O visual da terceira temporada de “Bridgerton”

Figurinista e beauty artist explicam o look dos novos episódios, que focam no romance entre Penelope e Colin.


Cena da terceira temporada de Bridgerton
Nicola Coughlan como Penelope Featherington e Luke Newton como Colin Bridgerton na terceira temporada da série Fotos: Liam Daniel/Netflix © 2023



É hora de Polin, o casal formado por Penelope Featherington (Nicola Coughlan) e Colin Bridgerton (Luke Newton), ganhar o centro da trama em Bridgerton. A terceira temporada da série blockbuster da Netflix estreia seus quatro primeiros episódios nesta quinta-feira (16.05) – os outros quatro serão lançados em 13 de junho. 

LEIA MAIS: AMY WINEHOUSE, ALÉM DO FILME “BACK TO BLACK”

Quem acompanha a série criada por Shonda Rhimes e baseada nos livros de Julia Quinn sabe que esse relacionamento vem progredindo a conta-gotas desde a primeira temporada. Penelope é aquela mocinha em quem ninguém presta atenção, e Colin fica ofuscado por seus irmãos mais velhos. 

Na terceira temporada, depois de brigar com sua alma-gêmea, a amiga Eloise Bridgerton (Claudia Jessie), Penelope começa a crescer e a querer se firmar. “Ela sempre se acha insuficiente e sem nada bom para oferecer ao mundo”, disse Nicola em entrevista à imprensa internacional. “Penelope não pode ser honesta com sua família e amigos próximos, dizendo: ‘Essa sou eu’. Então, ela aceitar ser sincera consigo mesma é algo transformador.”

“Penelope usa um cabelo ondulado e jogado de um lado, inspirado em Jessica Rabbit e Rita Hayworth.”

Colin, por sua vez, passou uma temporada no exterior e retorna mudado, com ares de Indiana Jones. “Ele volta com uma sensação de ter tido uma experiência real que o ajudou a crescer e se tornar um adulto”, disse Luke. “Ele ainda é bastante inseguro, esconde muita coisa e está tentando projetar essa versão de si mesmo que não é exatamente real.”

Como sempre, os figurinos, o cabelo e a maquiagem são peças fundamentais para contar essa história. O figurinista John Glaser e a beauty artist Erika Ökvist contam um pouco sobre seu trabalho nesta temporada:

BRIDGERTON 301 Unit 02920R

Figurinos como pinturas

“Nesta temporada, decidimos que o figurino deveria parecer pintura”, diz Glaser. “Preferimos linhas borradas e usamos degradê para deixar tudo com cara de quadro de Matisse. Os detalhes das roupas não são tão óbvios. Se você olhar para o tecido, vê as estampas, mas não consegue diferenciá-las muito bem. Podem ser florais, listras, cores sólidas, mas é tudo bem degradê. Ou seja, é uma paleta mais suave do que na temporada 1 e muito mais sutil do que na 2.”

BRIDGERTON S3 Costume 00387R

Inspiração além do período regencial

“Meu assistente George Sayer e eu olhamos tudo: o que inspirou o período regencial, looks modernos dos anos 1960 e 1980, a moda de hoje, pinturas, fotos, filmes…”, diz Glaser. “Usamos muitas fontes. Meu outro assistente, Dougie Hawkes, ficou encarregado dos homens e se inspirou no movimento dos New Romantics (que nasceu da cena noturna de Londres do fim dos anos 70). Adam Ant (cantor inglês da new wave) foi uma de nossas referências.” Para as mulheres, sempre vamos mais para o lado dos anos 1960, com Audrey Hepburn, Grace Kelly… São looks clássicos e uma boa base para expandirmos em diferentes direções. Nesta temporada, também fomos um pouco para os anos 1970. Acho que as roupas ajudam no sucesso da série, porque são inesperadas. Nada ali se parece com o período regencial porque é tudo fantasia. Assim, podemos aprimorar os personagens por meio do figurino, em vez de manter uma representação verdadeira da época, em que todo mundo se vestia meio igual.”

Nada ali se parece com o período regencial porque é tudo fantasia.”

BRIDGERTON 303 Unit 07338R

Os vestidos de Penelope

“A personagem começa com as roupas das primeiras temporadas, com as cores cítricas originais bem intensificadas. Mas mudamos a silhueta, a paleta de cores e os tecidos”, diz Glaser. “As novas cores são mais neutras, porque, assim como o público, não sabemos para onde a personagem está indo. Não queremos que ela seja a antiga Penelope, não queremos transformá-la no que acreditamos ser a nova versão dela, então mantemos as cores mais suaves. Também seguimos com os tecidos sobrepostos e as cores que não são tão definidas. Pode ser uma mistura de roxo, rosa, azul, verde… Não dá para saber exatamente, assim como o desenvolvimento da personagem na temporada. Conforme o avanço dos episódios, as cores vão ficando mais escuras.”

BRIDGERTON 302 Unit 04743R

Cabelo de Rita Hayworth e Jessica Rabbit

O cabelo e a maquiagem também estão diferentes. Na primeira e segunda temporadas, era preciso enfatizar a juventude de Penelope. Agora, ela passa por uma transformação. “Usamos um visual glamoroso da antiga Hollywood para destacar a história dela”, diz Erika. “Penelope usa um cabelo ondulado e jogado de um lado, inspirado em Jessica Rabbit e Rita Hayworth.” Para Nicola, foi muito divertido. “Eu adoro a justaposição hilária de Penelope tentando esse look glamoroso e cool, seu vestido esmeralda e cabelo de Rita Hayworth e ainda assim parecendo totalmente desengonçada”, afirma a atriz.

LEIA MAIS: FESTIVAL DE CANNES: KARIM AÏNOUZ, COPPOLA E YORGOS LANTHIMOS ESTÃO ENTRE OS DESTAQUES

BRIDGERTON 303 Unit 00800R

Colin é outro

Depois de passar uma temporada na Grécia, longe da família, Colin volta diferente. “Nas duas primeiras temporadas, ele se vestia como um garoto Bridgerton, com cores mais leves, mais elegante”, diz Glaser. “Nesta temporada, para acompanhar a jornada do personagem, ele muda para algo que chamo de homem Marlboro. A mudança também foi física, e Dougie deu a ele uma silhueta mais esguia. Colin já não tem mais cara de menino, agora é um homem, e as cores dele são mais fortes, ricas, masculinas e terrosas.” Seu visual está mais sexy. “Ele está se achando, falando umas frases feitas sem graça”, conta Luke.

BRIDGERTON 302 Unit 00506R

Os bailes de Bridgerton

“Cada episódio tem pelo menos um baile ou um grande evento, mas sabemos que na realidade essas festas seriam todas iguais”, conta Glaser. “Os homens estariam de calça preta, camisa e blazer branco, e as mulheres todas com vestidos de um determinado estilo ou cor. Achamos isso muito repetitivo. Os roteiristas então nos deram um tema, e pegamos essa inspiração para aplicar às roupas. E a gente não brinca em serviço: se o baile tem temática floral, vai ter flor em tudo. Isso ajuda a dar a cada episódio e a cada baile um visual diferente, para a gente não se perder na história.”

LEIA MAIS: OS DETALHES DE “FEUD: CAPOTE VS. THE SWANS”

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes