Solstício de inverno é um bom momento para cuidar de você

Entenda o significado do solstício de inverno e o que esperar desse evento na astrologia.


Solstício de inverno 2024
Arte: Gustavo Balducci



Esta quinta-feira, 20 de junho, é dia de celebração do solstício de inverno, um momento que representa a passagem para uma nova fase, depois de um período de introspecção, nutrição e autodesenvolvimento. 

Dependendo de onde você se encontra no planeta, as simbologias e experiências são diferentes. No Norte, é comemorado o solstício de verão, ocasião em que temos o ápice da energia de extroversão, e no Sul, onde fica o Brasil, vivemos o ápice da energia da introversão no solstício de inverno. 

Do ponto de vista astronômico, o solstício é quando o Sol está posicionado em seu ponto mais distante quando observado a partir do Hemisfério Sul, ao contrário do que acontece no Hemisfério Norte, já que quando observado de lá ele se encontra em seu ponto mais próximo. 

Em termos astrológicos o solstício representa o momento em que o Sol entra no signo de Câncer ou Capricórnio, indicando o início de uma inversão de movimento. 

Leia também:
Tudo sobre o signo de Câncer

No caso do solstício de inverno, é como se você tivesse chegado ao ponto mais interno da sua casa, prestes a se preparar para ir ao mundo novamente. A entrada do Sol em Câncer é um momento de retomada de força para avançar e entrar num movimento ascendente, através do autocuidado, do cultivo das nossas relações familiares e da manutenção de tudo aquilo que nos faz sentir mais seguros e aconchegados para conseguir realizar nossas conquistas diárias. 

Como aproveitar o solstício de inverno

Em todo solstício floresce algo diferente

Cuidar do que você precisa para estar bem. Dizer e fazer o que se sente, de forma limpa, sem segundas intenções. Saber enxergar o que não pode ser visto, as emoções e os conteúdos inconscientes.  E assim, dar os primeiros passos numa vida em que corpo, mente e alma atuam em harmonia. É disso que se trata esse solstício.

Há algumas semanas, Júpiter e Plutão retrógrado formam um trígono que traz mudanças positivas, muitas vezes inesperadas e que, apesar de nem sempre serem fáceis, rapidamente demonstram o bem que essa renovação traz. 

Conteúdos e feridas profundas podem ser vistos a partir de um novo olhar, algumas vezes iniciando as revelações num turbilhão caótico, mas finalizando com soluções mais leves e simples do que de costume. São camadas e peças que não se encaixam mais com quem você é hoje, sendo descartadas, curadas ou transformadas para um novo mundo de possibilidades se abrir. Pode ser que você achava que já tinha resolvido certas questões, mas no fim descobriu que havia um pouco mais a ser trabalhado, e tudo bem. Não é um regresso, mas sim um aprofundamento.    

No dia seguinte ao solstício, temos movimentações interessantes, começando com a Lua cheia em Capricórnio. Na fase da Lua cheia, nossos anseios ficam mais claros e, no caso da Lua Cheia em Capricórnio, podemos enxergar aquilo de que precisamos cuidar para obter uma vida mais realizada, operando de forma mais madura, visando o todo, com paciência e disposição para encarar uma jornada que exige determinação. Você poderá estar pensando mais nos pilares da sua vida, no que você precisa para se sentir mais seguro e inteiro, por exemplo.  

Leia também:
A Lua nos signos

Mas, nessa lunação, algumas pessoas podem pendular entre uma rigidez motivada por racionalização excessiva ou entrar em movimentos reativos impulsionados por necessidades emocionais mal resolvidas. É preciso separar o que é passageiro e o que é realmente fundamental para realizar os seus objetivos de vida. 

Alguns desejos podem parecer infantis, mas é importante ouvir e usar a maturidade que você tem hoje para cuidar do que você precisa, por mais bobo que possa parecer. 

Durante esses dias, a necessidade de cultivar essa consciência fica mais exacerbada com a presença da quadratura entre a Lua, Netuno em Peixes e o Sol, indicando que é preciso saber discernir entre as vontades de alma e os sentimentos corriqueiros.

Se seus passos forem motivados por algo que traz um sentido maior para a vida, pelo feeling e a intuição, essa quadratura poderá servir de alavanca para você começar a construir uma vida com maior realização e bem estar. Seja indo atrás de uma atividade terapêutica para se sentir melhor em sua pele, começar a juntar dinheiro para realizar o que você sonha, mudar de direção para uma convivência mais feliz, enfim, usar a sua experiência para construir algo que realmente faça sentido para você e que aqueça o seu coração. 

Para finalizar, no dia 24, a Lua entra em conjunção com Plutão em Aquário e, em seguida, forma um trígono com Júpiter em Gêmeos, jogando um forte sopro de renovação. Talvez você perceba alguns medos virem à tona, mas se você mantiver a calma, poderá se sentir muito inspirado para dar reviravoltas em histórias desgastadas e visualizar novos caminhos.  

Se cuidar é se fortalecer para lidar com qualquer desafio, pois nessa vida nada se controla. Saber cuidar de si é a chave para viver bem. Quem cuida bem de assuntos cancerianos consegue ter força para lidar com qualquer obstáculo, e é por isso que o solstício de inverno é tão especial. Olhe para os últimos seis meses, para o quanto você se fortaleceu.

A partir do solstício, os dias começam a ficar mais longos e a motivação cada vez mais voltada para as conquistas. Aproveite o mês de Câncer para cuidar de si como se você fosse a sua própria mãe, e você estará pronto para um novo semestre renovado e com mais energia. Bom solstício para você <3!

Masumi Suginoshita é criadora do site astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.

Leia também:
Horóscopo de junho: uma ode ao aleatório, curioso e experimental

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes