Rick Owens, inverno 2024 masculino
Em desfile na semana de moda de Paris, Rick Owens abre sua casa e redefine silhuetas.
Rick Owens decidiu abrir sua própria casa em Paris, onde mora com a esposa Michèle Lamy, após anos desfilando no Palais de Tokyo. É que, nessa temporada, o estilista californiano quis trazer todo mundo para dentro de seu mundo para falar dos absurdos que rolam da porta para fora. Na passarela, deu para ter uma noção da estrutura com chão de cimento e dos puffs e sofás em marrom escuro, mas também dos toques clássicos e das obras de arte de seu espaço.
Leia mais: Louis Vuitton, inverno 2024 masculino
Na coleção “Porterville” (nome da cidade em que nasceu), Rick redesenha silhuetas, inflando as canelas, unindo ombros e cabeça e arredondando as costas através de estruturas acolchoadas que já fazem parte de sua pesquisa. “As proporções são grotescas e não-humanas em uma reação a alguns dos comportamentos humanos mais decepcionantes que nós estamos presenciando em nossas vidas”, escreve nas notas do desfile.
Rick Owens, inverno 2024 masculino.
Foto: Divulgação
Rick Owens, inverno 2024 masculino.
Foto: Divulgação
Seu trabalho tem uma estética própria (e considerada até, por muitos, grotesca) e a coleção de inverno 2024 leva essas ideias ao extremo. As botas infladas, feitas em parceria com a marca Straytukay, são a imagem mais viral da apresentação, mas há muitos outros volumes, construções e formas para prestar atenção. É assim que o estilista combate o grotesco do mundo: unindo-se a ele.
Leia mais: Prada, inverno 2024 masculino
Além das botas by Straytukay, ele também convidou Matisse di Maggio, um membro da comunidade parisiense de BDSM especializado em roupas de borracha, para criar jaquetas e calças feitas de pneus de bicicleta reciclados. As botas Kiss falsificadas feitas pelo designer londrino Leo Prothman também ganham versão oficial.
Rick Owens, inverno 2024 masculino. Foto: Divulgação
Rick Owens, inverno 2024 masculino. Foto: Divulgação
O casting dos desfiles de Rick Owens é sempre composto por modelos, claro, mas também por pessoas de seu círculo íntimo. Dessa vez, ele convidou o duo Steven e Hannah, do Fecal Matter, para desfilar. “Eles estão empenhados em equilibrar as forças do julgamento condenatório com sua depravidade esquisitamente alegre – algo que eu admiro e tento fazer do meu jeito”, diz. O trabalho e o estilo da dupla é chocante (no melhor dos sentidos).
Leia mais: Fendi, inverno 2024 masculino
Para combater a maluquice que acontece no mundo todos os dias, Rick Owens sobe a aposta e mostra quem é o pai da esquisitice. Em um mundo onde não é a imagem que vem causando danos irreparáveis, mas ações e palavras, o estilista mostra que não é a ele que precisamos temer. Debaixo das camadas de concreto e tecido, bate um coração que respeita, eleva e ama seus pares, apesar do que acontece porta afora.
Rick Owens, inverno 2024 masculino. Foto: Divulgação
Rick Owens, inverno 2024 masculino. Foto: Divulgação
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes