Sofia Coppola e seus flertes com a moda

Nem só de cinema vive a diretora: ela estagiou com Karl Largerfeld e assinou uma bolsa para a Louis Vuitton.





Aos 50 anos, recém-completados no dia 14 de maio, Sofia Coppola definitivamente foi para longe da sombra do pai, Francis Ford Coppola, diretor da trilogia O Poderoso Chefão. Trilhou uma carreira de sucesso, assinando longas como Virgens Suicidas (1999), Maria Antonieta (2006) e O Estranho Que Nós Amamos (2017). Por Encontros e Desencontros (2003), ela recebeu o Oscar de roteiro original em 2003 e foi uma das únicas sete mulheres indicadas pela academia na categoria de melhor direção.

Sofia Coppola Francis Ford Coppola
Sofia Coppola e seu pai, Francis Ford Coppola, na Semana de Moda de Nova York em 2018.

Paul Bruinooge e Patrick McMullan/ Getty Images

Os figurinos sempre chamam a atenção na filmografia de Sofia, e não é à toa. A cineasta sempre flertou com a moda, tanto na carreira, quanto em sua vida pessoal. Relembre alguns desses momentos:

  • Sofia serviu café a Karl Lagerfeld durante um estágio de verão que fez na Chanel quando adolescente, nos início dos anos 1980, no atelier parisiense da grife. Na época, ela não chegou a criar nenhuma peça para a grife, mas pôde acompanhar de perto o trabalho do estilista, de quem lembra com muito carinho.

Sofia Coppola Karl Lagerfeld 1987

Sofia Coppola e Karl Lagerfeld em 1987. Bertrand Rindoff Petroff/Getty Images

  • Seu contato com a Chanel abriu espaço para que várias peças da marca integrassem o figurino de seus filmes, entre eles Bling Ring: A Gangue de Hollywood, On The Rocks e um curta que co-dirigiu com seu pai, Francis Ford Coppola, chamado Life Without Zoe.
  • É uma via de mão dupla. Sofia também dirigiu alguns curtas publicitários para a marca, entre eles uma série de filmes que celebrou a coleção Métiers d’art, lançada no final de 2019/2020, e assinada pela amiga de longa data de Coppola, Virginie Viard.
  • Em 2021, Sofia também produziu um curta chamado The Chanel Iconic, que remonta a história do modelo de bolsa clássico da marca, o 11.12.


‘The CHANEL Iconic’ Campaign — CHANEL Bags

www.youtube.com

  • Entre suas incursões pela moda, Sofia Coppola desenhou uma bolsa para a Louis Vuitton, chamada SC Bag.

Bolsa Sofia Coppola Louis Vuitton.

A bolsa de Sofia Coppola para a Louis Vuitton.Bertrand Rindoff Petroff/Getty Images

  • Ela não ficou só nos acessórios! Em 1994, quando era considerada uma it-girl, Sofia Coppola lançou sua própria marca de roupas, a Milk Fed. Entre baby tees e vestidinhos, a futura cineasta confessou em entrevista a W Magazine que sempre quis ser estilista, mas achava que não tinha talento para isso.
  • A cineasta também é amiga pessoal de Marc Jacobs, e está sempre na primeira fila de seus desfiles. Em 1993, ela dirigiu um desfile em filme do estilista em parceria com seu então namorado, Spike Jonze. O evento aconteceu no Soho, em Nova York, e contou com apresentações do The Beastie Boys, Linda Evangelista e Chloë Sevigny.
  • No cinema, Sofia é conhecida pela exigência quanto ao figurinos seus filmes. Maria Antonieta, de 2006, que conta a história da imperatriz decapitada pela Revolução Francesa, ganhou o Oscar da categoria.

Maria Antonieta Sofia Coppola Kirsten Dunst

Kirsten Dunst como Maria Antonieta, no filme homônimo de 2006.Divulgação

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes