MAM Rio mergulha em seus 75 anos com mostra

Museu reuniu 500 itens para repassar sua história com foco em suas três primeiras décadas.


Edival Ramosa
Obra de Edival Ramosa Fotos: Fabio Souza



Cenário para importantes mostras e movimentos culturais, além de peça importante da paisagem carioca, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro completa 75 anos neste 2023.

Para contar essa história, o espaço à beira da Baía de Guanabara exibe Museu-escola-cidade: o MAM Rio em cinco perspectivas, com curadoria da equipe da instituição. Diante do desafio de contar essa trajetória de décadas do MAM Rio, criado como um museu-escola, a equipe focou em suas três primeiros décadas, quando a instituição desempenhou um papel de profundo protagonismo. Foi também em 1978, exatos 30 anos após sua inauguração, que o museu sofreu um incêndio que interrompeu exposições, destruiu metade do seu acervo, além de sua biblioteca.

Esse passeio histórico que a exposição propõe se dá por meio de cinco eixos que guiaram sua história a educação, o design, a experimentação na produção artística, a Cinemateca do MAM e os movimentos artísticos na história da arte brasileira e internacional.

Vista museu escola cidade Fabio Souza 2

A mostra no MAM Rio

Entre os 500 itens reunidos, há documentos e impressos, “uma parte documental gigantesca”, resume Erika Palomino, gerente de comunicação e design da instituição, além de colunista da ELLE. “A gente quis trazer esses documentos que estiveram distantes do grande público e que ajudam a contar a história do museu”, conta ela.

Esses registros são exibidos ao lado de obras selecionadas entre mais de 16 mil itens do acervo. Museu-escola-cidade reúne 200 trabalhos de mais de 90 nomes da arte brasileira e internacional, como Abraham Palatnik, Anna Maria Maiolino, Cildo Meireles, Lygia Clark e Tunga, que reforçam como o museu foi um espaço de experimentação.

Vista museu escola cidade Fabio Souza

Cadeiras de Le Corbusier, Irmãos Thonet e Joaquim Tenreiro

Para Beatriz Lemos, curadora da instituição, o MAM Rio não somente abrigou manifestações artísticas, mas apoiou e incentivou a experimentação. “A ideia da mostra é dar visibilidade a esses momentos em que a instituição foi um espaço único de vanguarda”, conta ela.

Em tempo: o museu oferecerá desconto para assinantes da ELLE Brasil de 10% na compra online de edições completas ou especiais do Clube de Colecionadores do MAM Rio, mediante o cupom PARCEIRO10, e 20% na adesão ao Programa Agente MAM (categorias Individual e Dupla), através do cupom ELLEBRASIL20.

Vista museu escola cidade Fabio Souza 1

Segmento dedicado à Cinemateca do MAM Rio

MAM Rio: av. Infante Dom Henrique, 85. Até 03.12. Mais informações em www.mam.rio

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes