7 pequenos hábitos para ser mais feliz em casa

Ao apreciar momentos de pausa e cultivar o aconchego, você transforme atividades diárias em rituais prazerosos e cria cenário que estimulam a sensação de felicidade à sua volta.


pequenos hábitos
Foto: Instagram/@polly.florence



Cada um de nós pratica rituais e pequenos hábitos muito particulares no ato de morar. Por exemplo, talvez você goste de coar seu café pela manhã com calma e em silêncio, porque isso faz parte do seu processo de acordar. Ou adore molhar as plantas à noite em estações quentes e comprar flores na feira aos domingos para enfeitar a casa. Enfim, cada pessoa vai ter rituais muito pessoais. E, ao colocar consciência e amor em cada um deles, é fácil perceber que ao cuidar da casa, ela cuida de você também.

Mas, se você costuma praticar atividades diárias no modo automático, tente celebrá-las. Ao preparar um banho relaxante à luz de velas ou incluir um ramo de eucalipto perto do chuveiro, entenda que você não está só cuidando de um espaço – está criando cenários de felicidade à sua volta. E também faz isso ao deixar o sol iluminar os ambientes, curtir um móvel considerado imperfeito, adicionar uma planta na sala, trocar as capas das almofadas ou experimentar um jeito diferente de arrumar a cama.

Quer cultivar pequenos hábitos para ser mais feliz em casa? Então, inspire-se nos exemplos a seguir.

Abra as janelas, troque os lençóis e renove a energia da casa

Ao início de cada dia, deixe a luz natural iluminar os ambientes e o ar matinal arejar os espaços. Ao olhar para a janela, contemple a manhã – mesmo que o céu azul dê lugar a um dia chuvoso. E, depois de arrumar ou trocar a roupa de cama, borrife água perfumada com uma essência fresca ou floral nos lençóis.

pequenos hábitos

Foto: Instagram/@thewaveshavecome

Leia também:
Da varanda ao apê, seis ideias para valorizar seu cantinho ao ar livre

Se rodeie do que te faz bem

Que tal criar composições com itens que trazem lembranças boas para garantir sensações de felicidade à sua volta? Nessa sugestão, vale reunir fotos de família, quadros com paisagens de lugares que adora, objetos feitos à mão ou peças herdadas de família. A ideia é criar pequenos arranjos com itens afetivos que te tragam felicidade.

pequenos hábitos

Foto: Instagram/@bibi____home

 

Pequenos hábitos: use as louças para a visita e celebre os dias comuns

Você tem itens guardados para momentos especiais que quase nunca usa? Pois é, a gente se priva do que tem de melhor. Mas, em vez disso, podemos celebrar os dias triviais, o almoço de quinta-feira, o café da manhã de domingo, sem pressa. As louças estão aí para serem festejadas, não para ficarem acumulando poeira no armário.

pequenos habitos Snapinsta.app 314417926 657133262662405 5218604228488685005 n 1024

Foto: Instagram/@memuary_

Leia também:
Pão para qualquer ocasião

Renove os espaços sempre que você se transformar

pequenos hábitos

Foto: Instagram/@fischgraet.fluegeltuer

Nossa casa exibe a bagagem do que colecionamos da vida, em uma ação constante. Se a gente muda, a casa muda também. Portanto, ao não se reconhecer mais no espaço que habita, troque algo de lugar. Um quadro, um tapete, as cortinas ou a posição de algum móvel. Crie novos arranjos, movimente as peças, experimente outros cenários. Lembre-se: uma morada viva está em movimento e transformação, ela acompanha quem somos, não quem fomos no passado, certo?

 

Pequenos hábitos: crie seus rituais de imersão, pausa e aconchego

pequenos hábitos

Foto: Foto: Instagram/@fagerhoi_hjemmet

Diários ou semanais, os momentos de pausa são saudáveis para qualquer rotina. Que tal um banho relaxante à luz de velas, regado a músicas tranquilas e fragrâncias calmantes?  Ou aplicar uma máscara facial, fazer crochê, ler um livro ou simplesmente assistir a um filme no sofá? Escolha sua atividade tranquila preferida e pratique a pausa sempre que possível.

 

Consiga enxergar beleza no que é imperfeito

pequenos hábitos

Foto: Instagram/@loram.ceramics

Na cultura japonesa, o conceito do wabi sabi está relacionado à impermanência e à capacidade de encontrar beleza na imperfeição. Ele nos dá a percepção de que a natureza é cíclica e está em movimento – nada é perfeito ou permanente. Ao transferir esses conceitos para a casa, a ideia é entender que marcas, assimetrias e desgastes fazem parte de uma morada. Isso não quer dizer não consertar ou transformar as coisas, e sim respeitar a casa, sem a busca ilusória por perfeição a qualquer custo.

 

Pequenos hábitos: cultive seu universo particular

pequenos hábitos

Foto: Instagram/@polly.florence

Decorar, essa ação gostosa que envolve amar e embelezar o lar, é algo que ultrapassa a mera escolha de móveis e objetos com o intuito de combiná-los. Muito maior, é praticar o seu jeito de morar, criar seu refúgio, seu pequeno universo, conseguir enxergar uma miniatura particular do seu mundo. Isso significa ter por perto o que ama, exercitar carinho, abrigar sua alma. Portanto, reabasteça de memórias o lugar que chama de lar.

Leia também:
Horta em casa ou apartamento: guia completo para montar a sua

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes