Paris Fashion Week: Balmain inverno 2024
Nesta temporada, o diretor criativo Olivier Rousteing cruza a própria história com os arquivos da Balmain e homenageia as uvas de Bordeaux, sua cidade natal.
Olivier Rousteing diz que sempre olha para os arquivos da Balmain antes de iniciar uma coleção. “Depois de destacar a rosa amada de Pierre Balmain no desfile de verão, parecia natural manter o foco na pegada verde de nosso fundador”, explica o diretor criativo.
Balmain, inverno 2024. Getty Images
leia mais:
PARIS FASHION WEEK: DIOR INVERNO 2024
Para o inverno 2024, ele revisita as criações de Pierre Balmain inspiradas nas frutas que cultivava em suas propriedades, mas dá seu twist pessoal, incluindo elementos da sua própria história. “A partir do momento em que comecei a esboçar, me vi injetando cada vez mais da minha própria vida na coleção”, conta ele.
Getty Images
Em vez das maçãs e dos morangos que figuravam nas peças do icônico costureiro, o atual diretor criativo decidiu ressaltar o símbolo do principal produto de sua cidade natal: as uvas. Rousteing cresceu em Bordeaux, um dos destinos mais tradicionais e importantes para os amantes de vinhos, no interior da França.
Getty Images
Nesta coleção, ele cria sua própria vinícola de looks, com cachos de uvas sendo representados das mais diversas maneiras: dos chaveiros das bolsas aos brincos, colares, estampas, bordados e outras construções esculturais que permeiam o desfile. “Hoje estou retornando a Bordeaux, a cidade que me formou e uma das mais bonitas da Europa”.
Getty Images
Recordando os piqueniques que costumava fazer com amigos e a família em Bordeaux, o estilista acrescenta o xadrez Vichy nos looks da coleção, assim como bordados de mood camp e até escargots, também famosos na região.
Getty Images
Getty Images
Nas mãos de Olivier, a iguaria francesa também é desdobrada de várias formas: de botões e joias aos shapes das roupas, incluindo um top de metal dourado com o formato da concha do caracol.
Divulgação
leia mais:
PARIS FASHION WEEK: GERMANIER INVERNO 2024
Enquanto os trench coats homenageiam o clima chuvoso de Bordeaux, eles também remetem à alfaiataria do “Novo Estilo Francês” criado por Balmain há mais de 75 anos.
Getty Images
Acompanhados por saias, vestidos, calças e coletes de alfaiataria, os novos trench coats da Balmain são longos e bem estruturados, ora lisos, ora estampados, ora combinados com plissados leves e delicados.
Getty Images
As técnicas tradicionais da alta-costura parisiense são exaltadas em toda a coleção, com drapeados dramáticos, efeitos sanfonados esculturais e bordados minuciosos, onde o que parece uma estampa ou um ponto cruz, na verdade é uma intrincada construção de contas.
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Como todas as grandes labels de luxo, a Balmain expande sua linha de bolsas nesta temporada, com peças inspiradas nas cestas de compras francesas, e novas versões do modelo Jolie Madame, um dos lançamentos mais recentes da maison.
Getty Images
Getty Images
“O formato elegante é inspirado tanto na visão ousada do fundador da maison, quanto no amor da Balmain moderna por combinar materiais e tecnologias inovadoras com o melhor do savoir faire artesanal parisiense”.
Divulgação
leia mais:
PARIS FASHION WEEK: COURRÈGES INVERNO 2024
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes