7 marcas brasileiras plus size que arrasam no design de moda

Da alfaiataria aos looks de festa e sustentáveis, reunimos sete marcas brasileiras plus size que fazem a diferença no mercado nacional.


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Look de Lourrani Baas. Instagram @ligatransforma



Quem ama moda e tem muitas curvas, sabe como pode ser difícil encontrar marcas que sejam inclusivas na grade de tamanhos. Não à toa, há um potencial enorme para as marcas brasileiras plus size.

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Ju Romano com vestido da MAAR. Instagram @ju_romano

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Segundo um levantamento realizado pela ABPS (Associação Brasil Plus Size), o mercado de marcas brasileiras plus size movimentará R$ 15 bilhões em 2027. O relatório também aponta um crescimento de 75% do segmento no país nos últimos 10 anos, além de um faturamento de R$ 9,6 bilhões em 2021.

Com uma demanda cada vez maior por diversidade e inclusão, novas marcas brasileiras plus size têm despontado no mercado nacional com diferentes propostas, indo da alfaiataria a moda festa e sustentável. A seguir, reunimos alguns nomes que estão arrasando na moda plural para você conhecer:

Zuya

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Instagram @eusouzuya


Fundada por Bia Celaya, a Zuya é uma das marcas brasileiras plus size que se destaca pelas criações autorais. “Criamos para mulheres com um estilo autêntico, que buscam vestir seus ideais, ao invés de se adequar ao que o mercado oferece”, afirma ela.

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Instagram @eusouzuya


A Zuya veste mulheres do 44 ao 62, com uma produção local e olhar sustentável, tanto no cuidado com seus colaboradores, como no uso de tecidos mais responsáveis, como o poliéster reciclado. “Cuidamos com carinho de todo o processo, desde a modelagem e material; com tecidos de qualidade e estampas exclusivas; até o modo como a peça chega até a cliente”, explica.

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Instagram @eusouzuya


As coleções da Zuya também incluem beachwear e lingerie, assim como peças feita sob medida. “São itens exclusivos que produzimos no tecido e na cor de preferência. Enviamos orçamentos de acordo com a necessidade e o prazo de envio é em até 15 dias úteis”. 

MAAR

“Chega de sair chorando do provador. A moda é para todas!”, dispara Marina Salmmazo, designer a frente da MAAR. Jornalista de formação e apaixonada por moda desde criança, ela enfrentou a mesma dificuldade que muitas mulheres curvilíneas já passaram: servir nas peças que queria comprar.

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Instagram @maar.brand


“Durante anos sofrendo dentro de provadores e saindo frustrada de lojas onde não encontrava meu tamanho, decidi que é a roupa quem precisa caber no seu corpo”. Foi aí que nasceu a MAAR, que tem a intenção de trazer uma moda jovem, divertida e com informação de moda para todos os corpos.

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Instagram @maar.brand


Além de roupas para o dia a dia, ela lançou recentemente uma linha de festa, começando pelo vestido longo com mangas bufantes, com três opções de cores, todas disponíveis sob encomenda.

Transa 55

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Instagram @transa_55


Baseada em São Paulo, a Transa 55 também integra a lista de marcas brasileiras plus size com proposta sustentável. “Utilizamos tecidos parados em estoque, trabalhamos com viscose de reflorestamento e com certificação FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de manejo florestal), além de praticar a logística reversa dos resíduos gerados na produção”, conta a idealizadora da marca, Sara Acauan.

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Instagram @transa_55


A estamparia exclusiva é o carro-chefe da marca, que possui uma loja na Galeria Metrópole, no centro da cidade. “Desde que abrimos o ponto físico passamos a aceitar peças de volta para der um novo destino a elas, seja através do upcycling, ou outra solução que ajude a prolongar o tempo de vida das nossas peças”.

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Instagram @transa_55


Os shapes amplos abraçam tamanhos do P ao G3 e as criações da Transa 55 têm o conforto na essência. “Cuidamos de todo o desenvolvimento de produto, da criação aos acertos, graduação e provas, trabalhando com parceiros de oficinas de costura, acabamento, estamparia e aviamentação”, resume Sara.

Cromo.somos

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Instagram @cromo.somos


A marca de slow fashion foi criada pelo designer gráfico mineiro Alissandro Lee, com o objetivo de oferecer peças amplas, confortáveis e sem gênero. “As roupas são, em sua maioria, multipeças, com várias possibilidades de uso”, explica ele.

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Instagram @cromo.somos


Todas as criações são feitas através da técnica de moulage, inclusive a alfaiataria, priorizando uma cartela de tons neutros e materiais como viscose, moletinho, neoprene, tyvek e linho. “Nossa proposta é trazer frescor, questionando os padrões vigentes de uma forma leve, despretensiosa e libertária”.

Leticia Mitchels

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Divulgação


Com uma grade de tamanhos que vai do PP ao 5G, Leticia Mitchels iniciou sua marca própria em Joinville, Santa Catarina, logo após se formar em moda na UDESC. “Sempre encontrei meu tamanho em qualquer loja, mas quase nunca caía bem por eu ter um corpo bem curvilíneo”, recorda.

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Divulgação


“Nunca consegui comprar uma mom jeans sem ter que pegar 2 numerações acima da minha e ajustar na cintura, ou comprar uma calça jogger que ficasse larguinha na minha coxa”. A partir daí, ela decidiu abraçar a pluralidade de corpos na moda e fundar a sua grife homônima.

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Divulgação


Focada no slow fashion, Leticia produz todas as peças em um ateliê próprio, para garantir a qualidade dos produtos, que vão de alfaiataria aos looks de festa. “Não apostamos em micro tendências que irão se tornar obsoletas a curto prazo, nossas peças são lançadas com calma ao longo do ano, sem seguir o tradicional calendário da moda”.

Sueli Tenani

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Instagram @luaxavier


Sueli Tenani entrou no mercado de moda em 2007, com a marca Maria Teimosa, por conta de uma necessidade pessoal de encontrar peças que a servissem corretamente. “O nome foi escolhido para homenagear minha mãe, uma grande batalhadora, professora e artista que sempre me influenciou”, conta ela.

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Instagram @suelitenani


Em 2011, a marca passou por uma reformulação, mudou de nome e hoje tem como foco a alfaiataria. “Nosso trabalho é pensado para uma mulher real, intensa, moderna, trabalhadora e que precisa de conforto para dar conta do seu dia a dia”, define Sueli.

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Instagram @suelitenani


“Pensamos em cada detalhe na modelagem, no toque e caimento do tecido, na costura para valorizar o corpo/movimento, nos modelos atemporais que ultrapassam tendências”, continua a estilista. Entre os best sellers da marca estão blazers, calças e camisas que podem ser usadas em conjunto, ou separadas.

Lourrani Baas

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Instagram @ligatransforma


Nascida em Sapeaçu, no Recôncavo Baiano, Lourrani Baas iniciou sua luta contra a gordofobia na adolescência, quando os desafios para encontrar peças no seu manequim se tornaram frequentes. “Passei a utilizar a moda como agente transformador, na missão de fortalecer a beleza dos corpos reais. Acredito que vestir-se é um ato de sensibilidade e humanidade para vencer os padrões”, defende a estilista.

Sua marca homônima foi lançada em 2018, com foco na alfaiataria produzida sob demanda e voltada para mulheres gordas. “Trabalhamos com tecido plano e técnicas de moulage na alfaiataria, algo que poucas marcas plus size se arriscam a fazer pela complexidade do processo para alcançar um bom caimento”, explica Lourrani.

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Marcas brasileiras plus size: Lourrani Baas. Instagram @ligatransforma


Além de ser uma porta-voz das marcas brasileiras plus size, a designer está à frente de importantes debates sobre protagonismo feminino e sustentabilidade. “Acredito na construção de uma moda consciente para um futuro melhor e, neste aspecto, vejo a reutilização de resíduos têxteis como uma importante ferramenta para gerar impactos mais positivos.”

É daí que surge o Liga Transforma, uma start up social fundada por Lourrani com o objetivo de produzir roupas com responsabilidade para corpos reais, impulsionando o empreendedorismo de mulheres em situação de vulnerabilidade. A missão é captar doações de resíduos têxteis para criar novos produtos com informação de moda.

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Instagram @ligatransforma


“A partir disso, levantamos investimentos e apoio para a qualificação profissional de mulheres em situação de risco social, provocando transformações no auxílio da geração de renda.” A alfaiataria construída com patchworks de tecido é um dos destaques das coleções recentes.

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