Os 40 anos de Marc Jacobs em 7 momentos marcantes
Para comemorar as quatro décadas de sua etiqueta homônima, relembramos fatos históricos da trajetória de Marc Jacobs.
Quem acompanha Marc Jacobs nas redes sociais já sabe que, em 2024, a etiqueta nova-iorquina. completa 40 anos. Foi em 1984, aos 21 anos, que o estilista criou a sua marca homônima. Diretor criativo da Perry Ellis desde o final dos anos 1980, Marc foi demitido após o desfile de verão 1993, inspirado na cena grunge, dividir a crítica e se tornar um desastre comercial. Anos depois, aquela coleção foi considerada um marco na virada de estilo do início da década de 1990.
Entre 1997 e 2013, ele ajudou a transformar a Louis Vuitton em uma marca de moda contemporânea desejada por todos. Em paralelo, seu próprio negócio nunca ficou de lado, lançando tendências – de roupas e de mercado –, apresentando desfiles inesquecíveis e chegando a ter 280 lojas espalhadas por mais de 50 países pelo mundo. Contamos mais detalhes sobre essa trajetória aqui. E abaixo, para celebrar as quatro décadas da Marc Jacobs, relembramos alguns de seus momentos mais icônicos.
Um início de sucesso
Naomi Campbell desfila para Marc Jacobs. Foto: Getty Images
Depois de ter sido demitido da Perry Ellis em 1993, o designer lançou a Marc Jacobs no ano seguinte com direito a Naomi Campbell na passarela. A marca foi independente até 1997, quando os sócios decidiram vender as ações para a LVMH. A intenção era expandir os negócios e conseguiram: chegaram a 280 lojas espalhadas por mais de 50 países.
A linha Marc by Marc Jacobs
Foto: Getty Images
Ao longo da primeira década dos anos 2000, a marca possuía uma irmã mais nova, a Marc by Marc Jacobs. O foco eram peças mais acessíveis para atrair um público mais jovem e tornar a moda de luxo, de certa forma, mais democrática.
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A campanha de inverno 2015 com Cher
Foto: Divulgação
Além da cantora, Sofia Coppola, Willow Smith e Anthony Kiedis, o vocalista da Red Hot Chili Peppers, também foram fotografados. “Convidei personalidades cuja criatividade, visão e voz inspiram todos nós a nos expressar”, disse Marc na época.
Lady Gaga na passarela
Lady Gaga na passarela de Marc Jacobs. Foto: Getty Images
No desfile de inverno 2016, a artista se juntou ao casting de modelos da marca. Em um sobretudo cinza e com um sapato de altura vertiginosa nos pés, Gaga falou: “Meu objetivo aqui apoiar Marc. Não é sobre mim, é sobre ele”.
O sonho da it bag própria
Foto: Getty Images
Se toda marca que se preze precisa de uma bolsa de sucesso, Marc Jacobs lançou a sua em 2019. Com diferentes opções de tamanhos e materiais, a The Tote Bag foi um triunfo imediato e, anos depois, ainda se mantém entre as favoritas.
O grande atraso
Foto: Getty Images
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No verão 2008, o estilista fez a sua reverência antes de enviar todas as modelos de uma vez à passarela e mostrar os looks na ordem oposta. Mais de uma década depois, no inverno 2023, fez algo parecido em um desfile de apenas três minutos que trazia provocações sobre a moda em tempos digitais.
Uma carta de amor à Vivienne Westwood
Foto: Divulgação
Na temporada de verão 2023, Marc retornou à Park Avenue Armory para prestar uma homenagem à Vivienne, que morreu em dezembro de 2022. Entre inúmeras referências às silhuetas da estilista, o nova-iorquino demonstrou seu respeito profundo a quem veio antes dele.
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