Moda
Diários do entremundos
Reunimos 22 fotógrafos e 22 marcas de moda brasileiras em uma série de ensaios sobre isolamento, criatividade, afeto e desejo de novas realidades
25 de May de 2020
PUBLICIDADE
Desde março de 2020 estamos vivendo em uma espécie de limbo. Os que precisam enfrentar as ruas e o risco diário de contaminação falam de coragem e medo. Alguns, talvez para manter um equilíbrio mínimo, seguem em negação. Para os que podem estar em casa os desafios são outros. O tédio, o confinamento, a impotência diante da gravidade das notícias. Em geral, a incerteza mastiga os dias com perguntas sem resposta sobre o que de fato virá.
Há uma busca geral por formas de simbolizar esse momento tão específico de nossa história. Assim como estão sendo produzidas milhões de imagens diárias. Marcadores de um tempo que, parece, tem passado diferente. Entre a pressa de querer pautar uma novidade que ainda não existe e o vício de apostar no retorno a um passado que já não pode ser, o mercado de moda tem se perguntado: o que fazer?
Algumas iniciativas nesse sentido nasceram da necessidade e das limitações impostas pelo isolamento. Logo apareceram milhares de lives, sessões de foto e entrevistas à distância feitas via aplicativos, tela sobre tela, lente sobre lente, fora do alcance das mãos.
Por outro lado, fotografar amigos e familiares ganha um novo significado e apelo renovado. Parece que o peso de uma incerteza aguda tem despertado em muitos a vontade de reafirmar laços, de reconstruir pactos de convivência. Outros registram a vida solitária, lembrando que o dia-a-dia também é feito de detalhes, alguns desimportantes, outros essenciais. Sonhadores, delirantes, escapistas, amantes, surtados, tristes, esperançosos e apocalípticos. Uma multidão de olhos costurando histórias que se unem nisso que chamamos "a pandemia".
PUBLICIDADE
Aqui selecionamos 22 fotógrafos de moda que usaram roupas de 22 grifes para criar registros sobre o isolamento. Casas de campo, pequenos apartamentos, grandes cidades, refúgios naturais, os cenários e as realidades são variados. Casais, famílias reunidas, amigos, crianças. Imagens que vão da poesia mais amorosa ao contato com a ideia irrepresentável da morte.
E roupas, roupas que não falam mais de tendências nem de estilos, mas acolhem e protegem corpos, escrevem recados. Roupas feitas no Brasil, por designers brasileiros – um lembrete da importância de apoiar, mas também da urgência de repensar a moda nacional.
Hoje e durante os próximos dias, você verá como a atual realidade impactou algumas das mentes e olhos mais criativos da moda nacional. Tudo foi feito nos últimos meses, respeitando as recomendações de saúde, com todos os obstáculos logísticos que isso impõe. Todos os fotógrafos vestiram e registraram apenas aqueles que estão vivendo com eles durante a quarentena. As roupas foram enviadas para cada um deles higienizadas e via portadores que seguiram todas as regras de segurança, sem contato. Novos protocolos para tempos de risco.
Todos os 22 ensaios serão publicados aqui no site ao longo dos próximos dias. Gostamos de pensar neles como sonhos ou fragmentos de viagens imaginárias, que podem ser bonitos, assustadores ou apenas inspiradores à sua maneira. Convidamos vocês a observá-las com calma e trazerem suas impressões. Vamos?
Bob Wolfenson
Bob Wolfenson
Bruna Castanheira
Nicole Heiniger
Nicole Heiniger
Paulo Vainer
Wallace Domingues
Debby Gram
Gleeson Paulino
Gleeson Paulino
Carine Wallauer
Henrique Gendre
Rafael Barion
Andreia e Nathalia Takeuchi
Andreia e Nathalia Takeuchi
Thais Vandanezi
Leo Faria
Luiza Ananias
Marina Benzaquem
Marina Benzaquem
Pedro Pinho
Marcio Simnch
Mar+Vin
Mar+Vin
Juh Almeida
Rogério Cavalcanti
Diego de Bonfim
O editorial Fullgás foi retirado do site a pedido da fotógrafa.
Ao longo de quase dois meses, ELLE Brasil conversou com mais de 40 profissionais diretamente afetados pela crise da covid-19. O resultado é uma série de reportagens com relatos profundos de uma indústria desesperada por esforços coletivos.
Vivian Whiteman publica quinzenalmente uma sequência de cartas que começa na quarentena e não tem prazo para acabar. Uma correspondência sem destino certo sobre hábitos, modas, sentimentos, notícias e memórias de um tempo em transformação.
PUBLICIDADE
quarentena
pandemia
bob wolfenson
bruna castanheira
carine wallauer
debby gram
gleeson paulino
henrique gendre
leo faria
luiza ananias
marina benzaquem
marvin
nicole heiniger
nixon freire
paulo vainer
pedro pinho
takeuchis
thais vandanezi
wallace domingues
rafael barion
neriage
aluf
fernanda yamamoto
david lee
joão pimenta
upmajuisi
modem
printing
handred
emanuelle junqueira
paula raia
reinaldo lourenço
ão
à la garçonne
amapô
piet
rodrigo evangelista
editorial de moda
takeuchiss
marcio simnch
Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.
© ELLE Brasil 2020