Saiba como organizar a casa e acabe com o drama da chave perdida
Você é daqueles que tenta pôr a casa em ordem no início do ano e, no Carnaval, já bagunçou tudo de novo? Confira nosso guia e saiba como organizar a casa definitivamente.
Os livros de organização prometem vida leve e paz interior para quem mantém o lar sempre em ordem. Mas como organizar a casa, ou, mais difícil ainda, como manter essa organização o ano inteiro?
A missão não é impossível, mas exige uma dedicação prévia: definir um endereço fixo, que faça sentido na rotina dos moradores, para cada item. “A organização tem um porquê e uma lógica. Quando você guarda as coisas no lugar correto, é automático as pessoas voltarem para onde estavam após o uso. Afinal, elas entendem o motivo daquele item morar ali”, explica a personal organizer Carol Rosa.
Por onde começar a organizar a casa?
O pontapé para construir uma organização funcional é responder a pergunta: “qual o ambiente que mais me incomoda?” Descobriu o cômodo? Então, comece por ele. “Exceto se for o quarto da bagunça. Nunca inicie por ali!”, avisa Carol.
Isso porque tudo o que está lá dentro foi para ali porque não tinha um local correto para ser guardado. É preciso primeiro abrir espaço na casa, para depois distribuir os itens que foram acumulados no cômodo ao longo do tempo.
Categorização, uma estratégia valiosa
A segunda etapa para organizar a casa é a categorização. Nela é preciso identificar dentro daquele cômodo:
1. O que tem ali que faz tempo que você não usa?
2. Há peças em duplicidade?
3. Há coisas quebradas ou não aptas ao uso?
A partir dessas respostas, os itens serão agrupados em três caixas: uma para ajustes, outra para doações ou venda e uma para lixo. Dê atenção especial às duplicidades: você não precisa de 10 conchas de feijão. “Quanto mais excesso, menos você enxerga o que tem, perde tempo e não consegue manter a organização”, alerta a organizer.
Descarte: o mais temido na hora de organizar a casa
“É preciso enxergar esse passo com outros olhos. As pessoas acham que nessa etapa é preciso se livrar de tudo, mas não é isso. É um filtro do que você realmente precisa manter. Uma seleção”, explica Carol.
“Mas e aquele vestidinho que ganhei da minha madrinha quando tinha 5 anos?” Calma, você não precisa virar uma pessoa gélida e sem coração em nome da ordem. “Muita gente não quer desapegar de itens que recebeu de presente e hoje já não utilizam mais. Não tem problema”, diz a expert em organização. “É só não deixar, por exemplo, dentro do guarda-roupa. Ali, a peça tira espaço de um item que você realmente usa. Em vez disso, crie uma caixa de recordações que pode ocupar um outro espaço na casa.”
Filtro é tudo na hora do descarte.
Foto: Sarah Brown / Unsplash
Como organizar a casa por ambientes
A organização perfeita existe, mas ela é personalizada de acordo com a planta da casa, os moradores, funcionários e, é claro, os hábitos e a rotina de cada família. No entanto, algumas dicas sempre caem bem.
Sala de estar
“A reclamação que mais ouço sobre esse ambiente é que as pessoas não se sentem à vontade para receber os convidados, pois tudo parece muito acumulado ali”, revela Carol. Nesse caso, a dica da personal organizer é manter um espaço clean, com poucos móveis. “Caso tenha TV no ambiente, adicione o rack para os aparelhos eletrônicos”, complementa.
Sala de jantar
Tenha um buffet ou um aparador. “Eu prefiro o buffet, porque ele é um armário que pode armazenar louça, jogo americano e outros acessórios. Essa é uma compra eficaz e que ajuda muito na organização”, diz a personal.
O buffet acomoda louças e vira um apoio no serviço à americana. Foto: Blocks / Unsplash
Cozinha
Na cozinha, os armários próximos à pia e abaixo dela devem armazenar os itens de preparo de alimentos. “Temperos, escorredor de massas, espátulas”, exemplifica Carol. Já as panelas devem ficar próximas ao fogão, os copos perto do filtro e os pratos devem ficar no armário mais próximo à sala, em um local que não atrapalhe quem esteja cozinhando.
Na cozinha, os utensílios mais utilizados devem ficar guardados em locais de fácil acesso. Foto: Mikael Cho / Unsplash
Despensa
A padronização é essencial na despensa. Se possível, compre potes e organizadores sempre da mesma marca e do mesmo formato. “Assim você consegue empilhar de forma segura”, aponta a personal. Já os alimentos abertos devem ficar em potes herméticos, que preservam melhor a qualidade da comida e otimizam o espaço.
Quartos
A grande questão dos quartos são os guarda-roupas, que exigem uma setorização detalhada. O ideal é guardar as peças sempre agrupadas em categorias:
1. Peças íntimas
2. Blusas de mangas longas
3. Mangas curtas
4. Sem mangas
5. Calças
E por aí vai…
Cabides padronizados fazem diferença na organização.
Foto: Andrej Lisakov / Unsplash
Dica extra de Carol: padronize os cabides e escolha os mais finos para economizar espaço.
Brinquedoteca
A área dos brinquedos tem licença poética para bagunça, mas deve ser fácil de ser organizada, inclusive pelas próprias crianças.
Cestos e caixas transparentes são importantíssimas. “E não esqueça de sempre verificar brinquedos que podem ser doados e itens quebrados para descarte”, diz a personal organizer.
Leia também:
Ideias para decorar seu bar em casa
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes