Tapete para sala: 8 modelos em diferentes estilos para arrasar no décor
Dos lisos aos estampados, dos artesanais aos clássicos - eles vestem a casa e cada modelo confere um visual único aos mais diversos estilos de decoração.

Eles são um elemento importante na composição do décor, afinal, ocupam grande parte da superfície dos ambientes e, especificamente na sala, servem para apoiar e delimitar todo o conjunto de estar – e, por vezes, também o de jantar. Além disso, cumprem algumas funções importantes: conferem aconchego, conforto ao pisar e melhoram significativamente a acústica do espaço ao reduzirem a reverberação do som e, consequentemente, o eco. Por isso, definir o tapete para sala ideal para cada situação e estilo pede escolhas bem pensadas.
LEIA TAMBÉM: 10 lojas de design criativo para presentear no Dia dos Namorados
Os modelos para o estar, por exemplo, podem ter a pelagem mais alta e ser confeccionados com fibras naturais como a lã, o algodão ou o sisal, mas também podem ser constituídos por materiais sintéticos. Nessa categoria entram os tapetes de poliéster, polipropileno, nylon ou acrílico. Esses últimos, especialmente os modelos de fio curto e base emborrachada, são recomendados para a sala de jantar, já que o espaço das refeições precisa ser aspirado com frequência e, no caso de derramamento de algum líquido, é ideal que o material consiga proteger o piso e possa ser limpo com um pano úmido e sabão neutro, sem que isso manche ou altere sua fibra.
LEIA TAMBÉM: CENTRE POMPIDOU ADQUIRE QUASE 70 OBRAS DOS IRMÃOS CAMPANA
Antes de comprar um tapete, vale se atentar às medidas. No living, considere para o comprimento do tapete uma sobra de 20 a 30 centímetros a mais que as laterais do sofá. No caso da sala de jantar, seja a mesa quadrada, redonda ou retangular, se atente para que o tamanho do tapete seja suficiente para que as cadeiras continuem apoiadas sobre ele quando tiradas do lugar, o que equivale a cerca de 50 a 70 centímetros além da medida da mesa.
Em relação à decoração, as propostas são muito variadas, como nos exemplos a seguir:
Listrados: estampa linear leva toque de cor aos espaços
Nesta casa em Macapá, projetada pelo arquiteto Maykon Valente, o tapete replica tons presentes no espaço como o mostarda da rede, o bordô da porta, o laranja queimado das prateleiras e até o cinza do piso, uma dica certeira para acertar na composição.
Foto: Instagram/@casaarquiteturaeinteriores
Tapete para sala com a textura das fibras naturais
Os modelos em fibras naturais podem ser confeccionados com palha de taboa, sisal ou juta, como este da Westwing, trançado à mão. Como o tom das fibras é sempre neutro, o tapete vai bem em propostas contemporâneas ou com uma pegada boho.
Foto: Instagram/@westwingbr
Redondos: boa opção para apoiar mesas circulares
Com bolas coloridas e base clara, este modelo da Punto e Filo forma um lindo conjunto de jantar junto das cadeiras com assento revestido em tecido verde. O projeto é do Estúdio Guto Vicentainer.
Foto: Instagram/@gutovicentainer.estudio | Israel Gollino
LEIA TAMBÉM: PAINEL DE MADEIRA: 5 PROJETOS COM A MARCENARIA BEM APLICADA
Tapete para sala sem erro: liso, de pelo baixo e neutro
Em um tom cru e com uma leve textura, este modelo clareia o ambiente assinado pela Todos Arquitetura e vai bem com o sofá terracota e as nuances das madeiras presentes. Mas vale o lembrete: tapetes claros precisam ser higienizados com mais frequência.
Foto: Instagram/@todosarquitetura | Maura Mello
Com cores e estampas irreverentes
De fios de nylon produzido a partir de resíduos, o modelo Azulejo, do Studio Massa, tem estampa geométrica que lembra um padrão de ladrilhos hidráulicos. Complementos assim são ideias para quem quer destacar o ambiente de estar ou jantar.
Foto: Instagram/@studiomassa | Felco
Presença marcante através de desenhos e relevos
Nessa proposta dos arquitetos Fernando Sabaine e Carlos Davi, do escritório 222 Arquitetura, o tapete com desenhos orgânicos e discreto relevo leva movimento e personalidade para o living que mescla elementos vintage e contemporâneos.
Foto: Instagram/@_______222arquitetura | Estúdio NY18
LEIA TAMBÉM: COZY VIBES: 7 IDEIAS SIMPLES PARA DEIXAR A CASA ACONCHEGANTE
Tapete para sala de lã ou algodão, feito à mão
Nessa categoria entram os kilins orientais ou tapetes de algodão produzidos em tear manual. Com frente e verso iguais, eles são práticos e fáceis de lavar. Na imagem abaixo, um exemplo de kilim marroquino em uma casa de Piranhas (AL) com projeto de Kamile Seiva.
Foto: Instagram/@kamileseiva.interiores | Sarah Medeiros
Para uma decoração ousada, um clássico revisitado
Este tapete persa, um modelo Tabriz antigo da by Kamy, ganhou um recorte em formato orgânico especialmente para o ambiente criado pelo arquiteto Gabriel Rosa para a CASACOR São Paulo. Uma prova de que mesmo os clássicos podem surpreender.
Foto: Instagram/@bykamy
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes