Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

No dia da Consciência Negra, O Bastardo inaugura a individual Pretos de Griffe, na Casa Triângulo, em São Paulo. A série reúne retratos de artistas negros como Kayne West, o rapper Playboi Carti e Mano Brown, entre outros nomes além do showbiz. "Não tem a ver com ostentação. Tem a ver com normalizar o sucesso do preto periférico", disse o artista à ELLE, em entrevista publicada na Volume 04. Os personagens das pinturas de Bastardo têm cabelos coloridos, descoloridos e vestem roupas em tons neon, refletindo seu empoderamento.

Ele próprio chegou a ouvir que "ser artista é coisa de rico" e que não poderia viver de suas obras. Aos 24 anos, Bastardo vive entre o Brasil e a França, onde estuda na Escola de Belas-Artes de Paris. Ele começou grafitando na Baixada Fluminense, fez diversos cursos a convite dos professores na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), no Rio, onde sua mãe trabalhou como recepcionista. A escola também possibilitou que ele estudasse por convênio na instuição francesa.

Bastardo clicado por Cris Madureira, com styling de Flávia Pommianosky e Davi RamosFoto: Divulgação


Anos atrás, quando foi convidado para sua primeira exposição – ele participaria de coletivas no Museu de Arte do Rio (MAR), Sesc Madureira (RJ) e na EAV Parque Lage –, o artista decidiu que teria um pseudônimo. "Por não ter tido um pai presente, fui tratado de forma diferente pela minha própria família. Eu era tratado como um bastardo. Quando comecei a assinar minhas obras, pensei: 'Não quero mais ser um bastardo. Vou ser O Bastardo'", disse à ELLE. "Quantos bastardos temos na sociedade? Quantos garotos periféricos são colocados nessa posição?".

PUBLICIDADE

Pretos de Griffe: de 20 de novembro até o dia 29 de janeiro de 2022, na Casa Triângulo.

Divulgação

Playboi Carti da série "Pretos de Griffe", por O Bastardo.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.