Cultura
O Bastardo inaugura exposição "Pretos de griffe", em São Paulo
"Tem a ver com normalizar o sucesso do preto periférico", diz o artista.
19 de November de 2021
Divulgação/ O Bastardo
Receba os quatro volumes impresso anuais e
acesse a ELLE View, nossa revista digital mensal.
"Tem a ver com normalizar o sucesso do preto periférico", diz o artista.
No dia da Consciência Negra, O Bastardo inaugura a individual Pretos de Griffe, na Casa Triângulo, em São Paulo. A série reúne retratos de artistas negros como Kayne West, o rapper Playboi Carti e Mano Brown, entre outros nomes além do showbiz. "Não tem a ver com ostentação. Tem a ver com normalizar o sucesso do preto periférico", disse o artista à ELLE, em entrevista publicada na Volume 04. Os personagens das pinturas de Bastardo têm cabelos coloridos, descoloridos e vestem roupas em tons neon, refletindo seu empoderamento.
Ele próprio chegou a ouvir que "ser artista é coisa de rico" e que não poderia viver de suas obras. Aos 24 anos, Bastardo vive entre o Brasil e a França, onde estuda na Escola de Belas-Artes de Paris. Ele começou grafitando na Baixada Fluminense, fez diversos cursos a convite dos professores na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), no Rio, onde sua mãe trabalhou como recepcionista. A escola também possibilitou que ele estudasse por convênio na instuição francesa.
Bastardo clicado por Cris Madureira, com styling de Flávia Pommianosky e Davi RamosFoto: Divulgação
Anos atrás, quando foi convidado para sua primeira exposição – ele participaria de coletivas no Museu de Arte do Rio (MAR), Sesc Madureira (RJ) e na EAV Parque Lage –, o artista decidiu que teria um pseudônimo. "Por não ter tido um pai presente, fui tratado de forma diferente pela minha própria família. Eu era tratado como um bastardo. Quando comecei a assinar minhas obras, pensei: 'Não quero mais ser um bastardo. Vou ser O Bastardo'", disse à ELLE. "Quantos bastardos temos na sociedade? Quantos garotos periféricos são colocados nessa posição?".
Pretos de Griffe: de 20 de novembro até o dia 29 de janeiro de 2022, na Casa Triângulo.
Receba este e outros conteúdos exclusivos da ELLE com curadoria especial da nossa equipe, direto no seu e-mail.
Que a ELLE não é como as outras você já sabia, mas agora vai se surpreender ainda mais.
Nossas edições impressas estão mais premium do que nunca. Assine e receba os 4 volumes anuais, além do acesso à ELLE View, nossa revista digital mensal.
12x 24,99 + FRETE GRÁTIS
EU QUERODoses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox. Inscreva-se gratuitamente.
A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.