Obra do modernista Rino Levi é tema de exposição em São Paulo
Mostra faz linha do tempo da carreira do arquiteto e urbanista, autor do projeto original do recém reaberto Teatro Cultura Artística, além de edifícios residenciais, cinemas e hospitais. Exposição em São Paulo tem entrada gratuita.
Arquiteto modernista, autor do projeto original do Teatro Cultura Artística, além de edifícios residenciais, cinemas e hospitais, Rino Levi (1901-1965) é tema de exposição em São Paulo na Chácara Lane, aberta neste sábado (21.09).
A mostra Rino Levi, história e utopia – destruição, permanência, renovação propõe uma apresentação de sua obra e respectivo impacto na arquitetura moderna brasileira por meio de fotos, desenhos e maquetes. A curadoria é de Abilio Guerra e Renato Anelli.
Exposição em São Paulo visita obra de Rino Levi. Na foto, Edifício Prudência, um dos seus projetos. Foto: Nelson Kon
LEIA TAMBÉM:OS DESTAQUES DA BIENAL DE ARQUITETURA DE VENEZA
Entre esses materiais, aparecem os projetos em São Paulo, como o do edifício Prudência, situado em Higienópolis, além dos prédios do Instituto de Arquitetos do Brasil, localizados no bairro República.
Propostas que não seguiram em frente também estão na programação, como o caso de desenho para o Viaduto do Chá e um Plano Piloto de Brasília (no concurso para a capital, esse projeto ficou em terceiro lugar). A ideia da equipe de Levi era criar uma cidade vertical, com estruturas de 300 metros de altura e 400 metros de comprimento.
LEIA TAMBÉM: O FUTURO SEGUNDO LE CORBUSIER
Plano Piloto para Brasília integra exposição em São Paulo sobre Rino Levi. Foto: Acervo Digital Rino Levi
LEIA TAMBÉM: LINA BO BARDI E A ARQUITETURA DO POVO
A exposição tem ainda uma linha do tempo, com principais acontecimentos da vida do arquiteto, e seções como Detalhe e Elemento Arquitetônico e Síntese das Artes. Essa última é sobre a integração entre a arte e a arquitetura na concepção de painéis, paisagens e relevos. A mistura de conhecimentos é, inclusive, o que aproximou Levi do paisagista Roberto Burle Marx em diversos projetos.
Instituto Sedes Sapientiae, em Perdizes, tem projeto arquitetônico de Rino Levi, que ganhou exposição em São Paulo Foto: Nelson Kon
Serviço:
Rino Levi, história e utopia – destruição, permanência, renovação
De 21 de setembro a 29 de junho de 2025
Funcionamento: Terça a sexta das 10h às 16h | Sábado e domingo das 10h às 17h
Local: Chácara Lane – R. da Consolação, 1024 – Consolação, São Paulo
Entrada: gratuita
LEIA TAMBÉM: A POÉTICA DE OSCAR NIEMEYER
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes