É primavera em Paris! 9 dicas para curtir a estação na capital francesa
Do restaurante favorito de Dua Lipa à expo de Martin Parr, nossa correspondente dá uma lista de lugares para aproveitar a primavera na cidade.
Com a chegada da primavera, Paris fica ainda mais convidativa e cheia de lugares interessantes para a gente descobrir. Ou, como eu sempre digo: redescobrir. Entre lugares recém-inaugurados e ótimas exposições, a cidade está cheia de coisas para fazer, ver, comer, comprar, apreciar. E eu tenho andado muito por aqui! – longas caminhadas que me levam a ver novos brechós, lojinhas que existem há anos e alguns restaurantes bem frequentados. Um deles é o Racines, um dos preferidos da Dua Lipa, que ama Paris e passa temporadas na cidade. Trago também dois endereços de marcas parisienses que são o chique do chique, justamente porque não seguem modismos, e sim um estilo de vida alinhado com o que dura: roupa boa, sabe? Pois então, temos a Soeur e a Agnès b. As duas entram numa lista de bons investimentos que a gente pode fazer de olhos fechados. Vai passar a primavera em Paris? Sintoniza aqui que a coluna hoje está transbordando com uma Paris intensa, saborosa, divertida e cultural!
Do lado do Arco

Os Quartos do L'Aventure são espaçosos e estão do ladinho do Arco do Triunfo Foto: Divulgação
O L’Aventure é um restaurante, hotel e clube noturno que fica na Victor Hugo, uma das históricas avenidas que formam a famosa Etoile, a estrela que circunda o Arco do Triunfo e é vizinha do célebre Champs Elysées. Pois da janela de um dos oito quartos, sendo algumas suítes e um verdadeiro apartamento no último andar, vê-se o imponente monumento. Lá, tudo é muito discreto – mais parisiense, impossível. A recepção do hotel se confunde com a entrada do restaurante, que também esconde no subsolo um clube, onde nas noites de quinta a sábado a pista ferve com gente bonita e música de DJs conhecidos. Quem se hospeda lá tem um mordomo para chamar de seu e, bem, o resto é clima de tranquilidade para quem gosta de ficar no seu cantinho ou de badalo para quem gosta de ver e ser visto. Eu dormi uma noite, tomei um belo café da manhã vendo o Arco e apreciando os deliciosos ovos benedict da casa. Mas tem muito mais. Vale conferir.
L’Aventure: 4, Av. Victor Hugo.
À la française

A Agnès B é praticamente uma instituição da moda francesa. Instagram/@agnesb_officiel
Uma das belas grifes francesas que muita gente, pasme, não conhece é a Agnès b. Ainda coordenada pela criadora, a marca é focada em bons básicos, clássicos e aquilo que a gente chama de “atemporais”. Ter algumas peças da Agnès b. faz parte do hábito de gente que ama sustentabilidade – e hoje em dia nada mais propício do que se falar nisso. Se você anda por aqui, procure conhecer a loja do 16ème, que é meio como um templo. Ela tem também uma galeria, na Place Basquiat, no 13ème, onde você pode conhecer uma coleção de camisetas incríveis na parte de baixo e ver obras do acervo de Agnes na parte de cima. É uma mistura de museu, loja, galeria. Em resumo: é cultura de moda. Deixo aqui os dois endereços.
Agnès b.: 17, avenue Pierre 1er de Serbie
La Galerie du Jour: Place Jean Michel Basquiat.
Roupa de verdade

Soeur: amada pelas parisienses. Foto: Instagram/@soure_paris / @markrkean
A Soeur é outra marca que não participa da semana de moda, mas tem uma roupa boa, chique e superparisiense. Bons casacos, camisas, sapatos, bolsas, tudo sem logo e qualidade alta. Sabe aquela roupa que une conforto, liberdade e estilo? A Soeur existe desde 2008 e foi criada por duas irmãs (soeur, aliás, é irmã em francês). Angélique e Domitille Brion abriram inicialmente uma loja na rue Bonaparte, mas hoje têm endereços em outros três pontos da cidade. A roupa é a cara da mulher parisiense que vive em Saint Germain – algo entre o chique e o despojado. Eu adoro. Se não conhece, vale conhecer.
Soeur: 88, rue Bonaparte.
Brechó para iniciados

Curated Garment: ótimos achados. Instagram / @curatedgarment
Olha, essa loja é daquelas que a gente que ama vintage tem vontade de comprar tudo. A sorte é que nem tudo cabe, nem no bolso e nem no corpo, por causa dos tamanhos. A Curated Garment é incrível. As peças da foto são da Comme Des Garçons (a jaqueta assimétrica), Studio B3 (camiseta) e Ann Demeulemeester (jeans). Só gente fera e peças que são facilmente vendáveis, não importando o estado em que estejam – mesmo porque, aqui, estamos falando de um acervo com tudo em bom estado. A curadoria é da Stylist Archivist, um coletivo que divulga várias marcas e artistas e é um hype só.
Curated Garment: 9, rue d’Alexandrie.
Leia também:
Do museu ao brechó, 6 lugares especiais em Paris
A Dua Lipa ama

A cozinha deliciosa do Racines Paris está na lista dos lugares favoritos da Dua Lipa quando ela passa por Paris. Instagram / @racinesparis
Eu já fui a esse restaurante italiano com a Claudia, amiga brasileira que chega sempre por aqui com as pesquisas em dia. O Racines é pequeno, discreto (fica dentro de uma galeria) e com uma comida que é simplesmente maravilhosa. Recentemente, em fevereiro, quando a Dua Lipa passou uma temporada na cidade, ela publicou a sua lista de favoritos e o Racines estava nela. Nada me surpreende, porque é realmente o tipo de lugar que gente famosa que gosta de comer bem e de privacidade pode escolher. A comida é a viagem. A decoração é super-simples. O nome diz tudo.
Racines: 8, passage des Panoramas.
Outro italiano, porém badalado

O Cacio Pepe do Casaro's entrou para minha lista de preferidos. Foto: Ana Garmendia
Neste restaurante, eu fui esta semana, mas já conhecia bem o lugar, pois ali funcionou por anos o Germain. Agora tem o nome de Cassaro’s e a cozinha é italiana. Ele fica no fervo da rue de Buci, em Saint Germain-des-Prés, e continua um badalo só. Bom para dar uma pinta, comer um bom prato de cacio e pepe, tomar uma taça de tinto e saborear um delicioso arroz de leite. Esse é só um exemplo, porque a carta é bem mais vasta. Tudo o que eu provei achei bom. Ah, e a partir de quinta também tem um subsolo para dançar. Pode ir, viu?
Cassaro’s: 25, 27 rue de Buci.
Leia também:
6 lugares para curtir o outono em Paris
Ainda em Saint Germain

Detalhe da decoração do recém-inaugurado Prince de Conti. Foto: Ana Garmendia
Para quem gosta de ficar no bairro e não quer um grande hotel, e sim algo mais íntimo, há um novo endereço, que se chama Hotel Prince de Conti. É um quatro estrelas com uma decoração bem tradicional, inspirada no século 17, muito aconchegante. Fica do lado da Casa da Moeda, da Pont des Arts e do fervo do bairro. Passei uma noite lá e curti um tour superinteressante, feito especialmente para o público latino (afinal, vocês sabem que estamos em alta!)
Deixo o endereço do hotel e o contato da agência que organiza os tours, não só por Saint Germain, mas por toda França, com um foco em trazer algo diferente. Eu adorei a recepção do Francisco Betancourt, que é um venezuelano que mora em Paris há 12 anos e tem muito bom gosto e cuidado no serviço que oferece.
Hotel Prince de Conti: 8, rue de Guénégaud. | Vive Travel: (33 1) 80 88 05 06.
Ali pelo Marais

No coração do Marais, o Boubalé traz a cozinha francesa focada em carnes, legumes e deliciosas sobremesas. Foto: Divulgação
Para não dizer que não falei do Marais, que é um dos meus lugares favoritos por aqui: experimentei o restaurante e o bar do Hotel Grand Mazarin, que se chama Boubalé e é uma delicinha. A cozinha é francesa e tem foco em legumes, o que, para mim, já é um atrativo e tanto. Mas também as carnes e as sobremesas são deliciosas. Vale muito pedir uma mesa no terraço e ver o movimento da turma passar na rua! Ah, eles também têm um clube que funciona de quinta à sábado e uma piscina linda, mas só para os hóspedes do hotel!
Boubalé: 17, rue de la Verrerie.
Um pouco de arte, por favor

Benidorm, Espanha, 1997. Benidorm, Espagne, 1997. © Martin Parr / Magnum Photos
Gente, finalizando essa coluna quero muito indicar a exposição do Martin Parr, no museu Jeu de Paume. É uma coletânea de obras, divididas por temas, do famoso fotógrafo inglês, morto no final de 2025. As fotografias de Parr são intensas: ele era um artista interessado em contrastes entre a realidade e a sociedade de consumo, o luxo e o lixo, a riqueza e a pobreza, enfim, a humanidade como ela é. Um grande documentarista.
Martin Parr – Global Warning: Até 24 de maio, no Jeu de Paume, 1, place de la Concorde.
Ana Garmendia é jornalista e correspondente da ELLE em Paris. Reside na capital francesa há 20 anos e é apaixonada por caminhadas, fotografia e pela exploração de lugares que refletem moda, história, cultura e gastronomia. Nesta coluna, ela compartilha suas experiências e revela segredos, descobertas e preferências na Cidade Luz.
Leia também:
Cadernos de uma parisiense: 7 dicas imperdíveis para aproveitar a primavera em Paris
Para ler reportagens e séries especiais, assine a ELLE View, a área exclusiva da ELLE para assinantes.



