Documentário “O ponto firme” tem exibições no cinema

Filme registrou início do projeto do estilista Gustavo Silvestre, em que ele ensina crochê a detentos de SP, das aulas na penitenciária à passarela do SPFW.


Detalhe da mão de um detento que participa do projeto O ponto firme e de uma criação do grupo
Foto: Divulgação



Depois de uma pré-estreia dentro da programação do SPFW N50, em 2020, e exibições em festivais em Berlim, Los Angeles, México e Buenos Aires, o documentário O ponto firme ganha uma semana de exibição em São Paulo.

Dirigido por Laura Artigas, o filme registrou por nove meses o processo criativo da primeira coleção de roupas do projeto social encabeçado pelo estilista Gustavo Silvestre, em que ele ensinou crochê para 20 detentos na Penitenciária II Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (Grande São Paulo).




A fim de diminuir sua pena e se ocupar na prisão, os detentos acabam descobrindo um novo talento. O longa acompanhou das aulas do projeto até o desfile da coleção criada por Silvestre e seus alunos no SPFW, em 2018. 

Após o período registrado pelo documentário, O Ponto Firme seguiu apresentando suas coleções na semana de moda paulista, mostrou seu trabalho em países como Estados Unidos e Itália e
fez parceria com o estilista suíço Kevin Germanier, com peças desfiladas em Paris
.

O filme tem exibição até o dia 29 de novembro no Circuito SPCine – Sala Olido, em São Paulo.


O ponto firme: exibição nos dias 24, 25, 27, 28 e 29/11, às 19h; 26/11 (domingo), às 16h, na Sala Circuito, do SPCINE Olido (av. São João, 473, São Paulo); ingressos: R$ 4.

LEIA MAIS: CROCHÊ COM VIÉS E POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL SE DESTACA NA SPFW

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes