Paris Fashion Week: Hodakova, verão 2025
Ganhadora do Prêmio LVMH de 2024, a marca sueca Hodakova desfila coleção de verão 2025 respaldada em memórias e com materiais reutilizados.
Não foi uma estreia, porque o debut de verdade aconteceu em 2022, mas muita gente estava curiosa para assistir ao desfile da marca Hodakova, na noite de terça-feira (24.09), na Place Vendôme, durante a semana de moda de Paris. É que há exatos 14 dias, a designer sueca Ellen Hodakova Larsson, fundadora da etiqueta, foi anunciada como vencedora do prêmio LVMH de 2024.
Fundada em 2021, na cidade de Estocolmo, a grife tem chamado a atenção de fashionistas do calibre de Greta Lee, Emma Corrin e Cate Blanchett com roupas feitas de itens descartados. Trata-se do bom e velho upcycling – no caso, em looks sob medida e não reproduzíveis em larga escala.
Hodakova, verão 2025. Divulgação
Leia mais: O que é upcycling?
No desfile pós-troféu, o trabalho com o antigo que vira algo novo aparece de um jeito bem inventivo. São botões usados como paetês, cintos de couro entrelaçados para recriar uma saia, boinas ou cós de calças costurados lado a lado para se transformarem em vestidos.
A relação de Ellen com o upcycling tem a ver com uma demanda e movimento do setor de moda em procurar vias mais sustentáveis de existir. Mas não apenas. Ela também dialoga com uma esfera mais pessoal sua, que é a de ser interessada em pequenos objetos, gostar de colecionar coisas e guardar memórias desde a infância.
Hodakova, verão 2025. Divulgação
Leia mais: O verão 2025 da Dior.
Para além do detalhe, dá para enxergar no todo da apresentação um bucolismo sueco nas botas de couro e nos suéteres de argyle. Há um quê de relato individual, evidente nos looks com paisagens. Nesses vestidos de tela de pintura a óleo, vê-se pinceladas que remetem à natureza, parte importante dos primeiros anos de vida de Ellen.
Ao desviar de experimentações que podem parecer forçação de barra, a estilista encontra uma saída inteligente de reuso, o seu upcycling é realmente inovador: são delicados os vestidos sem marcação de cintura feitos de calças de alfaiataria masculina, assim como as toalhas de mesa que viram conjuntos à la anos 1920.
Hodakova, verão 2025. Divulgação
Hodakova, verão 2025. Divulgação
Por fim, destaque para a dobradinha com a brasileiríssima Havaianas, em sandálias de dedo com um leve salto na parte de trás.
Leia também: Tudo sobre a semana de moda de Paris de verão 2025.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes