Sarah Burton é a nova diretora criativa da Givenchy

Após 26 anos na Alexander McQueen, Sarah Burton assume a direção criativa da Givenchy.


Sarah Burton é a nova diretora criativa da Givenchy.
Sarah Burton. Foto: Divulgação



Sarah Burton é a nova diretora criativa da Givenchy. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (09.09) em um comunicado do grupo LVMH, ao qual a marca pertence. A estilista britânica sucede o estadunidense Matthew M. Williams, que deixou o cargo em janeiro, após quase quatro anos desde sua contratação.

Sarah, que começa a trabalhar nos ateliês da maison em Paris nesta semana, passou 26 anos – quase toda sua carreira profissional – na Alexander McQueen. De estagiária, em 1997, passou a chefe de design feminino em 2000 e assumiu a direção criativa após a morte do fundador, em 2010. Em setembro passado, ela encerrou seu contrato com a casa.

Nesses 13 anos no comando, Sarah Burton deu continuidade ao trabalho do seu mentor, mas focou mais na parte artesanal do que no aspecto subversivo e provocador do criador. Sem precisar se apoiar em linhas de acessórios, perfume ou maquiagem, nem se render a estratégias de marketing apelativas, ela garantiu viabilidade comercial para a grife.

Leia mais: Como foi o último desfile de Sarah Burton para Alexander McQueen

“Estou muito animada por poder escrever o próximo capítulo na história dessa casa icônica e trazer para a Givenchy minha própria visão, sensibilidade e crenças”, disse Sarah Burton no comunicado. Ela é a oitava diretora criativa da grife – um deles foi seu mestre, Alexander McQueen – e a segunda mulher (a primeira foi a também inglesa Clare Waight Keller, atualmente na Uniqlo).

A primeira coleção de Sarah Burton para Givenchy será apresentada em março de 2025, durante a semana de moda de Paris.

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes