NYFW verão 2023: o que esperar e assistir na semana de moda

Marcada entre os dias 09 e 14 de setembro, a New York Fashion Week promete devolver a energia há tempos perdida pela semanada de moda estadunidense.


Como será a New York Fashion Week verão 2023



A New York Fashion Week começa no dia 09.09, sexta-feira, e dado o cenário ligeiramente positivo da economia estadunidense em relação a outros centros de consumo de luxo, o buzz em torno dos mais de 100 desfiles já é bem grande. Tem até grandes nomes da moda europeia de olho no evento, que vai até dia 14.09. Mas não é só, ao longo desses cinco dias e meio de apresentações das coleções de verão 2023, jantares e festas, tem ainda alguns retornos muito bem-vindos, experiências imersivas e virtuais e boas estreias.

Marcas europeias que estarão presentes na New York Fashion Week verão 2023

Mas comecemos pela invasão europeia. Logo no primeiro dia de NYFW a Fendi arma um jantar/festa para celebrar os 25 anos da bolsa Baguette, com direito ainda a um desfile em parceria com Marc Jacobs. E aqui é importante lembrar que parte do seu sucesso se deve a Carrie Bradshaw, personagem de Sarah Jessica Parker em Sex and the city, provavelmente uma das crônicas nova-iorquinas mais famosas da atualidade.

No dia seguinte, é vez da Bottega Veneta comemorar sua parceria com a livraria The Strand, outro clássico de Manhattan. A collab faz parte dos planos do diretor de criação Matthieu Blazy em tornar a casa italiana mais conectada com a cultura e com ares intelectuais.

Tem ainda um desfile da COS, a irmã mais sofisticada da H&M, que passa a ser vendida com exclusividade nos EUA pela multimarcas Nordstrom, um happening da Marni com os artistas e produtores Babak Radboy e Dev Hynes, um jantar da Attico (marca chic de alfaiataria made in Italy), a inauguração da nova flagship de Isabel Marant e a apresentação da primeira coleção de Lucas Ossendrijver (ex-estilista do masculino da Lanvin) em parceria com a Theory.

Alguns retornos

Já sobre os retornos, o mais aguardado deles é o de Narciso Rodriguez, um ícone do minimalismo estadunidense, que agora chega com uma collab com a Zara. Tommy Hilfiger que andava desfilando em outras cidades do planeta, também volta para casa no dia 11 de setembro com um grande evento – real e no metaverso. Aliás, a Puma é outra etiqueta que promete uma experiência imersiva para mostrar algumas de suas novas collabs com nomes como Dapper Dan, Palomo e Koché.

E estreias

Nas estreias, vale ficar de olho na coleção da Mirror Palais, de Marcelo Gaia, um stylist feito estilista de origem brasileira que faz questão de deixar isso bem evidente em suas criações. Latoia Fizgeral é outra etiqueta de Los Angeles que atravessa o continente para mostrar sua alfaiataria que já conquistou muita celebridade de Hollywood. E tem também Mia Vesper com sua moda upcycling e feita a partir de materiais reciclados.

Ah, e Peter Do, que não é exatamente um estreante, mas desfilará pela primeira vez sua linha de moda masculina durante a NYFW.

E para terminar, mas não menos importante, dois eventos ainda prometem jogar a luz a um ponto quase sempre deixado de lado quando o assunto é inclusão: moda para pessoas com deficiência (PCD). O Double Take fashion show e o Runway of Dreams Foundation levarão criações feitas por e para essa minoria bem como roupas de marcas estabelecidas com projetos nesse sentido.

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