3 sobremesas de Natal para ficar na memória 

Aprenda a preparar sobremesas de Natal que fazem parte das lembranças de três famílias loucas por açúcar.


sobremesas de natal
Bolo de nozes de Roberta Julião, do café Da Feira ao Baile. Foto: Divulgação



Sempre que a gente pensa na ceia de Natal, o peru e o presunto tender costumam evocar as primeiras lembranças – mas não para todo mundo. Há pessoas estilo formiga que, diante da visão do primeiro Papai Noel do ano, lembram logo das sobremesas de Natal. É o caso de Maddalena Stasi, chef do restaurante Mercearia do Conde, em São Paulo. Para ela, Natal tem gosto de bolo de nozes com baba de moça desde a infância. A receita é tão amada que, há 8 anos, entrou para o cardápio da casa, devidamente batizada como “bolo de nozes da minha mãe”, para que ninguém duvide da origem. “Não tinha grandes expectativas, mas virou a sobremesa mais pedida”, ela conta. Durante o ano, o bolo é vendido em fatias, mas a versão inteira fica disponível para encomendas todo fim de ano. “Aí, as vendas disparam, o volume de pedidos chega a quadruplicar”, diz Maddalena. 

Leia também:
Deixa que eu faço a sobremesa!

Fundadora do misto de restaurante, cafeteria e doceria Da Feira ao Baile, também em São Paulo, Roberta Julião é outra que só pensa em açúcar na época do Natal – “culpa” de uma tia querida, que costumava presentear a criançada com wafer caseiro de chocolate e mel. A recordação é tão doce que, até hoje, Roberta reproduz a receita, que pode ser executada por qualquer principiante na cozinha, já que as placas de biscoito podem ser compradas prontas, pela internet. 

A terceira história, quem conta é Betty Kövesi, que herdou da mãe, Wilma Kövesi, a escola paulistana de gastronomia WK Cozinha. As invenções de dona Wilma, foram eternizadas no livro Receitas para todos os dias (Editora Nacional): na página 266, está lá a laranja surpresa recheada com sorvete e coberta com merengue. Imagine uma sobremesa chique, daquelas de arrancar suspiros e aplausos – parece obra de expert, mas é bem simples de reproduzir. 

Ainda não sabe que sobremesa fazer no Natal? Problema resolvido? Reunimos aqui as três receitas incríveis de sobremesas de Natal e suas doces histórias. 

Receita de bolo de nozes da minha mãe

Bolo de nozes

Foto: Divulgação

“O bolo de nozes da minha mãe é uma instituição familiar, que esteve presente em todas as festas importantes: aniversários, casamentos e, claro, Natais. Minha mãe adorava prepará-lo, porque ele tem cara de festa. Eu tenho um motivo especial para amá-lo ainda mais: sempre que minha mãe fazia esse bolo, aproveitava para assar um pequeno só para mim. Esse não recebia recheio nem cobertura. Eu gostava de comê-lo assim, puro, acompanhado de um café, um mimo que sempre me aconchegou.”
Maddalena Stasi, chef do restaurante Mercearia do Conde, em São Paulo

Rendimento: 20 porções
Tempo de preparo: 1h30

Ingredientes

Bolo
Manteiga para untar
Papel-manteiga para forrar 2 formas de 30 cm
8 ovos
2/3 de xícara de açúcar mascavo
4 colheres (chá) de essência de baunilha
2 pitadas de sal
2/3 de xícara de açúcar cristal
320 g de nozes moídas
1 xícara de farinha de mandioca ou de arroz  

Baba de moça
1 xícara de açúcar cristal
1 ½ xícara de água
200 ml de leite de coco
10 gemas 

Marshmallow
5 claras
¾ de xícara de açúcar cristal   

Montagem
120 g de nozes picadas grosseiramente
20 nozes inteiras para decorar

Modo de fazer 

Bolo

1. Unte com manteiga duas fôrmas de 30 cm de diâmetro, forre o fundo com papel-manteiga e unte também o papel. Preaqueça o forno a 180ºC.

2. Quebre 6 ovos e separe as gemas das claras. Junte os 2 ovos restantes com as gemas e bata na batedeira, em velocidade média, até misturar. 

3. Acrescente o açúcar mascavo e a baunilha e continue batendo, em velocidade alta, por 3 minutos, até a massa ficar bem leve. Reserve.

4. Lave e enxugue bem os batedores e bata as claras em neve com o sal. Vá então adicionando o açúcar cristal aos poucos, até formar picos firmes.

5. Despeje as claras sobre a mistura de gemas e misture delicadamente. Junte as nozes moídas, peneire a farinha de rosca sobre a mistura e termine de incorporar os ingredientes, sem bater. Reserve.

6. Divida a massa pelas duas fôrmas e leve ao forno por 10 a 15 minutos, até ficarem levemente dourados. Introduza um palito no centro da massa, que deve sair limpo. Reserve.  

Baba de moça

1. Misture o açúcar com a água em uma panela e leve ao fogo médio, sem mexer, até formar uma calda em ponto de fio. Junte o leite de coco, misture e reserve.

2. Peneire as gemas e adicione 1 colher (sopa) da calda quente, misturando bem. Acrescente o restante da calda e misture até ficar homogênea.

3. Leve de volta ao fogo, agora baixo, e cozinhe, mexendo sempre, até encorpar. Deixe esfriar e reserve. 

Marshmallow

1. Junte os ingredientes e, em banho-maria, amorne a mistura, mexendo com uma colher de pau. 

2. Na batedeira, bata até formar o marshmallow. Reserve. 

Montagem

1. Desenforme um dos bolos, retire o papel-manteiga e coloque em um prato. Espalhe a baba de moça e uma camada de nozes picadas. 

2. Desenforme o outro bolo, coloque por cima do primeiro, com a face do papel-manteiga para cima. Remova o papel e cubra com o marshmallow, usando uma espátula.

3. Salpique com o restante das nozes picadas e decore com as nozes inteiras.  

 

Receita de wafer caseiro de chocolate e mel

torta wafer 1

Foto: Divulgação

“A tia Vera, irmã do meu pai, cozinhava muito bem. Todo encontro da família tinha algo feito por essa tia, que também presenteava a todos com seu carinho e amor em forma de doces. A generosidade era tanta que ela escreveu um livro de receitas só para nós, da família. Foi escrito à mão, com fotos tiradas pelo meu tio e uma delicadeza que só ela tinha. Em todos os Natais, ela fazia quadradinhos de wafer recheados de chocolate e mel, que a gente ficava esperando para ganhar. Eu aprendi a receita e criei uma versão adaptada para meus clientes, em dois formatos: a torta inteira ou as balinhas individuais. A única diferença é a cobertura final com chocolate ao leite.”
Roberta Julião, chef do restaurante e doceria Da Feira ao Baile, em São Paulo

Rendimento: 25 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes

250 ml de leite integral
200 g de manteiga
250 ml de açúcar
250 ml de mel
420 g de chocolate em barra 70% cacau
1 pacote com 7 placas de wafer (à venda em lojas de insumos para confeitaria)
250 g de chocolate ao leite em barra
Castanhas picadas ou chocolate granulado para decorar (opcional)

Modo de fazer

1. Em uma panela, junte o leite, a manteiga, o açúcar, o mel e o chocolate 70% e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até o chocolate derreter e a mistura virar uma calda grossa. Desligue e reserve. 

2. Leve as placas de wafer ao forno baixo por 2 minutos, para que fiquem mais crocantes – cuidado com o tempo, porque queimam fácil.

3. Comece a montagem colocando uma placa de wafer sobre um prato bonito para servir. Cubra com 2 conchas da calda, coloque outra placa e vá repetindo o processo até finalizar com a última placa. 

4. Derreta o chocolate ao leite e cubra a torta por inteiro. Decore a gosto, leve à geladeira para esfriar e sirva em seguida.

Leia também:
Vai ter pavê, sim! 3 receitas da amada sobremesa de natal

Receita de laranja surpresa recheada com sorvete

laranja surpresa 1

Foto: Divulgação

“Pareciam bolas de Natal. Eram recheadas de sorvete de creme e iam ao forno. A mágica para o sorvete não derreter me chamava a atenção quando criança. De tanto perguntar à minha mãe, acabei entendendo que era uma passagem rápida pelo forno bem quente, e que o suspiro por cima protegia o sorvete, evitando que derretesse. Quando uma mãe cozinha bem, as memórias afetivas são múltiplas. A toalha turquesa, a mesa redonda, meus pais, irmãos, a vovó Doris e a árvore de pinheiro natural, toda enfeitada com bolas vermelhas metálicas… É para lá que esta receita me leva.”
Betty Kövesi, proprietária da escola WK Cozinha, em São Paulo

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 45 minutos (+ 3 horas de freezer)

Ingredientes

4 laranjas bonitas, de casca bem lisa e amarela
4 bolas de sorvete de creme ou de nata
4 colheres (café) de raspas de laranja
4 colheres (chá) de suco de laranja (ou licor de laranja)
1 clara em temperatura ambiente
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de fazer

1. Pressione a parte inferior das laranjas, para que assentem melhor no prato e, com uma faca afiada, corte uma tampa. Com cuidado, retire toda a polpa, descarte os caroços e deixe a polpa escorrer sobre uma peneira, para extrair o suco. 

2. Deixe o sorvete amolecer um pouco e acrescente as raspas e o suco (ou licor) de laranja, deixando 0,5 cm de borda livre. Leve ao freezer por 3 horas.

3. Bata a clara em neve com a pitada de sal e o açúcar, até obter um suspiro bem firme. 

4. Com uma colher ou bico de confeitar, cubra as laranjas já recheadas, tendo o cuidado de selar a borda. 

5. Preaqueça o forno a 220ºC, disponha as laranjas em uma assadeira e leve ao forno por 5 a 8 minutos, só o necessário para dourar o suspiro. Se preferir, use maçarico. Sirva imediatamente.

Leia também:
Quer fazer sucesso com a sobremesa de Natal? Aposte no pavetone!

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes