Dos desfiles às tendências, tudo o que você precisa saber sobre a NYFW

Os nomes e as coleções de verão 2023 mais comentados da New York Fashion Week, as peças que serão tendência de verão e as silhuetas que provavelmente você vai querer logo mais.


Coleções de verão 2023 da New York Fashion Week



Terminou na quarta-feira, 14.09, a mais recente edição da New York Fashion Week, que apresentou as coleções de verão 2023, anunciada com muita pompa e realizada sem grandes alvoroços. Quer dizer, com exceção dos desfiles da Fendi e Marni, duas marcas italianas que trocaram a Milan Fashion Week atraídas pelas oportunidades do mercado local.

Afinal, se tem algo que a NYFW sempre entregou foi comercialidade. Não à toa, dois dos principais eventos desta estação foram uma pop-up store e uma collab com uma rede de fast fashion. A parceria, no caso, é a mais nova coleção do estilista Narciso Rodriguez para a Zara. O estilista de origem cubana desenhou uma coleção que revisita alguns de seus clássicos minimalistas atualizados para as necessidades de agora. Já a loja temporária, é a Rainbow Store, da Telfar, localizada no sul do Brooklyn. No dia da abertura, todas as cores e tamanhos da bolsa mais famosa da etiqueta de Telfar Clemens estavam à venda por valores entre 150 e 275 dólares durante duas horas. Teve lotação, claro, com filas imensas.

Com uma considerável ausência de grandes nomes, a New York Fashion Week mais uma vez ganha força com marcas locais de diferentes tamanhos e públicos, a exemplo da Proenza Schouler, Collina Strada, Khaite, Eckhaus Latta e Elena Vélez.

4 coleções de verão 2023 da NYFW para explorar

Na Proenza Schouler, os estilistas Jack McCollough e Lazaro Hernandez decidiram homenagear as raízes cubanas de Hernandez com barras flare, franjas e texturas de aspecto natural, entregando uma alfaiataria chique e sensual na medida.

Já na Collina Strada, uma profusão de cores, construções e silhuetas armadas alimentam a estética de sua mulher descontraída e preocupada com o meio-ambiente, agora com um pouco mais de elaboração e referências históricas. Na mais recente coleção desfile, a marca ainda apresentou uma parceria com a brasileira Melissa, com papetes de aspecto derretido, que rapidamente viralizaram no Instagram.

A Eckhaus Latta, por sua vez, é uma dessas grifes que trabalha e retrabalha os mesmos elementos em quase todas as coleções, porém sem nunca parecer exatamente repetido. No verão 2023, destacam-se a silhueta mais próxima ao corpo e os acabamentos em foil no tricô.

Já a Khaite, da estilista Catherine Holstein, se preocupa mais em criar os códigos indumentários de uma mulher sexy e sofisticada do que uma coleção com tema e estação definidos. Nome mais novo dessa lista de etiquetas, ela desfilou trench-coats com estampa de phyton, saias balonê midi e um blazer com aplicação da lapela que não vai sair da nossa cabeça tão cedo.

Modelo desfila casaco de python da coleção de verão 2023 da Khaite, na New York Fashion Week

Coleção de verão 2023 da Khaite, na New York Fashion Week Foto: Divulgação

Tendências de verão 2023 da NYFW

– Volume médio

E no quesito tendências… Após várias temporadas de shapes superamplos e afastados do corpo, os volumes para o verão 2023 chegam mais controlados e pontuais. Eles aparecem principalmente em pepluns contrapostos a peças mais sequinhas (como nos minivestidos e blusas de tecido fino, na Collina Strada), em saias balonês, como na Batsheva, ou silhuetas flare, como as calças da Proenza Schouler.

Modelo desfila saia branca de volume médio e regata vazada branca da coleção de verão 2023 da Proenza Schouler, na New York Fashion Week

Coleção de verão 2023 da Proenza Schouler, na New York Fashion Week Foto: Getty Images

Modelo desfila top e calça verdes da coleção de verão 2023 da Khaite, na New York Fashion Week

Coleção de verão 2023 da Collina Strada, na New York Fashion Week Foto: Getty Images

– Ressignificando a saia jeans longa

Tendência na moda evangélica brasileira, a saia jeans longa aparece repaginada nesta temporada de desfiles. A peça, para a qual muitos torcem o nariz, é combinada de uma maneira mais moderna, com cropped bem curtinho e em tom vibrante, na Marni, ou com um decote profundo e tênis, na Altuzarra. Outras marcas como Fendi, Luar e Ulla Johnson também mostraram suas versões da tendência.

Modelo desfila coleção de verão 2023 da Marni, na New York Fashion Week

Coleção de verão 2023 da Marni, na New York Fashion Week Foto: Divulgação

Modelo desfila coleção de verão 2023 da Altuzarra, na New York Fashion Week

Coleção de verão 2023 da Altuzarra, na New York Fashion Week Foto: Divulgação

– Nu com a mão no bolso

Há uma teoria que pairou durante o último verão nova-iorquino de que as pessoas estão com cada vez menos medo de mostrar o corpo. E, após longos meses dentro de casa por conta da pandemia, faz bastante sentido. Isso significa que mulheres e homens, seja por desprendimento, liberdade ou simplesmente calor, estão andando pela cidade cada vez com menos roupa Ou seja, mais nus.

Nos desfiles, isso se traduz em muita barriga de fora, slipdresses recortados ou transparentes e comprimentos curtíssimos. Na apresentação de Gabriela Hearst, o vestido longo de trama superaberta roubou o show. Na Peter Do, terninhos que parecem normais, se olhados de frente, ganham recortes nas costas das camisas e blazeres e fendas nas laterais das calças. Inclusive, essa é a primeira vez que o estilista vietnamita apresenta uma coleção masculina.

Modelo desfila vestido vazado amrelo da coleção de verão 2023 da Gabriela Hearst, na New York Fashion Week

Coleção de verão 2023 da Gabriela Hearst, na New York Fashion Week Foto: Getty Images

Além da nudez, outra tendência que desponta é a silhueta mais ajustada. Além de recortes e comprimentos mínimos, as peças coladinhas que marcam tanto formas magras e longilíneas quanto aquelas gordas e curvilíneas também aparecem aos montes.

Tem e não tem no Brasil

Modelo desfila calça jeans adornada na coleção de verão 2023 da PatBo, na New York Fashion Week

Coleção de verão 2023 da PatBo, na New York Fashion Week Foto: Divulgação

Alexandre Pavão participou pela primeira vez da NYFW no desfile da multimarcas Flying Solo. Desde janeiro vendendo em três lojas na cidade, o designer está de olho na internacionalização e criou uma coleção especial para a apresentação, com bolsas que não serão vendidas no Brasil. Entre as novidades, ele destaca as pelúcias aplicadas nos seus shapes mais clássicos e a tote bag, que é a cara do estilo da nova-iorquina.

Praticamente uma veterana da NYFW, Patricia Bonaldi também apresentou a coleção de verão 2023 de sua PatBo, com a missão de enaltecer a capacitação do trabalho manual que faz há anos em Uberlândia, Minas Gerais. Apesar dos bordados superpesados, ela apostou em uma coleção criada de forma leve, com toques do fim dos anos 1960 e começo dos anos 1970, e peças para serem usadas no dia a dia ou em uma festinha mais agitada no fim de tarde.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes