8 projetos lindos e bem planejados de quarto de criança
O próximo domingo, 12 de outubro, já está aí e marca o dia deles. Que tal algumas inspirações e ideias para pensar em um novo visual para o quarto dos pequenos?
Graciosos, delicados, divertidos e coloridos. Projetos de quarto de criança são muitas vezes ambientes mágicos, quase portais para um mundo de fantasia e uma forma muito amorosa de proporcionar um ambiente acolhedor para os filhos. Mas não basta escolher móveis e acessórios bonitos – é preciso levar em consideração a funcionalidade e também o que é melhor para os pequenos.
Um dos pontos importantes a se considerar é que o espaço acompanhe o crescimento da criança ou que permita alterações posteriores simples, para uma eventual mudança de visual. “Os pais normalmente pedem soluções que perdurem e, nesse sentido, é possível elaborar projetos sem temas específicos ou usar móveis com alturas reguláveis, por exemplo. Mas é sempre importante ouvir o que a criança gosta e quer naquele momento”, indica a arquiteta Cilene Lupi.
“Quando projetamos um quarto infantil, levamos em consideração todas as necessidades dos pais e também a dinâmica do dia a dia da criança”, diz a arquiteta Fabiana Villegas. “E só então pensamos em pontos estratégicos para dispor os móveis necessários, da cama às prateleiras e nichos para guardar os objetos”, completa sua sócia, Gabriela Vilarrubia, na VilaVille Arquitetura.
Com relação à segurança, as profissionais consultadas recomendam que as quinas dos móveis tenham acabamento arredondado, os materiais e tintas utilizados sejam atóxicos e as tomadas, devidamente protegidas. “Nas janelas, é de extrema importância o uso de telas ou redes de proteção¨, lembra Fabiana.
Sobre a organização e funcionalidade do espaço, um dos pedidos comumente feitos pelos pais que encomendam os projetos são locais para guardar livros e brinquedos. “Essa é uma preocupação recorrente. É possível até reservar uma porta no armário para organizar esses itens, mas o ideal é deixá-los expostos e com fácil acesso, para que não fiquem esquecidos”, sugere Cilene.
Leia também:
Quartos temáticos estimulam diferentes emoções ou hobbies
As arquitetas também elencam para os projetos a importância da autonomia no desenvolvimento da criança, um conceito essencial aos quartos montessorianos (a expressão vem do método montessori, uma abordagem educacional criada pela médica italiana Maria Montessori, em que a independência e a aprendizagem da criança são estimuladas em um ambiente preparado para ela). “O quarto montessoriano é completamente focado na criança e na sua autonomia, com elementos adaptados à sua ergonomia e necessidades¨, explica Gabriela. Ou seja, um espaço que a incentiva a explorar e fazer as coisas sozinha, como escolher roupas, brinquedos e também organizar seus objetos. “Ele estimula a curiosidade e o aprendizado”, reforça Fabiana.
Se você está em busca de ideias para renovar o quarto dos filhos, sobrinhos ou de uma criança querida, dê uma olhada nos projetos abaixo: são ambientes com ótimas ideias de combinação de cores, móveis e espaços para brincadeiras.
Quarto de criança dos sonhos, com canoa e pintura de baleia

Foto: Instagram/@graoarquitetura | André Nazareth
Com projeto da Grão Arquitetura, o quarto praiano do pequeno Theo ganhou uma canoa caiçara antiga, de 2,80 metros, acomodada abaixo da janela. O item, garimpado de um barqueiro em Ilhabela (SP), foi pintado pelo artista visual Vicente Mota e recebeu estofamento interno. Outro elemento que garantiu um toque único e poético ao projeto foi a pintura de baleia feita no forro, assinada pela artista Juliana Brandão.
Leia também:
Quarto decorado: 10 combinações estilosas de cama, mesa e cabeceira
Projeto criativo com cores suaves, escorregador e escada

Foto: Instagram/@cilenelupi | Rafael Renzo
Neste quarto infantil criado pela arquiteta Cilene Lupi, a marcenaria é o destaque. A madeira clara com acabamento natural compõe o mobiliário inferior, composto por módulos agrupados em cama, escada, escorregador e escrivaninha com altura regulável. Já o mezanino com formato de casinha foi colorido com nuances pastel, como rosa, verde, azul e amarelo, uma escolha delicada e pensada para a pequena moradora.
Papel de parede, palhinha e cozinha rosa para brincar

Foto: Instagram/@anatoscanoarquitetura | Renato Navarro
Desenvolvido pela arquiteta Ana Toscano, este quarto para duas meninas exibe MDF no padrão carvalho, com acabamento em laca branca e palhinha e também num tom rosado, aplicado na pequena cozinha de brincar e nas gavetas abaixo da cama. O papel de parede com delicadas folhagens junto ao teto e a trama do tapete artesanal de algodão completam o cenário acolhedor e bem organizado.
Balanço e parede de escalada em quarto de criança colorido

Foto: Instagram/@hana.lerner.arquitetura | Leonardo Costa
Idealizado para um menino, este quarto infantil assinado pela arquiteta Hana Lerner tem uma vibrante mistura de cores, salpicada por todos os acessórios. Além de uma cama espaçosa e uma generosa área para brincadeiras, composta por tapetes, balanço suspenso e até uma parede de escalada ao fundo, com agarras artificiais fixadas em uma estrutura de madeira em formato estilizado de montanha.
Para irmãs: bancada e muito espaço de armazenamento

Foto: Instagram/@marianna_dib | Sambacine
Um papel de parede verde com ilustrações brancas de flores e folhagens envolve este quarto projetado pela arquiteta Marianna Dib para duas meninas. O tom vai muito bem com os elementos rosas e roxos que compõem a área de estudos, que possui uma bancada de madeira com lâmina de vidro acompanhada de cadeiras brancas e uma estante recheada de livros e caixas organizadoras de fibra natural.
Quarto de criança montessoriano para um menino

Foto: Instagram/@vilaville.arquitetura | Favaro JR
Com uma paleta de tons sóbrios, entre cinzas e azuis, a dupla de arquitetas Fabiana Villegas e Gabriela Vilarrubia, da VilaVille Arquitetura, criou um quarto de criança interativo e com o intuito de incentivar a autonomia, a exemplo dos móveis à altura do pequeno morador, como estante de livros com formato de urso, a mesa de desenho com altura regulável e os nichos que guardam as caixas de brinquedos e pelúcias.
Brinquedoteca com mesinha e espaço de brincadeira

Foto: Instagram/@lipe_designinfantil
Elaborado pela designer de interiores Pati Bigonha, da Lipê Design Infantil, este espaço de brincar com mesa e banco com cantos arredondados também favorece o desenvolvimento dos pequenos, já que os móveis têm altura na escala das crianças e os objetos estão ao alcance das mãos, o que facilita não só a brincadeira, mas também a hora de guardar – ação que pode fazer parte da rotina.
Tons neutros, cama baixa e curvas em formato de arco
![]()
Foto: Instagram/@pixelarquitetura | Renato Navarro
Um modelo baixo de cama de casal montessoriano foi escolhido pelas arquitetas Patrícia Campanari e Alice Monte, da Pixel Arquitetura, para equipar o quarto de uma menina, repleto de tons rosados e neutros acolhedores como acabamento da marcenaria. Destaque para a poltrona de balanço e para o formato de arco que aparece no nicho com prateleiras, no painel que lembra uma cerca e nas portas do módulo superior.
Leia também:
7 dicas de decoração para quartos pequenos
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



