Quem são os participantes das mesas do primeiro ELLE Talks – Sustentabilidade

Especialistas de diferentes áreas vão se encontrar para debater e propor soluções para os problemas ambientais que cercam a moda e a beleza.


ETS SITE DESTAQUE D



Nós já contamos aqui sobre o ELLE Talks – Sustentabilidade, o evento que vai debater entraves, soluções e ideias acerca do assunto em três mesas. Nosso encontro acontece no dia 6 de junho, no AYA Hub, em São Paulo, e aqui você conhece um pouco sobre os convidados de cada talk.

Mesa 1: Beleza do futuro: negócios, consumo e meio ambiente

ETS SITE PRT 1B 1

 

Mariana Cavanha, gerente de ESG de O Boticário
Mariana Cavanha é engenheira civil pela PUC-PR e pela Université de Technologie de Compiègne, na França. Ela é gerente de ESG e lidera a estratégia ambiental global das frentes de economia circular, mudanças climáticas, água, biodiversidade e cadeia de valor do Grupo Boticário.

Giovanna Nader, ativista ambiental
Atriz, apresentadora e ativista ambiental, Giovanna é fundadora da Palma, marca de cosméticos sólidos, zero plástico e que utiliza princípios ativos do Cerrado e ingredientes naturais. O Cerrado, por sinal, é intrinsecamente ligado à empresa, que destina 1 real de cada produto para causas em defesa desse bioma.

Patrícia Lima, fundadora da Simple Organic
Empreendedora com formação em publicidade, jornalismo e moda, encontrou na beleza natural o caminho para impactar, de forma positiva, o futuro das próximas gerações. Com a Simple Orgânica, maior marca brasileira de cosméticos com ingredientes orgânicos, Patrícia virou referência em inovação e sustentabilidade e mostrou que esse é um caminho possível na indústria da beleza.

Camila Coutinho, influenciadora e fundadora da GE Beauty
Comunicadora e empresária, Camila criou em 2006 o Garotas Estúpidas, o primeiro blog de moda do Brasil. É também uma empreendedora: fundou a marca de haircare customizável GE Beauty e está à frente do projeto social GE Formando Líderes. 

Isis Vergílio, mediadora
Isis Vergílio entrou na equipe da ELLE em 2020 como repórter e fez entrevistas memoráveis, com personalidade que vão do filósofo, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak ao rapper Mano Brown. Em 2023, passou a integrar a equipe comercial da ELLE, onde atua como executiva de negócios.

Mesa 2: Negócios, criatividade e comprometimento

ETS SITE PRT 2B

 

Marcel Imaizumi, diretor de novos negócios da Vicunha
Formado em engenharia eletrônica na Escola Politécnica da USP, com MBA pelo International Institute for Management Development (IMD), Marcel atua nas áreas de planejamento estratégico, supply chain, desenvolvimento de produtos, liderança de equipe, inovação, gestão de novos negócios e governança em sustentabilidade. Na Vicunha desde 1991, foi responsável pelo desenvolvimento da plataforma de sustentabilidade da empresa. 

Maurício Duarte, estilista
Amazonense, do povo indígena Kaixana, radicado em São Paulo, Maurício é formado em moda pela Faculdade Santa Marcelina, com ênfase em estamparia e arte têxtil. Foi o primeiro estilista do Amazonas a integrar o line-up oficial da São Paulo Fashion Week, em 2022. Nesse mesmo ano, foi destaque na categoria de moda da Forbes Under 30 Brasil. Suas peças fluidas, sem gênero, carregam suas raízes indígenas e o conceito de de sustentabilidade.

Cyntia Kasai, gerente-sênior de ASG da C&A
Profissional com ampla experiência e vivência em ESG, Cyntia tem mestrado em sustentabilidade pela Escola Politécnica da USP, graduação em engenharia de produção pela Unesp e MBA Executivo pela FGV. Tem ainda especialização em gestão de sustentabilidade empresarial pela universidade de Cambridge e formação em Governança Corporativa e ESG pelo IBGC. 

Gustavo Silvestre, estilista e idealizador do projeto Ponto Firme
Nascido em Recife, Gustavo Silvestre é designer, artista, artesão e professor pós-graduado em artes manuais para a educação. Em seu trabalho, conduz a técnica do crochê para o campo da experimentação, conectando arte, moda e sustentabilidade. Por meio de uma iniciativa voluntária, propõe uma transformação social a partir do crochê, levando essa técnica para dentro do sistema prisional.

Adriana Ferreira, mediadora
Jornalista e pesquisadora de relações de gênero interseccionais, Adriana é também escritora, curadora e palestrante. Trata de temas como diversidade, equidade e inclusão, liderança feminina, etarismo e ESG e é cofundadora da Grená – Agência de Criação e também atua como Head de Conteúdo da Galápagos Newsmaking.

 

Mesa 3: Comércio e consumo: ideias, entraves e soluções

ClQa37jk ETS SITE PRT 3C

Celina Hissa, estilista e fundadora da Catarina Mina
É designer e mestre em comunicação. Pesquisadora de modos de produção coletivos e artesanais na arte, Celina atua desde 2005 no desenvolvimento de produtos junto a grupos de artesãs. Em 2008, fundou a Catarina Mina, marca que trabalha com comunidades de artesãs e se destaca pela visão sustentável no Mercado da Moda. 

Taciana Abreu, head ESG do Grupo Soma
Formada em Desenho Industrial pela PUC-Rio, Taciana iniciou sua carreira na Tátil Design onde se aprofundou em branding e gestão de marcas. Em 2016 foi convidada a liderar o time de marketing da marca de moda carioca FARM, ajudando também a construir a estratégia de sustentabilidade da marca. Em 2021, assumiu o posto de Head de Sustentabilidade do Grupo SOMA a fim de acelerar a transformação ESG do Grupo. Faz parte do time de Responsible Leaders da Fundação BMW.

Eloisa Artuso, fundadora do Instituto Febre
É pesquisadora, designer estratégica, educadora e cofundadora do Instituto Febre, uma organização social voltada para pesquisa, estratégia e conteúdo multimídia, que promove a justiça socioambiental na indústria da moda. Professora no Istituto Europeo di Design-IED e colunista da Carta Capital e do Design Ativista na Mídia Ninja, Eloisa Artuso trabalha com justiça socioambiental na intersecção entre clima, gênero e moda. Foi também cofundadora do Fashion Revolution Brasil. 

Luigi Torre, mediador
Jornalista formado pela PUC-SP, Luigi é diretor de reportagem de moda da ELLE Brasil. Ao longo da carreira, integrou as equipes de veículos como FFW, Criativa, L’Officiel Brasil e Harper’s Bazaar Brasil, além de colaborar para a Folha de S. Paulo o canal GNT.

Saiba mais sobre cada uma das mesas clicando aqui e não deixe de acompanhar nossa cobertura completa – com transmissão ao vivo e muito mais – do evento nas redes sociais!

 

ETS SITE FOOTER D

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes