Tão ruim que é bom

Numa madrugada insone, Erika maratona novo reality de dança na TV, mas elogia tanto o programa que nos faz achar que talvez ele não seja tão péssimo assim…Trash ou camp?


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Ilustração: Mariana Baptista



É tão ruim que é bom. 

E esta coluna nem é sobre Tudo ao mesmo tempo em todo o lugar, que é tão ruim que é ruim mesmo, irritante, insistente e histérico. Quase acho que o marketing do filme foi concebido para dividir opiniões neste nosso mundo polarizado, porque se fala mais do gostei/não-gostei do que das eventuais qualidades do filme. Ah, mas ganhou o Oscar… Bem, o Oscar, né? Outra grande manipulação da indústria estadunidense a que nos permitimos, felizes. Cate Blanchett, sempre sublime, estava linda na cerimônia e é isso o que importa, aparentemente, segundo as listas, posts, análises de quem estava bem, quem errou, quem acertou etc. etc. etc. Que ano é hoje mesmo? Seguimos.

Lamentei Cate Blanchett não ter ganho. Mas também não assisti (ainda) ao filme, que parece que não vai chegar à minha sala favorita de cinema, o streaming. Não vi também ainda os outros filmes, e nem sei se vou ver. Vi Triângulo da tristeza (tava no streaming) e, na real, prefiro White Lotus.

Tá polêmica esta coluna hoje.

Estou divagando porque, na real também, é bem trash o assunto principal daqui destas mal-traçadas linhas. Trash não: camp. 

O concept do camp vem lá da Susan Sontag, em seu seminal texto “O que é camp”. Se é tão ruim que é bom, escreve a deusa lá nos anos 1960, é camp. Daí, quem nunca, né?

E esta coluna nem é sobre o BBB. Ufa.

Estou falando de Dance 100. Tá no Netflix.

Afogada numa virose medonha, sem paciência para ler ou dar scroll na vida dos outres, com a cabeça explodindo, numa dessas madrugadas insones em que tentava não notar a verdadeira cratera aberta em minha cama (assunto para outra hora), decidi dar uma chance ao programa.

Afinal, fui bailarina e até crítica de dança de jornal em priscas eras. E amo, amo, amo, um realitizinho de competição mansa e de preferência queer, tipo RuPaul e So you think you can dance, a que assistia em estado de êxtase na cama com Zarif. Até da Dança dos famosos a gente gostava. [emoji da vergonha].

O concept de Dance 100 é o seguinte: nada de júri ranzinza ou de comitê de especialistas. Em formato democrático, portanto, quem decide é a maioria. Funciona assim: quem compete são profissionais da coreografia, que também dançam, mas que têm de criar coreografias absurdas primeiro para sete, depois para 20, depois para 25, 50 e 100 dancers, seguindo temas e propostas diferentes a cada episódio. Então a galera da coreografia é julgada por quem dança e executa as coreografias em si, levando em conta o processo, se a pessoa é bagunçada, se sabe o que está fazendo, se trata bem a coleguinha, se sabe valorizar talentos individuais. 

Tem alguns competidores totalmente irritantes, e uns números super, supercafonas. Porém, as músicas são ótimas (de Skee-Lo a Cardi B) e os dançarinos, dançarinas e muitos dançarines (há uma evidente preocupação de representatividade e diversidade de corpas e corpos) dançam muito, com aquele ataque, força e energia característicos do estilo americano de performance e palco, dos musicais da Broadway (venho de lá também) até os videoclipes. Os números são muito bem filmados, o palco é giga, cheio de efeitos, nunca repetitivo, e as 500 pessoas da plateia não param de gritar. Ou assim faz pensar a edição nervosa do programa, que nos coloca lá dentro.

A hostess acerta o tom. Ally Love é também dançarina e instrutora celebrity de Peloton (aquela bike de exercício que virou mania nos Estados Unidos na pandemia). Ferve na medida certa e deixa você atenta ali para a decisão e para a opinião do elenco (ô, gente silenciada historicamente, essa do balé). Então tem uns momentos meio “shady” também, na melhor tradição de Paris is burning, Na cama com Madonna e “RuPaul Drag Race”, chochação pura.

Maratonei e acabei logo. 

A propósito: a pessoa para quem eu estava torcendo não ganhou. Que venha a segunda temporada.

Esta coluna é dedicada a Juliana Andrade, que também ama um programa ruim na TV, e ao ariano Fernando Zarif, in memoriam.

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