Lista de fim de ano para mulheres na meno

As promessas da virada nunca saem do papel? Experimente apostar em objetivos que fazem sentido para você na atual fase da vida.


ilustracao simula ímas de geladeira coloridos
Ilustração: Gustavo Balducci



Você acha que agora é game over só porque entrou ou está entrando na meno?! Deixa a gente te falar uma coisa: menopausa pode ser tudo, menos pausa. Primeiro, porque a vida não acaba – o que acaba é a menstruação – e, segundo, porque todas vamos passar por isso. Pelo menos, todas que tiverem sorte, claro. Então, aproveitando que as listas de promessas para o ano que vem já começaram a pipocar por aí, que tal fazer uma personalizada? Como assim, SHEt? Simples. Em vez de dar um copy/paste nos clássicos emagrecer, começar academia, aprender um instrumento, economizar, beber menos e ler mais, que tal nesse ano apostar numa lista que faz sentido para você nessa fase? Fica tranquila, a gente te dá algumas dicas e ainda te explica o porquê de cada uma delas. Afinal, fazendo sentido, talvez fique mais fácil de cumprir a promessa.

1 – Você gosta de malhar? Ótimo. Ah, não gosta? Mulher do céu, vai na base do ódio, mas vai! Nessa idade, atividade física não é só uma questão de estética. Com o tempo, nós vamos perdendo músculos e eles são fundamentais para nos mantermos em pé na velhice. Carrinho elétrico no shopping pode até parecer divertido, mas na 25 de Março não rola.

2 – Se liga na mamografia. Esqueceu de fazer esse ano? Já marca a sua para janeiro mesmo. Segundo dados do INCA (órgão auxiliar do Ministério da Saúde), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil e, quanto mais cedo ele for detectado, mais chance de cura.

3 – Suplemente a alimentação! Na menopausa, o desequilíbrio hormonal desencadeia o dominó do envelhecimento. Por isso, nesse momento, a alimentação pode e deve ganhar um super aliado, que é a suplementação! Ela não só ajuda a desacelerar os processos do envelhecimento como também contribui para minimizar os tão incômodos sintomas dessa fase da vida da mulher. 

4 – Fuja de regimes malucos. Dietas muito restritivas por longos períodos não costumam ser uma boa escolha. Isso porque elas levam a importantes deficiências nutricionais e, depois dos 40, quando a regeneração óssea é mais lenta e a perda de músculos já está em andamento, a carência de alguns nutrientes pode acelerar esses processos. 

5 – Capriche na proteína. Ela é fundamental para a formação, manutenção e reposição de muitos tecidos, particularmente, da massa muscular – que, além de nos ajudar a evitar quedas no futuro, também nos protege de várias doenças crônicas. Carne, frango, peixes e ovos são considerados as melhores fontes porque oferecem os aminoácidos que o corpo não fabrica. Já no reino vegetal, ainda que em menores teores, as proteínas podem ser encontradas, principalmente, em leguminosas como feijão, ervilha, grão-de-bico e lentilha, e também na quinoa. 

6 – Leeeeia! Segundo um estudo publicado pelo jornal Neurology, quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, contribuindo para retardar os sintomas de doenças como Alzheimer e Parkinson. Isso ocorre porque a leitura potencializa a memória e a aprendizagem. 

Pronto. Agora é ano novo, vida nova. Porque se em 2022 você achou que a vida tinha acabado por causa da meno, se prepare, porque em 2023 você tem tudo para ressuscitar!

Camila Faus e Fernanda Guerreiro são criadoras do @she____t. Uma plataforma de conteúdo feita para mulheres que acreditam que a idade dos “enta” rima com experimenta.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes