Rita Lee por (ir)rita lee
Uma seleção de frases da rainha do rock, ovelha negra, feiticeira e musa eterna.
Descrever Rita Lee é correr o risco de deixar muita coisa de fora. Depois de muito pensar, escrever e reescrever sobre essa mulher que, não à toa, é conhecida como padroeira da liberdade, resolvemos que Rita falaria por ela mesma, exatamente como fez em toda sua vida. Passeando por quebra de padrões, sabedoria, ironia, consciência, sororidade, inteligência, talento, menopausa, religião, envelhecimento, sexo, criatividade ela não só falou, mas, sobretudo, viveu a liberdade.
Para nós, o tipo de exemplo para se beber na fonte. Fala, Rita!
“Adoro cicatrizes, tatoos da vida. Me fazem lembrar que eu fui mais forte do que aquilo que me feriu…”
“O envelhecimento para a mulher é muito louco, então, a gente fica com poderes, a gente fica mais atenta à sutileza do invisível, do espiritual falando com você.”
“É aquela velha história, enquanto a gente faz planos e acha que sabe de alguma coisa, Deus dá uma risadinha sarcástica.”
“Estou gostando muito desta Rita de hoje. Ela é a mais familiar para mim. Sinto que sempre fui essa daqui e representei as outras. Sinto que essa sou eu, com meu cabelo branco, minhas rugas, de bem com tudo o que vivi e continuo vivendo.”
“Você não deveria temer a morte mais do que se envergonhar da vida medíocre que leva.
“Você nem imagina a imensidão do quanto e estou pouco me fudendo para o que dizem. A vida é curta e eu, grossa.”
“Subo no palco não como líder, como modelo, como artista. Sou representante de uma porção de perguntas, respostas, dúvidas.”
“O medo de sofrer é pior que o sofrimento em si. Todos vão me machucar, só me resta escolher quem merece minha dor.”
“Se um belo dia você me encontrar pelo caminho, não me venha cobrar que eu seja o que você imagina que eu deveria continuar sendo.”
“Dói mais sorrir na frente dos outros do que chorar sozinha, mas não devo levar a vida tão a sério porque ninguém sai dela vivo.”
“Essa coisa do envelhecer é uma outra fase, é uma feitiçaria feminina, assim como a menstruação é uma feitiçaria feminina.”
“Se eu encontrasse com a Rita dos 17 anos e pudesse dar um conselho a ela? Envelheça! Mas saiba que envelhecer é uma loucura! Envelhecer não é para maricas. Daria conselhos para ter mais cuidado com a postura, com a coluna! E também diria: experimente todas as coisas que quiser, mas se proteja um pouco mais.”
“Hormônios femininos não causam irritação. São os hormônios masculinos que ficam falando aquelas merdas lá e elas se irritam…”
“Você não precisa me entender, basta me amar. Se não me amar, basta me aceitar. Se não me aceitar, dá unfollow e não se fala mais nisso.
“Atrás do meu sorriso existe tudo o que você nunca vai entender. Nāo critique o que você não entende. Você sabe meu nome, mas não minha história.”
“Nada contra quem apela a botoxes e plásticas, mas eu “garrei” carinho nas minhas rugas, pelancas e cabelos brancos, essa é a minha old new face.“
“Mulheres têm a idade que merecem, homens serão sempre crianças.”
“É um tal de política destruindo a liberdade, de medicina destruindo a saúde, de jornalismo destruindo a informação, de advogados e policiais destruindo a justiça, de universidades destruindo o conhecimento, de religiões destruindo a espiritualidade. Confie em Deus, mas tranque o carro.”
“Quando eu morrer, posso imaginar as palavras de carinho de quem me detesta.”
“O envelhecer para mim foi uma surpresa, porque eu nunca fui velha na vida.”
“Meu único defeito é não ter medo de fazer o que gosto.”
“Enquanto o tempo vai passando, eu fico loucamente séria. Quem me dera ser e não ser.”
“Gosto de mim, mas não é muito confortável ser eu.”
“Toda mulher quer ser amada, toda mulher quer ser feliz.”
Camila Faus e Fernanda Guerreiro são criadoras do @she____t. Uma plataforma de conteúdo feita para mulheres que acreditam que a idade dos “enta” rima com experimenta.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes