aqui. Heranças não são apenas as materiais. Resgatar memórias, se puxar de volta para si mesma, se recolher, se reconhecer, se repensar! É sobre se perdoar e se permitir espiar por trás da cortina, através das ilusões, acolhendo as vulnerabilidades.


Será que a pandemia diminuiu o encantamento pela vida das influenciadoras tradicionais? Nos últimos meses, abriram-se as alas para especialistas que criam e compartilham conteúdos confiáveis — e que hoje parecem representar melhor o significado da palavra influenciador.


A saúde mental virou a bola da vez na internet (ainda há alguém sereno e equilibrado a essa altura do campeonato?). Mas como identificar fontes seguras entre tantas informações desencontradas? Nossa editora Vivian Whiteman mostra o caminho.


Expoente da geração millennial, a autora de Falso Espelho critica o excesso de opiniões e diz que uma manifestação online só é relevante quando leva a alguma ação: "A internet encoraja as pessoas a acreditarem que o discurso já é o desfecho".

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE