O hi-lo de Ocimar Versolato

Terceiro capítulo do podcast Ocimar Versolato do Avesso conta os bastidores da consagração do estilista na alta-costura, o fim da sociedade com a família Pessoa de Queiroz e o lado generoso que poucos conheciam.


Ocimar Versolato do Avesso
Gisele Bündchen no desfile de estreia de Ocimar Versolato na alta-costura. Foto: Getty Images



A trajetória de Ocimar Versolato é uma montanha-russa, e o terceiro episódio da série Ocimar Versolato do Avesso revela que o brilho da sua carreira em Paris foi acompanhado também de sombras complexas. Após o sucesso comercial de seu segundo desfile para a Lanvin em 1996, o estilista brasileiro parecia ter encontrado o tom certo para modernizar a tradicional maison francesa. No entanto, em 1997, a parceria chegou ao fim de forma abrupta.

Leia mais: ELLE Brasil lança podcast Ocimar Versolato do Avesso

Ocimar, no entanto, encontrou novos aliados para retomar a sua marca, que então amargava dívidas de 300 mil dólares na França. Foi através do investidor Ricardo Pessoa de Queiroz Filho que o estilista conseguiu o fôlego necessário para quitar os seus débitos e mudar seu ateliê para o prestigiado número 12 da Place Vendôme. Ali, ele alcançou o Olimpo da moda: em 1998, tornou-se o primeiro brasileiro a integrar o calendário oficial da alta-costura parisiense. O desfile de estreia, marcado por vestidos de silhuetas gráficas e uma trilha de Bossa Nova assinada por Michel Gaubert, contou com uma jovem Gisele Bündchen na passarela e uma plateia estrelada que incluía o ex-presidente francês François Mitterrand.

Apesar do glamour, a pressão financeira e a personalidade centralizadora de Ocimar desgastaram a nova sociedade. O golpe final veio depois de um erro grave de modelagem, que fez com que as peças entregues fossem diferentes dos protótipos, levando grandes lojas como Bergdorf Goodman e Daslu a devolverem as mercadorias. Sem viabilidade financeira, a sociedade foi encerrada, mergulhando o estilista em uma depressão profunda, o que precipitou seu retorno ao Brasil no ano 2000.

Leia mais: Ocimar Versolato do Avesso: O melhor aluno do Studio Berçot

Em São Paulo, Ocimar iniciou uma nova fase, atendendo clientes em um casarão no Jardim Europa e se apresentando na Casa de Criadores. Longe das passarelas, no entanto, um lado terno de Ocimar crescia: o supertio cuidava dos sobrinhos como filhos, ensinando de etiqueta à arte.


ONDE OUVIR O PODCAST OCIMAR VERSOLATO DO AVESSO?

 

O podcast é uma produção da ELLE Brasil e está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio: Spotify, Apple Podcasts, Amazon MusicDeezer. Você também pode ouvir diretamente no site da ELLE Brasil ou ler a transcrição completa deste capítulo aqui.

 

Leia também: Podcast da ELLE mergulha na vida de Clodovil Hernandes

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes