Em “Meu nome é Gal”, Sophie Charlotte revive o início e a ascensão de Gal Costa

Atriz interpreta a cantora no filme que estreia nesta quinta (12.10), além de fazer uma participação em "O assassino", de David Fincher


Sophie Charlotte como Gal Costa
Sophie Charlotte como Gal Costa Foto: Stella Carvalho



Como interpretar um ídolo, uma diva, uma deusa? Sophie Charlotte sabe bem o que é isso. Em Meu nome é Gal, filme dirigido por Lô Politi e Dandara Ferreira que estreia nesta quinta-feira (12.10), ela teve o desafio de viver a cantora Gal Costa. “Foi uma experiência que me iluminou muito. Sempre fui muito fã dela”, disse a atriz em entrevista à ELLE. “Poder brincar de sintonizar numa frequência para contar a história dela, encontrá-la, ter uma troca… Porque a Gal, com toda a sua complexidade e sendo a diva que ela sempre será, também era muito simples na sua vida.”

O longa-metragem mostra a juventude da cantora, antes mesmo de ela ser Gal Costa. É quase uma história de origem. Maria da Graça chega ao Rio de Janeiro, vinda da Bahia, para reencontrar seus amigos Dedé Gadelha, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Era uma garota tímida que cantava “Chega de saudade” encurvada. Pouco a pouco, ela conquista sua voz, seu corpo e sua atitude política, refletida em suas escolhas mais do que nas palavras. E passou a fazer parte da maior geração de artistas que o Brasil já teve.

LEIA MAIS: Sophie Charlotte volta ao cinema e ao streaming

meunome f04cor 2023112579

Sophie Charlotte em cena do filme Stella Carvalho

Foi a própria cantora quem sugeriu o projeto para Dandara, que tinha feito o documentário O nome dela é Gal (2017). Com sua morte repentina, em novembro de 2022, Gal não chegou a assistir ao filme pronto. “Nosso desejo era presenteá-la. Mas acho que agora a gente começa a celebrá-la de outro jeito e finca cada vez mais as bandeiras que ela levou a vida toda, que ganham outros contornos de imortalidade. Que ela seja cada vez mais homenageada e reverenciada”, disse Sophie à ELLE.

LEIA MAIS: “FOI UM RESPIRO TER IDO PARA O ESTÚDIO, CANTAR, TRABALHAR”, CONTA GAL COSTA

meunome f01cor 2023112579

Sophie Charlotte em cena do filme Stella Carvalho

Meu nome é Gal não é o único filme de Sophie estreando neste mês. Ela também está em O assassino, de David Fincher, que chega aos cinemas no dia 26.10, antes de seu lançamento na Netflix. É uma participação pequena, da qual não convém falar demais para evitar spoilers. No longa, Michael Fassbender é um matador frio que se deixa levar pelos sentimentos. “Foi um sonho. Só acreditei porque voltei mais duas vezes para filmar essa minha participação, que é bastante pontual, mas foi muito rica. David Fincher é um gênio, é um gentleman, muito atento, preciso, e a equipe foi de um respeito, de uma educação… E de um afeto muito grande.”

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes