Morre aos 80 anos Françoise Hardy

Um dos símbolos da canção dos anos 60, francesa foi também um ícone de estilo.


François Hardy
Foto: Getty Images



Françoise Hardy, um dos ícones da canção francesa dos anos 1960, morreu aos 80 anos, segundo comunicado do seu filho, Thomas Dutronc, na noite desta terça-feira (11.06). Hardy foi uma das representantes do movimento iê-iê-iê na Europa dos anos 60 e furou o cerco masculino da música francesa na mesma década, compondo e interpretando suas próprias canções. O single “Tous les garçons et les filles” (1962), um dos seus maiores sucessos, vendeu mais de 2 milhões de cópias. 

Nos anos 70, Hardy transcendeu o pop interpretando canções de nomes como Leonard Cohen. No fim do anos 90, colaborou com a dupla Air. Além do francês, Hardy gravou em diversas línguas, foi do rock a canções intimistas, em uma carreira de mais de 50 anos e 30 álbuns.

A cantora também foi símbolo da elegância francesa, atuou em filmes de Roger Vadim e Jean-Luc Godard e era uma entusiasta da astrologia. A causa da morte não foi revelada, mas a compositora recebeu seu primeiro diagnóstico de câncer no início dos anos 2000, o que a fez se afastar da vida artística, chegando e defender a eutanásia em entrevistas.

LEIA MAIS: CAT POWER FALA À ELLE SOBRE GRAVAR BOB DYLAN EM SEU NOVO DISCO

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes