Horóscopo de junho: uma ode ao aleatório, curioso e experimental

Júpitar encerrou o ciclo em Touro e agora passa a transitar em Gêmeos até o ano que vem. Descubra com Madama Brona o que isso significa para o seu signo e confira outros destaques astrológicos do mês.


horóscopo de junho de 2024
Arte: Gustavo Balducci



Junho abre o mês com novidades astrológicas: agora Júpiter transita em Gêmeos, um movimento importante para a astrologia e que se desenrola até junho do ano que vem.

Oficialmente, encerramos o ciclo de Júpiter em Touro, com seus apegos e desejos famintos, e entramos numa nova fase, muito mais dinâmica, mutável e social. Com Júpiter transitando em Gêmeos, o foco passa a ser na comunicação e na troca de ideias. Esse assunto é de maior importância no momento em que vivemos.

Tudo parece ser feito para capturar nossa atenção: redes sociais, feeds infinitos, mensagens que demandam respostas imediatas e telas, muitas telas, muitas informações, mil abas abertas. Quem você fortalece com sua atenção? Quem influencia sua vida? E como você anda lidando com esse mar de conteúdos repetitivos e cada vez mais cansativos? Como driblar o cadeado do algoritmo que nos prende numa mesma bolha, esse mecanismo que anda sendo confundindo com destino?

Esse trânsito de Júpiter em Gêmeos também indica um período de novidades, um bom momento para testar ideias malucas e fugir do óbvio. As vibes são de experimentação, curiosidade e leveza, quase uma ode ao aleatório – o que tem tudo a ver com a energia de Gêmeos, que abre o mês de junho. Gêmeos é o signo das multiplicidades, do poder de adaptação e da criatividade. Melhor do que uma cabeça pensando, é ter muitas cabeças pensando juntas. Quanto mais diversidade, melhor. Gêmeos é o signo das pontes e conexões.

Esse é também o signo do humor, que nos permite trazer à superfície assuntos densos e profundos. Existe poder na superficialidade e nas portas de entrada. Não à toa, o humor brasileiro é um tanto especial, pra dizer o mínimo. Se não for para dar risada, nem vale a pena. Tudo pode ser dobrado, nada é tão sagrado. Na verdade, o riso é sagrado.

Rir é sinal de que algo ali encaixou, fez sentido e está sendo reconhecido. Se levar muito a sério é chato e só faz pesar a realidade que já pode ser bem pesada. Rir nos traz perspectiva e coloca as coisas em movimento. Existe uma inteligência muito criativa em saber rir de si e da vida. Ninguém sabe o que tá fazendo aqui, mas com certeza temos histórias para contar e fazer rir. E assim, seguimos.

Calendário astrológico de junho:

3/6 – Mercúrio em Gêmeos

6/6 – Lua nova em Gêmeos

9/6 – Marte em Touro

17/6 – Vênus e Mercúrio em Câncer

20/6 – Sol em Câncer / solstício de Câncer

21/6 – Lua cheia em Capricórnio

A seguir, uma leitura inspirada nos trânsitos astrológicos do mês para cada signo. Vale ler signo solar e ascendente 🙂

 

Horóscopo de junho: signo de Áries

 

Horoscopo signo de aries

Esse é um mês para ter ânimo e disposição. Junho já começa com a temporada de Gêmeos bombando nas novidades, nos encontros e nas conversas. Essa temporada traz novas informações, novos interesses e reencontros com o que já é familiar, mas pode ser revisitado e atualizado. Tudo isso tem a ver com a entrada de Júpiter no signo de Gêmeos, um trânsito que será importante para a astrologia deste ano e do próximo também.

Para Áries, Júpiter em Gêmeos ativa um lado mais sociável, comunicativo e ao mesmo tempo íntimo. A partir de agora, você começa a desenvolver uma nova visão sobre quem você já conhece e quem você deixa entrar num círculo mais íntimo da sua vida. Além das relações, esse pode ser um bom momento para colocar em prática ideias que você já aprofundou nos últimos seis anos. Conceitos e práticas que você já conhece e agora pode brincar mais e articular com mais domínio e de forma mais confortável.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Áries

Comunicação realmente é uma palavra-chave. Tudo pode ser resolvido com uma boa conversa. O importante é você se escutar e não se emocionar com promessas que só mostram o lado bom da coisa. Esse trânsito aconselha uma certa cautela com promessas e letras minúsculas de contratos que parecem bons demais para ser verdade. Convém desconfiar de tudo que é apresentado de forma muito superficial ou leviana. Também pode ser uma boa avaliar, de tempos em tempos, a proporção que as coisas podem tomar. Saturno em Peixes pede bom senso quanto a limites e responsas.

Se o ciclo de Júpiter em Touro, que começou em maio do ano passado e se desenrolou até maio deste ano, desenvolveu sua relação com estabilidade, segurança, prioridades e grana, agora é hora de colocar em prática o que foi entendido e consolidado. Mas tudo isso pode ser feito de forma bem calculista e pé no chão. Marte ingressa em Touro em 9/6 aconselhando cautela e um certo trabalho para preservar o que existe de bom, assim como cortar o que já não faz mais sentido. As coisas mudam. Esse é um mês para abraçar mudanças e ter mais jogo de cintura.

No fim do mês, o Sol ingressa em Câncer (em 20/6) e uma Lua Cheia em Capricórnio (em 21/6) traz clareza sobre o que vale a pena proteger e se apegar e o que já pode ser deixado pra lá. Tem muito desapego, mas também tem muita coisa boa que fez parte da sua vida e que merece ser revisitada. No geral, esse período pede um olhar mais atento para a sua intimidade, sua casa, assuntos do seu passado e vida pessoal. O resto é consequência. O futuro não vem do zero, mas sim do acúmulo de tudo o que nos aconteceu e de como contamos nossas histórias.

 

Horóscopo de junho: signo de Touro

 

Horoscopo Signo de Touro

Parabéns, taurinhas! Chegamos até aqui depois de um ciclo intenso com Júpiter transitando em Touro, movimentando muito crescimento e independência, mas também mudanças que demoraram para se consolidar. O foda é que tudo em Touro é sempre muito demorado. E a gente sabe que às vezes o demorado pode ser gostoso, mas às vezes tudo que a gente quer (e precisa) é correr e agilizar tudo pra ontem. O mundo traz suas demandas, mas nesse último ano aprendemos que primeiro precisamos estar bem para dar conta do que realmente faz sentido.

Esse é o seu momento de ser mais intencional no trabalho e em tudo o que te ajuda a manter sua independência e liberdade. Se Júpiter em Touro trouxe consciência, agora, com o trânsito de Júpiter em Gêmeos, o negócio é focar numa inteligência mais afiada, flexível e social. Júpiter entrou em Gêmeos no fim de maio e se desenrola nesse trânsito até maio do ano que vem. Você já sabe o que precisa fazer, agora é questão de dar seus pulos, saber improvisar e agarrar as oportunidades que surgirem.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Touro

Junho vem com essa energia tão contraditória que reflete bem o que Gêmeos significa: a dualidade. Saber trocar e se abrir para experiências e descobertas ao mesmo tempo que mantém suas prioridades em mente de forma focada e concentrada. Claro que é um desafio! A atenção é o bem mais precioso nos dias de hoje. Para onde está indo sua energia? Para onde está indo seu trabalho? Serve a quem? Serve ao quê? Quando se segurar e quando se permitir? Só você pode responder essas perguntas.

Com Vênus transitando em Gêmeos, amor e trabalho podem se misturar. Você precisa ter jogo de cintura para lidar com vontades contrastantes e interesses que podem parecer opostos. Não tem como agradar todo mundo, não precisa agradar todo mundo. Mas convém saber negociar e buscar um caminho do meio entre ceder e teimar. Touro pode ter uma grande dificuldade de entender tudo isso, mas ainda bem que ninguém é apenas um signo. A astrologia não nos define e o próprio mapa astral revela contradições, nuances e várias facetas. Estamos sempre mudando. Esse é um bom momento para abraçar mudanças e se encorajar a fazer diferente.

Com Marte transitando no seu signo a partir de 9/6, a energia do mês vem, sim, muito focada, talvez mais autoconfiante mas também um tanto oscilante. Esse trânsito aconselha firmeza e, ao mesmo tempo, suavidade nas atitudes. Pode fazer sentido pensar mais em você, nas suas necessidades e nas metas que você deseja atingir. Você já sabe o que quer? Tudo melhora quando você consegue agir com mais assertividade e menos medo. E o melhor remédio para o medo é o desejo de conquistar e transformar.

No dia 20/6, iniciamos a temporada de Câncer, mas a ênfase continua sendo na comunicação. Quem sabe se comunicar vai longe. Fale sobre o que você já conhece. A Lua cheia em Capricórnio, em 21/6, traz luz para essa sua experiência, coisas que você pode se apropriar e usar a favor dos seus objetivos. Você sabe com quem pode contar e talvez você precise negociar mudanças que não dependem apenas de você. Seja esperta, seja ousada, pense mais em você, mas não esqueça que o mundo não gira ao seu redor. Com suavidade, tudo vai se alinhar. Não tenha medo de ser diferente e querer fazer diferente. Esse pode ser um ótimo momento para se experimentar.

 

Horóscopo de junho: signo de Gêmeos

 

Horoscopo Signo de Gemeos

Tá sentindo o ar fresco? O que tá mudando por aí? O principal é: o que você quer mudar? Porque chegou seu momento de crescer, ser mais você, ser você por inteiro e ocupar seu devido lugar. Mas não se emocione. Com Saturno transitando em Peixes, a vida de responsabilidades, amadurecimento e consolidações bate à porta. Isso traz dificuldades, é óbvio. Mas não é necessariamente uma coisa ruim. Na verdade, esse é um bom momento para confiar em você e ser mais otimista.

O negócio é ser otimista com os pés no chão. Agora que Júpiter transita no seu signo (um trânsito importante que se desenrola até maio do ano que vem), é tudo sobre o que você deseja, o que você tem a oferecer e o que você sente que pode expandir e realizar. Se você não acreditar em você e focar no que é seu, quem vai acreditar? Ninguém vai fazer e acontecer por você. Tem coisas que são pessoais e intransferíveis. Esse é o momento de dar seu nome e experimentar suas várias facetas e possibilidades, sem medo, sabendo jogar o jogo, se divertindo com o jogo.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Gêmeos

Claro que é difícil ser otimista com o mundo do jeito que tá. É quase coisa de gente maluca e alienada ousar ter um pingo de otimismo quando o mundo claramente está acabando. Acontece que o mundo não está realmente acabando. O que está acabando é um jeito de viver. E por isso, mais do que nunca, o poder de adaptação e de imaginação de Gêmeos é mais do que bem-vindo. As coisas podem ser diferentes, mas elas não vão mudar da noite para o dia. Exige muito trabalho, compromisso e dedicação. As coisas não vão cair do céu, cabe a nós construir passo por passo.

O último ano pode ter sido um tanto esquisito. Muito silêncio, solidão talvez, desapego. Isso tudo não é ruim, mas também pode ser bem agridoce, especialmente para o povo de Gêmeos, que gosta de movimento. O trânsito de Júpiter em Touro já foi concluído, mas ainda pode ecoar em algum lugar por aí. O que você aprendeu do ano passado pra cá? O que você gostaria de fazer diferente? O que já exauriu e o que surgiu desse vazio? Essas são perguntas que só você pode responder. Agora, Júpiter transita em Gêmeos e o foco passa a ser em você, sua liberdade, suas realizações, suas atitudes, sua generosidade e sua imensa vitalidade.

Se você sente que ainda não está nessa onda, preste atenção no seu corpo, cuide da sua saúde, vá atrás do que te faz bem, se coloque em primeiro lugar e não desrespeite seus limites. O trânsito de Saturno em Peixes continua fortíssimo e nos inspira a lidar com a vida como ela é, sem rodeios, sem distrações. O jeito é você assumir seu lado mais geminiano, aquele que é cheio de contradições e oscilações. Existe um caminho do meio entre a loucura e a lucidez. Tudo bem mudar de ideia, tudo bem mudar as coisas de lugar, tudo bem se preservar, tudo bem se segurar. Cada momento pede um movimento diferente, você precisa sentir e se observar. Talvez esse seja o jeito de você encontrar seu eu mais centrado.

Para quem tem Sol em Gêmeos, esse é um momento que inicia um novo ciclo, uma nova fase, um novo ano pessoal. Aniversários são muito importantes para a astrologia. Para quem tem ascendente em Gêmeos, esse é um momento de vitalidade, muita criatividade, novos desejos e boas experiências. Vênus também transita em Gêmeos e isso indica um período para se amar, se aceitar e ir atrás do que te faz bem. Suas vontades funcionam como uma bússola. Pode se permitir, desde que você saiba que você está indo atrás de algo por você, e não apenas para buscar aceitação do mundo.

 

Horóscopo de junho: signo de Câncer

 

Horoscopo Signo de Cancer

Junho abre com as vibes de Gêmeos, vibes de mudança, movimento, desapego e busca por mais leveza. Mas nem sempre querer é poder. Antes de ir para fora, é preciso se voltar para dentro. Com Júpiter transitando em Gêmeos, o crescimento é muito mais interno do que visível a todos. Não significa que esse seja um período de estagnação. Bem pelo contrário, esse é um momento de avanços necessários, mas todos esses movimentos começam de dentro para fora.

Para Câncer, o jeito Gêmeos de ser é difícil de compreender. Câncer é Água, sentimento, emocional profundo. Gêmeos é Ar, racional, e tem uma inteligência sobre o superficial que surpreende quem acha que o superficial é fútil ou desimportante. O desafio agora é entender as suas dualidades e encontrar paz na loucura do mundo. Por isso, esse pode ser um momento interessante para entender suas crenças e formas de pensar. Mudar o jeito de pensar é o primeiro passo para mudar de atitude e, assim, concretizar novas experiências.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Câncer

Com Saturno transitando em Peixes, é fundamental pensar nas suas motivações e fundamentos. De onde vêm as ideias? De onde vêm os medos? O que está exagerado, o que precisa de poda, o que pode ser simplificado? Esse pode ser um período para questionar certezas e enxergar as coisas sob outro ponto de vista. O último ano foi marcado pelo trânsito de Júpiter em Touro e pode ter trazido muitos frutos através da paciência, da resiliência e da continuidade. Agora, as vibes mudam, e talvez o que funcionava antes já não funcione tão bem assim.

A temporada de Gêmeos funciona como uma sala de espera, um momento de encerrar ciclos, se resolver internamente e se reconciliar com as suas próprias contradições. Depois de Gêmeos, vem Câncer, com o Sol entrando no seu signo em 20/6. Para quem tem Sol em Câncer, será o início de um ano novo pessoal, uma nova fase, com novas necessidades e desejos. Para quem tem ascendente em Câncer, será um momento de atingir maior clareza, vitalidade e autoconhecimento.

Neste ano, a temporada de Câncer traz reavaliações importantes e um novo entendimento sobre seus relacionamentos, sejam eles amorosos ou profissionais. O que fica no passado? O que muda? Pelo que vale a pena lutar? E o que já está vazio de sentido e de presença? No dia 21/6, uma Lua cheia em Capricórnio ilumina as faltas, as responsabilidades e os compromissos com que nos envolvemos com outras pessoas. O astral todo aponta para um maior desapego. É preciso saber encerrar ciclos e se despedir. Isso não precisa indicar necessariamente um fim, mas sim o caminho para um novo recomeço.

Você pode aproveitar as primeiras semanas do mês para resguardar sua energia, viver sua intimidade e talvez até um período de solitude que pode ser um tanto engrandecedor. No fim do mês, com Mercúrio transitando no seu signo e fazendo um aspecto de fluidez com Saturno em Peixes, a comunicação melhora e será possível combinar sensibilidade com pragmatismo. Esse pode ser um bom momento para amadurecer ideias e a forma como você se expressa e negocia com os limites do mundo. Você tem uma experiência acumulada, use isso a seu favor: desapegando do passado, mas usando o passado para construir o futuro. Esse é o poder de Câncer.

 

Horóscopo de junho: signo de Leão

 

Horoscopo Signo de Leao

Vamos lá, Leão, chegamos a um momento divertido do ano. No fim de maio, o ciclo de Júpiter em Touro foi concluído e uma nova fase se abriu com a entrada de Júpiter em Gêmeos. As coisas podem ser mais leves e descontraídas. Esse pode ser um ótimo momento para fortalecer laços de amizade e de comunidade. Trabalhar em grupo pode ser mais interessante do que fazer tudo por conta própria. Aceite ajuda, ofereça sua ajuda. Estamos numa temporada astrológica que enfatiza muito as trocas e as amizades.

Com o trânsito de Júpiter em Gêmeos (que começou no fim do mês passado e se desenrola até maio do ano que vem), o tópico amizade e relações sociais se desenvolve. Existem vários tipos de amizade, nem todas são pra vida, raras são pra todos os momentos. Uma amizade pressupõe dar o melhor que temos na companhia dos outros e ao mesmo tempo oferecer apoio nos momentos mais difíceis. Mas pra coisa não pesar, é preciso distribuir exigências e expectativas. É por isso que existem comunidades, para que ninguém precise dar conta de tudo sozinho.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Leão

Ao contrário das vibes de Touro, a temporada de Gêmeos traz um brilho especial para tudo que pode ser mais leve e descomplicado. Para Leão, Júpiter em Touro expandiu suas realizações e possibilidades, trazendo um pouco mais de liberdade para que você se dedique ao que realmente faz sentido para sua vida. O que mudou de maio do ano passado para agora? O que você aprendeu? O que você desapegou? E o que você entendeu que merece ser mantido e protegido?

Agora, o trânsito de Júpiter em Gêmeos multiplica as possibilidades para o futuro. Esse é um bom momento para sair, ir pra rua, viver novas experiências, conhecer novas pessoas e se abrir para conversas construtivas. A temporada de Gêmeos traz uma importância imensa à comunicação e ao poder de adaptação. Gêmeos desperta seu lado mais flexível e disposto a negociar, o que para Leão traz um respiro no meio de tantas preocupações e ansiedades.

Não que esse seja um período de mil maravilhas e pura tranquilidade, precisamos ter mais bom senso. A vida tem muitas fases e nuances, e treta faz parte. Com Marte transitando em Touro, esse pode ser um momento de usar sua ansiedade a seu favor. Na medida certa, a ansiedade nos mostra o que precisamos mudar, o que desejamos fazer e a quantidade de energia que vamos colocar em cada situação. Tudo no tempo certo, sem atropelos, esse trânsito de Marte pede cautela, planejamento, cabeça fria e uma boa dose de determinação.

No fim do mês, o Sol ingressa em Câncer, o que para o pessoal de Leão traz uma vibe de sala de espera. É que, depois de Câncer, vem a temporada de Leão, iniciando um novo ciclo e um ano novo pessoal. De qualquer forma, este é um mês que estimula boas conversas e tudo o que traga inspiração para seu futuro. Existe trabalho a ser feito, mas sem correria, sem loucura. Você já desenvolveu muita coisa e esse pode ser também um momento de saber usufruir do que já está aí. Por isso, é importante olhar para o que existe de bom, as pessoas que fazem parte da sua vida e buscar jeitos de deixar tudo mais leve, mais experimental e, por que não, mais divertido.

 

Horóscopo de junho: signo de Virgem

 

Horoscopo Signo de Virgem

Seu campo de visão abriu do ano passado pra cá. Pode ter sido um momento de se libertar de certas crenças e ideias restritivas. Ao mesmo tempo, uma consciência do tempo das coisas, do tempo das pessoas, do seu tempo (!) pode ter trazido novas prioridades e um maior foco para o que realmente importa. Tente pensar no que você aprendeu e de que ideias você se libertou no último ano. O trânsito de Júpiter em Touro indicou um período para mastigar e comer muitas ideias. Chegou a hora de colocar pra fora e começar a colocar as novidades em prática.

Agora que Júpiter entrou em Gêmeos (num trânsito que se desenrola até maio do ano que vem) é tempo de se abrir para novas possibilidades. É na prática que a gente se experimenta, sem precisar pensar demais, sem precisar entender tudo de imediato. A temporada de Gêmeos traz o brilho da versatilidade, das multiplicidades e da sua maravilhosa capacidade de adaptação. Você sabe improvisar, você sabe dar seus pulos, agora é hora de ativar essa inteligência.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Virgem

A temporada de Touro evidenciou apegos e inseguranças. Às vezes a gente tem medo da vida, é normal. Mas não podemos deixar que esse medo se estenda para além das suas devidas proporções e nos prenda a situações que já não fazem mais sentido. O medo é importante, mas não pode ser colocado na direção da nossa vida. Com Marte transitando em Touro a partir de 9/6, o astral favorece um foco determinado e um senso prático mais alinhado com os seus desejos e prioridades.

Com a temporada de Gêmeos, a vontade é de fazer tudo ao mesmo tempo agora. Mas ninguém consegue ter tudo que quer, no momento que quer. Existem os nossos limites e os limites do mundo. Precisamos saber negociar – o que para o pessoal de Virgem nem sempre é fácil, mas sempre se revela muito vantajoso. Nessa negociação, faz bem entender o que você precisa cortar ou adiar (pelo menos por hora). Com Saturno transitando em Peixes, pode ser interessante definir limites, especialmente nas relações. As vibes de Gêmeos também podem trazer distrações, por isso, proteja sua atenção e mantenha seus objetivos em mente.

Com Vênus e Júpiter transitando em Gêmeos e fazendo uma quadratura com Saturno em Peixes, esse pode ser um período interessante para construir novas formas de se relacionar. O amor é complicado, mas não precisa ser tão complicado assim. É possível encontrar um caminho do meio entre compromissos mais sérios e abertura e liberdade para experimentação. Na vida e no amor, tudo está em movimento. As coisas não são fixas e nem merecem estagnação.

No dia 20/6, o Sol ingressa em Câncer e traz um astral de intimidade, carinho e amizade para a sua vida. Junho tem uma vibe bem social. Pode ser um bom momento para se abrir para o mundo lá fora, estar na rua, fazer contatos. No dia 21/6, uma Lua Cheia em Capricórnio traz soluções práticas sobre seus desejos e criações, e isso pode se referir à sua vida pessoal, amorosa ou profissional. Estamos num momento importante do ano. Não deixe passar oportunidades por achar que ainda não se sente capaz. É fazendo que se aprende, seja cara-de-pau.

 

Horóscopo de junho: signo de Libra

 

Horoscopo Signo de Libra

Finalmente encerramos o ciclo de Júpiter em Touro, que começou lá em maio do ano passado e encerrou no fim de maio. Vale a pena pensar no que mudou na sua vida de lá pra cá e o que restou desse período. Agora, Júpiter se movimenta no signo de Gêmeos, num trânsito que se desenrola até maio do ano que vem. As vibes de Gêmeos são mais dinâmicas, mentais, mutáveis e abertas a experimentações. Esse pode ser seu momento de libertação, em vários sentidos.

A temporada de Touro revelou estagnações e situações que se tornaram mais pesadas. Com Marte transitando neste signo a partir de 9/6, existe a necessidade de transformar relações e cortar o que ainda está amarrado e não faz mais sentido. Com Vênus e Júpiter transitando em Gêmeos, a busca é por mais leveza, abertura e liberdade. Esse é um momento de se ter um respiro, olhar para os lados, seguir a curiosidade e ver o que está rolando por aí. Abra sua cabeça. Busque aprender algo novo ou se arrisque numa viagem ou projeto dos sonhos. Vai valer a pena.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Libra

Para fazer tudo isso, é necessário entender seus limites. Neste mês, teremos uma quadratura de Vênus com Saturno. É preciso ter cuidado com idealizações que podem lhe prender em situações de grande desgaste e pouco retorno. Pode ser um bom período para arrasar com seus poderes analíticos e entender como sua cabeça funciona e como as coisas acontecem na prática. Mente, corpo e espírito são uma coisa só, mas dentro da gente existe um mundo de contradições. Precisamos negociar com nós mesmos.

Aproveite a primeira metade do mês para organizar suas ideias, entender o que mudou, o que ainda deseja mudar e o que tem de novo para ser descoberto por aí. Já na segunda metade do mês, o astral favorece uma ação mais dinâmica e também muito criativa. Pode ser uma boa hora para dar início a uma nova fase, colocar planos em prática e comunicar o que você precisa e deseja para o mundo. Use sua inteligência a seu favor, estruture uma rotina que atenda às suas necessidades e se permita experimentar na prática novas possibilidades.

No dia 20/6, o Sol ingressa em Câncer e indica um momento importante para o ano. No dia 21/6, é a vez da Lua Cheia em Capricórnio. Pode ser um bom momento para entender de onde você veio e para onde está indo. Passado e futuro, finalizações e recomeços, esse período pode trazer novos caminhos e novos jeitos de lidar com o seu passado. A temporada de Câncer traz sua experiência à tona. A Lua Cheia em Capricórnio traz um senso de pragmatismo e responsabilidade sem deixar a sensibilidade de lado.

Do que você ainda sente falta? Como lidar com o vazio? Como aprender a amar a vida que você está construindo sem se prender a comodismos? Essas perguntas só você pode responder. Vá atrás de ferramentas necessárias para que você se fortaleça e vislumbre as soluções que você precisa. Questões de rotina, trabalho, ambições e novos desejos são os principais tópicos deste mês. Aproveite esse astral para se abrir para a vida, sem medo de sair da repetição do passado e testar novidades na prática.

 

Horóscopo de junho: signo de Escorpião

 

Horoscopo Signo de Escorpiao

Em junho, estamos à procura de liberdade. A temporada de Gêmeos traz Júpiter e Vênus imersos em processos mentais, novidades, mas também amarrações e vínculos que precisam ser repensados. Pensar de novo, e de novo, mas não apenas pensar, como também experimentar na prática novos jeitos de lidar com compromissos e responsabilidades compartilhadas. Com Saturno transitando em Peixes, o prazer e o amor se tornam coisa séria. E o primeiro compromisso que você tem é com a sua vida e com os seus desejos.

Junho abre contradições e pede para você entrar em contato com as dualidades, dentro de você e também nas suas relações. Sabe quando você quer algo mas tem medo? Desejo e repulsa, aceleração e freio, o meu e o nosso. Não precisa necessariamente ser uma questão de oposição, mas sim de encontrar um mecanismo de complementação. As coisas mudam, as pessoas mudam, os tempos mudam. Esse pode ser um momento de encontrar sua flexibilidade e se deixar guiar pelas circunstâncias de cada contexto.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Escorpião

Tudo isso tem a ver com a entrada de Júpiter em Gêmeos, no fim do mês de maio. Desde o ano passado, Júpiter transitava em Touro, seu signo oposto. Esse ciclo desenvolveu seus relacionamentos, tanto de trabalho, de amizade, como de amor. Agora, com Júpiter em Gêmeos até maio do ano que vem, o foco passa a ser nos legados dos relacionamentos, nos assuntos compartilhados e no apoio que você dá e recebe. Gêmeos é o signo da troca e das transições. Esse também pode ser um período de mudanças e liberações.

Processos de liberação têm seus altos e baixos. Com Vênus e Júpiter fazendo uma quadratura com Saturno, existe a necessidade de lidar com contradições internas entre o que você quer por você e o que você quer com os outros. É preciso reconhecer limites, saber suas prioridades e se comprometer com o que você quer para o seu futuro. Esse é um aspecto que pede flexibilidade e, ao mesmo tempo, amadurecimento e seriedade. Também pode ser o caso de você se dedicar a algo que seja seu, fruto da sua criatividade, mas que conta com o apoio de outras pessoas. Divergências e contradições fazem parte, e tudo pode ser resolvido com uma boa conversa e muuuita paciência.

Em 9/6, Marte encerra seu trânsito em Áries e ingressa em Touro. Em Áries, Marte indica um período de muito desgaste, mas também de muita produtividade. Aproveite os primeiros dias do mês para resolver problemas, se livrar de complicações e se adiantar em resolver questões que pedem agilidade. Nesses dias, a sua iniciativa vale ouro. Vá atrás do que for necessário, resolva suas pendências, lide com a parte mais burocrática da vida. A partir do dia 9/6, Marte ingressa no seu signo oposto, Touro, indicando um momento interessante para impor limites, reunir forças ou simplesmente se afastar do que ou de quem não está contribuindo.

Encerramos o mês com as vibes de Câncer. O Sol ingressa nesse signo em 20/6 e, no dia 21/6, já teremos uma Lua cheia em Capricórnio. Essa é uma combinação boa para colocar em prática coisas que você já entendeu e ampliar ainda mais o que você entende de você e do mundo. Tudo isso de forma muito prática, mas sem perder a sensibilidade. O foco desse período é se concentrar na sua independência, tanto de vida como de jeito de pensar. Ative seus filtros e resolva pontas soltas. Esse é um mês para limpar ruídos e focar sua atenção no que realmente lhe diz respeito. Foco em você!

Horóscopo de junho: signo de Sagitário

 

Horoscopo Signo de Sagitario

Junho traz novidades! Com Júpiter transitando em Gêmeos desde o fim de maio, uma nova fase já começa a dar as caras, mas as coisas só vão se mostrar com mais força a partir do seu aniversário neste ano. Até lá, vale ir se familiarizando com essa nova onda de Júpiter que traz novas pessoas, novas ideias e novos caminhos para a sua vida. Em Touro, onde Júpiter transitou desde maio do ano passado, as coisas se voltaram mais para o material, o corpo, a saúde e os hábitos de rotina e de trabalho. Agora, em Gêmeos, Júpiter foca nas trocas, nas relações e na sua abertura para o mundo.

A treta de Júpiter em Gêmeos é entender a justa medida de empolgação em cada situação. Não existe regra, cada contexto precisa ser vivido segundo seus próprios parâmetros. Fique de olho para não se comparar demais e reforce seu espírito crítico. Às vezes o brilho vem do ouro, da joia ou da fantasia. Preste atenção nas idealizações e tente resistir ao impulso de ceder demais e abrir mão do que é importante para você. Esse é um trânsito que fala de generosidade e pode trazer muitas conversas construtivas. O importante é ter discernimento.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Sagitário

Sagitário é um signo regido por Júpiter, por isso é importante acompanhar os movimentos desse planeta. O trânsito de Júpiter em Gêmeos é importante para a astrologia deste ano e do ano que vem. Fazendo uma quadratura com Saturno em Peixes, pede jogo de cintura para lidar com suas limitações e até onde você pode ceder. Sagitário é um signo que gosta de dizer sim, mas às vezes o libertador mesmo é dizer um bom e sonoro NÃO. Tente não se amarrar em coisas que já fazem parte do seu passado. A tônica desse período é muito mais de desamarrar e se liberar para novas experiências que se apegar à mesmice já conhecida.

Com Sol e Vênus também transitando em Gêmeos, amor e relacionamento se tornam assuntos importantes. Quem você convida para entrar na sua intimidade? Como você lida com a solidão? Como você lida com compromissos? O astral desse período é superambíguo, indicando encerramentos e recomeços. O importante é renovar e fazer de um jeito diferente, mais maduro, mais consciente e também mais aberto a negociações. Nada é oito ou oitenta, nem no amor nem na forma como você lida com as suas experiências do passado.

A partir de 9/6, Marte encerra seu ciclo em Áries e ingressa em Touro. Isso indica uma aquietação nas ansiedades e impulsos e um olhar mais cuidadoso em relação à sua rotina e vida profissional. De forma planejada, o trânsito de Marte em Touro indica um período interessante para resolver problemas e pendências. As coisas podem ficar um tantinho enroladas, mas quando pegam no tranco também se mostram muito produtivas. Respeitando seu tempo e seus limites, tudo vai acontecer na hora certa, sem atropelos.

O mês encerra na temporada de Câncer, indicando um período mais sensível. O Sol entra em Câncer em 20/6 e já no dia 21/6 teremos uma Lua Cheia em Capricórnio. Essa combinação fala das nossas inseguranças, carências e necessidades emocionais. Precisamos aprender a lidar com o vazio que também faz parte da vida. Nem sempre é fácil sentir e usufruir de uma satisfação plena, ainda mais para Sagitário, o signo de quem sempre quer mais e mais. A temporada de Câncer traz um período interessante para cuidar desse seu lado mais emotivo. O astral desse mês é muito amoroso e ao mesmo tempo pé no chão. Se permita, mas também saiba quando se restringir.

 

Horóscopo de junho: signo de Capricórnio

 

Horoscopo Signo de Capricornio

Junho traz mudanças de vibes e um foco mais centrado nos seus hábitos de rotina, no seu dia a dia e na maneira como você leva o seu trabalho. No fim do mês passado, Júpiter encerrou seu ciclo em Touro e ingressou em Gêmeos. Em Touro, Júpiter movimentou sua criatividade, sua inspiração e tudo o que alimenta seu coração. Agora, com Júpiter em Gêmeos, é hora de colocar a mão na massa e partir para a prática. O foco é muito mais em fazer, e fazer de um jeito equilibrado, do que nos resultados em si. Vamos lá, capricas, que para o bem ou para o mal esse é o signo do trabalho e das conquistas.

Um tópico importante para a temporada de Gêmeos, que abre esse mês, é a comunicação. Saber falar o que você quer e o que você precisa. Entender que cada ambiente pede um tom e cada bolha tem seus próprios códigos. Com Saturno transitando em Peixes, a comunicação fica mais bem pensada e também mais sóbria. Comunicação é coisa séria. Mas com Júpiter transitando em Gêmeos, o signo mais xóvem do zodíaco, a vontade é de levar tudo com mais leveza, dobrar convenções, improvisar novos jeitos e se levar menos a sério. Como conciliar? Encontrando um caminho do meio e escapes para respiros.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Capricórnio

Além de Júpiter, também teremos Vênus e Mercúrio transitando em Gêmeos. Esses movimentos indicam uma junção de cabeças para encontrar soluções e pensar de forma mais criativa, porém sempre de olho nas necessidades, bem pé no chão mesmo. Esse pode ser um bom momento para aceitar ajuda e trabalhar em equipe, sabendo liderar de um jeito diferente do tradicional, encontrando uma forma que funciona para a sua realidade.

No dia 20/6, o Sol ingressa em Câncer, seu signo oposto, e inicia uma nova temporada focada em relacionamentos mais íntimos, mais sérios e mais amorosos. Já no dia 21/6, teremos uma Lua Cheia no seu signo, indicando um momento de sensibilidade, entendimento e conclusões. Tem que saber quando encerrar para começar de novo, e começar de um jeito diferente. Ninguém vive só, e mesmo que você não esteja num relacionamento sério, ainda assim existem pessoas que são suas parceiras de vida e de trabalho.

Mais uma vez, comunicação é a chave da coisa. Relacionamento sem abertura para conversas francas e honestas tende a ser mais complicado. Com Saturno transitando na sua casa de comunicação, o processo de pensar e entender como você vai se expressar pode estar um tanto mais lento e cauteloso. Essa é a coisa chata da experiência, faz a gente andar cheio de dedos e preocupações. Muita coisa já foi vivida e nisso a gente pode acabar perdendo um pouco da espontaneidade. A virada de chave é valorizar a própria experiência sem carregar as amarguras das decepções.

Este é um mês para testar as coisas na prática, ir aprendendo como for avançando em cada etapa, sem medo de errar. A dificuldade do trânsito de Júpiter em Gêmeos é manter o foco no que realmente importa. Esse trânsito indica uma tendência a tirar certas coisinhas de proporção e criar expectativas que nem sempre condizem com a realidade. Por isso, pode ser bacana fazer uma reflexão de tempos em tempos e colocar tudo na balança para medir o que está faltando e o que está em excesso. De resto, sem medo de viver. Tudo nessa vida tem jeito.

 

Horóscopo de junho: signo de Aquário

 

Horoscopo Signo de Aquario

Junho abre na temporada de Gêmeos e já traz novidades. Depois de um ano transitando em Touro, Júpiter ingressou em Gêmeos, onde vai ficar até maio do ano que vem. Para o pessoal de Aquário, a passagem de Júpiter por Touro trouxe uma reconexão com o passado, origens e questões familiares. Pode ter sido um momento para se centrar e encontrar mais estabilidade na vida. Touro também mostrou apegos e uma vontade de proteger o que é seu. Agora, em Gêmeos, Júpiter movimenta um lado mais divertido e desapegado da vida.

Em Gêmeos, Júpiter quer brincadeirinhas e kikikis. A energia é muito mental e verbal, mais extrovertida e mais disposta a se jogar no que dá prazer. Esse trânsito abre um período de muita criatividade, o que indica um bom momento para entender o que é particular seu, buscando uma maior autoaceitação e assim melhorando a autoestima. Para Aquário, o amor precisa ser leve, precisa ter troca e aprendizado. As relações precisam ser dinâmicas, com estímulos e novidades sempre movimentando a vida. E isso combina muito com o trânsito de Vênus em Gêmeos, o que indica que esse é um momento de prazer e amor.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Aquário

Se até o mês passado o foco era na sua vida mais íntima, em preservar o que é seu, buscando uma maior segurança e estabilidade, agora a vontade é de se abrir mais, se experimentar e desenvolver sua criatividade. Com Saturno transitando em Peixes, mesmo o trabalho se torna mais pessoal, com você numa posição de liderança, tendo espaço e estrutura para desenvolver as suas próprias ideias. Tudo isso não acontece da noite para o dia e é um investimento (de tempo, grana e energia) de longo prazo. Mas vale a pena se dedicar ao que faz sentido e traz prazer para você. Não se compare e não limite pelo o que já existe lá fora. Júpiter em Gêmeos traz criatividade e abre caminhos inusitados.

A questão com Júpiter em Gêmeos é ir contra o convencional e sair do óbvio. Esse é um trânsito que nos inspira a experimentar sem medo de errar, abrindo o coração para descobrir coisas novas, ainda que pareçam aleatórias. O importante é manter sua curiosidade viva, ir atrás para descobrir novas paixões e se conectar com um lado mais leve e mais divertido da vida.

A treta do mês fica por conta do trânsito de Marte em Touro. Se com Júpiter Touro valoriza o passado e se apega ao que já conhece, com Marte o foco passa a ser na transformação e nas rupturas. Apego é bom, criar vínculo é bom, se sentir em casa é bom. Mas a vida é maior do que isso e pode ser mais interessante quando temos a coragem de desapegar de um certo conforto em prol de experiências mais espontâneas e diversas. Esse é um momento para romper com os apegos e se liberar de medos.

Junho é um mês para confiar no coração e começar a se ouvir mais. Tem certas coisas que a gente não faz porque precisa ou só para agradar os outros. Tem certas coisas, talvez as mais importantes, que a gente faz por que quer, por desejo, motivação e vontade. Muita vontade! E com Júpiter transitando em Gêmeos, a vontade é de conhecer outros jeitos, outras ideias, outras formas de conversar e se relacionar. Aproveite esse período para dizer sim a convites inusitados, sair do seu padrão e apenas experimentar o que anda rolando por aí. Vá viver!

 

Horóscopo de junho: signo de Peixes

 

Horoscopo Signo de Peixes

Vamos lá, Peixes, que junho traz novidades na astrologia e na vida. No fim de maio, Júpiter encerrou seu ciclo em Touro e ingressou em Gêmeos, onde transita até maio do ano que vem. Essa transição traz todo um movimento ainda mais intimista e focado na sua vida pessoal. É da base que a gente começa, o resto é consequência. Esse pode ser um bom momento para focar no que é seu, se reconectando com a sua história e usando a sua experiência como apoio para construir o seu futuro.

Junho abre em plena temporada de Gêmeos, com Sol, Vênus e Júpiter transitando nesse signo. Tudo isso faz a sua atenção se voltar para coisas, lugares e pessoas que já são familiares, mas que também estão mudando. Tudo muda, cidades mudam, bairros mudam, pessoas mudam. A gente também muda, mas de alguma forma sempre voltamos a coisas que são fundamentais na nossa formação. Esse pode ser um bom período para você revisitar seu passado e ressignificar experiências importantes.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Peixes

Com Júpiter transitando em Gêmeos, outro tópico que brilha é a sua casa e vida íntima. Pode ser um período de mudanças, melhorias, aquisições, reformas ou novidades. Quem você deixa entrar na sua vida? Em quem você confia? Onde (e com quem) você se sente à vontade? E como você pode encontrar uma estabilidade que seja flexível o suficiente para lhe proporcionar, ao mesmo tempo, movimento e estabilidade? Gêmeos é o signo das oscilações e duplicidades. Esse é um momento para aceitar suas contradições e encontrar um jeito muito particular de se centrar que funcione na sua vida.

Falo muito em estabilidade porque tem tudo a ver com Saturno, que no momento e, por mais um bom tempo, transita no seu signo. Esse é um planeta que gosta de rotina, dedicação, amadurecimento e estrutura. Ao mesmo tempo, temos o trânsito de Júpiter em Gêmeos, que traz uma energia mais doidinha para sua vida. O que combina é que tanto Peixes como Gêmeos são signos mutáveis e múltiplos, tanto nas ideias e nos desejos como nos hábitos. Porém, enquanto Saturno ama limites e demanda um tanto de disciplina e restrição, Júpiter ama exageros, expansão e sempre quer mais e mais.

Existe um meio do caminho entre a disciplina da rotina, em cuidar da sua saúde e se dedicar ao que lhe faz bem e se permitir viver momentos de espontaneidade, deixando as coisas fluírem casualmente, de forma muito natural. Não é oito nem oitenta. E talvez o amadurecimento seja justamente entender que as coisas estão sempre se desenvolvendo, existe sempre algo novo a aprender, algo que precisa de reorganização constante e precisa de espaço para mudar e crescer.

No fim do mês, a partir do dia 20/6, entramos na temporada de Câncer e a energia se torna mais amorosa. Ótimo momento para falar o que você sente, o que (ou quem) você deseja e como você pode adaptar essas vontades na sua vida que tende a ser cada vez mais ocupada e estruturada. No dia 21/6, uma Lua Cheia em Capricórnio traz clareza para o que você quer e precisa para o seu futuro. O foco é na sua independência e na consolidação de uma maior autoconfiança. Esse é um ano para crescer e consolidar sua liberdade.

 

Madama Brona é a drag astrológica de Bruna Paludo.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes