Haider Ackermann é o novo diretor criativo da Tom Ford

O estilista colombiano Haider Ackermann apresentará sua primeira coleção como diretor criativo da Tom Ford em março de 2025.


O estilista Haider Ackermann é o novo diretor criativo da Tom Ford.
Haider Ackermann. Foto: Divulgação



Haider Ackermann acaba de ser nomeado o novo diretor criativo da Tom Ford, após a saída repentina de Peter Hawkings em julho deste ano. “É com tremendo orgulho que vou honrar o legado de Tom Ford, um homem que admiro há muito tempo e por quem tenho extremo respeito”, disse o estilista em comunicado oficial.

“Sou um grande fã do trabalho de Haider. Acho sua moda masculina e feminina igualmente atraentes. Ele é um colorista incrível, sua alfaiataria é afiada e, acima de tudo, ele é moderno. Nós dividimos algumas das mesmas referências históricas e eu não poderia estar mais animado para ver o que ele vai criar”, escreveu o fundador da marca.

Após anos de sucesso como diretor criativo da Gucci (1994-2004), Tom Ford anunciou a criação da marca homônima em abril de 2005. O executivo Domenico De Sole, que trabalhava ao seu lado na empresa italiana, assumiu o posto de presidente. Em 2006, a dupla lançou a linha de beleza em parceria com o grupo Estée Lauder.

Look do desfile de verão 2024 da Tom Ford.

Tom Ford, verão 2024. Foto: Getty Images

Leia mais: A trajetória de Tom Ford, o estilista que revolucionou o mercado de luxo

A primeira coleção feminina da etiqueta veio em setembro de 2010, com um desfile intimista na sua loja da Madison Avenue, em Nova York. No ano seguinte, fez uma apresentação em showroom durante a semana de moda de Londres e, em 2013, aderiu ao calendário oficial das fashion weeks.

Em 2022, a Estée Lauder Companies anunciou a compra total das marcas Tom Ford por 2,8 bilhões de dólares. Como parte do contrato, o grupo Zegna assumiu o controle das operações de moda. O estilista deixou a direção criativa em 2023 e, em abril, seu braço direito, Peter Hawkings, assumiu o posto.

Sua primeira coleção, a de verão 2024, foi desfilada em setembro do ano passado, na semana de moda de Milão, com críticas não muito empolgadas e comentários sobre a extrema semelhança com o trabalho de seu antecessor. Na temporada seguinte, de inverno 2024, sem o destaque do début, o desfile ficou aquém das expectativas.

Modelo no desfile da coleção de verão 2023 de alta-costura de Jean Paul Gaultier.

Jean Paul Gaultier por Haider Ackermann, verão 2023 alta-costura. Foto: Getty Images

Leia mais: Quem é Haider Ackermann, o novo diretor criativo da Tom Ford

Haider Ackermann nasceu em Bogotá, na Colômbia, e foi adotado por uma família francesa. Na moda, criou uma visão única da alfaiataria alongada, estruturada e com excepcional trabalho de drapeados. Ele estudou na Royal Academy of Fine Arts, em Antuérpia, de 1994 a 1997, foi estagiário de John Galliano por cinco meses e criou sua própria marca em 2002. Em 2016, assumiu o comando da Berluti – sua colaboração durou apenas três estações. Ao longo dos anos, seu nome foi cotado para a direção criativa da Margiela, e Karl Lagerfeld disse que ele seria um sucessor perfeito para seu cargo na Chanel.

Seu último desfile foi em 2020 e, desde então, Ackermann dedica seu tempo a vestir nomes como Tilda Swinton e Timothée Chalamet, em parcerias pontuais. As mais recentes foram uma coleção de alta-costura para Jean Paul Gaultier e outra para a Fila. Como já aconteceu no passado, seu nome foi um dos mais citados na atual dança das cadeiras de diretores criativos.

Apesar de ser dono de um estilo e identidade bastante diferentes dos de Tom Ford, existem elementos em comum nos trabalhos de ambos. A alfaiataria é um deles, a sensualidade com que constroem e desenham o corpo feminino, outro. Ambos são admiradores de longa data de Yves Saint Laurent, principalmente no que diz respeito ao uso e combinação de cores. E há ainda a sensualidade onipresente em suas criações.

O reconhecimento e destaque de Ackermann na moda feminina também é um atrativo. Trata-se de um segmento que, segundo avaliações do grupo Zegna, tem grande potencial de crescimento para a marca Tom Ford. Mas, para isso, precisaremos esperar até março de 2025, quando deve acontecer o primeiro desfile da grife na semana de moda de Paris.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes