Lenny Niemeyer: Alto Verão 2024

Lenny Niemeyer incorpora materiais rústicos, típicos do artesanato brasileiro, ao seu olhar modernista do beachwear em coleção de alto verão 2024. 


Maiô de crochê de palha usado por Daiane Conterato no alto verão 2024 de Lenny Niemeyer.
Lenny Niemeyer, alto verão 2024. Foto: Zé Takahashi



Lenny Niemeyer apresentou nesta segunda-feira, 29.11, a sua coleção de alto verão 2024, com uma atenção especial para o artesanato brasileiro. 

“Vejo que o grande luxo agora é trabalhar com esse artesanato, imaginar formas desafiadoras com a palha brasileira. Estou encantada com isso”, ela explica no backstage, antes do desfile.

Isabeli Fontana desfila conjunto preto com detalhes de ráfia para o alto verão 2024 de Lenny Niemeyer.

Lenny Niemeyer, alto verão 2024. Foto: Zé Takahashi

A rusticidade estava presente desde a locação, a sede da Cinemateca Brasileira, na Vila Mariana, em São Paulo. O conjunto de galpões com tijolo à vista do século 19 não foi o acometido por um incêndio em julho de 2021. Na verdade, o edifício devastado foi o galpão da Vila Leopoldina, que guardava um acervo centenário. Mas a escolha do lugar foi bem-vinda para mexer com a memória e lembrar que qualidades nacionais demandam preservação. 

Corta para a roupa e essas qualidades brasileiríssimas são a seda orgânica, chamada de seda rústica e produzida no Vale da Seda, no Paraná, pelo Casulo Feliz. Outro tesouro nacional é a palha de buriti, que ganha formas arrojadas, por meio do crochê, nas mãos da Associação de Artesãs de Barreirinhas, no Maranhão. 

Modelo com look inteiro amarelo do verão 2024 da Lenny Niemeyer.

Lenny Niemeyer, alto verão 2024. Foto: Zé Takahashi

Lenny já trabalhava com essas comunidades antes, de forma terceirizada, mas decidiu nesta estação tirar o artesanal única e exclusivamente dos acessórios, como chapéus, bolsas e sandálias, e levar também para as roupas. A responsável por ajudar tal movimentação foi a estilista Raissa Colela, que estreitou os laços da marca com as artesãs e expandiu o uso dos materiais. 

Lenny Niemeyer: palha do futuro

Formada em arquitetura, Lenny é conhecida por suas linhas de quê modernista – não à toa, a estilista lembra com frequência que nomes como Oscar Niemeyer e Lygia Clark são inspirações. O seu desenho é limpo, amplo, geométrico, o que não significa, porém, minimalista, afinal ela também explora volumes que criam desenhos para além do corpo e usa estampas ampliadas, que precisam de distância para serem compreendidas. 

Modelo com longo estampado por imagem digitalizada da cestaria, durante desfile de alto verão 2024 de Lenny Niemeyer.

Lenny Niemeyer, alto verão 2024. Foto: Zé Takahashi

O ponto é que muitas vezes a sua imagem tende a cair num lugar futurista (o que é espetacular e faz do seu beachwear tão original). Pense no verão 2018, inspirado nas artistas Emma Kunz e Hilma af Klint, ou na coleção de aniversário de 30 anos da marca, apresentada em Niterói, em 2021, e o alto verão 2023, uma colaboração com o estilista Leandro Benites, desfilada no final do ano passado. Todas elas, para mulheres fantásticas do agora e do amanhã. 

Fato positivo é que a rusticidade da palha de buriti não tira esse jeito contemporâneo de Lenny, uma essência de jogar tudo pra frente, um desejo que aponta sempre por algo novo. E é o equilíbrio que permeia toda a sua coleção de número 32, com maiôs inteiros de cestaria ou envolto por pétalas de palha, em contraponto com caftãs e capas fluidas de seda. 

Look com base de alfaiataria com ráfia do alto verão 2024 de Lenny Niemeyer.

Lenny Niemeyer, alto verão 2024. Foto: Zé Takahashi

Camisas amplas andam ao lado de vestidos com shapes esculturais, longos que vão até o chão, estampados com imagens digitalizadas de cestaria, dividiam espaço com macacões cheios de texturas e paetês localizados. Sim, a palha tem mil e uma possibilidades. 

Destaque para os conjuntos com base de alfaiataria abertos nas laterais e com ráfia por toda a extensão da lapela e nas costuras das calças, além das sobreposições de coletes que caiam como telas nos ombros. Trata-se de imagem forte do que o Brasil pode fazer com os seus ricos materiais, desde que com um design afiado. 

 

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