Paris Fashion Week: Issey Miyake verão 2024

Nova coleção reforça o fator humano unido à tecnologia tão essencial à marca japonesa com desfile na Paris Fashion Week.


Paris Fashion Week Issey Miyake
Issey Miyake, verão 2024. Foto: Divulgação



Quem está acompanhando a Paris Fashion Week e toda a temporada de desfiles internacionais de verão 2024 já deve estar ligado na tendência dos drapeados. Vestidos e blusas com esse volume suave têm aparecido em várias passarelas, quase sempre em tons claros, neutros e em peças com silhueta mais ou menos próxima ao corpo. Na tarde desta sexta-feira (29.09), no entanto, a técnica ganhou viés tecnológico pelas mãos de Satoshi Kondo, o responsável pelas coleções da Issey Miyake.

paris fashion week issey miyake 5

Issey Miyake, verão 2024. Foto: Getty Images

Nos últimos anos, a marca fundada em 1971 pelo estilista que lhe dá nome, entrou para o grupo de labels adoradas por membros das gerações mais jovens, com direito a muito conteúdo postado e compartilhado no TikTok.

Parte do sucesso nostálgico tem a ver com Steve Jobs – suas blusas pretas de gola alta eram Issey Miyake. Outra parte tem a ver com as inovações do criador, morto no ano passado, a exemplo das novas possibilidades do plissado e das peças feitas de um único pedaço de tecido, as A-POCs (a piece of cloth).

LEIA MAIS: Relembre a trajetória do estilista Issey Miyake

Acontece que apesar de toda tecnologia envolvida na criação e no feitio das roupas, o fator humano é uma característica latente – do início até agora. E não estou só falando da performance de dançarinos e músicos e reproduzindo sons da natureza em interação com os tecidos plissados suspensos sobre a plateia.

Paris Fashion Week Issey Miyake

Issey Miyake, verão 2024. Foto: Getty Images

Paris Fashion Week Issey Miyake

Issey Miyake, verão 2024. Foto: Getty Images

A relação entre corpo, pessoa, tecido e roupa é uma questão central aqui. No desfile de verão 2024, visto neste quinto dia da Paris Fashion Week, e em tudo que a Issey Miyake faz. Desde sempre (aliás, recomendamos essa tour pelos vídeos antigos da etiqueta no YouTube ou qualquer outra plataforma).

Vamos aos exemplos – no caso, exemplos práticos: os looks justinhos e meio transparentes que abrem a apresentação não são de seda como parecem. Na real, eles são de algodão mesmo, e o drapeado se dá quase que naturalmente pela própria composição do tecido. É que os fios de algodão dessas peças foram torcidos e tramados no mesmo sentido, de modo que, quando o material cai sobre o corpo, gera esse efeito visual suave. 

Paris Fashion Week Issey Miyake

Issey Miyake, verão 2024. Foto: Getty Images

Já a silhueta justa se explica pelas costas feitas de tricô tubular, que ainda permite que o item tenha a mesma aparência em qualquer corpo – sem prejudicar o conforto.

Vale o mesmo para os vestidos com volumes mais expressivos, como dobraduras e amarrações. É uma versão atualizada e orgânica das roupas feitas com um único pedaço de tecido, as A-POC.

Leia mais: Paris Fashion Week: Undercover verão 2024

Em notas à imprensa, Kondo explicou que queria falar sobre a efemeridade das coisas, principalmente das coisas materiais. Segundo ele, no fundo é tudo mutável e inconstante como o vento, a chuva. 

Outra inspiração do designer para o verão 2024 da Issey Miyake foi a imagem de uma bandeira ao vento. Daí vêm as camisas com ondulados aparentemente naturais. Eles são feitos a partir de um tecido tramado com um leve espaço entre um ponto e outro que, apesar de superleve, consegue manter a estrutura e a textura enrolada.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes