Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Um ataque cibernético tirou o site da Lojas Renner do ar da tarde de quinta-feira até hoje (21.8) pela manhã. Até o início da tarde deste sábado, no entanto, não era possível fazer compras pelo aplicativo da varejista.

No comunicado divulgado aos acionistas, a empresa informa que "sofreu um ataque cibernético criminoso em seu ambiente de tecnologia da informação, que resultou em indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação e prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos".



A empresa informa ainda que as atividades nas lojas físicas da rede não foram interrompidas em nenhum momento e que "faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança". De acordo com a companhia, seus principais bancos de dados permanecem preservados.

Com o acontecimento, as ações da Lojas Renner abriram em queda na Bolsa de Valores na sexta – fecharam o pregão de quinta a 39,45 reais e abriram a 38,68 reais. E a varejista foi parar nos trending topics do Twitter.



Nas redes sociais, circula ainda a reprodução de uma mensagem que supostamente teria sido enviada pelos hackers à Renner, exigindo o pagamento de 1 bilhão de dólares pela devolução dos arquivos sequestrados.

PUBLICIDADE

Contatada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Lojas Renner não confirmou nem desmentiu os rumores e informou que o posicionamento da empresa sobre o ataque está nos dois comunicados divulgados ao mercado. No texto publicado no site de relacionamento com investidores na manhã de sexta, a companhia finaliza dizendo que "continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos causados e manterá o mercado informado de qualquer informação relevante relacionada a este evento".

Texto atualizado em 21.8, às 12h12.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE