Dalton Paula está entre os dez vencedores do Chanel Next Prize 

Prêmio promovido pela maison francesa tem Tilda Swinton e o curador Hans Ulrich Obrist entre os jurados.


chanel paula dalton LD
Foto: Divulgação



Dalton Paula está entre os dez premiados pelo Chanel Next. O prêmio de cultura oferecido pela maison francesa é concedido a cada dois anos a artistas internacionais que estão redefinindo suas áreas de atuação.

Cada um dos dez vencedores será contemplado com 100 mil euros em financiamento para seus trabalhos e participará de um programa de mentoria de dois anos com parceiros culturais da Chanel, que inclui o Royal College of Art de Londres. A atriz inglesa Tilda Swinton e o curador suíço Hans Ulrich Obrist estão entre os jurados desta edição.

Dalton Paula Elle Brasil00521

Ensaio inspirado na obra de Dalton Paula, fotografado por Edgar Azevedo e publicado na ELLE Volume 01

LEIA MAIS: BEYONCÉ RESGATA RAÍZES NEGRAS DO COUNTRY EM “COWBOY CARTER”

Além de Dalton, os vencedores de 2024 são o cantor e criador Davóne Tines​, a artista visual Tolia Astakhishvili​, a coreógrafa Oona Doherty​, o artista visual Ho Tzu Nyen​, a poeta e musicista Moor Mother​, a compositora Anna Thorvaldsdottir​, o desenvolvedor de jogos Sam Eng​, o cineasta Kantemir Balagov​, a cineasta e artista Fox Maxy, oriundos de países como Reino Unido, EUA, Irlanda, Singapura e Geórgia. “Cada um é um catalisador e pioneiro. Cada um está trazendo mudanças significativas em uma infinidade de campos culturais, da arte e ópera ao cinema e design de games”, disse Yana Peel, diretora global de artes e cultura da Chanel.

Artista e educador, Dalton foi assunto para a ELLE Volume 1 e inspirou o editorial de moda Sobre amor e diáspora. O trabalho do artista, nascido em Brasília e baseado em Goiânia, onde fundou o Sertão Negro Ateliê e Escola, foca nas histórias e vivências afro-brasileiras, passando pela fotografia, pintura e vídeo. Dalton tem pinturas no acervo do MoMA e já apresentou exposições individuais no Masp e na Pinacoteca do Estado de São Paulo. A partir deste mês, mostrará seu trabalho na 60a edição da Bienal de Veneza.

LEIA MAIS: MARIA BETHÂNIA É TEMA DE MOSTRA COM FOCO NA FORÇA DE SUAS PALAVRAS

 

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes