Diários do entremundos
Reunimos 22 fotógrafos e 22 marcas de moda brasileiras em uma série de ensaios sobre isolamento, criatividade, afeto e desejo de novas realidades
Desde março de 2020 estamos vivendo em uma espécie de limbo. Os que precisam enfrentar as ruas e o risco diário de contaminação falam de coragem e medo. Alguns, talvez para manter um equilíbrio mínimo, seguem em negação. Para os que podem estar em casa os desafios são outros. O tédio, o confinamento, a impotência diante da gravidade das notícias. Em geral, a incerteza mastiga os dias com perguntas sem resposta sobre o que de fato virá.
Há uma busca geral por formas de simbolizar esse momento tão específico de nossa história. Assim como estão sendo produzidas milhões de imagens diárias. Marcadores de um tempo que, parece, tem passado diferente. Entre a pressa de querer pautar uma novidade que ainda não existe e o vício de apostar no retorno a um passado que já não pode ser, o mercado de moda tem se perguntado: o que fazer?
Algumas iniciativas nesse sentido nasceram da necessidade e das limitações impostas pelo isolamento. Logo apareceram milhares de lives, sessões de foto e entrevistas à distância feitas via aplicativos, tela sobre tela, lente sobre lente, fora do alcance das mãos.
Por outro lado, fotografar amigos e familiares ganha um novo significado e apelo renovado. Parece que o peso de uma incerteza aguda tem despertado em muitos a vontade de reafirmar laços, de reconstruir pactos de convivência. Outros registram a vida solitária, lembrando que o dia-a-dia também é feito de detalhes, alguns desimportantes, outros essenciais. Sonhadores, delirantes, escapistas, amantes, surtados, tristes, esperançosos e apocalípticos. Uma multidão de olhos costurando histórias que se unem nisso que chamamos “a pandemia”.
Aqui selecionamos 22 fotógrafos de moda que usaram roupas de 22 grifes para criar registros sobre o isolamento. Casas de campo, pequenos apartamentos, grandes cidades, refúgios naturais, os cenários e as realidades são variados. Casais, famílias reunidas, amigos, crianças. Imagens que vão da poesia mais amorosa ao contato com a ideia irrepresentável da morte.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes