Após uma década de descanso, o peep toe dá as caras!
Em sapatos retrô ou botas Kardashian, o peep toe reinou no final dos anos 2000. E o seu retorno agora é tão versátil quanto: de flats a tamancos Barbie.
Um body de paetês usado com saia de tule e sandálias peep toe nos pés – tudo cor de rosa, como pedia a ocasião. Foi esse o look de Margot Robbie na divulgação de Barbie, o sucesso de bilheteria deste ano.
@barbiethemovie
E pode colocar na conta do filme de Greta Gerwig. Além do interesse por pink, a boneca mais pop do mundo trouxe de volta os sapatos com uma aberturinha nos dedos. Aliás, o nome do modelo vem exatamente daí: permitir uma espiadinha (peep, em inglês) na região considerada provocativa – acredite se quiser!. “Os pés são uma parte do corpo considerada sexy, um fetiche para muita gente”, afirma a consultora de moda, Thais Farage.
Imagine então na década de 1940, quando o item nasceu. Antes disso, mostrar os dedos era coisa privada, algo que se fazia em casa e olhe lá! Por isso, quem tomou a dianteira no uso foram as pin ups. Só depois o modelito foi validado pela sociedade, como sapato noturno. Apesar da maior aceitação, ele sempre foi considerado um objeto de sedução.
Nos anos seguintes, com o New Look e o resgate de uma feminilidade tradicional, o formato perdeu o apelo. Ele só teve novo fôlego junto do movimento hippie e suas pautas libertárias, décadas depois. Desde então, vive num vai-e-vem sem fim.
Capa do álbum Back to Black de Amy Winehouse. Foto: Divulgação
No final dos anos 2000, foi resgatado por Amy Winehouse em versões de sapatos meia pata, uma vez que a cantora era amante de um visual retrô. Depois, foi usado à exaustão por Kim Kardashian em botas longuíssimas. “Esse uso excessivo deixou uma ressaca em cima da peça. Todas as marcas lançaram, rolou uma hegemonia de anos e aí todo mundo enjoou”, diz Farage.
LEIA TAMBÉM: Essa bota polêmica de 2010 está de volta. Será que a moda pega?
O jogo virou recentemente, como mostrou Margot Robbie. E também Victoria Beckham, Priyanka Chopra, Sarah Jessica Parker e várias outras celebridades. Mas outra grande culpada também foi Miuccia Prada, famosa por sempre desfilar a peça que vai fazer a cabeça de geral na temporada. No desfile de inverno 2023 da Miu Miu, quase todas as modelos – descabeladas e com hot pants – calçavam sapatos com uma pequena abertura oval nas pontas.
Foto: @miumiu
O comeback, no entanto, acontece de um jeito mais discreto do que o comum, geralmente em cor neutra e saltos delicados. “Dessa vez, o peep toe está um pouco diferente. As aberturas são mais suaves, assim como os saltos estão mais baixos”, opina a consultora. É uma evolução bem-vinda, considerando que a última aparição do sapato foi em alturas vertiginosas e silhuetas difíceis de calçar.
Na Wishin, marca paulista fundada há 11 anos, o modelo nunca sumiu, há uma década bate ponto nas coleções. No último lançamento, a abertura chega para enfeitar sapatilhas texturizadas (existem versões metalizadas, de couro e de veludo) e sandálias com salto em bloco.
Peep Toe é um must nas coleções da Wishin. Foto: Divulgação
“Nossa cliente é clássica e valoriza produtos atemporais”, explica a fundadora, Anna Shin. “O peep toe precisa ser fácil de colocar e tirar dos pés. Por isso, o material tem que ser macio e durável, a sola precisa ser leve, e o recorte não pode apertar”, conta.
Quer dar uma chance à tendência nesta nova leva? Indicamos algumas maneiras descoladas de você testar o visual.
Peep toe no tamanquinho
Foto: Getty Images
Melhor que uma tendência é juntar duas: considere o peep toe em flatforms. O modelo dá um peso na produção, mas é mega confortável para a rotina.
Cor nos pés
Foto: Getty Images
A produção jeans bicolor da atriz Karen Gillian ficou mais divertida com o tamanco de veludo lilás. Vale pensar na trens para situações em que se quer dar um up no visual!
Para elevar a produção
Foto: Getty Images
Ainda com receio de sair com um look pijama na rua? Pense em criar um contraste entre o clássico e o casual, colocando um salto nos pés.
Com meia
Foto: Getty Images
Contamos essa dica há tempos: as meias conseguem mudar um look de um jeito fácil e rápido. Basta escolher o comprimento e a cor preferida e… Voilá! A sandália de tiras não ficou mais descolada com o acessório esportivo? Experimente!
LEIA TAMBÉM: Mules ou tamancos? Saiba a diferença e faça sua escolha
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes