7 luminárias tendência que estão bombando na decoração
Dos máxi pendentes com design delicado às peças que revisitam estéticas dos anos 2000, descubra quais modelos estão em alta.
Se você gosta de acompanhar o que está em alta na decoração e tem o hábito de notar peças que começam a pipocar nos ambientes postados na internet, já deve ter visto alguma das luminárias tendência listadas a seguir. E saiba que esses itens de desejo não surgem à toa – muitas vezes, eles vêm acompanhados de macro e micro tendências de comportamento que ditam o que as pessoas irão desejar consumir num futuro próximo.
Exemplo disso são algumas das apostas feitas este ano pela agência especializada em tendências WGSN para a indústria de interiores no cenário da iluminação. Entre elas, está o uso de materiais transparentes combinados a contornos simplificados em referência à estética dos anos 2000, em uma abordagem minimalista. “Luminárias com design sucinto realçam a arquitetura, valorizam os espaços e criam uma iluminação suave, aconchegante e funcional”, comenta a arquiteta Ticiane Lima, que usou um pendente com esse visual em um de seus projetos, que você confere nesta reportagem.
Além desse caminho, a WGSN também destacou o luxo discreto nos projetos luminosos, ou seja, interiores com iluminação sensorial, sustentável e artesanal, mas em formatos contemporâneos. Assim, podemos pensar em luminárias com desenhos atuais, efeitos de luz, linhas orgânicas e materiais naturais. “Além de uma solução técnica e decorativa, as luminárias também podem ser vistas como obras de arte. Essa visão abre o leque para muitas possibilidades, como os máxi pendants e os pendentes escultóricos”, lembra o arquiteto Nildo José, sobre os modelos de dimensões generosas, leves, com desenho fluido e materiais delicados que também são sucesso. Um exemplo é o pendente escolhido por ele para valorizar um living (veja abaixo).
Leia também:
Arandelas ganham espaço no décor
Para fechar o tema, os painéis de tendências do Pinterest sobre iluminação e interiores estão recheados de inspirações no estilo mid-century modern (1940 a 1960), com seu design limpo e funcional e paletas que abraçam tons vibrantes, como o laranja e o amarelo em abordagens futuristas, ou dessaturados, como o mostarda, o azul-acinzentado, os rosas-terrosos e o verde sage. Entram aí as luminárias vintage ou retrô com suas cúpulas meia-lua, como as Flowerpot Lamps, e os modelos tipo cogumelo inspirados na Nesso Lamp, verdadeiro hit da temporada.
Luminárias tendência: máxi pendentes
Foto: Instagram/@nildojose_arquitetura | MCA Estudio
Com formato esférico amplo, o pendente Saucer Bubble, criado pelo designer modernista George Nelson em 1952, reina neste living projetado pelo arquiteto Nildo José. “Ele cria um ponto de impacto no espaço e, mesmo sendo uma peça máxi, exagerada, possui uma leveza, parece flutuar”, explica o profissional sobre a luminária com estrutura interna de aço envolvida por uma finíssima tela plástica, técnica desenvolvida por Nelson para reproduzir o visual de tradicionais cúpulas nórdicas revestidas de seda pura.
Luz difusa em grandes balões brancos
Foto: Instagram/@kavalierchen
Na mesma estética citada acima, podemos incluir as tradicionais lanternas japonesas de papel washi (feito a partir de técnicas artesanais e fibras vegetais entrelaçadas) ou seda. Essas luminárias ressurgem nos projetos atuais em globos grandiosos, tanto em ambientes sociais como em quartos. E aqui também vale citar as luminárias feitas à mão com papel dobrado e visual de origami. Mais acessíveis, elas são uma boa pedida para quem quer reproduzir a tendência de balões luminosos em casa.
Leia também:
Como deixar a casa mais aconchegante
Fibras naturais em linguagem contemporânea
Foto: Instagram/@estudioavelos
As luminárias confeccionadas com materiais naturais continuam como forte tendência não só pela matéria-prima, mas pela biofilia, a valorização do fazer artesanal e a sustentabilidade. E, no caso dos modelos produzidos com fibras, pelo aspecto sensorial causado pelo jogo de luz e sombra. Em versões mais contemporâneas, elas aparecem com cúpulas generosas e formatos criativos, a exemplo das peças escultóricas criadas pela premiada artesã cearense Evanilce Souza, a Nequinha, que você vê acima.
Leia também:
Fibras naturais viram hit na decoração
Estética revisitada: transparências e contornos simplificados
Foto: Instagram/@ticianelima | Denilson Machado
Escolhido pela arquiteta Ticiane Lima para este ambiente de jantar, o pendente Mush, assinado pelo designer Jader Almeida em 2014, reafirma a tendência do design minimalista aliado a materiais transparentes e linhas limpas. Sustentada por uma armação de aço carbono, cada bolha de vidro soprado tem formato único. “É uma peça de presença marcante, mas com um toque de leveza. Ela proporciona uma luminosidade interessante, estabelece um jogo de luz e revela detalhes que enriquecem ainda mais o espaço”, diz a arquiteta.
Cores e vibe retrô do estilo mid-century
Foto: Instagram/@hej_sylwi
Criadas pelo arquiteto e designer dinamarquês Verner Panton em 1968, as famosas Flowerpot Lamps são peças com design limpo, em que dois semicírculos de aço polido ficam voltados um para o outro, sendo que o superior é sempre duas vezes maior que o inferior. Atualmente, a luminária faz bonito em versões vintage ou releituras dos modelos da década de 1960, fabricados em versões pendentes ou de mesa e cores que vão dos tons vibrantes aos dessaturados, como o azul-acinzentado.
Cogumelo: um hit entre as luminárias tendência
Foto: Instagram/@colospacey
Em 1964, o designer italiano Giancarlo Mattioli, guiado pelo entusiasmo da época pelas formas e materiais da era espacial, fez experiências com resinas termoplásticas, então recém-disponíveis. O resultado foi o abajur Nesso, um cogumelo laranja com design futurista característico da época, produzido até hoje pela Artemide – e por dezenas de lojas na internet que reproduzem aos montes versões semelhantes do item original.
Portáteis, sem fio e com bateria recarregável
Foto: Divulgação/Lumini
Por fim, entre as luminárias que mais aparecem por aí, inclusive em estabelecimentos comerciais, como restaurantes, estão os simpáticos abajures portáteis, sem fio, com LED dimerizável e acionamento por toque. Como o modelo Piccolor 44t, produzido em alumínio pintado e assinado pelo designer Fernando Prado para a Lumini. Em tempos de chuvas fortes e quedas de energia, é bem provável que essa onda recente, de luminárias com bateria recarregável, se espalhe cada vez mais.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes