Tapete para sala: 8 modelos em diferentes estilos para arrasar no décor

Dos lisos aos estampados, dos artesanais aos clássicos - eles vestem a casa e cada modelo confere um visual único aos mais diversos estilos de decoração.


Tapete para sala
Tapete para sala: confira diferentes modelos e dicas de uso. Foto: Instagram/@studiomassa



Eles são um elemento importante na composição do décor, afinal, ocupam grande parte da superfície dos ambientes e, especificamente na sala, servem para apoiar e delimitar todo o conjunto de estar – e, por vezes, também o de jantar. Além disso, cumprem algumas funções importantes: conferem aconchego, conforto ao pisar e melhoram significativamente a acústica do espaço ao reduzirem a reverberação do som e, consequentemente, o eco. Por isso, definir o tapete para sala ideal para cada situação e estilo pede escolhas bem pensadas.

LEIA TAMBÉM: 10 lojas de design criativo para presentear no Dia dos Namorados

Os modelos para o estar, por exemplo, podem ter a pelagem mais alta e ser confeccionados com fibras naturais como a lã, o algodão ou o sisal, mas também podem ser constituídos por materiais sintéticos. Nessa categoria entram os tapetes de poliéster, polipropileno, nylon ou acrílico. Esses últimos, especialmente os modelos de fio curto e base emborrachada, são recomendados para a sala de jantar, já que o espaço das refeições precisa ser aspirado com frequência e, no caso de derramamento de algum líquido, é ideal que o material consiga proteger o piso e possa ser limpo com um pano úmido e sabão neutro, sem que isso manche ou altere sua fibra.

LEIA TAMBÉM: CENTRE POMPIDOU ADQUIRE QUASE 70 OBRAS DOS IRMÃOS CAMPANA

Antes de comprar um tapete, vale se atentar às medidas. No living, considere para o comprimento do tapete uma sobra de 20 a 30 centímetros a mais que as laterais do sofá. No caso da sala de jantar, seja a mesa quadrada, redonda ou retangular, se atente para que o tamanho do tapete seja suficiente para que as cadeiras continuem apoiadas sobre ele quando tiradas do lugar, o que equivale a cerca de 50 a 70 centímetros além da medida da mesa.

Em relação à decoração, as propostas são muito variadas, como nos exemplos a seguir:

Listrados: estampa linear leva toque de cor aos espaços

Nesta casa em Macapá, projetada pelo arquiteto Maykon Valente, o tapete replica tons presentes no espaço como o mostarda da rede, o bordô da porta, o laranja queimado das prateleiras e até o cinza do piso, uma dica certeira para acertar na composição.

Tapete para sala

Foto: Instagram/@casaarquiteturaeinteriores

Tapete para sala com a textura das fibras naturais

Os modelos em fibras naturais podem ser confeccionados com palha de taboa, sisal ou juta, como este da Westwing, trançado à mão. Como o tom das fibras é sempre neutro, o tapete vai bem em propostas contemporâneas ou com uma pegada boho.

Tapete para sala

Foto: Instagram/@westwingbr

Redondos: boa opção para apoiar mesas circulares

Com bolas coloridas e base clara, este modelo da Punto e Filo forma um lindo conjunto de jantar junto das cadeiras com assento revestido em tecido verde. O projeto é do Estúdio Guto Vicentainer.

Tapete para sala

Foto: Instagram/@gutovicentainer.estudio | Israel Gollino

LEIA TAMBÉM: PAINEL DE MADEIRA: 5 PROJETOS COM A MARCENARIA BEM APLICADA

Tapete para sala sem erro: liso, de pelo baixo e neutro

Em um tom cru e com uma leve textura, este modelo clareia o ambiente assinado pela Todos Arquitetura e vai bem com o sofá terracota e as nuances das madeiras presentes. Mas vale o lembrete: tapetes claros precisam ser higienizados com mais frequência.

tapete para sala

Foto: Instagram/@todosarquitetura | Maura Mello

Com cores e estampas irreverentes

De fios de nylon produzido a partir de resíduos, o modelo Azulejo, do Studio Massa, tem estampa geométrica que lembra um padrão de ladrilhos hidráulicos. Complementos assim são ideias para quem quer destacar o ambiente de estar ou jantar.

tapete para sala

Foto: Instagram/@studiomassa | Felco

Presença marcante através de desenhos e relevos

Nessa proposta dos arquitetos Fernando Sabaine e Carlos Davi, do escritório 222 Arquitetura, o tapete com desenhos orgânicos e discreto relevo leva movimento e personalidade para o living que mescla elementos vintage e contemporâneos. 

Tapete para sala

Foto: Instagram/@_______222arquitetura | Estúdio NY18

LEIA TAMBÉM: COZY VIBES: 7 IDEIAS SIMPLES PARA DEIXAR A CASA ACONCHEGANTE

Tapete para sala de lã ou algodão, feito à mão

Nessa categoria entram os kilins orientais ou tapetes de algodão produzidos em tear manual. Com frente e verso iguais, eles são práticos e fáceis de lavar. Na imagem abaixo, um exemplo de kilim marroquino em uma casa de Piranhas (AL) com projeto de Kamile Seiva.

tapete para sala

Foto: Instagram/@kamileseiva.interiores | Sarah Medeiros

Para uma decoração ousada, um clássico revisitado

Este tapete persa, um modelo Tabriz antigo da by Kamy, ganhou um recorte em formato orgânico especialmente para o ambiente criado pelo arquiteto Gabriel Rosa para a CASACOR São Paulo. Uma prova de que mesmo os clássicos podem surpreender. 

tapete para sala

Foto: Instagram/@bykamy

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes