Projeto Ponto Firme e Germanier desfilam collab inédita
Parceira entre os estilista Gustavo Silvestre, criador do Projeto Ponto Firme, e Kevin Germanier tem nova coleção apresentada em desfile no Edifício Copan.
Se existisse uma premiação séria na moda Brasileira, o Projeto Ponto Firme e seu idealizador, o estilista Gustavo Silvestre, deveriam vencer em algumas categorias. O desfile realizado por eles na manhã de sábado (09.12), no mezanino do Edifício Copan, em São Paulo, é apenas o argumento mais recente a favor dos prêmios imaginários. Já no mundo real, a apresentação é um forte atestado do sucesso, importância e potência da iniciativa social transformada em marca, em negócio.
Para quem está chegando agora, o Projeto Ponto Firme foi criado por Gustavo em 2015 e consistia de aulas de formação técnica em crochê para sentenciados no presídio masculino Adriano Marrey, em Guarulhos. E desde então, não parou mais de crescer. Em 2018, rolou o primeiro desfile na São Paulo Fashion Week, dando início a uma sequência de apresentações inovadoras no formato, casting, conteúdo, mensagem, significado, profissionais, criatividade e roupa.
Projeto Ponto Firme, verão 2024. Foto: Agência Fotosite
Projeto Ponto Firme, verão 2024. Foto: Agência Fotosite
Leia mais: Projeto Ponto Firme é destaque da SPFW N55
Em 2021, com as aulas nos presídios interrompidas devido às medidas sanitárias para o controle da Covid-19, nasceu a Escola Ponto Firme, um espaço com cursos de crochê para quaisquer pessoas em situação vulnerável – incluindo egressos do sistema prisional –, que hoje colaboram com a apresentação e demais projetos e parcerias comerciais, tudo devidamente remunerado.
No começo do ano passado, o consulado da França no Brasil convidou uma comitiva de estilistas franceses para conhecer algumas iniciativas brasileiras dedicadas à responsabilidade ambiental e social. Foi aí que Gustavo Silvestre conheceu o estilista suíço Kevin Germanier. O match foi instantâneo e, em outubro de 2022, os primeiros produtos da colaboração entre os dois desfilaram na semana de moda de Paris.
Projeto Ponto Firme, verão 2024. Foto: Agência Fotosite
Projeto Ponto Firme, verão 2024. Foto: Agência Fotosite
Leia mais: Documentário “O ponto firme” tem exibições no cinema
A collab se repetiu em 2023 com duas coleções: uma de Kevin, apresentada na capital francesa, em setembro, e outra do Projeto Ponto Firme, no último fim de semana, em São Paulo. São 25 looks feitos de crochê com bordados brilhantes, tudo a partir de materiais reciclados e sobras têxteis reaproveitadas do acervo da Kevin Germanier.
“Além dos paetês exclusivos desenhados dentro do Ateliê Ponto Firme e cortados a laser, temos os paetês sustentáveis, desenvolvidos 100% à mão, a partir de resíduos plásticos”, explica Gustavo.
Com muita transparência, cores e uma abundância de texturas e brilho, a ideia é de uma festa na praia. No caso, uma praia brasileira. Passando de longe de qualquer obviedade, a coleção fala de uma sensualidade, alegria, prazer, mistura e bom-humor exclusivos do nosso país. Puro deleite.
Na real, essa é uma característica presente em praticamente todos os desfiles do Projeto Ponto Firme. Agora, porém, com uma imagem mais bem amarrada e roupas que podem ser facilmente imaginadas e usadas fora das passarelas.
Projeto Ponto Firme, verão 2024. Foto: Agência Fotosite
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes